NextPit

Seu smartphone travou? Confira algumas dicas para solucionar este problema

androidpit android phones confused
© NextPit

Quem nunca passou pela experiência de buscar alguma informação na internet ou estar no meio de um vídeo e, de repente, a imagem congela e o comando de toque da tela já não responde? Neste momento você está sofrendo de um sintoma muito conhecido por donos de smartphone e quase inevitável: o travamento do celular.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Se o seu smartphone nunca travou e você não conhece essa sensação, lembre-se das inúmeras vezes que o responsável pelo departamento de TI da sua empresa foi até a sua mesa e disse: você já tentou resetar o computador? Sim, isso acontece com smartphones também. Contudo, existem aparelhos que demandam mais energia que outros. Assim, confira abaixo três formas para destravar um celular.

1. Remova a bateria do aparelho

A forma mais rápida e fácil de resetar um celular Android é removendo a bateria. Apesar de termos cada vez menos smartphones chegando ao mercado com a opção de bateria removível, poder reiniciar um aparelho travado removendo a bateria é a solução mais prática. Entretanto, não transforme o método em rotina, pois ele pode danificar os componentes internos do smartphone.

ANDROIDPIT battery 3
Remover a bateria é um processo prático de reset do smartphone./ © ANDROIDPIT

2. Reinicie o celular

Outra forma prática de destravar o seu celular Android é reiniciando o aparelho, mesmo com a tela congelada. Contudo, o processo varia de acordo com a fabricante. Abaixo, você confere o comando de boot do aparelho de acordo com a marca do aparelho:

  • Samsung, Huawei, LG e ASUS: apertar e segurar o botão para ligar e desligar o aparelho por alguns segundos e soltar o botão assim que a tela acender novamente;
  • Sony e HTC: segurar os botões de volume e o botão para ligar e desligar o aparelho ao mesmo tempo, até que ele seja reiniciado.
  • Motorola: pressione ao mesmo tempo os botões de diminuir volume e de ligar e desligar o aparelho até que o celular seja desligado. Depois, ligue-o novamente.
Sensor biometrico galaxy s6 edge plus
Pressione o botão de energia por algum tempo até que o aparelho reinicie. / © ANDROIDPIT

3. No caso da Sony é diferente, claro

E para quem, assim como eu, possui um Sony, como a linha Xperia Z é unibody, o aparelho vem com botão dedicado ao reset do dispositivo. O mesmo se encontra na entrada do cartão SIM e, muitas vezes, é a única solução para destravar o aparelho.

androidpit xperia z3 compact vs xperia z5 compact 8
O botão de reset aparece na cor amarela nesta imagem. / © ANDROIDPIT

Por fim, tenha em mente que muitos destes problemas podem estar associados à falta de memória RAM e ao excesso de aplicativos instalados no aparelho. Assim, faça uma limpeza constante para remover apps que você não utiliza e feche aplicativos rodando segundo plano que você não usa com frequência. Se o erro persistir, talvez esteja na hora de começar a pensar em comprar um novo smartphone, pois você pode estar sobrecarregando o hardware do aparelho.

E aí, quantas vezes na semana o seu celular trava?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Tiarles N. 21/11/2015

    Falar que iphone não trava é o mesmo que dizer que todos os políticos do nosso país é honesto...

    Tenho iphone 6 plus com quase 1 ano de uso e já deu umas travadinhas sim! Tive o xperia z3 dual e também travava! No caso da sony era mínimo mas de vez em quando assim como o iPhone da umas travadinhas. Agora vendi meu Z3 e estou iniciando uma nova experiência com outra marca. .. o S6 da Samsung. Por enquanto S6 é muito rápido (mais do que o iPhone 6plus) só estou sentindo falta da autonomia da bateria do xperia Z3 que durava muito mais do que esse S6.

  • Wagnão 20/11/2015

    Ultimamente Só Trava No APP Do Androidpit...

72 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Estefani Oliveira 14/02/2018 Link para o comentário

    Gente, passei por poucas e boas com o meu Xperia z3, enfim literalmente nenhum dos botões do celular funciona, nem home, nem portões de volume, nada! Fiquei muito tempo procurando uma solução para os meus problemas, e não achei, um dia (já havia conseguido ligar o celular pelo PC) tive que retirar o chip e ao tirar, o celular automaticamente desligou e entrou em modo de reiniciar, com o celular ligado isso ocorre, não sei com ele desligado (nunca tentei a sorte kkk) bom...quando minha tela "congela" ou trava eu faço isso


  • Cleber Tavares 17/11/2016 Link para o comentário

    Meu Samsung S mini GTS7582L esta com um problema cruel, ponho pra carregar e nao sai da tela en q aparece a bateria e o sinal de carregando, a tela trava e nao aparece nada, a unica tela q aparece alen da de bateria é a de modo download e o loop inicial mais nada, tentei fazer hard reset mad nao entra em recovery, tentei re instalar a rom, tentei trocar a rom original para uma da cianogen, tenteitudo mas fica do mesmo jeito, alguém sabe como me ajudar? ??


  • André Palhano 10/01/2016 Link para o comentário

    Kkk o meu xperia zq vai fazer 3 anos que tenho é só agora começou com ums travamento estranho, as vezes o teclado Não abre pra digitar, quando a tela Liga as vezes fica Um faixa preta nos botões virtuais e so reiniciando pra funcionar mas deve ser a idade do aparelho kkkk tá na hora de eu compra o z5


  • André Palhano 10/01/2016 Link para o comentário

    Desculpe mais os Sony não são diferentes não pois o meu xperia zq no botão liga e desliga tem três opções que é desligar, captura de tela e reiniciar e claro tem este botão aí do lado do cartão de memória também


  • Paulo B. 13/12/2015 Link para o comentário

    Eu tenho um Xperia Z2 a 1 ano ele nunca travou, porém uma única vez ele reiniciou automaticamente, porém nunca mais aconteceu, e pra falar a verdade pelo menos pra mim um aparelho deve ter no mínimo 2 gigas de RAM, é muita informação é muita função, muito aplicativo aberto, sinceramente 1 giga de RAM só se você for aquele usuário que tem um Smartphone,pra fazer ligações, WhatsApp e um joguinho mais ou menos para passar o tempo.


  • Eliseu 23/11/2015 Link para o comentário

    eu uso um moto E 2014 (sei lá por que não troquei ainda) ele trava de forma razoável, mais de vez em quando ele reinicia ao simples ato de desbloquear ou bloquear a tela. Isso é irritante, eu gostaria de uma sugestão para acabar com esse problema.


  • Paulo Veloso 22/11/2015 Link para o comentário

    O Meu Moto G, posso dizer que não trava mais, por que desinstalei o Facebook e Manseger, porem ainda tenho o SnapChat e causa algum travamento, mais nada que o reiniciamento do celular resolva.


  • Juliano C. 22/11/2015 Link para o comentário

    Útil para usuários do Moto G kk


  • Phelipe B. 22/11/2015 Link para o comentário

    Acho legal a galera sempre procurar saber como faz pra reiniciar o aparelho caso ele trave e não dê opção de remover a bateria.
    Na linha Moto, por exemplo, basta pressionar power + vol. up por uns segundo que ele vai reiniciar.


  • Nícolas Kim 21/11/2015 Link para o comentário

    Ontem meu Moto X 2014 travou de uma forma sinistra no meio de uma conversa no WhatsApp. Quando fui desbloquear a tela para responder à mensagem, ela ficou travada, congelada, e não respondia mais aos toques. Após algumas tentativas ligando e desligando a tela pelo botão power para ver se destravava, o aparelho se desligou sozinho e não quis mais ligar por 10 minutos. Até pensei que tinha dado "morte súbita" no aparelho. Depois de pressionar e segurar muito o botão power, demorou mais 10 minutos para dar boot. Espero que esse bug seja referente ao Android Lollipop e não a problemas de hardware, e com a atualização para o Marshmallow, não ocorra mais.


  • Wislley F. 21/11/2015 Link para o comentário

    Smartphones que não travavam eram aqueles que rodavam com o Java, na era do Java eu usava um Nokia e nunca tive problema, agora dizer que Android, IOS não travam isso é impossível.
    Alguns usuários que usam Iphone dizem que nunca teve problemas com travamentos, mas isso depende muito dos aplicativos e da quantidade de aplicativos que usam, tem usuários que só compram Smartphones para acessar as redes sociais, outros compram para se divertir jogando e outros gostam de personalizar (no caso do Android). Então vai de usuário para usuário.
    (Não citei o Lumia pois nunca usei ou testei o sistema Windows Phone, então não sei se ele trava ou não).


  • davidsoares 21/11/2015 Link para o comentário

    Compre Android top de linha e não terá travamentos.


  • davidsoares 21/11/2015 Link para o comentário

    Simples assim pena que no Brasil nem todos podem ter um top de linha custo Brasil nas alturas.


  • davidsoares 21/11/2015 Link para o comentário

    As pessoas nos comentários estão confundindo lag com travamento propriamente dito, lag qualquer smartphone de qualquer sistema operacional nunca estará livre pq não existe sistema 100%


  • Anderson 21/11/2015 Link para o comentário

    Dicas básicas mas boas.


  • Jairo rios 21/11/2015 Link para o comentário

    Todo OS movel da umas travadinhas de vez em quando , realmente , se tal fato se tornar constante , o usuário deverá rever os apps instalados e se for o caso remover alguns .


  • Gilberto David 21/11/2015 Link para o comentário

    Simples, use um Nexus e se liberte. #ficaadica


    • Ramon Souza 21/11/2015 Link para o comentário

      A melhor dica do dia. Nexus é para quem gosta e manja sobre o verdadeiro android


  • Eduardo Addad de Oliveira 21/11/2015 Link para o comentário

    No moto G 2015 não presida pressionar o desliga e o volume só basta pressionar o botão de desligar


  • A.Oliver 21/11/2015 Link para o comentário

    S4 Na ROM Stock T.W da Samsung é uma desgraça😂😂

    Já na CM 12.1 é outra coisa muito rápida fluida roda liso qualquer jogo.
    Nunca Travou até agora 😉

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.