NextPit

Bloatware no Android e a posição exemplar da Motorola

AndroidPIT Galaxy Apps icon detail
© NextPit

Na semana passada, pedimos a sua participação numa petição contra bloatware no Android. Na nossa opinião, ninguém gosta de apps pré-instalados que não podem ser apagados em seus smartphones. O bloatware é um problema que infesta o mundo Android, mas felizmente existem empresas que não seguem essa prática. Vamos ver o que a Motorola tem a dizer sobre o bloatware?

Nem toda fabricante bem-sucedida precisa encher nossas gavetas de apps inúteis para ganhar um dinheiro extra. Entramos em contato com a Motorola para perguntar por que a empresa não desenvolve mais aplicativos próprios para pré-instalação. A resposta é simples e exemplar.

moto e vs moto g camera
A Motorola conseguiu achar o equilíbrio, e seus apps nativos não interferem com a experiência do Android puro. / © ANDROIDPIT

Com exceção dos Google Apps, que as fabricantes são obrigadas a instalar, a Motorola embarca poucos aplicativos selecionados em seus aparelhos. Esses apps são realmente úteis. O Migração nos ajuda a transferir dados de um aparelho para o outro novo, o Assist possibilita a resolução de todo tipo de problemas com o dispositivo, e o app Moto é uma reunião de serviços e funções que muitas vezes chegam desorganizados em outras fabricantes.

Perguntamos para a Motorola norte-americana sobre sua política de apps pré-instalados, e a resposta foi clara: a Motorola não quer quase nada entre o usuário e a sua experiência com o Android puro, inclusive eventuais apps nativos: “O sistema operacional não fica escondido por trás de interfaces inúteis que desperdiçam recursos valiosos e retardam o sistema. Isso significa também que os dispositivos Moto não chegam sobrecarregados com versões alternativas a serviços mobile do Google que não podem ser apagadas”.

motovozmotoxstyle
Os serviços da Motorola no Moto X Style. / © ANDROIDPIT

Isso nos leva a um ponto importante: se os dispositivos Android já vêm com os serviços do Google, do ponto de vista do usuário não faz sentido encher o dispositivo com duplicatas pouco interessantes que não podem ser removidas. Modificações visuais exageradas e aplicativos pré-instalados tornam o sistema mais lento, dificultam e atrasam o processo de atualização do dispositivo para a versão mais recente do Android.

Só nos resta esperar que as outras fabricantes sigam o exemplo da Motorola e de empresas como a OnePlus, e você pode ajudar assinando a nossa petição. Bloatware, fora do Android!

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Abdhiel 10/09/2015

    Chorei de rir com o povo comentando q odeia bloatware com base nos galaxys y da vida, nunca sequer viu um s6, g4 q sem seus bloatwares não teriam destaques como câmera, suporte a leitor de digitais (presente no android puro apenas no futuro android m), entre tantos benefícios... Ok, são sistemas mais pesados, mas tem hardware pra aguentar. Agora a pessoa quer economizar e depois a culpa é do android, da samsung, da lg...

  • Fellipe Paz 10/09/2015

    Seu ponto de referência e um Galaxy Y duos e um S duos? Sério isso?

  • Bruno Dionizio 10/09/2015

    Sem hipocrisia galera vamos usar de exemplo a asus também. do que adianta o zen fone 2 na versão topo possuir 4gb de ram se e infectado por aquela zen ui carregada de bloatware ...

  • Douglas 10/09/2015

    Não somente so neste "partido",mas também todos os demais políticos/partidos/sindicatos que participaram direta ou indiretamente,de uma política que nunca daria certo e,olha essa crise começou a muito tempo atrás..Digo bem antes do plano real..
    Mas voltando ao tema do post,bem que poderiam ter menos app's,ao menos que tenham alguma funcionalidade..

102 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Kristiano 16/09/2015 Link para o comentário

    Se todas as fabricantes pensassem assim. Alguns aparelhos seriam mais fluidos.


  • Jonathan 13/09/2015 Link para o comentário


  • John Lucca 12/09/2015 Link para o comentário

    é horrivel skin de fabricante Varios smartphones top de linha me tiram o gosto por possuirem skins de tamanho excessivo e virem com varios apps pre instalados de forma que não podem ser removidos de maneira rapida e simploria. por isso eu gosto tanto da motorola


  • Berg Bryan 12/09/2015 Link para o comentário

    Super SU e lucky patcher mandou lembranças...


  • Igor Torres 12/09/2015 Link para o comentário

    Podiam fazer uma Petição á Motorola para que ela disponibilizasse o arquivo MBM-CI 5.0, para que seus clientes, pudessem dar a vida novamente aos seus Moto G's brickados...


  • Fernanda Barbosa 12/09/2015 Link para o comentário

    Sabem me dizer se o carregador turbo pode danificar outros aparelhos usados para carregar ?


    • Berg Bryan 12/09/2015 Link para o comentário

      Não danifica, pra ele carregar turbo o cell tem que ser compatível com a tecnologia de carregamento turbo, caso contrário ele vai carregar normal e mais nada...


  • partenoppi 11/09/2015 Link para o comentário

    Faso um root e tiro na boa sem arrependimento


  • Salvador H. 11/09/2015 Link para o comentário

    Tive um Samsung Music... Fazem 3 anos que comprei meu primeiro Motorola e estou muito satisfeito, obrigado. Samsung? NUNCA MAIS! muitos app´s desnecessários =/


  • Luciano O. 11/09/2015 Link para o comentário

    Bacana a atitude da Motorola. Acho que todas deveriam fazer desta forma!


  •   6
    Conta desativada 11/09/2015 Link para o comentário

    O que mata são aqueles apps de operadora. 9 só da Tim na Samsung.


  • Fernando z1k4 11/09/2015 Link para o comentário

    Eu tenho o Moto G² e só "juntei", Android quase puro + NOVA Launcher (PERFEITO!)


  • Thiago 11/09/2015 Link para o comentário

    Galera, não esqueçam que a interface nova da LG em aparelhos top de linha como o g3 e g4 está muito show. Bem mais leve que a TW e com o material design do Google. Sem falar no monte de recursos interessantes que a LG tem implementado controle remoto por exemplo. E em termos de blotware pelo menos no g3 não veio quase nada.


    • Blind 11/09/2015 Link para o comentário

      mas mega ultra entupido de bloatwares e funções beeeeeeem inuteis.

      Tivemos um aqui em casa e era absurdo o quanto de atualizações quase que obrigatórias de mcafee e outros que tinham de fazer, só nos restava desativar e mesmo assim n adiantava muito.


  • Criskolega 11/09/2015 Link para o comentário

    Pior foi uma smartv samsung que comprei, de 1gb de espaço, 500mb são com apps que não podem ser removidos, ex: claro vídeos, news on...


  • Anderson Silva 11/09/2015 Link para o comentário

    Mesmo antes de ler o artigo, eu já fazia ideia de qual o posicionamento da Motorola a respeito disto, justamente pelo fato de os apps que ela instala em seus dispositivos serem de grande utilidade para os usuários, como foi dito acima. Isso é respeito. Infelizmente, empresas como a Samsung não dão a mínima para o que os seus clientes pensam sobre isto, uma falta gravíssima, que já se reflete no seu faturamento e no market share.


  • Lucas Vinícius 11/09/2015 Link para o comentário

    Ridículo essa petição, continuo a não querer assinar ainda mais com a Motorola sendo usada como justificativa. Se não fosse por essas interfaces modificadas até o WP8.1 estaria melhor ou no mesmo nível do Android, ainda falta um pouco mas logo chega e já está chegando muito bem. Na minha opinião no mínimo teria que ter um modo de remover os Apps que vc não quer inclusive os da Google, claro que os essenciais ficam.


  • Gustavo Ivamoto Ferreira 11/09/2015 Link para o comentário

    comentários <3


  • Rodrigo Santos 11/09/2015 Link para o comentário

    Motorola é boa. Mas estou super decepcionado com a bateria do x2. Tá durando menos do que a do meu Nexus 5 (que era uma PORCARIA). Será que vale trocar por um maxx?


    • Andreiker Plácido 11/09/2015 Link para o comentário

      Na minha humilde opinião. Não vale a pena trocar o X2 pelo Maxx.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.