Wear OS 6 Pode Superar o Apple Watch Com Este Recurso Incrível


O modo de tela sempre ligada (AOD) nos smartwatches Android nem sempre foi o recurso mais suave, principalmente devido a limitações em sua verdadeira funcionalidade "sempre ligada". O Wear OS 6 parece trazer uma solução adequada para isso, o que permitiria maior usabilidade mesmo quando a tela do relógio estiver desligada.
O modo de tela sempre ligada no Wear OS teve pouca evolução. Atualmente, apenas aplicativos como Spotify e Maps se adaptam totalmente ao modo, enquanto a maioria dos outros aplicativos simplesmente exibe a hora. Isso representa uma redução significativa da produtividade, especialmente em cenários em que você deseja controlar ou ajustar algo no seu relógio sem ativar totalmente a tela.
Controle o seu relógio mesmo quando a tela estiver desligada
O Google já está trabalhando em um recurso chamado "Force Global AOD" no Wear OS 5.1, que, como o nome sugere, visa forçar as telas de aplicativos ativos a entrar em um modo de exibição sempre ativo. Atualmente, ele está sendo testado por desenvolvedores, mas agora podemos esperar que ele chegue com o Wear OS 6, já que a empresa começou a compartilhar os desenvolvimentos sobre o recurso.
Como parte do Wear OS 6, o Google afirma que está fornecendo uma solução abrangente, integrando perfeitamente essa funcionalidade em diferentes dispositivos. O Google forneceu um exemplo da interface de controle de música atual que, ao usar o design Expressive do Material 3, se transformará em uma interface de usuário em preto e branco no modo AOD. O mais importante é que essa versão AOD manterá as formas ricas e divertidas de vários elementos, como botões de navegação e texto.

No momento, não está claro como isso será exibido com outros aplicativos que eventualmente usarão a "interface de usuário visível" do Material 3 Expressive do Google. No entanto, poderia haver uma tela padrão para aplicativos que não suportam nativamente a exibição sempre ativa.
Essa exibição sempre ativa aprimorada será uma atualização significativa para a usabilidade do usuário do Wear OS, com os relógios Google Pixel e Samsung Galaxy Watch sendo os principais beneficiários. Essa melhoria poderia até mesmo posicionar os smartwatches com Wear OS à frente do watchOS da Apple, que atualmente também não possui um modo de tela sempre ativa.
Espera-se que o Wear OS 6 seja lançado ainda este ano para os smartwatches Android elegíveis. Além do verdadeiro AOD, algumas das atualizações do próximo grande sistema operacional Android para smartwatches incluem desempenho otimizado e melhor duração da bateria. O Gemini também ganhará uma integração mais profunda com o sistema, tudo parte do plano de longo prazo do Google.
O que você acha do novo modo AOD que chegará aos smartwatches Android?
Via 9to5Google Fonte: Android Developers