Review do Motorola Moto G8 Plus: já foi o melhor

Review do Motorola Moto G8 Plus: já foi o melhor

A série G da Motorola costumava ser um gatilho para quem procurava um Android de qualidade com um orçamento. Ainda é esse o caso? O mercado de gama média está inundado no momento, não menos importante, pelos próprios dispositivos da Motorola. Então, onde é que o G8 Plus se enquadra na gama One da Motorola? Aqui está a nossa revisão completa.

Avaliação

Prós

  • Duração da bateria
  • Ações de Moto ainda são ótimas
  • Boa qualidade de construção

Contras

  • Apenas 4GB de RAM disponíveis
  • A câmera de ação é um pouco difícil de se ver

Design e sensação de Moto Clássico

A Motorola não abandonou o barco com o design do G8 Plus. Se você já teve um telefone da série G  no passado, as coisas vão parecer bastante familiares. A tela grande é o ponto focal com seu entalhe em forma de gota de orvalho na parte superior. As lunbordas eiras são relativamente finas, mas ainda estão muito longe do que vemos nos smartphones topos de linha.

Na parte de trás, o Moto G8 é bastante atraente. Há um efeito de dois tons com as cores que são muito escuras no topo e brilham quando você olha para baixo do telefone. O acabamento reflete a luz de forma agradável e certamente dá ao smartphone um visual mais premium.

AndroidPIT Motorola G8 Plus Back 2
O acabamento na parte de trás é bastante agradável / © NextPit

No entanto, esse visual premium desaparece rapidamente quando se pega no aparelho. É feito de uma mistura de policarbonato e outros plásticos, o que é normal nesta faixa de preço.

O sensor de impressão digital permanece no verso e tem o clássico logotipo 'M' embutido dentro dele. A elaborada configuração da câmera é montada verticalmente no canto superior esquerdo.  Além disso, temos um único alto-falante ao lado da porta USB-C na parte inferior (outro fica logo acima do entalhe) e uma tomada de fone de ouvido de 3,5 mm na parte superior do telefone. Também existe o NFC, mas não a certificação oficial IP68 para a impermeabilização. Mas a Motorola diz que consegue resistir aos salpicos de luz. Você também recebe um daqueles tabuleiros SIM híbridos que podem levar dois cartões SIM ou um cartão SIM e um cartão microSD.

AndroidPIT Motorola G8 Plus Back 1
Estilo clássico Motorola no sensor de impressões digitais / © NextPit

Os telefones Motorola estão sempre largos nas minhas mãos no início, e este não é diferente. Após um curto período de adaptação, gostei do design do Moto G8 Plus. Eu certamente prefiro isso ao design do Motorola One Vision com seu display 21:9 com furos.

Tela e gestos

O G8 Plus da Motorola apresenta uma tela LCD LTPS IPS de 6,3 polegadas em uma proporção de 19:9. O último telefone Motorola que analisei foi o One Vision, e não gostei muito do painel 21:9 com um furo. Em minutos, o G8 Plus me senti tranquilizado com o Moto.

A resolução é HD+ (2280 x 1080 pixels) e, pelo dinheiro, faz um trabalho decente o suficiente. É brilhante o suficiente em Berlim em novembro, mas já posso imaginar que o brilho máximo de 450nits seria um pouco baixo para um dia brilhante de verão.

AndroidPIT Motorola G8 Plus Front 1
O ecrã tem um entalhe em forma de gota de orvalho / © NextPit

Você pode ajustar a temperatura da cor entre três predefinições; Natural, Boosted e Saturated. Tanto o Boosted como o Saturated me parecem um pouco exagerados, e a exibição, em geral, acentua o blues mais do que qualquer outra coisa, mas algumas pessoas gostam desse olhar fortemente saturado, acho eu. Fiquei com a Natural na maior parte do tempo.

Você também recebe os gestos do Moto Display que viemos a esperar da Motorola. Duas opções estão disponíveis, uma das quais é útil e a outra não. O Peek Display permite interagir com as notificações enquanto a tela está desligada. Também é possível visualizar as notificações e informações a partir da tela de bloqueio. É fixe quando se está em movimento e com pressa.

AndroidPIT Motorola One Zoom Gif
Visor de Pico faz com que ele chegue ao G8 Plus / © NextPit

Attentive Display é uma funcionalidade que mantém o ecrã ligado enquanto está a olhar para ele, utilizando a câmara selfie. Parece uma solução para um problema que não existe para mim. Quando foi a última vez que a tela do seu smartphone explodiu enquanto você estava olhando para ele? A maioria dos usuários estará constantemente interagindo com seu telefone se eles estiverem olhando para ele de qualquer forma, o que já impede a exibição do tempo fora.

Android 9 com 'jeito' Moto

O Motorola G8 Plus vem com o Android 9 Pie out of the box. O Android 10 já está confirmado para o telefone, mas você terá que ficar sentado e esperar um pouco antes de fazer a atualização.

Eu gosto muito da abordagem da Motorola ao software. O sistema operativo básico é praticamente o Android, mas a Motorola acrescenta um par de pequenas vantagens para adoçar o negócio. A lista de Moto Actions continua a crescer e a crescer. Captura rápida para torcer o pulso para abrir o aplicativo da câmera e Fast Flashlight ainda estão a bordo. A acção One Button Nav, que substitui o seu sistema de navegação clássico de três botões por uma única barra, é particularmente útil. Se aproximar o telefone o gesto de navegação que temos no Android 10.

AndroidPIT Motorola G8 Plus Apps
O software Android da Motorola é bastante limpo / © NextPit

Fiquei satisfeito por ver a Flip for DND chegar desde a última vez que usei um smartphone Motorola. É uma funcionalidade que uso todos os dias no meu Pixel, tão bem feita à Motorola por pedir este emprestado. Há também um Swipe to Shrink gestos para tornar o smartphone mais fácil de operar com uma mão.

Desempenho para todos os dias

Para o G8 Plus, a Motorola optou por um processador Snapdragon 665 da Qualcomm com CPU de 2,0 GHz de núcleo octa e GPU Adreno 610, e um motor AI de terceira geração que supostamente é 20% mais eficiente em termos de energia do que o do gênero anterior.

Você não deve esperar um monstro de desempenho a este preço, mas porque o software é bom e limpo o G8 Plus pode lidar com a maioria das suas tarefas diárias sem muitos problemas. Multitarefa é um pouco difícil devido aos limitados 4GB de RAM.

Como você pode ver pelas pontuações de benchmark na tabela abaixo, o G8 Plus pode acompanhar confortavelmente o novo Honor 9X, mas não se compara ao Realme X2 com seu Qualcomm Snapdragon 730 e 8GB de RAM. Tanto o Honor 9X como o Realme X2 custam um toque a mais do que o G8 Plus, mas isso só serve para lhe mostrar que o preço e o desempenho nem sempre são iguais.

Comparação de benchmarks de Moto G8 Plus da Motorola

  Honra 9X Moto G8 Plus Realme X2
Tiro de Marca 3D Sling Extreme ES 3.1 890 1080 2356
Vulcão de Tiro 3D Mark Sling 932

1044

2221
Tiro de Marca 3D Sling ES 3.0 1150 1745 3358
Tempestade de Gelo Marca 3D Ilimitada ES 2.0 16463 23075 36312
Geekbench 5 (Único / Multi) 322 / 1348 315 / 1398 540 / 1716
Memória PassMark 11875 12724 25511
PassMark Disk 58355 57779 61347

Dito isto, não tive problemas com o desempenho no Moto G8 Plus durante o meu período de testes. A tela inicial e a gaveta do aplicativo foram responsivos, e eu realmente só notei a queda de desempenho ao alternar entre o G8 Plus e um smartphone de bandeira que custa quatro vezes o preço.

Uma mistura de câmeras

A configuração da câmera traseira no G8 Plus da Motorola parece elaborada à primeira vista, mas o fabricante colocou o módulo de focagem automática e o flash LED neste compartimento, por isso o que está a ver é na realidade uma câmera traseira tripla - bastante padrão para a indústria nos dias de hoje.

A Motorola tem misturado as coisas com o hardware da câmera em seus telefones da série One, oferecendo diferentes sensores para diferentes propósitos no One Zoom e One Action, por exemplo. O G8 tirou pedaços de ambos, e você acaba com uma espécie de pick-n-mix do que a empresa usou no passado. A câmera de ação, que é um sensor de imagem inclinado, permite a gravação de vídeos em 16:9 em retrato.

AndroidPIT Motorola G8 Plus Camera
Pode parecer que existem cinco câmaras, mas, na verdade, existem apenas três / © NextPit

A configuração das câmaras no G8 Plus da Motorola é a seguinte:

  • Sensor principal de 48 megapixels (f/1.7, tecnologia Quad Pixel, 1.6um)
  • Câmara de acção de 16 megapixels (f/2.2, tecnologia Quad Pixel, 2.0um, vídeo dedicado ultra largo FOV 117°)
  • Sensor de profundidade de 5 megapixels (f/2.2, 1.12um)

Há também uma câmera de 25 megapixels (f/2.0, tecnologia Quad Pixel, 1.8um). Também há aqui alguma magia de algoritmo a acontecer. Selfies são salvos a 6,25 megapixels quando a iluminação fica pobre para melhorar os resultados. Esta é tirada do Zoom Único Motorola.

A câmera principal de 48 megapixels faz um trabalho sólido para fotos diurnas. Se parece que já leu este tipo de frase um milhão de vezes, é porque leu. Quase todos os smartphones até os de 300 dólares têm agora atiradores principais perfeitamente aceitáveis. Os sinos e apitos variam, claro, mas para aqueles que só querem apontar e fotografar para capturar fotos para compartilhar em redes sociais ou enviar a amigos, você realmente não ganha muito hoje em dia gastando mais dinheiro.

O foco automático é particularmente rápido no G8 Plus, com esse sistema laser a fazer o seu trabalho bastante bem. O alcance dinâmico poderia ser melhor, mas estou a fazer um pouco de raciocínio aqui. Também não é possível tirar fotos com a câmera de ação grande-angular projetada para vídeo. Isto parece uma óbvia oportunidade perdida e um pouco de engano. Talvez uma atualização de software acrescente a possibilidade de mais adiante.

Excelente duração de bateria

O G8 Plus da Motorola tem uma bateria de 4.000 mAh. Você pode facilmente esperar atingir um dia inteiro de duração da bateria do G8 Plus, com os usuários mais moderados mais do que provavelmente se encontrando mais perto de dois dias inteiros. Felizmente, parece que finalmente estamos chegando ao fim do ciclo de vida da microUSB, com agora nem mesmo os smartphones mais baratos colando a porta mais antiga. Vais ter USB-C no Moto G8 Plus.

AndroidPIT Motorola G8 Plus Ports
O USB-C está a caminho de um smartphone mais económico nos dias de hoje / © NextPit

Há também suporte para TurboPower de 15W e 18W - a tecnologia de carregamento rápido da Motorola - mas é o carregador de 15W que você vai ter na caixa. Ainda leva cerca de duas horas e meia para carregar de zero a 100 por cento, o que não é exatamente rápido como um raio, mas é melhor do que nada. Dada a muito boa autonomia do telefone e o preço do próprio aparelho, estou disposto a dar-lhe um passe para a não tão rápida cobrança rápida.

No teste PC Mark Battery que realizamos nos dispositivos de revisão, o Motorola Moto G8 Plus teve uma pontuação de 15 horas e 11 minutos com o ecrã definido para 70 por cento de brilho. Isso é muito.

Mais um sólido meio-guerreiro

A gama média do mercado de smartphones é exaustiva neste momento. Se você tem entre £200 e £400 libras para gastar em um novo telefone, você tem uma riqueza de boas opções. Com o Moto G8 Plus, a Motorola renovou a sua oferta neste sector tão concorrido do mercado.

A configuração da câmera é interessante e há bateria suficiente para durar quase dois dias de uso moderado. A tela não é a mais brilhante e o desempenho terá dificuldades se você empurrar o hardware, mas mais uma vez eu me encontro com um smartphone de médio alcance na minha mesa que é perfeitamente utilizável.

Os clientes neste mercado podem começar a ser muito exigentes. É uma excelente altura para comprar um smartphone de gama média e o G8 Plus atira o seu chapéu merecidamente para o ringue.

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

3 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Quando volta o aplicativo androidpit


  • Interessante um fato que a cada mês se torna mais evidente com a "marca" Motorola... Para ilustrar meu comentário, me recordo (como se fosse ontem), quando a Microsoft comprou a Nokia; aos poucos foi mutilando a marca e os modelos para Nokia Lumia ,e finalmente como um golpe de misericórdia mudou seu nome para "Microsoft Lumia", aí não preciso descrever o fim trágico da empresa. E agora começamos a testemunhar um fato paralelo da Lenovo em relação a marca Motorola (de sua propriedade). O que esperar dessa "marca" nesse ano de 2020 ? Já não existe mais a linha "Premium", e os outros modelos lançados são produtos mais despojados. Ao que tudo indica a Lenovo vai mudar o foco do seu público alvo, para disputar os clientes da Xiaomi, só tem um problema; a Xiaomi vem numa curva ascendente, e a Motorola está perdendo folego, aí dá para tentar adivinhar o que "pode acontecer" com a Motorola, mas vamos aguardar...


    • A marca motorola somente possui relevância no Brasil e Índia , no restante do globo é irrelevante , esta apenas tentando sobreviver , ou a Lenovo passa a investir pesado na marca ou ela desaparecerá , talvez com o lançamento dos dobráveis a marca consiga uma sobrevida , vamos aguardar.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.