Oppo: cinco curiosidades sobre a marca mais inovadora do momento

AndroidPIT oppo find x camera
© nextpit

A Oppo não é um fabricante popular no resto do mundo, mas na China a marca já é uma estrela consagrada. O fabricante tem ganhado bastante destaque na imprensa internacional ultimamente devido ao punho inovador de alguns de produtos, como o Find X, por exemplo. Fundada em 2005, e tão nova quanto a Xiaomi, a chinesa tem em seu pequeno histórico alguns êxitos e protagonismo.

Oppo começou com MP3 player

Ao contrário do que você deve imaginar, a Oppo começou na vida vendendo MP3 Players, e não smartphones. A marca lançou inúmeros modelos que fizeram sucesso na China, embora o Oppo X1 tenha sido o reprodutor de músicas mais popular naquela época. Ele vinha com incríveis 2 GB de espaço interno.

Em meados de 2008, contudo, a empresa começou a se interessar por smartphones. Um dos primeiros lançamentos nesse área foi o Smile Phone que, sugestivamente, vinha com o desenho de um rosto sorridente na parte traseira. O Finder, lançado em 2012, já embarcada um generoso painel AMOLED de 4,3 polegadas e câmera de 8 megapixels.

oppo finder 2012
Oppo Finder / © Oppo

Quinta maior fabricante de smartphones do mundo

Em menos de 15 anos de estrada, e ainda menos que isso no ramo de smartphones, a Oppo se consolidou recentemente como a quinta maior fabricante do mundo. No ranking, temos Samsung, Huawei, Apple e Xiaomi, apenas as maiores desse segmento.

A Oppo, segundo alguns artigos da imprensa européia, é uma das poucas marcas que está atingindo algum êxito em meio aos países da Europa onde seus celulares são vendidos. Assim como grande parte dos brasileiros até alguns anos atrás, os europeus ainda são desconfiados quando o assunto são marcas chinesas. Oppo está diminuindo essa relação dos usuários com os produtos fabricados por lá.

AndroidPIT oppo find x front
O Find X / © NextPit

Patrocinador do Barcelona FC

A BBK Eletronics é a empresa dona das marcas vivo, OnePlus e Oppo. Quase todas essas três marcas já investiram em ações relacionadas ao futebol. A Vivo, com a série Nex, foi uma das patrocinadoras dos jogos da Copa do Mundo FIFA 2018, e que também lançou o Vivo X9 em parceria com a NBA. Já a Oppo, por sua vez, patrocina o tima do Barcelona.

O R7 Plus é vendido numa edição limitada com o slogan "The Smartphone Champions (O smartphone dos campeões, em tradução) e ostenta o brasão do FCB na parte traseira. O dispositivo bom de bola acompanha ainda um tela, protetor de tela e papéis de parede inspirados no barça. 

oppo f1 plus fcb edition 03
Oppo Barcelona FC / © NextPit

Oppo com um pé no Brasil

A primeira loja oficial da Oppo, que não se trata de uma revendedora autorizada, será lançada em Ciudad Del Este, no Paraguai.  A escolha pelo Paraguai se deve ao fato de os impostos serem mais baratos por lá e, além disso, o acesso ao país ser fácil para que brasileiros possam comprar pessoalmente ou pela internet os produtos da marca chinesa.

Não foi revelado quando os modelos serão distribuídos no Brasil ou se haverá também uma loja física no país, mas a Oppo já entrou com pedido de homologação junto à Anatel para os modelos A71K, A83, F7, F5 Youth, R11 e Find X. Nos resta aguardas as cenas dos próximos capítulos.

oppo find x gif2
Find X pode chegar ao Brasil / © NextPit

Bônus: câmera retrátil

Engana-se quem pensa que o Fin X foi o primeiro dispositivo da Oppo com câmera retrátil. O N3 foi o primeiro dispositivo da empresa que trouxe esse conceito e herdou, ainda, de seu predecessor, o N1, o sensor rotativo que girava a 206 graus. A câmera podia ser usada tanto para selfies quanto para fotos pela traseira.

smartphones android les plus originaux oppo n3 image 01
Oppo N3  / © Oppo

Conheça outros artigos da série: 

O que você acha da Oppo e de seus produtos?

Ir para o comentário (19)
Bruno Salutes

Bruno Salutes
Editor

Apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
19 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 24
    claudio 16/08/2018 Link para o comentário

    Inovação? Mistura de iphone com Samsung...


  • 13
    Leo Rodrigues Junior 13/08/2018 Link para o comentário

    O rapaz só compra sangue suga e moto enrola kkkkkkkk sabe muito POUCO.


  • wellington mendonca gatti 9
    wellington mendonca gatti 12/08/2018 Link para o comentário

    lembro me bem quem lançou mesmo com câmera retrátil 1 foi a lendária e querida Nokia

    Mickael Fernandes


  • 29
    Ivan Baptista 11/08/2018 Link para o comentário

    Não compro smartphone de uma marca dessas, nem a pau. Dinheiro não dá em árvore.


    • 36
      Jonscravit 13/08/2018 Link para o comentário

      Mas continua pagando cara nas outras "marca boa" do brasil?


  • Marcos Champloni 33
    Marcos Champloni 11/08/2018 Link para o comentário

    Infelizmente a falta de assistência técnica local realmente é uma dificuldade das grandes, mas pior ainda é a dificuldade de encontrar peças de reposição. Se a tela trinca, não será nada barato e/ou rápido encontrar onde comprar outra para troca, ainda que se faça o serviço numa "oficina" genérica....


    • Patrick 8
      Patrick 19/08/2018 Link para o comentário

      Amigo aí vc se engana, peças de reposição vc acha desses aparelhos chineses nos sites Banggood, GearBest e Aliexpress. Tudo barato. E aqui em SP na Paulista nos stand Centers da vida o chineses arrumam, só levar a peça junto. No YouTube tube TB tem muitos vídeos mostrando como reparar esses aparelhos. Agora vc ir em uma assistência técnica da Motorola e Samsung é terrível, eles e nada é a mesma coisa. A única coisa boa por eles terem assistência técnica aqui no Brasil é que vc pode processar, como eu já fiz. Tratamento com o consumidor é um lixo aqui no Brasil. Hoje tenho um Oneplus 5 que é o celular mais rápido que já mexi e quando trincou a tela, comprei outra nos sites que mencionei, chegou rápido e levei lá no stand Center. Comprando a tela + o valor do reparo, ficou em 350,00 reais. Agora vai ver o valor para arrumar a tela de um Galaxy s9. Valor de um celular novo, ridículo!


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 11/08/2018 Link para o comentário

    Muito bons e com design inovador, o que é mais importante.


  • 41
    Conta desativada 11/08/2018 Link para o comentário

    Era o tempo em que OnePlus e Oppo saíam com Cyanogen flasheada de fábrica para tentar disputar o mercado DEV com a tão apaixonante linha Google Nexus. Era desejo poder portar um smartphone com atualizações mensais de nighties e snapshots, e ter algo totalmente exclusivo em mãos.
    Mas na minha opinião, a Oppo perdeu muita originalidade. Lembro-me dela como uma fabricante inovadora, mas hoje, ela está focando mais no comércio comum do que no padrão de exclusividade.
    Em breve, todo mundo terá um Oppo, e a fabricante perderá a essência.

    Ah, se ainda vendessem smartphones por troca de convites... kk'


    • 36
      Jonscravit 13/08/2018 Link para o comentário

      "Mas na minha opinião, a Oppo perdeu muita originalidade. Lembro-me dela como uma fabricante inovadora"
      "mas hoje, ela está focando mais no comércio comum do que no padrão de exclusividade."
      vc leu a materia? vc viu os últimos aparelhos dela? quem ta inovando hoje então? Nokia? Sony? samsung? Apple?

      Douglas Charles Cunha


  • Soterio Salles 57
    Soterio Salles 11/08/2018 Link para o comentário

    A Oppo tem aparelhos bem legais mas a modificação deles é muito iOS mesmo, não é só Launcher não, é muito mais que isso... Embora muitas chinesas façam o mesmo...
    Uma outra curiosidade legal é que o Oppo N3, o da câmera que gira também foi um dos poucos telefones a sair de fábrica com o CyanogenOS a ROM comercial da finada Cyanogen Inc.


  • 73
    Jairo rios 11/08/2018 Link para o comentário

    Os gadgets da OPPO nos parâmetros specs e design são nota 10 , o que atrapalha um.pouco é sua UI, ColorOS, mas nada que um.launcher não resolva , vale a pena.


  • Luiz Gustavo lgubarbosa 24
    Luiz Gustavo lgubarbosa 10/08/2018 Link para o comentário

    Muito bom saber dessas curiosidades. Legal estou estudando uma compra do Oppo Find X


    • Gustavo Frezza 12
      Gustavo Frezza 12/08/2018 Link para o comentário

      Veja o teste de durabilidade dele no YouTube.


      • 36
        Jonscravit 13/08/2018 Link para o comentário

        vc viu o teste de durabilidade do iPhone X? traseira de vidro quebra atoa e custa 2mil no brasil para arrumar e 600 Euros na europa, e tem monte de gente que quebrou por tombo bobo, s9 tambem fraco na tela curvada..
        esses Premium não são duráveis não, duravel só os Armor


      • Gustavo Frezza 12
        Gustavo Frezza 13/08/2018 Link para o comentário

        Não vi o do iPhone X porque não é um aparelho que me interesse, mas destes novos com câmera pop-up, o Vivo Nex deu um banho de resistência comparado ao Find X.
        E não estamos falando sobre quebrar com quedas, o Find X não passou no bend test, que quase todos os celulares Premium, inclusive o S9, passam sem maiores problemas.


  • Dimas C. 15
    Dimas C. 10/08/2018 Link para o comentário

    A empresa tem aparelhos com excelente configuração. Como exemplo temos o R11s Plus. Sempre vale pesquisar sobre eles e acompanhar os resultados no mercado. Tem muitos smartphones orientais que não recebemos. Nem todos serão bons, mas vale pesquisar e conferir o motivo de sucesso de alguns e suas empresas.


  • Thiago Lee 35
    Thiago Lee 10/08/2018 Link para o comentário

    Pelo preço praticado lá fora, eu tenho minhas ressalvas que este chegaria barato por aqui, o que me levaria com toda certeza a investir em um smartphone como samsung.
    Se vier mais barato que os tops de linha do momento no Brasil, seria muito bem vindo.


  • AC&MM 72
    AC&MM 10/08/2018 Link para o comentário

    Sendo um aparelho com preço justo, com assistência autorizada, SO sem muitas firulas, atualização em dia e relevanta, sem dificuldades em termos de personalização a nível de sistema, boa autonomia de bateria e armazenamento interno com suporte a expansão através de cartão microSD e bom desempenho, então vale a pena investir.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.