NextPit

O que esperar da nova geração de wearables em 2017?

AndroidPIT ifa fossil smartwatch q 0391
© NextPit

Os smartwatches foram a aposta de dois anos atrás, chegaram ao mercado pelas mãos de diferentes fabricantes que optaram pelo uso do Android Wear, mas foi a Apple que fomentou essa indústria com o lançamento do primeiro Apple Watch. Contudo, são as pulseiras para rastreamento da prática esportiva que vêm tornando os wearables populares no mercado. 2017 já começou com o anúncio do Android Wear 2.0 e ainda nos reserva algumas surpresas!

Destacar mudanças recentes

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Smartwatches, fitness trackers, roupas, sapatos e jóias inteligentes, implantes ou e-tattoos, enfim, o universo dos wearables cresce conforme a criatividade da indústria. Um dispositivo vestível é basicamente tudo aquilo que carrega um sensor capaz de capturar dados e oferecer serviços funcionais para quem os usa.

Com frequência, estes aparelhos estão conectados via Bluetooth com um smartphone, por exemplo, no qual fazem uso de um aplicativo capaz de identificar certos comportamentos do usuários, tais como estatísticas da prática esportiva.

AndroidPIT lg watch style 6543
O LG Watch Style foi anunciado durante o MWC 2017 / © NextPit

O que esperar dos wearables em 2017?

De acordo Angela McIntyre, Diretora de Pesquisas do Gartner, assim como vimos as fabricantes de smartphones investindo na empresa automobilística no passado, este ano teremos uma quantidade de empresas ligadas ao universo da moda investindo na tecnologia wearable:

O mercado de smartwatches ainda está crescendo, e em 2017 veremos mais aparelhos chegando através de marcas conhecidas do mercado da moda, como Michael Kors.

Uma pesquisa realizada pela Gartner em 2016 mostrou que, apenas nos EUA, aproximadamente 19% das pessoas possuem um dispositivo de fitness com rastreamento, e isso, segundo Angela, mostra o tamanho do apelo deste tipo de gadget entre os consumidores.

Angela ainda explica que, "em comparação com 2016, os smartwatches terão uma adesão lenta, mas estável em 2017". No entanto, este crescimento dependerá diretamente do estilo, da confiabilidade e da vontade das grandes marcas de relógio em investir em campanhas de marketing que destacam os smartwatches na sua linha de produção.

De janeiro até março, vimos alguns anúncios importantes na área dos wearables, tais como os LG Watch Style e LG Watch Sport, o Huawei Watch 2, o Connected Modular 46, da Tag Heuer, alguns híbridos da Fossil, Michael Kors, Hugo Boss, Tommy Hilfiger e Cassio. Mas quais outros lançamentos podemos esperar em 2017?

Xiaomi Mi Band 3 - Junho 2017

A Mi Band da Xiaomi é praticamente um best-seller, especialmente no Brasil. A fabricante chinesa  uniu a funcionalidade ao preço justo e ganha mercado em todo o mundo, seja através da compra direta no site da Xiaomi ou pela compra online em lojas terceirizadas.

A Mi Band precisa ser usada em conjunto com um smartphone, visto que o acesso aos dados gravados pelo pulseira se dá com o aplicativo companheiro. A segunda geração trouxe novidades como informações básicas disponíveis de forma bastante simples em um pequeno display OLED. Ainda não temos muitos rumores a respeito da terceira geração da Mi Band, mas espero que a Xiaomi mantenha a simplicidade e o preço justo.

AndroidPIT xiaomi mi band 2 review 2
Mi Band 2 / © NextPit

Samsung Gear Fit3 - Junho 2017

A Gear Fit2, ao contrário da Mi Band 2, trouxe uma infinidade de novidades e o investimento no sistema operacional Tizen fez desta pulseira um sucesso em relação aos recursos, porém, o preço torna-a acessível para um pequeno grupo. Não pelo valor econômico em si, mas pelo custo-benefício, pois quando se trata de wearables, o mercado ainda é bastante conservador e, muitos usuários precisam ter uma prática esportiva específica para investir em gadgets que custam cerca de mil reais.

Aliás, uma curiosidade: de acordo com recente levantamento do Gartner, cerca de 1/3 das pessoas que compram uma pulseira para fitness param de usá-las depois de alguns meses porque não veem uso na informação oferecida pelo gadget, ou porque decidiram passar a usar o smartphone para monitoramento das atividades físicas, ou porque quebraram o wearable.

AndroidPIT samsung gear fit 2 13
Gear Fit 2 / © NextPit

Samsung Gear IconX 2 - Junho 2017

O IconX é um fone de ouvido Bluetooth que faz as vezes de dispositivo para fitness tracking. A minha primeira avaliação sobre o aparelho estava baseada no primeiro firmware que a Samsung liberou de fábrica com o dispositivo, mas confesso que depois do primeiro update do software, o IconX ficou muito melhor.

A próxima geração do IconX chega em conjunto com a Gear Fit3, pelo menos essa é a expectativa que temos, visto que ambos foram anunciados no mesmo evento, em junho do ano passado.

AndroidPIT Samsung Gear IconX 7354
Gear IconX / © NextPit

Samsung Gear S4 - Setembro 2017

A Samsung anunciou a nova linha de smartwatches rodando com o sistema operacional Tizen durante a IFA 2016. Entre os modelos, temos o Gear S3 Classic e o Frontier. Eles combinam as características inteligentes do Gear S2 (de 2015) com as funções fitness da Gear Fit 2.

O lançamento da próxima geração é aguardado para  os primeiros dias de setembro, quando teremos a IFA 2017.

barometroum gears3
Gear S3 / © NextPit

Apple Watch 3 - Setembro 2017

Como disse acima, a introdução da linha de smartwatches da Apple foi importante para a popularização dos wearables. Para se ter uma ideia, em 2015, nas duas semanas de pré-venda do dispositivo nos EUA, o Apple Watch já havia vendido mais do que o Android Wear em um ano, segundo dados da Slice Inteligence. Eram 957 mil compradores do smartwatch da maçã, contra 720 mil que optaram, em todo o ano de 2014, por um relógio inteligente rodando com o Android Wear. 

Olhando para esses números podemos ter uma clara noção da importância da empresa de Cupertino no mercado de wearables mundial.

Em setembro de 2017 espera-se que a Apple anuncie a terceira geração do Apple Watch. Ainda não se sabe se teremos apenas um upgrade do atual modelo, ou se a companhia vai colocar no mercado algo completamente novo. Levando em consideração o histórico de lançamentos do iPhone, a primeira opção é a mais provável.

O destaque do Apple Watch 3 seria, a princípio, a adição da antena LTE, mas ao que tudo indica teremos poucas mudanças mesmo. O novo relógio será fabricado pela Quanta, a mesma empresa que está produzindo os modelos da séries 2.

apple wacht 01
Apple Watch deve chegar a sua terceira versão em 2017 / © Apple

E aí, desta lista, qual wearable você está ansioso para ver em 2017?

 


O objetivo desta lista é reunir em um só lugar todas as informações sobre os novos wearables que podemos esperar ver anunciados no mercado em 2017. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

Os links compartilhados neste artigo são links de afiliados. Isso significa que o NextPit obtém uma pequena participação nos lucros se você comprar produtos através deles. Isso não gera custos adicionais para você e não tem nenhuma influência sobre o conteúdo editorial do site. Saiba mais sobre como monetizamos o site na nossa página de transparência.
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

30 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Fabiano Novaes Ferreira 29/03/2017 Link para o comentário

    espero que algum dia tenham alguma utilidade real.


  • Neto 28/03/2017 Link para o comentário

    Bom. Eu comprei meu Gear S3 frontier e posso dizer que eh fantastico. O leitor de batimentos cardiacos esta identico ao registrado pelo meu Polar M400. Alem disso, o SHealth funciona muito bem tambem, registrando quando estou malhando, ou quando estou fazendo algum exercio aerobico como corrida na esteira ou corrida na rua (que ele tb identifica e separa muito bem). Notificacoes so vejo aquelas que sao realmente importantes. Utilizo em conjunto com meu fone BT e diretamente do relogio boto o Spotfy pra tocar. Alem disso, eh um aparelho muito bonito e bem feito, com possibilidades de customizacao. Se eu recomendaria? Sim e muito. O problema eh o preco aqui no Brasil. Comprei o meu numa viagem e resumindo: achei que fosse ser besteira mas estou curtindo bastante.


  • Diego Nascimento 28/03/2017 Link para o comentário

    Mais do mesmo.


  • Roger S. 28/03/2017 Link para o comentário

    Smartwath deveria custar de R$500 à R$700, custar mais que um smarthphone intermediário não faz sentido para mim. Já as smartbands me parecem um bom negócio, desde que seja de boa qualidade, pois comprei uma xing-ling que até funciona bem para algumas coisas, mas conta passos multiplicando por 5, rsrsr;


  • Phelipe B. 28/03/2017 Link para o comentário

    Não espero nada. O Moto 360 era a melhor aposta em dispositivos vestíveis e não vingou...


  • Fernando Henrique 28/03/2017 Link para o comentário

    Gosto muito..
    Preço muito alto..
    Ainda não caiu no conceito da população..


  • Victor Lima 28/03/2017 Link para o comentário

    oq esperar né... preços nas alturas


  • Muraque O. 28/03/2017 Link para o comentário

    É.. vossas esposas que iram amar essa ideia, uma pulseirinha no vosso bracinho com direito a rastreio e tudo mais, embora a mulher não precisa de uma dessas para rastreiar neh, eita.


  • Tarlisson Jose 28/03/2017 Link para o comentário

    Tudo Caro


  • Michel da Silva Florencio 28/03/2017 Link para o comentário

    O que esperar?! Maiores preços e a obsolescência programada de sempre.


  • alexandre barbosa 28/03/2017 Link para o comentário

    Já escolhi o Finow x5 plus com bateria que dura 4 dias e com valor 2 vezes abaixo desses ai.


  •   82
    Conta desativada 28/03/2017 Link para o comentário

    Camila gostaria que vc relatasse o que melhorou no Gear Icon X após o update. Penso em comprar um, porém a bateria me faz desistir, pois os reviews que vi no YouTube dizem que só dura em torno de 90 minutos. Isso mudou?

    Conta desativada


    • Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      28/03/2017 Link para o comentário

      Vou atualizar o review, Andreu! :)

      Conta desativada


      •   82
        Conta desativada 28/03/2017 Link para o comentário

        Obrigado Camila.


  • Thiago19 28/03/2017 Link para o comentário

    Dos mostrados o único wearable que vale pena comprar é a mi band na minha opinião. Tenho a mi band 1 e pegaria a 2 ou a 3, pá b bateria realmente é boa, e falta mostrar as horas.


  • Nivaldo Cavalcante 28/03/2017 Link para o comentário

    Esperar preços maiores e utilidades secundárias apenas!


  • Victor Serafim 28/03/2017 Link para o comentário

    Quem sabe quando os smartwatch chegarem no Brasil com um preço justo, que tenha um valor menor que um Smartphone de entrada, talvez serão mais populares. Por enquanto, fico só no aguardo da minha Mi Band2 que está a caminho ❤️


  • Ricardo Silva 28/03/2017 Link para o comentário

    Eu não espero nada pois até hoje não encontrei uma utilidade ou algo nessa tecnologia que faça eu gastar dinheiro comprando isso. Mas para quem gosta...


  •   19
    Conta desativada 28/03/2017 Link para o comentário

    Enquanto não forem independentes de smartphones e reduzirem o preço terá o mesmo destino dos tablets...

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.