NextPit

Moto X4: a Motorola transforma seu sucesso em intermediário

moto x4 4
© NextPit

Hoje, a Motorola lançou no Brasil a aguardada quarta geração da sua linha Moto X. Depois de alguns anos de hiato, a empresa ressuscitou a linha que sempre foi muito querida no país. Como esperado, ela agora é uma linha intermediária, que resvala tanto no Moto Z2 Play quanto no Moto G5S Plus.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Mas por que a Motorola fez isso? Por que trazer de volta a linha em um portfólio já cheio de produtos abarcando quase todas as faixas de preço? A reposta: um aparelho para quem não quer os snaps, precisa da proteção à agua e curte design.

Porque sim, apesar de ainda seguir o visual da linha Motorola e ter uma câmera saltada mesmo sem precisar servir de guia para os snaps, o Moto X4 é o aparelho mais bonito da Motorola esse ano, deixando para trás até mesmo a linha Z, mais cara.

moto x4 6
A versão Topázio é super espelhada, de acordo com a moda / © NextPit

A traseira é em vidro arredondado, e se o modelo preto é elegante (embora seja ímã para marcas de dedo), o topázio é um espelho que chama atenção e deve ser a escolha de quem está cansando das mesmas cores. Chama atenção a área da câmera, saltada, que tem enfeites ao redor que deixam essa área redonda parecendo um relógio de pulso. No preto, é mais discreto.

moto x4 5
Conexão P2 ainda presente, ufa / © NextPit

As configurações não são o destaque, provando que é mesmo um intermediário: processador Snapdragon 630, 3GB de RAM, 32GB de armazenamento e bateria de 3000 mAh. Ainda não há sinais da versão de 6GB e 64GB por aqui. A bateria e sua interação com o Snapdragon 630 serão cruciais nos testes.

A câmera é cheia de recursos, e a Motorola colocou um decente sensor de 16 megapixels na frente. Atrás, a câmera dupla já esperada, tudo com recursos como desfoque de fundo, fundo preto e branco, destaque de cor e outros.

Com IP68 a empresa finalmente sai da sua proteção contra respingos d'água e entra de verdade na proteção contra água e poeira, um dos diferenciais em relação à linha Z e G. Outra função bem explorada é a do sensor biométrico, que já é um dos mais práticos do mercado e ganha novos recursos.

moto x4 4
Moto X4 conta com flash frontal / © NextPit

Agora, além de contar com a navegação direto pelo sensor o bloqueio também por ele (função viciante, aliás), agora é possível substituir o login de alguns sites e serviço pelo reconhecimento de digitais. No áudio, há a novidade de poder conectar ao Moto X4 até quatro aparelhos Bluetooth simultâneos, podendo escolher quais ficarão no canal esquerdo ou direito.

Enfim, há novas funções, justamente o que a Motorola costuma fazer a cada lançamento de aparelho. Mais do que inovar em especificações, ela prefere adicionar facilidades a sua linha que dificilmente conseguimos ver imitadas em outras marcas. 

moto x4 2
Não tem como não observar dois olhinhos aí / © NextPit

No Android, infelizmente não tivemos nenhum destaque em relação ao restante da linha. Se você é um saudoso fã do Moto Voz, ele não está presente, e nem tivemos qualquer versão com o esperado Android One. Além disso, ele também chegou com o Android Nougat 7.1.1, e com o Oreo já há alguns meses por aí, seria plausível termos o Moto X4 já com essa versão. Não foi dada qualquer informação de quando acontecerá o upgrade.

moto x4 3
Na frente, mais espelhado / © NextPit

O preço e as especificações muito próximas a outros aparelhos da mesma linha é um risco que a empresa já tinha tomado quando trouxe o Moto G5S Plus. No exterior é muito mais comum isso acontecer, mas aqui no país o consumidor ainda não está acostumado. A Motorola irá ou educar para essa nova realidade, ou falhar totalmente. O preço é de R$ 1.700 no varejo, e começa a ser vendido a partir de hoje.

E você? Acha que a Motorola acertou com o Moto X4?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Stella Dauer 19/10/2017

    É bem o que o Travis falou. A linha Z é a que é top agora. Na verdade, o Moto X nunca teve as specs de um da linha Galaxy S, mas era o top da Motorola na época.

  • Travis Lima 19/10/2017

    Provavelmente porque a linha Z existe e já tem um smartphone high-end nela, o Z2 Force.

  • Deivis Schuman 19/10/2017

    Mas porque a Lenovo rebaixou a linha X dessa forma?
    Alguma explicação brothers?

  • AC&MM 19/10/2017

    Embora muitos não concordem mas, no meu ponto de vista, a linha X só ficou melhor a partir da terceira geração com a vinda dos Moto X Play, Moto X Style e Moto X Force pelo fato de que as duas gerações anteriores não eram aparelhos dual-SIM e não tinham expansibilidade através de cartão de memória. A estratégia de criar três variantes naquela época era a velha conhecida tática de dar ao usuário a oportunidade de ter um Moto X de acordo com a sua faixa de poder aquisitivo. A mesma tática usada pela Apple com os iPhone 5C, 5 e 5S.
    Com o anúncio da linha Z substituindo a linha X, o que me deixou decepcionado foi o fato de que os aparelhos perderam muito em aparência (principalmente por causa da câmera traseira ressaltada), amperagem de bateria que diminuiu muito e, acima de tudo, deixou o aparelho mais suscetível a danos físicos devido ao revestimento de vidro na parte traseira o que provocaria grandes risco de arranhões e trincados. O mais interessante na linha Z é o fato de que o aparelho com desempenho mais modesto é o mesmo que tem uma bateria com amperagem maior e isso continua a se repetir também na segunda geração da linha Z. Os prós são a "modularidade" dos dispositivos da linha Z e agora a presença da tecnologia Shatter Shield na segunda geração do aparelho mais top.
    Em resumo, eu não vejo a menor necessidade de trazer de volta a linha X como um dispositivo premium dentro do segmento intermediário, visto que o Moto G5S e G5S Plus poderiam ter vindo com as mesmas características de desempenho e aparência que tem o Moto X4 desde o lançamento. Mas como a Lenovo está seguindo os passos da Samsung, daqui a pouco vai ser lançado o Moto X4 Plus, o Moto X4 Prime, o Moto X4 Lite, o Moto X4 Neo, o Moto X4 Pocket e outras variantes mais.

  • JhowNM 19/10/2017

    Não li a matéria ainda, mas queria apontar o reflexo da Stella na traseira cintilante desse aparelho...Por enquanto é só isso mesmo...

98 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Bruno Vieira 06/06/2018 Link para o comentário

    Para mim muito mais bonito é ergonômico que o moto z é bem mais bonito que a linha G etc... Poderiam lançar o moto x5 com o mesmo tamanho porém com uma tela de 5.5" é uma versão com no mínimo 64 GB de armazenamento interno e sensor biométrico na traseira,colocar uma câmera na traseira com f/1.7 e não colocar nenhum nome escrito no corpo do aparelho apenas manter o logo"M" na traseira exatamente como no X4 só q usando como sensor biométrico. Eu particularmente acho horríveis o disign da linha z e o z2 play . Pra mim o X4 é muito mais bonito.


  • Jerry Wendel 20/10/2017 Link para o comentário

    1400. Ótimo teste da tudocelular. Aqui só tem chororo


  • Dolores das Dores 20/10/2017 Link para o comentário

    Eu gostei, até porque com essas configurações ele vai rodar tudo.


  • Junior Fornazi 20/10/2017 Link para o comentário

    Infelizmente a Lenovo c**ou com o moto x... era um ótimo top.....

    Conta desativada


  • Pedro Barbuto 20/10/2017 Link para o comentário

    Alguém poderia informar a qualidade máxima de vídeo da frontal e da traseira?


  • Marcos Maxx (topre) 20/10/2017 Link para o comentário

    Já foram mais acessíveis... #hj caros e fracos.. um ano e já dá pau.. tive vários e TDS com mesmos problemas... Meu último de deu pau foi o moto Max. Paguei caro e simplesmente e apagou TD e não ligou mais... Fui arrumar e cobraram o preço de um novo..... Daí comprei esse Lenovo 32g ... Veio com defeito de fabrica... Depois de algumas atualizações... Parece q tá normal... Gosto da Motorola... Mais a decepção tá cada vez maior....


  • Kenner 20/10/2017 Link para o comentário

    O que mais marcou a serie X foi o moto VOZ! Incontestável isso basta consultar os comerciais da epoca era fantastico!!!!.....No exterior o Moto X4 recebeu o assistente de voz Alexa, no Brasil não veio nada ( nada, pq assistente de voz que apenas chama o google Now ou google assistente não é diferencial nenhum...) .
    Ou seja mesmo com os diferenciais da camera, certificação IP68, não temos um Moto X autentico........SEPULTARAM o Moto X Infelizmente.......Motorola sendo Lenovo.....


  • Felipe Ribeiro 19/10/2017 Link para o comentário

    Com esse design na câmera do Moto X4 dava para colocar um relógio.Muita gente reclamando que a linha Moto X virou intermediário,mas se fosse top de linha iria concorrer com o Moto Z


  • Ralf Alencar 19/10/2017 Link para o comentário

    Não considero comprar nenhum aparelho da Motorola, principalmente por esse design horrível, essas câmeras saltadas...


  • Rogerio Droid Tec 19/10/2017 Link para o comentário

    Uma mena a Lenovo se perder desse jeito :/

    KennerConta desativada


  • Rogerio Droid Tec 19/10/2017 Link para o comentário

    O Maior pecado desse aparelho foi a memória interna

    Conta desativada


  • Rapha Assunção 19/10/2017 Link para o comentário

    Esse aparelho tem 4 defeitos
    A tela não é Amoled
    Pouco armazenamento interno
    Pouca memória RAM
    Sem speakers estéreos

    Se tivesse
    Tela Amoled
    Armazenamento de 64giga
    4 giga de Memória RAM
    E speakers estereos, seria a minha escolha fácil e pagaria ate R$2,200 nele


    • Bert 19/10/2017 Link para o comentário

      o z2 play é mais negócio que esse dai


      • David CD 19/10/2017 Link para o comentário

        Com certeza.

        Conta desativada


      • J H Gouveia 23/10/2017 Link para o comentário

        O problema que vejo na linha Z é o tamanho da tela, acho muito grande 5,5"


    • David CD 19/10/2017 Link para o comentário

      E o sistema consome inacreditáveis 15gb da memória interna. Acho que o único jeito que faria esse smartphone se sobressair entre seus concorrentes, seria um snap 660. Mesmo com uma tela IPS, e os 3gb, acho que o snap 660 resolveria.


      • Dolores das Dores 20/10/2017 Link para o comentário

        O que será que ele tem de tão especial pra ocupar 15 gb o sistema? Meu Deus.


      • Everson Garcia 22/10/2017 Link para o comentário

        Todo o sistema da Alexia da Amazon que só funciona no USA e preguiça da empresa em tirar esses dados da assistente embarcados em mercados na qual a Alexia não está disponível.


    • Samarony Lima 21/10/2017 Link para o comentário

      Faltou o quinto defeito: o slot híbrido.


    • Everson Garcia 22/10/2017 Link para o comentário

      A Moto não vai cometer canibalismo com ela própria. Seria ótimo mesmo ter essas especificações mas aí ela vai dar um soco no Z2 Play que convenhamos ninguém compra por causa dos snaps. E visto pelo lado financeiro da empresa manter toda uma linha de produção do z2 play para não obter lucro com ele não seria interessante. Isso é jogada de qualquer empresa. Todas as linhas precisam gerar receitas.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.