Meu celular caiu na água, e agora?

Meu celular caiu na água, e agora?

Acidentes acontecem e quase todo mundo conhece alguém que já passou por essa situação. Dessa vez foi o seu Smartphone que caiu na água, e agora o que fazer?

Começar pelo básico

Após retirar o aparelho da água é hora de ter calma e não tentar religar o seu Smartphone, remova a capa protetora, se houver, e o máximo possível de componentes internos, como os chips e bateria se possível, essas medidas ajudam a evitar curtos, logo no primeiro momento.

Seque o máximo possível do aparelho com um pano e dê leves batidinhas para remover o máximo de água possível de dentro dele.

AndroidPIT Wet samsung galaxy S5 5208
Remova o máximo de peças possível / © ANDROIDPIT

As próximas medidas

A melhor solução a partir daí é levar o seu Smartphone direto para uma assistência técnica, com as ferramentas corretas eles vão secar o aparelho e realizar a desoxidação das peças, dando a maior chance de recupera-lo.

Agora, caso isso não seja possível, o arroz é sim uma das melhores indicações para absorver a água acumulada e a umidade de dentro do aparelho. Encha um pote com arroz e deixe o aparelho coberto por pelo menos 24h.

pexels polina tankilevitch 4110251
Arroz pode sim ajudar no problema / © Polina Tankilevitch/Pexels

O que não fazer!

Existem diversas soluções mirabolantes na internet e algumas delas podem destruir de vez o seu Smartphone, além de te fazer perder os preciosos momentos iniciais.

  • O secador de cabelo exerce um calor localizado tão forte que pode destruir a solda dos componentes internos.
  • O aspirador de pó, além de não exercer nenhuma ajuda na evaporação da água pode sugar algum conector ou circuito do aparelho.
  • Deixar no Sol também não é uma opção, o calor incide diretamente no aparelho e pode danificar diversos componentes.

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Tenho telefone a praticamente 25 anos e nunca deixei cair na água. Mesmo em dias chuvosos, sempre tive todo o cuidado para não estragar. Hoje tenho o S10e, comprei a pouco tempo, possui o IP68, mesmo assim sempre é importante evitar molhar o aparelho, afinal, nunca se sabe se de fato o IP68 protege mesmo. De um modo geral, as pessoas abusam muito mergulhando na piscina, no mar, em cachoeiras e depois reclamam que estragou. Cada um que cuide do seu aparelho para evitar dissabores posteriores.

    Um pouco de cuidado e zelo pelo que é seu sempre é bom, isso vale também para película e capinha, comprem de boa qualidade. Recomendo Gorila Shield.


  • Realmente deve ser uma situação bem incomoda, felizmente ainda não passei por isto