NextPit

Novo malware em navegadores tem afetado cerca de 30 mil pessoas por dia

Adam Hoglund shutterstock 682249648
© Adam Hoglund / Shutterstock.com

A Microsoft alertou seus usuários sobre a presença de um novo malware - que estaria prejudicando, em média, 30 mil pessoas por dia. 

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Sob o nome de Adrozek, ele tem forjado anúncios nos principais navegadores da web - como o Chrome, Firefox e Edge - e revertido a renda dos cliques diretamente para cibercriminosos. Além disso, URLs com o malware têm sido distribuídas por e-mail e até softwares de comunicação.

Além disso, ao clicar em um dos anúncios, o usuário pode ter credenciais e senhas de redes sociais expostas. O malware também pode alterar arquivos DLL nos softwares utilizados e instalar extensões espiãs. 

Segundo o relatório emitido pela empresa de Bill Gates, diversas áreas ao redor do mundo já foram afetadas pelo Adrozek. No Brasil, o destaque fica para o Sudeste, que possui o maior número de vítimas até agora.

Ainda de acordo com as informações, o navegador mais comprometido seria o Firefox, uma vez que os hackers estariam usando as propagandas falsas para extrair nomes de usuário e senhas dos usuários - o que pode expor informações sigilosas. 

A Microsoft contabilizou, até agora, 159 domínios que têm sido usados para propagar o malware na web. Já são mais de 17 mil URLs infectadas.

malware
Diferença entre um navegador não afetado pelo Adrozek e um afetado / © Microsoft

Malware no navegador: como se proteger

A principal forma de proteção consiste no uso de um bom antivírus, mas também é recomendado que os usuários evitem clicar em anúncios duvidosos ou acessar URLs enviadas por contatos sem saber qual o seu conteúdo.

Fazer o download de softwares somente nas plataformas oficiais também é uma boa maneira de se proteger. É imprescindível manter os navegadores atualizados e, caso alguma atividade suspeita seja detectada, removê-los do PC e fazer o download novamente.


 

Fonte: Microsoft

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Rogério 16/12/2020 Link para o comentário

    Faltou um detalhe,
    como saber se meu cel está infectado por este malware?


  • Vinicius Guerra 16/12/2020 Link para o comentário

    Não é a toa que eu utilizo o Brave, além de ser o mais rápido browser, ele retira todas as propagandas economizando até nos dados móveis.