Não Viaje à Espanha Com Este Android, Ele Atrai a Polícia

nextpit Google Pixel 9 Pro Display
© nextpit

Ler em outras línguas:

Na Espanha, possuir esse tipo de smartphone Android popular pode causar problemas. Na Catalunha, as forças da lei e da ordem estão começando a tratar uma família de celulares Android como ferramentas criminosas. É possível que você ou alguém que você conhece tenha um. Será que você realmente precisa se livrar de um antes de sair de férias para Barcelona neste verão?

De acordo com o jornal catalão Ara, citando fontes policiais, o smartphone preferido pelos traficantes de drogas e traficantes não é um iPhone, mas um smartphone Android, e não um smartphone Android qualquer! A natureza aberta do Android e as oportunidades de ajustes oferecidas pelo sistema operacional móvel do Google são consideradas a causa dessa suspeita.

Os smartphones visados não são da Samsung ou da Xiaomi

As autoridades catalãs estariam mirando os smartphones Google Pixel em particular. "Toda vez que vemos um Google Pixel, presumimos que ele pertence a um traficante de drogas", disse um oficial da polícia nacional espanhola citado pelo meio de comunicação Xatakandroid.

Os Google Pixels são frequentemente elogiados por sua experiência de software limpa e atualizações rápidas. Mas o que os traficantes de drogas gostam neles é algo totalmente diferente: sua capacidade de executar o GrapheneOS, um sistema operacional alternativo focado em privacidade, segurança e controle de dados pessoais.

Foi esse foco resoluto em confidencialidade, criptografia e resistência à vigilância que alertou a polícia catalã. Na opinião deles, isso é suficiente para lançar suspeitas sobre qualquer pessoa que esteja usando um Google Pixel. E por um bom motivo, o GrapheneOS só é compatível com smartphones do Google. Essa limitação está ligada ao fato de que apenas os Pixels têm determinados componentes de software e hardware necessários para que o GrapheneOS funcione corretamente.

Logotipo do GrapheneOS na tela de um smartphone com texto sobre suas funcionalidades e botão de instalação.
O GrapheneOS é um sistema operacional alternativo para o seu smartphone Android e só funciona nos Google Pixels / © GrapheneOS

A polícia reage (exageradamente)

De acordo com a polícia catalã, os membros de redes criminosas estão chegando ao ponto de desativar ou remover fisicamente as câmeras, os microfones e o GPS de seus Pixels. O objetivo? Impedir qualquer possibilidade de rastreamento ou escuta. A função "Localizar meu dispositivo" é reaproveitada para apagar remotamente os dados em caso de apreensão pela polícia.

Diante desse uso indevido, a polícia catalã decidiu partir para a ofensiva. Agora, eles estão implantando spyware para tentar penetrar nas defesas desses dispositivos, mesmo naqueles que executam o GrapheneOS. O objetivo é obter acesso a mensagens, fotos, vídeos e documentos confidenciais que poderiam ser usados como prova em investigações de tráfico de drogas.

Você deve deixar seu Pixel em casa antes de ir para a Espanha neste verão?

O Google não tem nada a ver com o uso potencialmente criminoso de seus Pixels, tampouco com o GrapheneOS. O GrapheneOS foi lançado em 2014, inicialmente com o nome CopperheadOS. Esse sistema operacional foi desenvolvido para usuários que queriam uma experiência sem o Google e que protegesse mais seus dados.

Ele oferece recursos avançados, como criptografia de metadados, gerenciamento de permissões com granularidade fina e defesas aprimoradas contra invasões. Em resumo, tudo o que você precisa para escapar da vigilância.

Um pouco esquecida pelo público em geral, a tendência de sistemas operacionais alternativos no Android ainda está atraindo muito interesse de usuários mais avançados.

Por sorte, os delinquentes encontraram a combinação perfeita para despistar as autoridades. Um smartphone de alto desempenho com um sistema aberto que permite a instalação de um sistema operacional seguro. Mas você não vai ser preso pela polícia espanhola só porque tem um Google Pixel 9 (teste).

Talvez uma verificação de rotina possa tomar um rumo um pouco mais sério se você estiver com um smartphone desse tipo, e é por isso que é melhor estar informado.

Você possui um aparelho Pixel e está planejando uma viagem à Espanha neste verão? Essa notícia o preocupa o suficiente para deixar seu Pixel em casa? Você já experimentou um sistema operacional alternativo, como o GrapheneOS? Você teme que esses sistemas sejam associados a atividades ilegais no futuro?

Ir para o comentário (0)
Antoine Engels

Antoine Engels
Senior Editor

Black belt in specs sheet analysis. OnePlus fanboy in (slow) remission. Average estimated reading time of my articles: 48 minutes. Tech deals fact-checker in my spare time. Hates talking about himself in the 3rd person. Dreams he was a gaming journalist in another life. Doesn't get the concept of irony. Head of editorial for NextPit France.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
Sem comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.