Paulo Guedes afirma que o Brasil terá moeda digital

Paulo Guedes afirma que o Brasil terá moeda digital

De acordo com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, o Brasil terá uma moeda digital em breve. 

Guedes afirmou, na última quarta-feira (4) que o projeto já está em fase de estudos no Banco Central do Brasil, que já deu um primeiro passo rumo à digitalização com o Pix - além, é claro, dos bancos digitais que já são usados pelos brasileiros há bastante tempo. 

"O Brasil terá a moeda digital. O Brasil está à frente de muitos países", declarou o Ministro, em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto em comemoração a abertura de 100 milhões de poupanças sociais digitais pela Caixa Econômica Federal. 

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, já avalia a possibilidade de moedas digitais para o Brasil há algum tempo. A atual pesquisa sobre a digitalização integra a agenda de inovação do BC - e vem sendo realizada desde agosto, quando foi iniciada com um prazo de 180 dias, prorrogáveis por mais 180.

guedes
Paulo Guedes, Ministro da Economia / © Wilson Dias / Agência Brasil

Não foram dados mais detalhes a respeito do processo de criação das moedas digitais, mas Neto já indicou que elas podem ser uma realidade no ano de 2022. Segundo ele, a pandemia do coronavírus deu o tom de urgência e acelerou um projeto que já vinha sendo pensado. 

"A gente vai para um processo de ter uma moeda digital em algum momento. E acredito que esse processo foi acelerado na pandemia pela quantidade de pagamentos à distância e compras on-line", declarou Neto, em uma live realizada também na quarta-feira (4), após o pronunciamento de Guedes. 

Vale ressaltar, porém, que Neto também admitiu haver mais perguntas do que respostas a respeito da novidade, o que a torna possível, mas não algo imediato.

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.