Olimpíadas de Tóquio: acompanhe os Jogos Olímpicos com estes apps

Olimpíadas de Tóquio: acompanhe os Jogos Olímpicos com estes apps

Finalmente começaram os "Jogos Olímpicos de Tóquio 2020". As Olimpíadas de 2021 acontecem com um ano de atraso e mostramos como ficar de olho em todas as informações sobre os atletas, todas as datas, resultados e, é claro, o quadro de medalhas.

As Olimpíadas de Verão em Tóquio começam oficialmente hoje, 23 de julho — com um ano de atraso devido à pandemia da COVID-19. Infelizmente, não temos como não falar da pandemia, pois o grande evento esportivo de 2021 ainda sofre os efeitos do coronavírus: não são permitidos espectadores, não haverá a festa colorida nas ruas do Japão e já mais de 100 atletas, treinadores e organizadores testaram positivo para o vírus.

No entanto, o sinal de partida foi dado hoje e como não é permitido que nenhum fã esteja nos locais de prova, estamos ainda mais dependentes das fontes de informações. É exatamente aí que queremos ajudá-lo com este artigo. Já explicamos em um artigo separado quais os canais que mostram as competições.

Os canais SporTV e Band Sports mostrarão as principais competições dos jogos, com algumas disputas transmitidas pela Globo em sinal aberto. É possível assinar o pacote "Canais ao vivo" do Globoplay, por R$ 49,90/mês, que oferece até alguns canais do SporTV com o sinal direto da geração de imagens, sem narração. 

Aplicativos para acompanhar as Olimpíadas no celular

Com as disputas acontecendo do outro lado do planeta, a diferença de fuso é de 12h para a maior parte dos brasileiros. Por causa disso, não é tão fácil acompanhar as competições em frente à TV.

É por isso que nossos celulares são ainda mais importantes, facilitando acompanhar os destaques esportivos, quantas medalhas já ganhamos e muito mais. Portanto, aqui estão nossas recomendações de apps para ficar por dentro de tudo o que acontece nas Olimpíadas de Tóquio.

Pegue um atalho:

GE (Globo Esporte)

Emissora oficial dos Jogos de Tóquio 2020, a Globo concentrou suas notícias sobre as Olimpíadas no app do Globo Esporte, ou GE. O aplicativo inclui filtros para as diferentes modalidades, calendário das disputas e alguns vídeos do evento. No menu do GE você encontra ainda o quadro de medalhas.

globoesporte
Quadro de medalhas pode ser encontrado no menu  do GE / © NextPit

Olimpíadas

O aplicativo oficial do COI, o Comitê Olímpico Internacional, é o primeiro. Infelizmente, não está disponível em português, mas, tirando disso, você encontrará todas as informações importantes. Você pode ver quais competições estão acontecendo onde e quando, verificar o quadro de medalhas a qualquer momento e, além dos esportes que lhe interessam, você também pode selecionar seu país favorito, que será então exibido de forma destacada.

Olympia IOC
O aplicativo oficial das Olimpíadas é bastante simples, mas intuitivo / © NextPit

O aplicativo é bastante intuitivo, gratuito e você pode ver as notícias não só dos Jogos Olímpicos, como também dos Jogos Paralímpicos. Você pode obter informações sobre as transmissões de TV e assim ter tudo em um só lugar.

Tokyo 2021 - Horário, Esportes e Medalhas

O aplicativo "Tokyo 2021" da Cytech Informática (de Quixadá, Ceará) oferece o que todos os aplicativos olímpicos devem oferecer, ou seja, uma tabela de medalhas e uma visão geral de todas as modalidades. Na minha opinião, no entanto, o app brasileiro é mais atraente, com um visual mais moderno do que o app oficial do COI.

Tokyo 2021
Bem-vindo ao 1º lugar, Albânia, líder temporário do quadro de medalhas / © NextPit

Aqui, também, você pode escolher modalidades favoritas para destacar os esportes que você mais gosta. O ponto fraco deste app é que você verá muitos anúncios, mas pode se livrar deste problema pagando 99 centavos.

Também desnecessário, na minha opinião: o fuso horário que você selecionou é sempre exibido no topo do app. E apesar de ser feito no Brasil, este aplicativo só está disponível em inglês.

Sonic nos Jogos Olímpicos

É claro que o mascote da Sega, o Sonic não pode faltar nas Olimpíadas, assim como aconteceu nos Jogos recentes, a Sega lançou um pequeno jogo para as Olimpíadas de Verão em Tóquio. O jogo para celular é bastante divertido, e você pode jogar os primeiros dez níveis gratuitamente.

Depois disso, você pode pagar para desbloquear níveis individuais ou optar pelo passe de acesso, que desbloqueia todos os níveis e alguns outros recursos, tais como desafios diários.

Você vai disputar 15 modalidades olímpicas diferentes, e a jogabilidade é basicamente a mesma que aprendemos nos anos 80 com os games Decathlon e Track & Field: toque na tela o mais rápido possível e preste atenção ao momento certo, dependendo do esporte, para comandos especiais. É bastante divertido e por R$ 55 você pode desbloquear o jogo inteiro.

Tokyo Map Olympic Edition

Este é um mapa virtual da cidade de Tóquio. O aplicativo utiliza a tecnologia OpenStreetMap e mostra todos os locais de competição. Os nomes e letras no próprio mapa serão indecifráveis para a maioria dos brasileiros, mas um toque em cada endereço mostrará as informações no local esportivo correspondente em inglês.

Tokyo Map
O mapa da cidade também mostra a rota da maratona / © NextPit

Para quem está em Tóquio é possível ver a rota do percurso da maratona (só não vá imitar o padre irlandês). Há também muitas outras opções para ver paisagens, estações de trem, trilhas para caminhadas e muito mais, mas em tempos em que não há turistas olímpicos na capital do Japão, estes recursos infelizmente não são tão interessantes no momento.

Google

Finalmente, independentemente das outras recomendações de aplicativo, você já deve conhecer uma ferramenta com informações sobre praticamente tudo - incluindo os Jogos Olímpicos de 2021 em Tóquio. Estamos falando do Google, é claro, e os californianos sempre fornecem informações sobre os principais eventos esportivos dentro do seu app de busca. Se você procurar por "Olimpíadas", "Jogos Olímpicos" ou termos similares, vai cair em uma página de resultados que oferece uma visão geral das Olimpíadas.

Nos dispositivos móveis você tem três guias sobre o tema das Olimpíadas: "Visão Geral", "Notícias" e "Programação e resultados", a pesquisa no desktop também oferece a guia "Ao Vivo" com informações sobre onde você pode assistir atualmente às competições. Você também pode fixar esta página de informações como um ícone na tela do seu celular para que você possa sempre acessá-la rapidamente.

Se você gosta dos Easter Eggs e é fã das Olimpíadas, vale a pena conferir o Doodle especial dos Jogos. No site de busca você encontra o jogo "Ilha dos Campeões", que inclui alguns minigames como tênis de mesa e arco e flecha.

Google Olympia Doodle
Não deixe de conferir o Doodle / © Google

Falando no Google: Se você usar o Google TV em sua TV, a gigante das busca também o ajudará com alguns conteúdos: na aba "Para você" dos aparelhos atualizados, você pode encontrar conteúdos olímpicos. Há links para os canais de streaming, transmissões ao vivo no YouTube e, além disso, você também encontrará mais informações sobre o Japão, bem como dicas para filmes e séries que giram em torno do tema do esporte.

Pronto, agora você deve estar em dia com tudo o que está acontecendo nos Jogos Olímpicos. Agora tudo o que você tem que fazer é abastecer a dispensa com comes e bebes, e felizmente até isso podemos resolver com apps de entrega.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.