Nokia é escolhida pela NASA e deve instalar internet 4G na Lua

Nokia é escolhida pela NASA e deve instalar internet 4G na Lua

Visar a Lua não é assustador para a Nokia. Embora ainda estejamos longe dos 100% de cobertura, mesmo na França, a empresa finlandesa vai criar uma rede 4G na lua em colaboração com a NASA. A rede não só ajudará na pesquisa futura, mas também será rápida o suficiente para transmitir vídeo HD.

Enquanto na maioria das partes do mundo já é possível transmitir vídeos de alta qualidade através de redes móveis - e com certeza, lentamente, para 5G -, as possibilidades de comunicação no espaço ainda parecem muito desatualizadas.

Embora bilhões de pessoas estejam envolvidas no desenvolvimento do espaço, a maioria das informações sobre sondas espaciais distantes ainda é recebida por ondas de rádio. Isso porque, ao contrário do som, elas também podem se mover no vácuo - segundo Erich Lutz, professor do Instituto de Comunicação e Navegação do Centro Aeroespacial Alemão.

Além disso, ondas de rádio longas podem percorrer longas distâncias, mas estas são muito lentas em comparação com as possibilidades de comunicação na Terra, disse o professor Helmholtz.

Para a lua!

Estamos empolgados por termos sido nomeados pela NASA como parceiros para avançar em tecnologias extremamente inovadores para a Lua, para ajudar a abrir caminhos rumo a uma presença humana sustentável na superfície lunar. 

Qual tecnologia você espera ver? 

- Bell Labs (@BellLabs)

Na lua, isso pode mudar em breve, já que a Nokia estará trabalhando com a NASA em uma rede de telefonia móvel LTE. Como a empresa responsável pelo P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da Nokia, Bell Labs, escreve no Twitter, a rede deve preparar o caminho para uma maior colonização da lua e irá transportar dados de nosso satélite natural para a Terra, controlar veículos lunares, navegar na paisagem lunar em tempo real e até mesmo transmitir vídeo HD.

Comunicação na Lua

Se você está se perguntando se sua conta de celular irá vir com valores astronômicos depois de uma mudança de rede acidental (para a rede da Lua) durante uma viagem de avião, fique tranquilo: isso ainda não vai acontecer. De acordo com a NASA - em um artigo sobre o projeto Lua -, a rede LTE tem maior probabilidade de fornecer comunicações sobre a própria Lua. Em outras palavras, a comunicação será feita entre uma estação base e um astronauta ou veículo lunar.

Confiar em tecnologias estabelecidas para isto é também, aparentemente, uma questão de custos. Afinal, a NASA lançou um concurso para o financiamento do programa, que a divisão americana da Nokia conseguiu ganhar, por apenas US$ 14,1 milhões.

A maior parte dos US$370 milhões em fundos de pesquisa vai para empresas como a Lockheed e a SpaceX, que trabalham com foguetes e seus sistemas de propulsão. Como os modems LTE também são muito baratos e compactos, poderia ser fácil adaptar e atualizar o equipamento na lua.

Requisitos de equipamento especial

A Bell Labs também comunicou sobre o emissor através de seus stories no Twitter. Ele deve ser, ao mesmo tempo, muito compacto e robusto. Além disso, os componentes devem estar equipados contra o pó da lua e radiações mais elevadas.

Para o futuro, a Nokia também planeja construir uma rede 5G na lua. Esta tecnologia futura será caracterizada por latências particularmente baixas e poderá trazer vantagens em particular para o controle de veículos lunares ou outros dispositivos.

A data exata do lançamento da primeira rede LTE na Lua ainda não é conhecida. Jim Bridenstine, da NASA, disse que os astronautas devem estar trabalhando em uma base lunar até 2028, no máximo.

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.