Os melhores softwares gratuitos de 2020

Os melhores softwares gratuitos de 2020

Softwares gratuitos podem ser úteis para diversas tarefas, que vão desde a leitura de arquivos em PDF até edição de imagens ou gerenciamento de mídias.

Se você precisa realizar alguma atividade, mas não conhece nenhum software gratuito que possa ajudar, confira a lista a seguir.

Os melhores softwares gratuitos de 2020

Edição de texto

FocusWriter

Se você é do tipo que geralmente perde o foco durante a escrita, o FocusWriter é o software perfeito. Ele permite customizar a tea de fundo e até o barulho do clique do mouse enquanto você escreve. 

Os arquivos suportados pela ferramenta são em formato TXT, basic RTF e basic ODT. Além disso, ele também permite adicionar alarmes e timers, efeitos de som, traduzir em até 20 línguas e usar o corretor ortográfico.

Trelby

O Trelby é bem útil para criar histórias completas, já que inclui uma função que lembra o autor sobre um personagem que foi, aos poucos, desaparecendo durante a história. 

Seu design lembra um pouco o de um editor de PDF simples. Ele permite importar e exportar arquivos em PDF, HTML, RTF, entre outros. Além disso, é possível usá-lo no modo tela cheia.

Bibisco

Se o que você deseja é um texto super organizado, o Bibisco é uma ótima opção, já que ele organiza os capítulos, cenários, personagens e todo o enredo da historia de de forma bem prática.

b
Bibisco, software de escrita criativa / © Bibisco.com

Leitor/editor de PDF

SlimPDF Reader

O SlimPDF Reader é uma boa opção para quem deseja um leitor de PDF que não ocupe tanto espaço no computador.

Com interface intuitiva, ele permite alterar o modo de visualização dos documentos e buscar palavras no meio deles.

Foxit Reader

O Foxit Reader permite, além de ler, criar e editar PDFs. Ele funciona melhor no Windows e permite visualizar documentos, acrescentar anotações, e salvar documentos na nuvem. 

Javelin PDF Reader

Muito mais leve do que o Adobe, o Javelin não possui muitas ferramentas, mas é ideal para quem quer só ler PDFs sem ocupar muito espaço no computador. 

O software permite alterar o modo de leitura, dar zoom para deixar as letras maiores, salvar os documentos em pastas separadas e pesquisar palavras a qualquer momento. 

pdf
Javelin PDF Reader / © Drumlin Security

Edição de imagens

PhotoScape

Com ótima funcionalidade, o PhotoScape já é um velho conhecido de muita gente. 

Totalmente gratuito e leve para o computador, ele permite cortar imagens, adicionar efeitos, combinar fotos, cortá-las, adicionar texto e fazer muitas outras alterações.

GIMP

O GIMP possui muitas ferramentas em comum com o Photoshop, mas é completamente gratuito e ideal para quem não quer ter que gastar muito para editar suas fotos.

Paint.net

Não, nós não estamos falando de uma versão online do tradicional Paint - embora o nome seja o mesmo. 

O Paint.net é um sotware de edição de imagem totalmente gratuito com recursos parecidos com o do GIMP. Ele permite adicionar filtros às imagens, alterar a cor, tamanho, adicionar texto, entre outras funções interessantes.

paint
Paint.net / © paint.net

Edição de vídeo

Lightworks 

A versão grátis do Lightworks é mais do que suficiente para quem quer realizar boas edições de vídeo, sem todas as exigências profissionais. 

A interface do software é bem intuitiva e permite editar vídeos em 4K. Além disso, é possível acessar áudios e vídeos com livre licença para uso.

Blender 

O Blender permite criar e editar modelos em 3D, o que é ideal para quem desenvolve games ou vídeos mais elaborados. Ele conta com centenas de contribuidores ao redor do mundo.

blender
Blender / © blender.org

Backup/sincronização

Dropbox Basic 

A versão gratuita do Dropbox permite salvar até 2 GB de arquivos na nuvem, que podem ser acessados tanto pelo PC quanto pelo smartphone. 

IDrive 

Esse aplicativo de backup não tem nada a ver com a Apple - e permite salvar até 5 GB em arquivos, completamente de graça. 

Se você precisa apagar arquivos de seu smartphone ou PC e quer uma boa nuvem para mantê-los, ele é definitivamente uma boa opção. 

Aomei

Gratuito para Windows, o Aomei permite criar até mesmo cópias do seu sistema operacional caso surja alguma emergência. 

aomei
Aomei / © Aomei Tech

Gravação e compartilhamento de tela

ShareX 

É impressionante que um software de captura de tela como o ShareX seja gratuito, já que ele oferece muitas opções de edição de sua captura - são cerca de 80! 

Além disso, você pode compartilhar sua captura com contatos a qualquer momento. 

LightShot 

O LightShot torna a captura de sua tela muito mais simples, uma vez que usa a tecla “Prt Scr” para exibir partes específicas da tela que serão incluídas na imagem caso o usuário queira. 

AnyDesk 

O AnyDesk permite o acesso remoto a um PC por outro - ou até mesmo por um smartphone. 

Gratuito, ele está disponível para Windows, macOS, Android, iOS, Linux, FreeBSD, Raspberry Pi e Chrome OS. Também é possível adquirir a versão premium.

Team Viewer 

O Team Viewer é provavelmente um dos softwares de acesso remoto mais conhecido. 

Disponível para Windows, macOS, Android, iOS, Linux e Raspberry Pi, ele permite conectar aparelhos móveis ou computadores.

tv
Team Viewer / © teamviewer.com

Segurança

Kaspersky Free 

Considerando que a equipe do Kaspersky esteve por trás da descoberta do uso do Pix por cibercriminosos, pouco antes do lançamento oficial da ferramenta, o Kaspersky Free é sem dúvida um software de segurança confiável. 

Sua versão gratuita é considerada uma das melhores do gênero e, caso aliada com o antivírus, promete eficácia ainda maior contra malwares e spywares.

LastPass 

Você nunca mais terá dificuldades com senhas depois de instalar esse software. O LastPass armazena todos os códigos de acesso às suas redes sociais e outros sites, sem que seja necessário pagar por isso.

Prey

O Prey é responsável por monitorar o seu computador, celular ou tablet 24 dias por dia, sete dias por semana - e sim, isso inclui a localização. Sem dúvida, ele é software que vale a pena testar.

PREY
Prey / © Preyproject.com

Videoconferência

Google Meet

Não tem jeito: o Google Meet ainda é um dos melhores softwares de videoconferência disponíveis. 

Gratuito, ele pode ser usado tanto pelo aplicativo (para computador e smartphone) ou pela versão da web. É possível organizar reuniões em dupla ou em grupo, além de alterar o fundo nas chamadas, promover apresentações de tela e enviar links de arquivos no chat.

Zoom

O concorrente número um do Google Meet foi o primeiro a lançar novidades como a possibilidade de mudar o fundo durante chamadas, o que o coloca no páreo, sem dúvida.

Skype

Por fim, não podemos esquecer do pioneiro Skype, que está disponível tanto para PC quanto smartphones e, embora menos usado que as opções anteriores, fo um dos primeiros a promover esse tipo de comunicação.

skype
Skype / © Skype.com

Escritório

LibreOffice

Conhece o Microsoft Office? Que tal fazer bom uso de sua versão completamente gratuita? O LibreOffice permite editar textos, criar apresentações em slides, criar planilhas e tudo mais que o Office pago permite fazer.

Google Drive

Se o que você quer é ler PDFs, salvar documentos na nuvem, acessar imagens, criar planilhas, editar documentos com comentários e compartilhá-los com contatos na nuvem tudo em um só aplicativo, já sabe: o Google Drive é a opção correta.

E você, conhece algum software gratuito que seja útil para o dia a dia? Compartilhe com a gente nos comentários! Sua opinião é sempre bem-vinda.


 

Fonte: PCMag

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

3 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.