O celular está esquentando. O que fazer?

O celular está esquentando. O que fazer?

Os eletrônicos e celulares sempre tiveram um inimigo em comum, a temperatura. Quando é exigido um alto desempenho de um pequeno aparelho, problemas de aquecimento e calor, e podem se tornar comuns e um pouco perigoso.

O que é Gorilla Glass? Conheça as diferenças entre cada versão

Um dos motivos é que os celulares são cada vez mais poderosos com o passar dos anos, com mais sensores, telas maiores e processadores mais fortes.

Existem algumas atividades exercidas no telefone móvel que pode ocorrer um possível excesso de calor, desde o motivo mais simples, como o mais complicado, isso varia desde a configuração do celular, ligações longas, excesso de aplicativos em execução, problemas com o sistema operacional, bateria com algum defeito, malwares, e até mesmo deixar o celular muito tempo no sol.

Iremos listar as principais causas de aquecimento e suas devidas soluções:

  • Aquecimento ao carregar o seu telefone

É comum ficar um pouco mais quente, já que sua bateria está em processo de reabastecimento por eletricidade. Existem algumas decisões fundamentais a serem tomadas, como o uso do carregador original e não paralelo, e não use carregadores de outras marcas. Não carregue o seu telefone em cima de outro eletrônico, jamais.

Caso o celular esquente mesmo com o carregador original, busque o fabricante ou uma assistência técnica.

Batalha dos browsers, quem leva a melhor: Chrome, Edge ou Firefox?

  • Evite lugares e locais com pouca ventilação

O celular, assim como qualquer eletrônico, precisa de um ambiente arejado para obter um resfriamento, pois o aparelho com diversas funções de aplicativos em algum lugar mais quente, como o bolso de uma calça, ou até mesmo dentro do carro, pode ser perigoso. O fluxo de vento é a maneira mais recomendada para equilibrar a temperatura do aparelho.

  • Elimine recursos não essenciais e desative funções desnecessárias

Deletar aplicativos que não acrescentam e não são essenciais, sem dúvidas evita um aquecimento desproporcional ao seu aparelho, além de obter mais espaço, fazendo com que ele funcione com mais qualidade.

Aplicativos e funções que rodam enquanto o celular está inerte como o Twitter consomem mais memória porque sempre estão em constante atualização, também tem os papéis de parede animados, e isso diminui o tempo de vida útil da bateria, e tornando-o mais quente.

Algumas funções que do próprio celular que não estão em uso é importante a desativação, como o Wifi, Bluetooth, plano de dados, notificação de aplicativos, GPS, widgets animados.

Ajuste o brilho de sua tela no manual ou que adapte a luz do ambiente para gastar menos bateria e reduzindo a intensidade de uso do aparelho.

70 apps pagos que estão grátis na Play Store por tempo limitado

  • Aplicativos pesados, como os jogos.

Jogos com excelentes gráficos, capturas de imagens, propondo uma realidade virtual nunca vista em celulares, que exigem muito dos processadores, ou seja, em caso de uso por um longo tempo, é recomendado parar por algumas horas para o aparelho resfriar e o seu processador também.

  • Remova a capa

As capas dos aparelhos são importantíssimas e ajudam a evitar alguns danos de queda, riscos ou até mesmo em trincar a tela, porém elas favorecem ao aquecimento do celular e dificultam a sua ventilação para um resfriamento.

É importante buscar capas de qualidade para que o calor seja bem subtraído pelo aparelho.

O celular continua quente?

O objetivo deste tutorial é diminuir o aquecimento do celular de uma forma natural, então, jamais coloque em um congelador ou geladeira, o choque térmico seria perigoso.

Caso você tenha seguido este post, e o celular continua quente e ou com algum cheiro estranho ou forte, causado pelo calor, procure imediatamente o fabricante ou uma assistência técnica, pois o problema pode ser que seja bateria, e assim, existe o risco de ocorrer uma explosão.

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.