O que muda entre o PlayStation 4 e o 5?

O que muda entre o PlayStation 4 e o 5?

O novo console da Sony tem data de lançamento para 19 de novembro aqui no Brasil e já podemos encontrar até alguns jogos de PS5 à venda na Amazon BR. Mas afinal o que mudou entre os 7 anos que separam o lançamento do PS4 e seu irmão mais novo. Vamos descobrir!

GPU muito mais parruda

O processamento gráfico do PlayStation 5 é quase 10x superior ao PlayStation 4. Com 10.28 Teraflops contra os 1.84 do irmão mais velho. Apesar de tanto desempenho, o Xbox Series X, a tentativa da Microsoft de voltar a equilibrar a briga dos consoles, leva uma pequena vantagem sobre o modelo da Sony com 12 Teraflops da mesma tecnologia RDNA2.

O PS5 conta também com a tecnologia do Ray Tracing, que trás um ganho ainda maior na performance. Criando iluminação e sombras mais realistas, a experiência visual cria uma imersão e experiência ainda mais próxima da realidade.

A tecnologia exige um hardware potente para ser empregada com sucesso e por isso, não foi desenvolvida para a geração anterior de consoles.

PlayStation4
O PS4 completa 7 anos em 2020 / © Amazon.de

A entrada do Ryzen nos consoles

O PlayStation 5 vem com uma versão dos já famosos processadores Ryzen da AMD, substituindo a linha Jaguar. O Ryzen Zen 2 vem com 8 núcleos e uma frequência de 3,5GHz, enquanto o PS4 chegou com também 8 núcleos mas a uma frequência de 1,6GHz.

Com a evolução os loadings devem ser mais rápidos e os grandes beneficiados devem ser os jogos de mundo aberto, melhorando ainda mais a experiência ao se movimentar pelo mapa.

A GDDR6 chegou

O PlayStation 5 é um salto de tecnologia evidente da geração passada. A antiga geração chegou uma memória bastante rápida para época, com 8GB no padrão GDDR5, agora o irmão mais novo chega com 16GB em GDDR6 trazendo uma velocidade ainda maior.

HDD nunca mais?

Com os SSDs tomando conta do mercado e ficando ainda mais acessíveis, o console da Sony também vai contar com a tecnologia, com 825GB de armazenamento. O PS5 chega com desempenho e capacidade maior que a do PS4, que chego com um HDD de 500GB.

Apesar da capacidade maior, também podemos esperar jogos mais pesados na nova geração e o armazenamento externo vem se tornando uma necessidade.

Além da vibração

O novo DualSense é o substituto do Dualshock na linha PlayStation, o controle vai se adaptar à experiência do usuário durante os jogos por conta de uma sensibilidade ainda maior ao toque. Aumentando a imersão.

sony ps5 manette dualsense
O novo DualSense / © Sony

Compatibilidade

O PlayStation 5 retrocompatibilidade com o PS4. Assim você pode continuar com a sua experiência com os jogos desta geração enquanto aguarda os lançamentos para o novo modelo.

O PS5 também com saída de vídeo em 4K de até 120hz se você tiver um monitor com essa capacidade gráfica.

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.