Obsolescência programada: o mercado mobile e seu lado mais perverso

Moto g 2015 vs moto g 2014 comparison 1 12
© nextpit

Seu nome é estranho, mas a maioria dos interessados em tecnologia a conhece. Obsolescência programada é a política de criar produtos com vida útil artificialmente limitada, para que, após algum tempo, o cliente se sinta forçado a comprar um novo exemplar. Trata-se de uma simples e clara estratégia de venda, diminuindo ao máximo o intervalo de substituição de uma mercadoria. Neste artigo, iremos mostrar como esse fenômeno funciona no mundo Android, e como se livrar dos seus efeitos.

O mercado de celulares é talvez um dos melhores exemplos do emprego desavergonhado da obsolescência programada. Por um lado, as fabricantes lançam novos dispositivos ao menos anualmente (algumas delas semestralmente), dando a entender que a geração anterior já está de algum modo ultrapassada. Por outro, as empresas claramente deixam de incorporar melhorias e otimizações num modelo para integrá-las, aos poucos, ano a ano, nos dispositivos sucessores, mantendo sempre o rótulo de “inovador” no último lançamento.

Moto g 2015 vs moto g 2014 comparison 1 13
O Moto G 2015 (esquerda) e o Moto G 2014 (direita) - poucas diferenças. / © ANDROIDPIT

Além disso, a cada nova distribuição das atualizações de software, uma leva de dispositivos que nem completaram 3 anos são impiedosamente excluídos do update do SO, formando um verdadeiro exército de aparelhos bons, mas que rodam com um sistema operacional ultrapassado.

Por fim, a obsolescência programada não é apenas prejudicial ao consumidor, ela faz um mal tremendo ao meio-ambiente. Por causa dela e da necessidade artificialmente criada de ter sempre o último modelo, toneladas de lixo eletrônico são produzidas a cada ano.

O que fazer contra a obsolescência programada?

A primeira medida é se informar! Não se deixe levar pelos anúncios publicitários oferecendo um mundo de novidades; leia testes dos novos aparelhos, assista aos vídeos com os reviews, saiba todas as suas funções, etc. Essa é a única maneira de descobrir se um dispositivo é realmente inovador e se vale a pena substituir o seu atual aparelho. Como dito acima, muitos “sucessores” trazem mudanças mínimas com relação aos originais.

Se o problema for de software e seu dispositivo tiver sido abandonado pela fabricante, ROM customizada nele! A maioria dos dispositivos “antigos” é perfeitamente capaz de rodar ao menos algumas das funções recentes, e você encontra versões adaptadas para cada aparelho no fascinante e (ainda) independente mundo das ROMs. Com firmwares da CyanogenMod, Paranoid Android e companhia, seu dispositivo poderá ganhar vida nova!

Android KitKat custom roms
Experimente instalar uma ROM customizada em seu aparelho antes de comprar um novo. / © Google, CyanogenMod, AOKP, Paranoid Android, Omni/ANDROIDPIT

O que você pensa a respeito desse tema? Troca de celular mais do que o necessário?

Ir para o comentário (122)
Daniel Carrara

Daniel Carrara
Diretor de Conteúdo

Nasceu no Brasil e vive em Berlim já há 6 longos invernos. É fascinado pelo mundo do Android e lê avidamente tudo sobre o assunto e sobre tecnologia em geral. Não gosta muito de escrever sobre si (prefere o tema Android e aplicativos para facilitar a vida das pessoas) e torce pelo América.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
122 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Kolling 1
    Kolling 22/02/2017 Link para o comentário

    o problema nao é só esse, são peças que param de funcionar de uma hora para outra sem explicação, ja troquei mais que a metade do meu lg g2 assim, e minha camera que era a mais top quando comprei e hoje é una mierda, é triste


  • 2
    Paulo Martins 13/02/2017 Link para o comentário

    O lado negro da obsolência programa no caso dos celulares eh que a cada atualização eles "pioram" algumas características do aparelho, fazendo com que ele fique sutilmente mais lento a cada 3 ou 4 meses depois do fim da garantia, e piorando quanto mais o tempo passa, inserindo comandos para a bateria se esgotar mais rapidamente, entre outros. No meu caso, além de vários outros problemas, a cada atualização do meu ex-ZENFONE 2, a câmera ficava pior, quando comprei as fotos ficavam ótimas, e tinha uma função chamada POUCA LUZ que era maravilhosa, e após 1 ano a função ficou inutilizada, deixando a imagem granulada e borrada.


    • Kolling 1
      Kolling 22/02/2017 Link para o comentário

      comentario top, sinto o mesmo com meu lg g2, ainda acho o mais top ja lançado, mas a obsolescencia é foda


  • Tiago Fernandes 1
    Tiago Fernandes 19/04/2016 Link para o comentário

    Meu S3 está rodando liso o Android 6.0.


  • 4
    Cleber Aromas 18/02/2016 Link para o comentário

    LAMENTÁVEL, meu G. Note 2 q o diga!!!


  • 54
    Conta desativada 09/02/2016 Link para o comentário

    Matéria bem a calhar, tenho falado sobre isto (mesmo sem saber deste termo estranho) para muitas pessoas que compraram ou querem comprar um novo celular, que as mesmas não se deixem levar pelo papo do vendedor, que muitos deles, nem todos é claro, não sabem nada (porque na verdade não é missão do vendedor também falar sobre isto) sobre políticas de atualização. E o pior disto é que conheço pessoas que compraram celulares recentemente e o mesmo ainda está rodando com o KitKat (uns com o 4.4.2 e outros com 4.4.4) e quando se procura por atualizações pelo próprio aparelho, Nada! Diz que já está atualizado. Procura-se no site da empresa se haverá atualização para o aparelho, mas o que acontece é que ou não há informação sobre isto ou então, não haverá atualização mesmo. Aí tem que partir para uma Rom customizada. Acredito assim que se a empresa quer lançar um celular novo que o faça. Se quer o o novo aparelho seja o primeiro a ser atualizado para SO mais atual que faça, mas que não abandonasse, definitivamente, muitos aparelhos que rodariam, tranquilamente, um SO atual. Vamos ver o que acontece daqui pra frente, as empresas deveriam pensar mais no cliente, mas elas querem é mais dinheiro mesmo.


  • Nícolas Kim 27
    Nícolas Kim 25/12/2015 Link para o comentário

    Por isso comprei esse ano meu Moto X 2014. Enquanto as pessoas estiverem consumindo esses aparelhos recém-lançados em peso, alimentando esse tipo de consumismo, isso irá existir. Penso seriamente em, ano que vem, instalar uma ROM customizada no Motorola, já que a versão Marshmallow será a última a ser entregue a esse modelo. Só trocarei ele por um Moto X Force, talvez, se o preço abaixar muito e minhas condições melhorarem.

    Lucas Assis


  • Jhosefe Sousa 1
    Jhosefe Sousa 22/12/2015 Link para o comentário

    Pessoal tenho um Moto G segunda geração e estou quase jogando na parede de tão lerdo


    • 8
      Marcelo Rosario 09/02/2016 Link para o comentário

      Tenho um tb e estava na mesma situação do seu. Instalei uma rom customizada (tesla) pelo XDA e o aparelho ficou outro. Super rápido e sem travamentos, recomendo


  • Eduardo Papa 15
    Eduardo Papa 22/12/2015 Link para o comentário

    Obsolescência programada é assunto mais profundo do que apresentado aqui. Fica difícil imaginar as coisas diferentes, pois volte um tiquinho no passado, 8 anos, tínhamos leitor de digitais em telefone? (atrix saiu em 2011), não tínhamos certas tecnologias, logo, sim tem que se haver novas pesquisas e desenvolvimento. Sendo assim, certos aspectos de 3 anos atras não são válidos agora. Agora, também não concordo que um telefone de 2012 para cá não comporte uma nova versão de sistema base. Não adianta falar que as empresas são capitalistas e blabla, todos somos, se você tem emprego seguramente você quer que o cliente volte e continue comprando, o que não pode ocorrer é esse estupro que ocorre com valores atualmente, um telefone que custa mais que uma tv 4k e que não dá nem para usar como um computador completo (não adianta falar que tem excel, autocad, photoshop as pessoas não irão criar um projeto no celular). Eu tenho um moto x primeira geração, está certo que a bateria não dura mais como antigamente, o recurso que tenho mais usado, NFC se eu colocar a custom, eu o perderei que o pagamento por aproximação. O artigo está bacana dessa vez. Espero que continue com assuntos não ligados diretamente ao android apenas... ah pensem que o único veiculo atualizável, hoje é tesla, os demais se você quiser de fabrica algo novo, somente comprando um novo.

    Felipe Dourado


  • Kiritsu Yakagami 16
    Kiritsu Yakagami 22/12/2015 Link para o comentário

    no momento to precisando de um top de linha mesmo pra me satisfazer mas quando tiver esse n trocarei por no minímo 3 anos

    Juliano C.


  • Henrique Guimarães 27
    Henrique Guimarães 22/12/2015 Link para o comentário

    Estou com meu aparelho há 4 anos, agora vou trocar por outro!
    Mas a grande galerinha aqui (vide comentários), adora "atualizar" seu aparelho, só pra "apresentar" pra sua galera...pra se sentir...

    Eduardo Papa


  • Felipe A. 13
    Felipe A. 22/12/2015 Link para o comentário

    Aokp já era a época dela kkk :/


  • Rodrigo Reinaux 27
    Rodrigo Reinaux 21/12/2015 Link para o comentário

    Meu cunhado ainda tem o Note 3, muda de ROM a cada 6 meses e é feliz da vida. Antigamente era complicado porque só alguns aparelhos tinham uma comunidade dedicada, hoje é bem mais fácil encontrar ROMs pra qualquer smart. A única dica é que quanto mais top o smart, melhor ele vai rodar as ROMs custom, tanto pelo hardware, quanto pela quantidade de pessoas desenvolvendo.


  • 15
    Ricardo Cubas 21/12/2015 Link para o comentário

    Estou com um Galaxy Note 3 e não consegui encontrar motivos pra fazer um upgrade. No entanto, qd pintou o Oukitel10000 com sua mega bateria de 10000 mAh, comprei na hora pq eh isso q preciso...ficar longe da tomada por 3 dias.


  • 9
    caique 21/12/2015 Link para o comentário

    isso é verdade, a maioria das pessoas trocam um celular bom por outro que é a mesma coisa com uma ou outra coisa diferente, eu acho que se for para trocar, troque se ver que mudou MSM, eu esse ano vou trocar meu tabket pq ele só tem 512 MB de RAM e não roda o sistema sem travar, mais vou continuar com meu celular pq ate hoje ele não travou e a nova geração dele e quase a mesma coisa :)


  • Paulo B. 5
    Paulo B. 21/12/2015 Link para o comentário

    É por isso que mesmo o z5 chegando com processador 64 bits, ainda ficarei com o z2, não a diferença considerável, então nessa matéria, quem é usario da Sony e não é movido por ter última geração realmente sai no lucro, óbvio que não serei irônico ao ponto de dizer que não pegaria o z5 premium, mas comparando ao z5 normal, o z2.da conta fácil.


  • 20
    Johnny 21/12/2015 Link para o comentário

    eu contínuo com meu velho em bom Nexus 4, rodando atualmente o Marshmallow 6.0.1 e enquanto houver ROMs customizadas trazendo a versão atual, mantendo o mesmo desempenho ou superando a ROM Stock 5.1.1, este vai continuar sendo meu aparelho definitivo. Quando as ROMs não conseguirem mais manter a velocidade, desempenho e fluidez, então sim, penso em trocar de aparelho. Melhor coisa que fiz foi ter escolhido um Nexus, pois o suporte dos desenvolvedores é bem extenso e maior.

    Rodrigo Reinaux


  • 20
    Whyatt Earp 21/12/2015 Link para o comentário

    Quem não quer brincar, não desce para o play. Enquanto tiver gente comprando isso vai continuar


  • wagner lima 12
    wagner lima 21/12/2015 Link para o comentário

    Galaxy s5 eu infelizmente venda talvez só não vendi ainda por que meu zenfone 2 não é a prova d'Água ...só isso pior que ele é top....e pagar 3000 ou 2000 em um s6 fora de questão é o s6 problemático cheio de problemas ....ao menos que vejo o pessoal reclamando nas comunidades....


  • Kerssy Jhonnes Wistherpon 32
    Kerssy Jhonnes Wistherpon 21/12/2015 Link para o comentário

    A Samsung é a pioneira nisso.

    Cleber Aromas


  • Gustavo L. 38
    Gustavo L. 21/12/2015 Link para o comentário

    Galaxy S3 recebendo o marshmallow através da CM é a prova mais clara de que obsolescencia programada acontece, ai no ano seguinte o próximo modelo lançado recebe pequenas alterações que "justificam" o salto no preço em relação ao modelo anterior.


  • Luís Fernando B. 17
    Luís Fernando B. 21/12/2015 Link para o comentário

    Seria bom algum órgão regulamentador exigir das empresas um período mínimo de atualizações, por exemplo 5 anos obrigatoriamente devem lançar as atualizações.


    • 14
      Yuri Barbosa 22/12/2015 Link para o comentário

      Não. NUNCA pense numa besteira dessa. Seria pior. Aparelho ainda mais caro. Esse é o mal do governo brasileiro. Não queira empregar essa mesma idéia falida na tecnologia.


    • Eduardo Papa 15
      Eduardo Papa 22/12/2015 Link para o comentário

      provavelmente não daria certo, pois iriam inflar ainda mais o preço dos aparelhos, para manter uma equipe de desenvolvimento. O que realmente seria mais interessante, acho eu, uma certa obrigatoriedade em liberar os driver para desenvolvedores independentes tipo a cyanogen e afins, pois ai teoricamente, daria uma sobrevida aos entendidos... gente que troca de telefone o tempo todo sempre continuará existindo, gente como a gente que gosta de ler e funfar até não poder mais, são poucos nesse universo android.


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 21/12/2015 Link para o comentário

    deve ser por isso que o moto maxx não atualizou ainda... alavancar as vendas do force... demorando demais pra sair


  • Flavio de Paula 9
    Flavio de Paula 21/12/2015 Link para o comentário

    Primeiro, essa história de não atualizarem aparelhos antigos, mas que têm hardware pra assumir a atualização! Nosso mundo não aguenta mais essa onda de consumo descontrolado! Todos os aparelhos deveriam ser atualizados até o limite de seu maquinário!

    FlávioGabrielJohnnydeopainasAlexandre Abreu


  • Ader Marcelo 38
    Ader Marcelo 21/12/2015 Link para o comentário

    Nexus 4 aqui firme e forte na Rom Fake Nexus que tá na 6.0.1 e se depender desses aparelhos lançados recentemente, vou continuar nele, queria trocar pelo Moto X Play mas a ausência do giroscópio me incomodou um pouco no primeiro momento, vou esperar meio do ano que vem se a segunda geração dele vem o dito sensor e o aparelho com novidades, esperando que não seja um "Moto G 2015" em cima do Moto G 2014, ou seja, como dito na matéria, só aumento de números.


  • Roberto Oliveira 32
    Roberto Oliveira 21/12/2015 Link para o comentário

    Foi exatamente nisso que pensei qndo escolhi meu smartphone.

    Sai dum Milestone 2 pra um Moto Maxx ja pensando que nao trocaria de smartphone tao cedo.


  • 5
    Leandro Guilherme 21/12/2015 Link para o comentário

    Tenho o note 3 desde o lancamento ate agora nunca me deixou na mao


  • 44
    Conta desativada 21/12/2015 Link para o comentário

    Apesar de discordar de alguns pontos, o texto do artigo ficou ótimo.
    Gostei.
    Espero ver mais artigos como este no Androidpit.

    =]

    Johnny


  • 4
    Bergue Souza 21/12/2015 Link para o comentário

    Com o meu note 4 espero agora ficar ao menos dois anos rsrs


  • Luis G. 6
    Luis G. 21/12/2015 Link para o comentário

    eu com nexus 4 ( comprado a 3 anos , justamente com medo da falta de atualizações android 0 atualizou até a versão 5.1.1 , marshmallow não veio .. vou rotear em breve , o telefone continua funcionando bem ..não tenho porque trocar , telefones novos custando mais de 2k até 3k .. compro um note com essa grana

    Johnny


  • Sabrina L. 12
    Sabrina L. 21/12/2015 Link para o comentário

    Achei válido trocar o meu S3 (que já estava muito sambado)
    Por um S5 e não vejo motivos para trocar ele agora, apesar do S6 edge encher meus olhos.

    Felipe Ferreira


  • Lucas Kidricki 9
    Lucas Kidricki 21/12/2015 Link para o comentário

    3 anos? como tu pegas leve, não. é 1, 2 no máximo. se for top de linha.


  • Amanda Campos 17
    Amanda Campos 21/12/2015 Link para o comentário

    Moto Maxx. O rei da obsolência programada.

    Sherman MorisonJorge MirandaTiagoFelipe Matheus


    • Tiago 30
      Tiago 21/12/2015 Link para o comentário

      Logo, logo será superado pelo Force 2.. kkkkkkkk


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 21/12/2015 Link para o comentário

    Mas fica a pergunta...
    Isso só começou acontecer a partir da existência do android ou já existia antes?


    • 44
      Conta desativada 21/12/2015 Link para o comentário

      Já existia.

      Tiago


  • 3
    Caio borges 21/12/2015 Link para o comentário

    E eu com o meu galaxy s3 intacto e um galaxy tab 2, ambos com custom. Os loucos e endinheirados que comprem todos os anos novos smartphones.

    Márcio Nascimento


    • Victor Lima 2
      Victor Lima 21/12/2015 Link para o comentário

      Acredito que do s3 pro s6 a diferença é muito válida e justa a "troca", passados 3-4 anos com um smartphone. Espero ficar com o meu edge até o sair o s9 ou ainda s10' Rsr.

      Felipe Ferreira


  • 99
    Conta desativada 21/12/2015 Link para o comentário

    Excelente matéria!!!
    Por isso continuou com meu Moto X 2014
    Correndo da obsolescência programada 👍😜

    Willian Matheus MarchioriJorge MirandaMárcio Nascimento


    • Willian Matheus Marchiori 22
      Willian Matheus Marchiori 21/12/2015 Link para o comentário

      Concordo peguei o Meu no lançamento, usando android 4.4 passou para 5.0 e 6.0 agora com o 6.0 tenho o aparelho atualizado por mais 1 ano +/- um aparelho top por 1,5k foi a melhor compra com certeza, uma pena a nova linha não ter o mesmo custo/beneficio acredito que foi a ultima att mas já ta legal.. se vier um 6.1 ou superior então nem se fala...


  • 6
    Iury Nathan 21/12/2015 Link para o comentário

    boa materia para leigos... quem nao sabe que todo ano vai lancar coisas que eles =sabem a anos que eh bom e inovadora, eles tem que lucrar e os besta comprar a ultima geração,.

    todos sabem que qualquer celular com 3 anos de uso pode atualizar como ultimo SO, mas a empresa pra vender nao faz isso para poder vender... como sempre digo o mujndo e capitalista e sempre visa op lucro nunca os clientes.


  • Phellipe Ferreira 9
    Phellipe Ferreira 21/12/2015 Link para o comentário

    Muito boa a matéria. Quem sabe aprofundar mais nos assuntos em uma nova futura matéria.
    Estou feliz com meu Nexus 5, que me atende bem. Claro que poderia ter uma bateria melhor, uma capacidade de armazenamento maior, uma câmera melhor. Mas essas questões não são o suficiente para me fazer comprar um smartphone novo - pelo menos não agora. Estou programando trocar no final do ano que vem, quando o meu N5 completa dois anos (acho que vai ser o meu limite), os últimos Nexus me chamaram bastante atenção. Talvez o N6p dure mais de dois anos comigo :D


  • Diego 35
    Diego 21/12/2015 Link para o comentário

    Matéria ótima! Eu tenho um Xperia M2 e sou muito tentado a comprar o M4 que me enche os olhos, mas é só eu parar 5 minutos e pensar "o que ele faz que o meu m2 não faz - Além de esquentar muito -? ". Realmente, o marketing, toda a influência envolvida no dia a dia faz você pensar coisas do seu smart. Mas é só eu parar pra pensar que a vontade logo passa


  • 8
    Conta desativada 21/12/2015 Link para o comentário

    infelizmente existe e sempre existirá, eu tinha o moto g 2 dtv e fui obrigado a trocar pelo moto g 3, simplesmente pelo fato da atualização pro lollipop fez com que o aparelho apresentasse bugs!


  • 10
    Josue Damasceno 21/12/2015 Link para o comentário

    root no aparelho e mande as empresas desonestas pro limbo!!!

    Márcio NascimentoJuliano Santos


  • 5
    Barboza 21/12/2015 Link para o comentário

    Tenho um Moto G primeira geração (falcon) e da atualização para o Lollipop por parte da motorola o aparelho começou a apresentar falhas, desligamentos e bugs estranhos. Hoje estou com Cyanogenmod 13 rodando liso. A parte de software é fácil arredondar a situação.

    Pedro Nunes


  • 18
    Pedro Porto 21/12/2015 Link para o comentário

    Hoje não vejo a não atualização do software com mals olhos. O aparelho foi desenvolvido todo dentro de uma versão do software, mudar isso pode (e costuma) piorar o desempenho dele. A exemplo do que a Apple faz com seus iphones, em que as versões antigas ficam cada vez pior quando atualizadas...

    Johnny


  • Henriquellima 19
    Henriquellima 21/12/2015 Link para o comentário

    Usei meu Galaxy SIII desde o lançamento em 2012 até outubro de 2014 quando decidi trocar pelo Moto X Segunda Geração. Depois da atualização porca da Samsung pro Android 4.3, eu coloquei a CyanogenMod nele e ganhei um novo aparelho. Quando eu troquei de aparelho, eu o vendi com o Android 4.4.4 instalado e meu colega ainda o usou até infelizmente a placa mãe queimar. Mas ele ainda aproveitou o 5.1.1 no SIII que rodava fluído. Essa obsolescência programada é a pior coisa que existe no mundo. Não serve pra nada, a não ser engordar mais ainda os bolsos das fabricantes.

    Johnny


  • David CD 80
    David CD 21/12/2015 Link para o comentário

    Se a gente parar e refletir, veremos que esse mercado mobile eh um lobo devorador. Fugiu da realidade, pois tem pessoas que pagam 3 mil reais num aparelho com vida útil de 2 anos, depois disso parará de receber atualizações oficiais da marca. E assim se torna um aparelho obsoleto. E sem falar na desvalorização iminente, que vai valer apenas 30 % do valor pago, e olhe lá...Enfim...talvez estejamos sendo loucos, e não enxergamos o valor real de nosso dinheiro, em empregar num segmento obsoleto, como o mobile.

    JohnnyGuilherme FF


  • Rafhael Gonçalves 4
    Rafhael Gonçalves 21/12/2015 Link para o comentário

    Primeiramente parabéns pela reportagem de suma importância.
    As fabricantes fazem isso pq o consumidor final gosta de novidades, sabe q o brasileiro gosta de modismo e estar sempre com o novo. Mas isso não funciona comigo, veja bem; Só atualizo os apps caso pare de funcionar e fique obsoleto naquela versão, caso contrário não. As vezes coça pra ver as novidades de como ficou tal app após uma atualização mas não o faço, pois isso contribuirá para travamentos futuros no meu Android. S O a mesma coisa. Cartão de memória com tudo organizado nele, e assim deixo pelo menos 8 gb livres de 16 pra rodar liso meu celular e funciona. Minha versão do Facebook é uma das mais antigas, mas enquanto a maioria reclama de travamentos constantes no face, o meu roda liso. Então, eis algumas coisas que faço pra driblar a obsolescência programada. Não atualize nada. Atualizações são para obsolescer seu aparelho. Outra coisa, não baixe muitos apps, o que der para fazer num computador, opte por isso.

    Isabel SilveiraDavid CD


    • David CD 80
      David CD 21/12/2015 Link para o comentário

      Curti sua dica. Tenho um LG G3 e até agora não atualizei...Estou analizando se irei atualizar para o 6.0.


  • Vinícius Petrolli 11
    Vinícius Petrolli 21/12/2015 Link para o comentário

    Bateria não removível é um bom exemplo de aplicação da obsolescência programada.

    Conta desativadaArthur CastroDeivis SchumanThiago Rodrigues


    • Arthur Castro 2
      Arthur Castro 23/12/2015 Link para o comentário

      Exatamente o que eu ia dizer, na verdade era o que eu esperava que a matéria fosse comentar tb.

      Conta desativada


    • 44
      Conta desativada 23/12/2015 Link para o comentário

      Rapaz, não tinha pensado nisso.
      Muito bom o paralelo que você fez.


  • 2
    Eliel 21/12/2015 Link para o comentário

    Tenho x1 e apesar do abandono por parte da Motorola gosto muito do meu aparelho. Tenho Epsilon Project 4.4.4 (baseada na stock kitkat) e quando eu enjôo vou para a Cyanogen/Nx/Team Razor/Crdroid... E vice versa.


    • 3
      Felipe Augusto 21/12/2015 Link para o comentário

      Tbm tenho um moto x1 está no 5.1 rodando como se fosse novo ,PS: comprei ele 2 meses após o lançamento


    • Eduardo Papa 15
      Eduardo Papa 22/12/2015 Link para o comentário

      Te perguntar, voce usa o nfc para pagamentos?? Pois li em algum lugar que bloqueia... só isso que me impede de usar uma custom!!!


  • Kaio César Mergulhão 13
    Kaio César Mergulhão 21/12/2015 Link para o comentário

    Essa matéria merecia uma troféu!


  • Lucas Goulart F. 46
    Lucas Goulart F. 21/12/2015 Link para o comentário

    É esperar que o Project Ara ponha um fim nisso...

    deopainasRafael OliveiraThiago Rodrigues


  • 15
    Márcio 21/12/2015 Link para o comentário

    Ótimo texto, e por isso o custo benefício a longo prazo ainda é da Apple no IOS não fragmentando


    • Adriano torre 11
      Adriano torre 21/12/2015 Link para o comentário

      Só era o que faltava agora, o que se paga em uma merda daquela merecia a Apple dar um de graça no mínimo dois lançamentos.


      • Fellipe Paz 40
        Fellipe Paz 21/12/2015 Link para o comentário

        Até parece que Android é barato


      • 8
        João Pedro 21/12/2015 Link para o comentário

        Depende né


  • Renato Corrêa 17
    Renato Corrêa 21/12/2015 Link para o comentário

    muito bom o tópico. tenho um Nexus 5. Comprei (novo) quando o aparelho já tinha quase 1 ano de lançamento. Atualmente não tem nenhum aparelho que "me encha os olhos"... única" novidade" q eu acho q seria interessante ter é o carregamento rápido e o leitor de digo... mas ainda não vi nenhum aparelho (com exceção dos Nexus 5 2015) q me faça querer abandonar meu Nexus 5.

    Fellipe Paz


    • Fellipe Paz 40
      Fellipe Paz 21/12/2015 Link para o comentário

      Migo num sei se sabes mas o nexus 5 suporta o carregamento rápido é só comprar o carregador com quick charge 2.0 (turbo) que funciona ( também tenho um nexus 5)


    • RodR93 3
      RodR93 21/12/2015 Link para o comentário

      Leitor de QR já vem nos apps de câmera do motorola, estou com a 5.1 no motoX2 e tem esse recurso, nos sites dizem que a novidade é do 6.0...

      Carregador turbo da motorola funciona nos outros celulares também, tenho o carregador e funciona tanto no MotoE do meu pai e no RazrHD da minha mãe...


      • Adriano torre 11
        Adriano torre 21/12/2015 Link para o comentário

        Carregador turbo só funciona se o dispositivo for compatível com a tecnologia


      • Fellipe Paz 40
        Fellipe Paz 21/12/2015 Link para o comentário

        Funciona funciona em tudo mais só vai funcionar como turbo em celulares que carregam a linha 800 da snapdragon


  • Gabriel César 10
    Gabriel César 21/12/2015 Link para o comentário

    o melhor a fazer é comparar, muitas vezes as mudanças são minimas e nem sempre tão satisfatórias, passei de um X1 pra um G3, um bom update, mas não valeria passar de um X1 pra um X2 nessa linha de pensamento

    Gilmar Luiz


  • 22
    Conta desativada 21/12/2015 Link para o comentário

    Dado o momento econômico do nosso país é bem provável que demoremos mais a trocar de celular. Eu particularmente acho que qualquer celular aguenta 2 anos.


    • Luis Pena 2
      Luis Pena 21/12/2015 Link para o comentário

      Eu que o diga haha, estou com o meu galaxy s3 a uns 3 anos haha


      • Gilmar Luiz 64
        Gilmar Luiz 21/12/2015 Link para o comentário

        E pode rodar o Marshmallow nele, tbm já esta disponivel, assim vou fazer em um M- G1ª geração aqui


  • 5
    João Veríssimo 21/12/2015 Link para o comentário

    conheço muito muito bem este assunto e senti na pele como é danoso. Depois de 7 anos usando IPhone com problemas nível Zero, mudei para motorola Moto X 2, muito satisfeito até os 12 meses e 2 semanas de comprando quando ele simplesmente travou e não mais carregou o Android. Por fim levei na Moto Care que alegou telefone sem defeito mas que precisava a mudança na placa mãe no valor de R$ 780,00 informei sobre a garantia e eles ignoraram. Por fim comprei outro celular e levei a motorola para a justiça. Vai demorar um pouco o julgamento mas certamente vou ganhar mais que um celular. A dica é, empresa não respeita o consumidor este deve recorrer a justiça para resolver estas questões. No final das contas você tem de volta um aparelho novo mais a indenização.

    Thiago RodriguesGilmar LuizPelizarilucas andre


    • Vinícius Petrolli 11
      Vinícius Petrolli 21/12/2015 Link para o comentário

      Um amigo meu está com o mesmo problema com a motorola. A empresa está negando a garantia de seus smartphones, dizendo que o problema foi mal uso do usuário. Uma pena.


  • Diêgo Siqueira 36
    Diêgo Siqueira 21/12/2015 Link para o comentário

    O motivo da minha obsolescência em não trocar meu Note 2 pelo 4 é o preço 😧😧 vejo que meu aparelho ainda esta bom se não tivesse sido abandonado no KitKat pela fabricante não pensaria em trocar tão cedo.

    Fellipe Pazlucas andre


    • Fellipe Paz 40
      Fellipe Paz 21/12/2015 Link para o comentário

      Você pode instalar a rom portado do note 4 ou 5 no seu note 2 procure um tutorial de como fazer isso no google e seja feliz :D


  • 2
    Alexandre Alephone 21/12/2015 Link para o comentário

    BOM ASSUNTO, ANDROID PIT! PARABÉNS! 👏


  • Romulo M 13
    Romulo M 20/12/2015 Link para o comentário

    já faz tanto tempo q uso o s3 e tô pensando em trocar pelo moto x style👌

    Tiago Hastenteufel


  • Eric Romero 39
    Eric Romero 20/12/2015 Link para o comentário

    Acho que, se a obsolescência programada for verdadeira, é uma atitude irresponsável e maldosa das fabricantes de celulares, já que são cientes da necessidade de conservação ambiental.

    Fellipe Paz


    • Fellipe Paz 40
      Fellipe Paz 21/12/2015 Link para o comentário

      no mundo capitalista, alguém ta ligando pra natureza ?

      Eric Romero


      • Eric Romero 39
        Eric Romero 21/12/2015 Link para o comentário

        Infelizmente, a maioria não liga. Mas é uma questão indispensável. O que deixaremos aos nossos descendentes?


  • Marcos Paulo 3
    Marcos Paulo 20/12/2015 Link para o comentário

    A obsolescência programada no Android principalmente esta diretamente relacionada ao infinita diversidade de aparelhos e a necessidade de um software específico para cada um... A demanada de nova tecnologia acaba impossibilitando as fabricantes a dar o devido suporte. A Apple consegue ser a melhor nesse quesito por trabalhar com uma variedade reduzida e apostando principalmente na atualização constante de seus gadgets.

    Márcio


  • 13
    Hugo Amorim 20/12/2015 Link para o comentário

    mas isso eh cula do consumidor. os fabricantes estão certos. se as pessoas continuam comprando mesmo sabendo disso, pq as empresas deveriam mudar sua postura?
    se tem quem venda eh pq tem quem compre.

    Jose Claudemi


  • 73
    Jairo rios 20/12/2015 Link para o comentário

    Diria que a obsolescência programada é uma característica do Android e suas OEMs , tudo bem que precisam vender para sobreviver , mas estão forçando a barra , não teria problema algum garantirem atualizações por pelo menos 2 anos a todos.

    Gilmar LuizJose Claudemi


    • Jose Claudemi 8
      Jose Claudemi 20/12/2015 Link para o comentário

      a google já faz isso , o problema são as empresas que param de atualizar rapido demais

      Gilmar Luiz


    • Gilmar Luiz 64
      Gilmar Luiz 21/12/2015 Link para o comentário

      Mas isso é fácil gente, como já sabemos da estrategia dessas empresas, então não compramos os produtos, daí vai sobrar produto no mercado, mesmo antes de ele lançarem outro, e vão acabar encurralados, de repente vão ter que estar dando aparelhos de presente, tipo compra 1 e leva 2, isso deve ser feito para que aprendam que o domínio tbm está do outro lado

      Rodrigo Terror GiesbrechtThiago Rodrigues


  • 25
    Conta desativada 20/12/2015 Link para o comentário

    Há uns anos atrás gostava do meu nexus 4 e ipad 3 sempre atualizados. Hoje sou contra que os smarts e tablets tenham atualizações frequentes.

    Qt ao Ipad 3 qd comprei vinha com o ios 6, sempre mt rápido. Atualizou para o ios 7 e já notei que não era super rápido, atualizou para o ios 8 e ficou no limite do rápido. O que me deixou frustrado foi que ainda atualizou para o ios 9 e ficou super lento e sem 80% das funcionalidades do ios 9!!! Por que não ficou no ios 8??? O tablet ficava mt melhor. Só para dizer que tem o ios 9 sem ter as funcionalidades do ios 9....

    Qt ao nexus 4 ficou no Android 5.1.1, e agora sim!!...ficou sem bugs, estava farto de atualizar, e cada atualização vinha sempre com algum bug. Agora tiro o máximo proveito do smart.
    No entanto acho que a política da Google de atualizar por 2 anos e mais alguns meses, acho super correta pois o nexus 4,hoje em dia é mt mais rápido que o ipad 3. Se tivesse mais atualizações como a Apple faz, o Nexus 4 hoje em dia já tinha morrido.

    Hoje acho mt mais importante atualizar as apps do que o próprio sistema operativo.

    É a minha opinião

    Eduardo SelingerFernando P.Jose Claudemi


    • Jose Claudemi 8
      Jose Claudemi 20/12/2015 Link para o comentário

      o problema da apple é atualizar os aparelhos que não suportam mais o novo sistema , eles capam e jogam no smart ou tablet e fica por isso mesmo , apenas pra manter a fama de que mantem tudo atualizado. concordo com você nesse ponto Pedro, mesmo sem o sistema operacional mais novo , você não deixaria de utilizar as pincipais funções do seu aparelho, e algumas vezes , como no caso do seu ipad, é melhor que o aparelho fique com o SO mais velho e que ainda seja funcional.

      Gilmar LuizConta desativada


  • Jose Claudemi 8
    Jose Claudemi 20/12/2015 Link para o comentário

    isso vai muito de uso também , posso durar 3~4 anos com meu moto g2 , foi criada uma ideia na cabeça do consumidor , de que se precisa sempre do mais potente e mais caro, de que adianta pagar 4k num celular se vai usar redes sociais só?assim cada ano compram o mais caro so pra tarefas simples , se usassem realmente o aparelho , veriam que um top dura 4~5 anos fácil, mesmo sem atualizações , com rom. essa é uma estrategia cruel de vendas , defasa aparelhos ótimos em pouco tempo e gera muito lixo. uma alternativa a isso seria o projeto ara , da google?

    Gilmar Luiz


  • Flavio Rampazzo 26
    Flavio Rampazzo 20/12/2015 Link para o comentário

    Parte da obsolescência programada é acreditar que precisa atualizar toda hora. Se está funcionando bem, fluido e estável vai mexer em que? Sou cético nessas melhorias.

    Denys M.Conta desativada


    • Rafhael Gonçalves 4
      Rafhael Gonçalves 21/12/2015 Link para o comentário

      Qual seu aparelho atual?


  • Nathan M. 18
    Nathan M. 20/12/2015 Link para o comentário

    é apenas estratégia de MKT que as empresas adotaram, porém prejudicial ao consumidor final😥😛


  • 7
    Mário Corrêa 20/12/2015 Link para o comentário

    O maior problema é o consumidor, que não se informa a respeito dos aparelhos. Você não está proibido trocar de aparelho, mesmo sabendo que o seu "carregaria o piano" sem susto. Creio que aos poucos as pessoas passarão a reagir contra esta prática. Um top de linha pode durar bons 4 ou 5 anos. Tenho um S4 rodando muito bem o Android 6.0 com "Nova Launcher". Mas antes disso, já tinha feito root para o Lollipop. E está muitíssimo bem. Uso como aparelho de trabalho.


  • Fellipe Paz 40
    Fellipe Paz 20/12/2015 Link para o comentário

    Quanto a isso todas as empresas do mundo android fazem isso, e o máximo que elas atualizam é dois anos.
    Google, motorola, lg, sony, samsung atualizam no máximo até dois anos e pronto nesse sentido eu tiro o chapéu pra apple que atualiza os dela ate eles explodirem isso se chama respeito com o consumidor e nem vem dizer aaaa é caro tem que atualizar mesmo, sim só a apple que cobra caro nos aparelhos dela ? ate onde sei android e caro também chegando ate os 4K (estamos falando de top de linha não venha falar em preço de moto g pf)

    Denys M.Candidoronison costa


  • Rafael Bernardino 29
    Rafael Bernardino 20/12/2015 Link para o comentário

    Pessoal falando de Samsung, mas nem lembra da LG. O empresa ruim de atualizar e quando atualiza demora horrores, vide LG G2

    Carol BernardinoDenys M.Jose Claudemi


  • Jc bass 12
    Jc bass 20/12/2015 Link para o comentário

    Voce paga tão caro em um aparelho da apple que é quase uma obrigação eles se preocuparem com o aparelho para pelo ao menos a pessoa terminar de pagar o mesmo.


  • Junior Fornazi 45
    Junior Fornazi 20/12/2015 Link para o comentário

    QUEM compra muitos dos modelos lançados pela Samsung sabem o que é isso na pele


  • Aldenizio F. 20
    Aldenizio F. 20/12/2015 Link para o comentário

    Estou comentando de um dispositivo que foi descaradamente deixado de fora do Marshmallow pela Samsung (Galaxy S4), obsolência programada pura.


  • Felipe de Carvalho 35
    Felipe de Carvalho 20/12/2015 Link para o comentário

    LG G2 rodando CM 12.1 (ainda não consegui 13) sem problemas. Pessoal sofre com falta de atualizações a toa.


  • Wes T. Martins 15
    Wes T. Martins 20/12/2015 Link para o comentário

    É o capitalismo falando mais alto...

    Candido


  • Bruno T. 4
    Bruno T. 20/12/2015 Link para o comentário

    Eu não troco meu moto x 2 tão cedo comprei esse ano (Nas casa bahia paguei 1150 ) depois que acabar a garantia rom alternativa nele

    Tadeu


    • 1
      Tadeu 21/12/2015 Link para o comentário

      sou da sua linda de pensamento, tb comprei o meu esse ano


  • 16
    Marcos Gabriel 20/12/2015 Link para o comentário

    Samsung é um bom exemplo dessa obsolescência ai😑

    Gabriel


  • Igor Arusa 33
    Igor Arusa 20/12/2015 Link para o comentário

    A OP vem junto com a criação da necessidade de se ter algo novo.
    Tem aparelhos celulares de 2010 que fazem o necessário até hoje.
    Mas acredito que se todo mundo pudesse por uma ROM alternativa com certeza essas empresas estariam preocupadas.


    • Gabriel 32
      Gabriel 20/12/2015 Link para o comentário

      Eu sempre quis colocar uma outra ROM no meu cel mas e um pouco trabalhoso pra mim q nao sei tanto

      Talvez se fosse mais fácil colocar outra ROM ai as pessoas usariam mais ROMs customizadas e o cel teria um tempo de vida maior


  • Gabriel 32
    Gabriel 20/12/2015 Link para o comentário

    Vou comprar um x play e vou dar o meu moto g 2014 pra minha namo e nao vou trocar do x play tao cedo

    Mas só tem algo q eu nao gostei no moto g o KitKat era bem mais estável e com menos bugs q o 5.0.2 e a motorola nao levou o moto g 2014 pro 5.1 q e bem melhor q o 5.0.2 mas terá o 6.0 e infelizmente vai morrer nele


  • 84
    Conta desativada 20/12/2015 Link para o comentário

    Esse é o problema do android parece q todas as empresas usam isso pra ganhar mais grana , fazem um puta aparelho porem atualiza 1x ou 2x e larga ele sendo que o hardware do aparelho é tao bom que ele aguenta ate 5 updates de boa mas a empresa vai la e lança outro aparelho atualizado pra fazer a pessoa sair do desatualizado para o atualizado e assim vende outro smart, acho q é por isso q mtt gnt curte a apple pq ela demora a larga os aparelhos antigos

    Denys M.MárcioGabriel


    • Gabriel 32
      Gabriel 20/12/2015 Link para o comentário

      Falou tudo mano , me lembrou do s3 e o moto g 2013 q nao vai receber o 6.0 cendo q ele aguenta de boas o 6.0


    • 16
      Marcos Gabriel 20/12/2015 Link para o comentário

      mas também pelo preço é o mínimo que podiam fazer ne


      • Gabriel 32
        Gabriel 20/12/2015 Link para o comentário

        Pois e


  • FUNKY DESEMPREGADO C. 22
    FUNKY DESEMPREGADO C. 20/12/2015 Link para o comentário

    deviam dizer isso pra samsung sobre o lixo eletronico ¬¬

    RenatoKazuo8w


    • 17
      RenatoKazuo8w 20/12/2015 Link para o comentário

      Isso é indiscutível, a coroa de maior fabricante de lixo eletrônico do mundo pertence a Samsung.


  • 33
    Pedro 20/12/2015 Link para o comentário

    O que verdadeiramente esta matando e gerando uma concorrência desleal no mercado de celulares e obrigando as empresas a digladiarem entre si, é a Google e seu sistema Android açucarado a cada 3 meses.

    Denys M.Márcio


    • Igor Arusa 33
      Igor Arusa 20/12/2015 Link para o comentário

      3 meses?
      Um Android Novo é anunciado no meio do ano..na Google I/O e no fim desse mesmo ano é liberado.
      Até sair uma nova versão se passa mais 11 Meses..


      • 20
        Renan Araujo 20/12/2015 Link para o comentário

        Sim a cada 3 meses. Por exemplo, o Android Lollipop teve 5 versões: 5.0, 5.0.1, 5.0.2, 5.1 e 5.1.1. Teoricamente são atualizações há quase 3 meses.
        E o 6.0.1 vem aí.


      • Igor Arusa 33
        Igor Arusa 20/12/2015 Link para o comentário

        6.0.1 já saiu.
        Cara de qualquer forma vc esta esta errado.
        Quando se diz uma versão nova é um KK, L ou M.. e não uma L com 5.0.X ou 6.0.X
        Uma versão nova do Android só sai fim de cada ano.. com ela apresentada no meio do ano de lançamento.
        Essa teoria sua ai não ta certa..
        Correções não são uma nova versão.


    • Samuel T. 11
      Samuel T. 20/12/2015 Link para o comentário

      Cara eu não sei se você sabe mas até a Apple tem essas att, elas são para correções de bugs e de segurança.


      • Samuel T. 11
        Samuel T. 20/12/2015 Link para o comentário

        Vê se o ios tá na versão 9.0 até hj.


  • Adson Y. 4
    Adson Y. 20/12/2015 Link para o comentário

    Então a Samsung quer que o pessoal troque de celular todo mês, porque se comprar um intermediário ou aparelho de entrada da Samsung, nas primeiras semanas já começa a ficar ultrapassado de tanto lançamento que essa gloriosa empresa fabrica haha

    Kiritsu YakagamiHeitor GlauberTiago HastenteufelMárcioGabrielIgor

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.