O que fazer quando seu WhatsApp é clonado?

O que fazer quando seu WhatsApp é clonado?

Com o uso mais frequente e cada vez mais popular dos aplicativos de mensagens, como o Whatsapp, é notório a preocupação em que possa ser clonado, pois hoje em dia, é comum conhecer alguém que teve um telefone o até mesmo um cartão de crédito.

O importante e bom nisso, é que o Whatsapp não pode ser clonado sem que o usuário (original) perceba. O que pode acontecer é uma pessoa conseguir acessar à sua conta e fazer login sem autorização, porém dá para reverter a situação e retomar o acesso em poucos minutos.

Whatsapp e seu aviso de ‘conta clonada’

É quase impossível usar o mesmo número de Whatsapp em dois celulares frequentemente. Caso alguém tenha conseguido acessar e autenticar a sua conta em outro telefone, um aviso chegará com a seguinte mensagem: “aviso de que o seu número está sendo usado em outro lugar”.

A mensagem pede para você verificar o celular. Ao tocar em confirmar e autenticar novamente o seu número, sua conta deve ser ativada novamente no seu aparelho. Só resta entender por que isso aconteceu, o seu número foi clonado ou você recebeu um código de seis dígitos que não pediu? Fique atento...

Atividade estranha no seu Whatsapp

Outro ponto que indica que o seu Whatsapp está sendo usado em outro lugar, é alguma atividade estranha na conta, seja alguma mensagem que você não enviou, um áudio que não ouviu, mas está marcado como visto ou mensagem que você visualizou, porém sem chegar alguma notificação.

Apesar de alguma indicação se há uma falha pontual no Whatsapp, o comportamento repetitivo pode significar que alguém que está vendo suas mensagens de outro lugar. Uma hipótese, é de que o aplicativo está sendo usado em outro computador (Whatsapp Web).

O Whatsapp Web tem como objetivo de usar o aplicativo em um navegador de um PC, enquanto estiver conectado em uma internet, as mensagens continuarão a ser replicadas onde a versão web estiver integrada. Para ver onde está conectada, acesse em Configurações > Whatsapp Web.

Prezando a segurança, recomendamos clicar em “Sair de todos os computadores” pelo menos uma vez no mês, para garantir que ninguém esteja visualizando suas conversas sem o seu devido conhecimento.

Em caso de o celular não estar mais com você...

A configuração se torna inacessível e não há jeito fácil de desativar o Whatsapp. É preciso entrar em contato com a plataforma oficial do Whatsapp e informar alguns dados para que o próprio serviço desative sua conta. Ela será reativada quando você acessar o seu número novamente em algum celular novo.

Verificação em duas etapas no Whatsapp

Uma recomendação para não ter a sua conta do “Whatsapp clonada” em outro aparelho sem a sua autorização, e se proteger de possíveis problemas, é ativar a verificação de duas etapas, onde você define um PIN com 6 dígitos que precisa ser digitado toda vez que o login for feito.

Para realizar essa função, acesse Conta > Verificação em duas etapas. Insira um PIN de sua escolha e um endereço de e-mail para recuperar a conta caso você perca. Escolha um PIN que você não esquecerá e não repasse o código a ninguém.

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Por favor redatores, façam uma matéria sobre o Signal, ele é muito mais seguro e privado!

    As pessoas precisam sair desse Facebook que não tem nenhuma segurança!