NextPit

Você sabe o que é a interface Material Design?

Google modern design 1 copia
© NextPit

Em 2014, o Android como conhecíamos mudou radicalmente graças ao lançamento do Material Design. Você mesmo já ouviu esse nome muitas vezes, mas sabe do que se trata? Hoje passaremos aqui por uma explicação compreensiva desse termo.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

De forma geral, o Material Design é um conjunto de diretrizes criado pela Google para padronizar tudo o que envolve o Android. Antes de junho de 2014, quando o Material Design foi anunciado na conferência Google I/O, um dos grandes problemas desse sistema era a falta de unidade visual e de usabilidade nas interfaces que gerenciava.

A cara que o Android tinha no smartphone não era a mesma que aparecia no tablet, que não era o mesmo de um smartwatch, que também não combinava com a dos serviços da Google. O Material Design veio para unificar isso, sendo uma linguagem de design que passou a ser seguida por todos os desenvolvedores, dentro e fora da Google, que criassem algo para o Android.

modern material design
Visual Material Design / © NextPit

No visual, é fácil perceber algumas das características mais marcantes dessa linguagem, que é baseada principalmente em cartões. Se você for ao Google Dashboard ou ao Android do seu smartphone, você verá que há cartões na interface dos serviços, nos avisos e no visual como um todo.

Material Design pega a energia do usuário, do seu dedo, do seu toque. Cada pixel é uma gota de tinta sobre o papel. - Richard Fulcher, designer da Google.

Além disso, é um visual bem geométrico e sólido, com formas definidas e básicas (você não vê triângulos ou estrelas, apenas círculos, quadrados e retângulos), sombra dura e com elementos que exploram o eixo Z, ou seja, que parecem estar flutuando na tela, acima de outras partes da interface. Não vemos cantos arredondados, embora vejamos círculos, principalmente em menus que ficam na parte inferior da tela, no canto direito.

material design icon creation
Apesar do minimalismo, Material Design traz sombras e degradês / © Google

Outra diretriz seguida é a do minimalismo, e por isso o Material Design é muito clean. A paleta de cores utilizada é reduzida e, se você parar para pensar, vai lembrar de cores como cinza, branco e verde. Em alguns apps da Google, que foram todos imersos nessa linguagem também, por vezes é possível ver outras cores como o vermelho, laranja e azul.

No fim, é bem o que diz seu nome, um deisgn material, como se fossem pedaços de papel com tinta uns sobre os outros, flutuando. Como se fossem papeis impressos montando a interface.

E dá para perceber que deu certo. Seja no seu computador, acessando o Gmail, o YouTube, o Drive ou outros serviços da Google, seja no Android em suas mãos, seja em um Chromebook ou em um smartwatch com Android Wear, vemos o Material Design funcionando. E os números de uso de serviços da empresa e de vendas de Androids só corrobora isso.

Em seu Android, você consegue ver detalhes do Material Design a partir da versão 2.1 do Android, a Eclair. Nessa fase, os apps da Google já se adaptam a essa linguagem. As versões do Android a partir do lançamento do Material Design em 2014 já estão por toda a interface, ou seja, a partir do Android 5 Lollipop.

E você, curte o Material Design? Prefere ele a outras linguagens de Design?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

7 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Phelipe B. 11/03/2019 Link para o comentário

    Lembro-me da época em que o Material Design foi implantado. Veio para suavizar muuuuita coisa e serviu ao seu propósito.


  • Marlon Santos 04/03/2019 Link para o comentário

    boaaaa, agora só falta o app do androidpit ter isso


    • Soterio Salles 05/03/2019 Link para o comentário

      App do Androidpit foi descontinuado.


  • José Luís Silva Martiniano 04/03/2019 Link para o comentário

    M bom esse artigo com informações importantes sobre material design da Google.


  • Rodrigo Dias 03/03/2019 Link para o comentário

    Eu até que curto essa linguagem de design, mas ultimamente estou sentindo falta do skeumorfismo. Até hoje eu sinto falta do visual do Windows Vista, por exemplo. Hoje em dia tu vai ver, o flat design tomou conta de tudo.


    • Diego Scorpion 03/03/2019 Link para o comentário

      Até mesmo o Windows XP tinha seu charme. Como não lembrar daquela tela azul "brilhante".


    • Soterio Salles 03/03/2019 Link para o comentário

      O problema do visual brilhante e cheio de transparência e degradê é que ele demanda mais hardware pra ser renderizado. Tanto que muita gente usava o tema clássico do Windows no Vista e 7 pra ganhar desempenho.
      Muitas empresas aproveitam a necessidade de reduzir o consumo de recursos pra renderizar e trataram de adotar designs simples com cores sólidas.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.