Moto Z é eleito o smartphone mais inovador de 2016 e isso não é surpreendente

AndroidPIT lenovo moto z review 3549
© nextpit

Sempre fui uma grande fã do Led Zeppelin, e revendo um vídeo da BBC com o Jimmy Page, neste final de semana, percebi, mais uma vez, que as grandes criações da humanidade levam certo tempo para serem feitas e exigem muito trabalho. Stairway to Heaven é uma das músicas mais bem construídas e, como disse Page: "tudo foi desenhado para isso, nada foi um mero acidente". Nesta semana, o Moto Z foi eleito o smartphone mais inovador do ano, e isso também não foi um mero acidente.

Um dos clássicos do rock'n roll dos anos 70, Stairway to Heaven foi criada com foco nos acordes e na construção de camadas de áudio que vão se abrindo e culminam em uma espécie de triunfo musical no fim. Com isso, quero dizer que a música cresce e acelera conforme os minutos passam e, ao final, temos todos os acordes, instrumentos e a letra unidos em harmonia. Toda vez que escuto Stairway to Heaven sinto uma explosão de sensações, que vão da angústia ao gozo. Aliás, aconselho a leitura deste artigo ao som deste clássico.

Ok, você deve estar se perguntando: o que Led Zeppelin tem a ver com a escolha do Moto Z como smartphone mais inovador do ano? Não estou falando aqui da banda em si, mas da genialidade de suas criações. A Motorola vem desenvolvendo, desde muito tempo, smartphones que se sobressaem da maioria por não serem produtos convencionais.

howcanihelpyoumotoxforce
O assistente de voz da Motorola é uma dos mais precisos do mercado / © NextPit

Não quero voltar no tempo e citar aqui todos os modelos em que a fabricante norte-americana, hoje propriedade da chinesa Lenovo, demonstrou estar à frente do seu tempo, como no caso do RAZR V3, por exemplo, mas vou me ater a duas ou três tecnologias que mudaram, ou irão ainda mudar, a forma como usamos nossos smartphones.

Nesta semana, a Google apresentou os novos smartphones Pixel e Pixel XL e, depois de uma discussão com um dos meus colegas, ficou ainda mais claro que o fato da gigante das buscas assinar o próprio dispositivo (diferente daquilo que tínhamos na série Nexus) faz com que a tensão entre Google e Apple tenha se dissipado, pois não existe mais uma disputa entre diferenças. Ambas passaram a entregar um mesmo tipo de produto, um mesmo conceito de software, já não existe mais o discurso de algo diferente.

A Motorola é geek e vai continuar sendo

Contudo, a Motorola, sob o guarda-chuva da Lenovo, ainda consegue trazer o novo e o diferente. Afinal de contas, quando você imagina a Apple, por exemplo, fazendo um smartphone modular? E neste papel de empresa inovadora, a Motorola é que vai, à frente do Google, fazer com que possamos manter nosso discurso de que o Android é um sistema operacional com grande potencial de customização.

Os smartphones da Motorola representam inteligência quando fazemos uso de um serviço de voz, com exceção da Cortana, assistente da Microsoft, poucos são os serviços que se equivalem a qualidade do assistente de voz da linha Moto.

motoshiedtela
Em 2015, a Motorola surpreendeu a todos ao anunciar o smartphone com a tela mais resistente do mercado: o Moto X Force / © NextPit

Motorola também é sinônimo de resistência, pois foi com o Moto X Force que tivemos a primeira tela resistente a quedas do mercado móvel. Depois disso, a fabricante investiu todas as fichas em uma linha de smartphones modulares, no ano em que o próprio Google abriu mão do Projeto ARA, que pretendia, há mais de três anos, trazer smartphones modulares ao mercado.

Assim, devido a este trabalho da Motorola, e não necessariamente da Lenovo, o Moto Z foi eleito o smartphone mais inovador de 2016 em um dos prêmios mais conceituados da cena de dispositivos móveis, o Mobile Choice. Contudo, o Galaxy S7 Edge levou a maioria dos votos e ficou com o prêmio de melhor smartphone do ano. O que, na realidade, não surpreende. Produtos inovadores não são necessariamente populares, ou seja, não atraem a maioria.

Porém, o papel da Motorola aqui não é vender mais smartphones ao colocar no varejo celulares que funcionam melhor em conjunto com outros acessórios facilmente acopláveis, mas continuar sustentando o nosso desejo de tecnologia. A Motorola é geek e vai continuar sendo, estando a fabricante ligada à Google, à Lenovo, ou a qualquer outra empresa, pois este é o DNA da companhia.

Antes de Stairway to Heaven, o Led Zeppelin já havia lançado Good Times Bad Times, Babe I'm Gonna Leave You Whole Lotta Love, por exemplo, e a sua obra-prima veio apenas no quarto álbum da banda. Claro, obra-prima, na minha opinião, você pode não concordar. Enfim, a banda caminhou um longo caminho até chegar "ao céu".

A Motorola está fazendo o mesmo, o lançamento do assistente de voz veio com o Moto X, a fabricante apostou no Android sem modificações para melhor otimizar seus serviços, como o Assist, o Moto Tela e os recursos de gestos. No ano passado tivemos a tela com a tecnologia ShatterShield, e este ano os Moto Snaps. O que podemos esperar para 2017?

Por fim, a escolha do Moto Z como o smartphone mais inovador de 2016 não é surpreendente. E, se a Lenovo optar por manter a essência da Motorola, o sistema operacional Android ainda terá muitos smartphones surpreendentes, genuínos e inovadores.

Ir para o comentário (130)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

Com mais de uma década de experiência em review de dispositivos, recentemente mergulhei no mundo dos wearables e desenvolvi uma paixão por inovações em saúde digital. Embora agora eu esteja profundamente imersa no ecossistema da Apple, meu entusiasmo pelo Android permanece forte. Anteriormente, fui editor-chefe do AndroidPIT e do Canaltech no Brasil, e agora compartilho minhas análises com o público dos EUA no nextpit. Além da tecnologia, valorizo muito minha coleção de vinis e acredito que a melhor maneira de conhecer um lugar é através da sua gastronomia. Junte-se a mim enquanto exploro a fusão da tecnologia e da cultura em nossa vida cotidiana.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Notificação por push Artigo seguinte
130 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 6
    jonatas 28/10/2016 Link para o comentário

    ótimo texto,a Motorola realmente tem impressionado ano após ano!!! E pra mim a maior obra prima do led Zeppelin é phisicall grafitti.


  • 2
    Caio Artico 24/10/2016 Link para o comentário

    Uma coisa que a Motorola está inovando também é o preço pois o custo beneficio que tinha na era google foi embora


  • 21
    Conta desativada 22/10/2016 Link para o comentário

    Não era pra ser diferente, afinal copiaram, porém melhoraram e muito a modularidade, a Lenovo está levando a família Moto a um patamar excelente.
    A Lg tentou, mas falhou...A Sony fazendo bons aparelhos, porém com preços exorbitantes com pé de igualdade com a Apple.
    Samsung fez várias correções no S7, e adicionaram featchures que faltaram no S6. Apesar das grandes melhorias, ainda não foi uma grande evolução, a Lg fez um aparelho com Gambiarra e com Hardware capado, fez feio em Lg!/


  • Stella Dauer 49
    Stella Dauer 16/10/2016 Link para o comentário

    Camila, ótimo artigo. Acompanho quietinha aqui, mas gostei bastante desse. Concordo com cada palavra. :)


  • Bruno Aguiar 8
    Bruno Aguiar 13/10/2016 Link para o comentário

    Deu vontade de escutar Stairway to Heaven, sério


  • Damião Augusto 9
    Damião Augusto 13/10/2016 Link para o comentário

    Estava ansioso por este prêmio dado a Motorola, merecido, só faltou o de melhor do ano. Parabéns pela Matéria Camila.


  • 14
    Willy Milane 12/10/2016 Link para o comentário

    Parabéns Camila Rinaldi. Que texto incrível. Claro, incrível pros amantes de tecnologia e por que não dizer, pros amantes de música também? Matérias assim me fazem ser cada vez mais fã de e amante de tecnologia. E com certeza o Moto Z é sim o mais inovador. Tive a oportunidade de conhecer e testar esse excepcional dispositivo com suas Moto Snaps e esse certamente será meu próximo smart. Não o trocaria nem por um S7 ou IPhone 7 da vida.

    Camila Rinaldi


  • Paulo C. 23
    Paulo C. 11/10/2016 Link para o comentário

    Caixinha de som, câmera acoplável....sério que isso é inovador? me lembrou o início das câmeras dos celulares, como o meu siemens s55 (procurem no google), era só plugar e fotografar, os snaps são mais práticos claro, mas muito mais caros. A mesma mídia que está aplaudindo a motorola\lenovo não questiona o fim do projeto ara, este sim com um potencial de inovação mas que diminuiria os lucros dos fabricantes. Já tô chateado com esses lançamentos sem inovação.


    • 14
      Willy Milane 12/10/2016 Link para o comentário

      Cara, numa boa, se isso que a Motorola/Lenovo fez não foi inovar, então não sei o que é inovar e mais, se você achou as Moto Snaps caras, me diga então se seria barato o projeto Ara pro bolso do consumidor.


      • Paulo C. 23
        Paulo C. 13/10/2016 Link para o comentário

        Willy pelo simples fato de um celular realmente modulado permitir comprar apenas o que se valoriza sem perder em performance, imagina daqui um ano, será lançado um novo moto Z, provavelmente os snaps serão compatíveis, ok, mas esse novo será melhor em tela, processamento e afins que não serão suprimos pelos snaps e aí ou vc compra um novo celular ou fica com um defasado.


      • Paulo C. 23
        Paulo C. 13/10/2016 Link para o comentário

        Ah acabei esquecendo, não achei inovador por que os primeiros celulares já eram assim, por mais prático que esse plug seja, não deixa de ser um plug, só ver o que nokia, sony e siemens faziam. Por falar em siemens, o meu s55 já tinha flash xênon!!!


  • Arthur Goulart 16
    Arthur Goulart 11/10/2016 Link para o comentário

    O artigo está tão bem elaborado que não tive nem o que comentar, vim aqui só elogiar mesmo. Parabéns Camila!


  • 44
    Conta desativada 11/10/2016 Link para o comentário

    Pena que a bateria do Moto Z não é boa como a bateria do Led Zeppelin...

    Adalberto Muniz


    • Adalberto Muniz 9
      Adalberto Muniz 13/10/2016 Link para o comentário

      Mano, chorei de rir com seu comentário!!! KKKK! Boa sacada!

      Conta desativada


    • 6
      Sheylafernandes 14/10/2016 Link para o comentário

      Gostei dessa !


  • Nathan L. 9
    Nathan L. 11/10/2016 Link para o comentário

    Acho o Smartphone incrível, porém, os snaps estão com os preços absurdos.


    • Damião Augusto 9
      Damião Augusto 13/10/2016 Link para o comentário

      Vai abaixar, é só esperar e não esqueça da black que está vindo, duvido que não vá ter promoção.


  • Diego Loreto 6
    Diego Loreto 11/10/2016 Link para o comentário

    Stairway to Haven é plágio


    • 21
      viktor santos 11/10/2016 Link para o comentário

      Engraçado que ninguém nunca achou provas disso


  • Ronaldo Takayama Tokuno 9
    Ronaldo Takayama Tokuno 11/10/2016 Link para o comentário

    Minha nossa, quanta pompa ao se inspirar em uma música do Led Zeppelin para se referenciar a um smartphone.

    Smartphones se assemelham a carros no Brasil: chegam atrasados, com o preço muito acima do que realmente valem e, às vezes, sem todos os recursos do que é oferecido no país de origem. Aí sim a comparação faz muito mais sentido.

    "Ah, mas a comparação é com relação à inovação". zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    Luis Bueno

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.