Sensor de terremoto e emojis: Android ganha novos recursos

Sensor de terremoto e emojis: Android ganha novos recursos

O Google está lançando novos recursos para o Android neste inverno. O aplicativo Mensagens ganhará novidades, assim como a ferramenta Emoji Kitchen, Android Auto e a previsão de terremotos no celular. E as novidades devem chegar até mesmo para aparelhos com o Android 6.0

  • O Google está lançando algumas novidades para o Android neste inverno;
  • Melhor criptografia para o app Mensagens, detecção de terremotos e muito mais;
  • Celulares com pelo menos o Android 6.0 receberão os recursos.

O Android está em constante evolução e o Google não para de adicionar novas funcionalidades. Elas geralmente são implementadas com novas versões do Android, mas mesmo fora das grandes versões, o Google continua fornecendo novidades. Caso dos anúncios com os novos recursos que devem melhorar o Android nos próximos meses.

App Mensagens: finalmente criptografada de ponta a ponta

Google Messages
Criptografia não se aplica a SMS e bate-papos em grupo / © Google

O aplicativo Mensagens do Google, que funde RCS e SMS em seu celular, será criptografado de ponta a ponta no futuro. No entanto, há algumas coisas que você precisará ter em mente: a proteção não se aplicará aos SMS tradicionais, nem se aplicará a conversas em grupo. Além disso, você tem que ativar a função manualmente e ambos os parceiros de bate-papo têm que usar o aplicativo do Google.

Assim, a empresa aumenta a segurança para as conversas em seu app de chat, mas há também um novo recurso que torna o uso muito mais prático: você será capaz de marcar mensagens com uma estrela. Desta forma, você pode encontrar uma informação rapidamente, por exemplo, um endereço. Tudo o que você tem que fazer é abrir a categoria de favoritos e você encontrará suas mensagens marcadas.

A função de detecção de terremotos chega a mais países

No ano passado, o Google anunciou uma função interessante que ajuda a detectar e localizar os terremotos o mais rápido possível. Isto foi testado na Grécia e na Nova Zelândia, e agora está sendo estendido para a Turquia, Filipinas, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão. O Google anunciou que se concentrou em regiões do mundo onde há um risco maior de terremotos.

Na prática, isto significa que o Google pode usar os sensores do celular para detectar tremores, que são enviados para os servidores da Google junto com a localização aproximada. Isto é então cruzado com muitos outros smartphones da área, e assim o terremoto pode ser localizado muito rapidamente e a magnitude determinada.

O Google explica que os donos dos aparelhos na região afetada podem então ser alertados em 30 segundos. Como mencionado, o Google está atualmente se concentrando nas regiões com forte incidência de terremotos, mas outros países serão acrescentados gradualmente.

Controle de voz para aplicações de terceiros

O Google Assistant continua a melhorar, e mais aplicativos de terceiros poderão ser controlados por voz. Por exemplo, a partir deste inverno, você poderá dizer "Ei Google, verifique minha quilometragem no Strava" para o aplicativo de exercícios. E o comando "Ei Google, atalhos" indicará quais aplicativos você pode usar dessa forma.

"Cozinha Emoji" fica mais inteligente

Emoji Kitchen, que permite combinar diferentes emojis para criar novas figurinhas, deve ser capaz de fazer sugestões contextuais dentro do aplicativo Gboard no futuro. Isso já está começando a acontecer no Gboard beta, com a atualização sendo lançada mais amplamente neste inverno para qualquer pessoa com pelo menos o Android 6.0 instalado.

Um detalhe: as sugestões baseadas no contexto estão inicialmente disponíveis apenas para mensagens em inglês, espanhol e português.

Melhora na detecção de olhar

Dentro do aplicativo Voice Access, o preenchimento de senhas e a detecção de olhares serão melhorados. Como o Google explica, o ícone de detecção do olhar na tela poderá mudar automaticamente para "ativo" quando você olhar em direção à tela. Assim, você terá a opção de decidir que o "Acesso à Voz" realmente só se torna ativo quando você estiver realmente olhando para o smartphone.

O Voice Access agora também melhorou o preenchimento de senha. Ao reconhecer um campo de login, você pode inserir letras e números, assim como símbolos. Por exemplo, você pode dizer "sinal de dólar" para ter o símbolo apropriado inserido. Assim, as pessoas que dependem do reconhecimento de voz poderão digitar senhas por voz mais rapidamente e facilmente no futuro.

Android Auto

Finalmente, há algumas pequenas mudanças no Android Auto que estão mais no domínio do design. O Google quer facilitar o controle através de algumas alterações gráficas. O Google mencionou a personalização da tela inicial a partir do celular e a ativação manual do modo escuro.

Além disso, o Google menciona uma opção "Voltar ao início", bem como um botão "A a Z", para que o conteúdo possa ser procurado de forma mais direta. Aplicativos para carregar veículos elétricos, estacionamento e navegação agora também estão disponíveis no Android Auto.

Quem usa apps de mensagem enquanto dirige ficará feliz em saber que os aplicativos poderão ser acessados a partir da tela inicial. Esta atualização está sendo feita diretamente em todo o mundo. A propósito, você pode verificar se seu carro ou sistema de som já é compatível com o Android Auto aqui.


A implantação destes novos recursos acontecerá de forma gradual. Portanto, pode demorar um pouco até que você receba as novidades no celular, mesmo que a distribuição já tenha começado. Em qualquer caso, é bom ver que o Google trará novas melhorias funcionais e visuais para os muitos Androids que não estão rodando o último Android 11 ou mesmo têm esperanças de uma atualização para o Android 12.

Gostou das novidades? Diga nos comentários qual delas será mais bem-vinda no seu celular. 

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.