NextPit

Motorola Moto 360 vs LG G Watch R

g watch r moto 360 dropshadow
© LG/Motorola/NextPit

A LG anunciou mais cedo o LG G Watch R, um relógio com design clássico, ou seja, redondo, que também utiliza o sistema operacional Android Wear. As características são muito similares com o ainda não oficial Moto 360. Pensando nisso, resolvi colocar os dados oficiais do G Watch R lado a lado com aquilo que já sabemos sobre o tão esperado dispositivo vestível da Motorola. Qual deles será o mais eficiente?

  • Apresentado o LG G Watch R
NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV
g watch r moto 360 dropshadow
Os smartwatches estão ficando cada vez mais parecidos com os relógios clássicos! / © LG/Motorola/ANDROIDPIT

Design e construção

Até que enfim vemos as fabricantes levando em consideração não apenas as funções de um smartwatch, mas também o design e a construção do mesmo. O Moto 360 foi o primeiro dispositivo a abraçar a ideia de trazer um painel redondo. Apoiada na ideia de que um relógio inteligente deve ser elegante, a equipe de designers da Motorola alvoroçou o mercado com o Moto 360. Na sequência, a LG resolveu seguir o mesmo caminho. Depois de apresentar o LG G Watch, durante o Google I/O 2014, um dispositivo que se parece mais com um protótipo do que um produto final, a fabricante sul-coreana se redime com esta variante redonda do seu smartwatch com Android Wear.

A pulseira do novo gadget da LG é feita de couro, possui 22 milímetros e pode ser trocada a qualquer momento. Além disso, o G Watch R é feito de aço inoxidável e recebeu a certificação IP 67, sendo portanto resistente à água (até 30 minutos a um metro de profundidade).

androidpit lg g watch r front side
LG G Watch R! / © LG

De acordo com aquilo que vimos durante o I/O e, claro, levando em consideração os vazamentos sobre o Moto 360 na rede, o gadget também terá uma pulseira trocável, de couro e metal. Ainda de acordo com o review do dispositivo feito pelo pessoal do Mr. Gadget, o Moto 360 é leve e as dimensões do dispositivo correspondem aquilo que estamos acostumados a ver nos relógios clássicos. O dispositivo vestível da Motorola também será à prova d'água.

moto 360 teaser
Moto 360! / © Motorola

Em resumo, podemos dizer que ambos os smartwatches possuem um design muito similar a primeira vista. Os dois são bastante elegantes e não possuem concorrentes à altura. Com relação à interface dos relógios, temos muitas diferenças, visto que a aparência está diretamente ligada às características do software que, mesmo sem contar com uma skin das fabricantes, pode ainda assim ser um divisor de águas entre elas.

Tela

Os smartwatches utilizam diferentes tecnologias de tela. Enquanto o Moto 360 oferece um visor LCD de 1,5 polegadas e uma resolução de 320x290 pixels, o G Watch R possui um display P-OLED e tem uma resolução de 320x320 pixels. Infelizmente, não posso me aprofundar neste quesito por não ter nenhum dos aparelhos em mãos. Entretanto, levando em consideração que o dispositivo vestível da LG possui uma tela menor e uma resolução maior, a qualidade das imagens tende a ser melhor.

Google io moto 360
Moto 360 durante apresentação no Google I/O 2014! / © ANDROIDPIT

Software 

Tanto a LG quanto a Motorola foram parceiras da Google e decidiram por utilizar o Android Wear em detrimento a um software proprietário. Assim, com relação ao OS dos dois dispositivos temos muitas semelhanças. Sabemos que ambos os relógios possuem entrada para conteúdo através da voz e texto, visto que muitos desenvolvedores estão trabalhando em teclados para suporte ao Android Wear.

gwatch r teaser official
LG G Watch R foi anunciado dias antes do início da IFA 2014! / © LG

Com relação ao software, o que você precisa saber é que a interface lembra muito aquilo que temos hoje com os cartões do Google Now, o que não podia ser diferente, visto que o assistente de voz da Google é a alma da plataforma. Assim, o OS gira em torno dos dados do usuário compartilhados a partir da conta do Google, usa a localização através do dispositivo móvel e envia notificações de serviços como Gmail, WhatsApp, Play Store, previsão do tempo e outros aplicativos como Keep ou Duolingo, por exemplo. Na maioria das vezes, posso dizer que a informação aparece quando você precisa, especialmente porque estamos falando aqui de lembretes que facilitam o cotidiano.

Se teremos alguns serviços exclusivos do OS, saberemos apenas quando os dois estiverem aqui na redação, mas ao que tudo indica não teremos muitas diferenças neste sentido, visto que o número de sensores é quase o mesmo e as duas empresas investem também no uso do gadget para a prática de exercícios físicos.

Especificações técnicas

  LG G Watch R Moto 360
Tela 1,3 polegadas P-Oled 320-320 pixels 1,5 polegadas LCD 320x290 pixels
Processador Snapdragon 400 a 1,2 GHz Texas instruments
RAM 512 MB 512 MB
Memoria interna 4GB desconhecido
Batteria 410mAh 2,5 dias (rumor)
OS Android Wear Android Wear
Extra Resistente à água e poeira (IP67), sensor para monitoramento cardíaco À prova d'água, sensor para monitoramento cardíaco, sensor de luz ambiente, conexão wireless

Conclusão 

Como essa comparação é baseada apenas em especificações técnicas e fotos dos sois aparelhos, não posso tirar grandes conclusões a respeito dos mesmos. Entretanto, ambas as fabricantes parecem ter apostado alto no projeto e, a julgar pelas imagens, elas obtiveram sucesso. Com o G Watch R a LG provou que pode fazer um excelente relógio inteligente e, embora não tenhamos dados oficiais do Moto 360, sabemos que a bateria oferece excelente durabilidade e apresenta características inovadoras como a capacidade de carregamento sem fio. Ambos os smartwatches têm um monitor de freqüência cardíaca e uma pulseira intercambiável, mas só teremos uma real impressão sobre eles após a IFA 2014.

Tanto a LG quanto a Motorola agendaram seus eventos de lançamento de novos dispositivos no mesmo dia, ou seja, 4 de setembro. Como a IFA acontece na casa do AndroidPIT, fique ligado aqui no site e confira toda a cobertura desta que é uma das maiores feiras de tecnologia no mundo.

E aí, se você tivesse que optar por apenas um smartwatch, com qual você ficaria: Moto 360 ou LG G Watch R? Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Hélio Márcio Filho 28/08/2014

    Não desmerecendo o LG mas o Moto é muito bonito e original. O da Samsung novamente vai ser um fiasco com esse Tizen. Sem contar que é um smartphone Galaxy em miniatura com pulseira. Aquela coisa tem o mesmo botão home e formato do S5.

18 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Mateus Souza 27/01/2015 Link para o comentário

    O que é uma Batteria?


  • Blind 29/08/2014 Link para o comentário

    Mas galera, a texas instrument fechou. Como usam processadores dela?? Lembrando que a Google abandonou tbm o galaxy nexus por causa da falta de drivers do SoC da texas. Fora que os SoC nunca foram muito bons, um dos grandes motivos de sair do mercado de SoC


  • Diego Silva 29/08/2014 Link para o comentário

    eu so queria saber, pq que a texas instruments fechou, e o moto 360 e o google glass usam processadores da texas '-'


    • Mateus Souza 27/01/2015 Link para o comentário

      A Morotola mudou para um TI Omap 3.


  • gilberto 29/08/2014 Link para o comentário

    no e atoa que a lg e uma das melhores fabricante do mundo.como a lg sempre coloca um custo e beneficio muito bom nos seus aparelho e desse jeito ela vai crescendo no mercado.


  • Renan C. 29/08/2014 Link para o comentário

    Moto 360, é óbvio!!!


  • Cristiano A. 28/08/2014 Link para o comentário

    Fico de Moto 360... é mais bonito, mais original, mais clássico e com componentes premium. Motorola tem feito um trabalho espetacular com um grande cuidado em seus produtos, tenho medo dessas empresas que lançam protótipos no mercado e depois enfiam uma faca em seus consumidores lançando algo melhor em tão pouco tempo. Apressado sempre come cru...


  • Marcelo Rodrigues 28/08/2014 Link para o comentário

    Design do moto 360 e bem mas limpo e bonito o da LG parece um relógio comum


  • Júnior Maschio 28/08/2014 Link para o comentário

    Quero intensamente um Moto360


  • José Marco Vilaça 28/08/2014 Link para o comentário

    Os dois são lindos, muito top, só que acho que vou ficar com o Motorola devido $$$ rumores indica que ele será mais barato.


  • Matheus 28/08/2014 Link para o comentário

    esse LG parece um relógio normal não gostei


  • Paulo Sergio 28/08/2014 Link para o comentário

    Não sei se me tornei um fanboy da motorola, mas acho tudo que ela vem fazendo muito melhor que as outras fabricantes.


    • Vitor M. 29/08/2014 Link para o comentário

      sim,vc se tornou fanboy da motorola,meus pêsames.


    • Teleco 29/08/2014 Link para o comentário

      Não é a Motorola que vem fazendo muito bem, são as outras que andam fazendo muito mal... A impressão que tenho também é que a Motorola seguiu um outro caminho (que por sinal muito melhor) das outras fabricantes, deixando de lado a potência e focando na experiência de uso e Design.


  • Hélio Márcio Filho 28/08/2014 Link para o comentário

    Não desmerecendo o LG mas o Moto é muito bonito e original. O da Samsung novamente vai ser um fiasco com esse Tizen. Sem contar que é um smartphone Galaxy em miniatura com pulseira. Aquela coisa tem o mesmo botão home e formato do S5.


    • Vitor Neves O. 04/09/2014 Link para o comentário

      Verdade. Só o Tizem estraga completamente o sistema, nem sei qual a necessidade de um teclado em um relógio, e p visual também, que achei horrível, nem a tela curva me fez gostar daquilo.

      Se comprasse, compraria o Moto, achei ele com um estilo bem moderno. O da LG parece mais para o publico mais executivo ou rustico


  • Jairo rios 28/08/2014 Link para o comentário

    Dois belos gadgets , pelo comparativo ficaria com o da LG , pois é um pouco menor com uma tela melhor , aguardemos.


  • raphael Miranda 28/08/2014 Link para o comentário

    dois belos aparelhos!

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.