Por que o Nougat está demorando tanto para chegar ao seu smartphone?

AndroidPIT huawei p9 nougat
© nextpit

O Android Nougat foi a versão que mais tempo durou em beta do que qualquer outra. O Nougat já chegou a alguns dos principais dispositivos do mercado, mas ainda está se arrastando, e para aumentar o problema, cada vez mais updates são liberados pela Google. O que está acontecendo com com as atualizações do Android e como a Google está lidando com isso?

Você deve estar se perguntando o que está acontecendo entre a Google e as fabricantes. A atualização para o Android Nougat está ocorrendo de forma lenta, parece ainda mais lenta do que as atualizações anteriores da plataforma. Hoje mesmo tivemos o anúncio mensal da distribuição do Android e, sem grande surpresa, o Nougat aparece em apenas 1,2% dos dispositivos rodando com a plataforma da Google.

Android Nougat: um começo forte

Tudo começou bem com Nougat: o Developer Preview foi lançado em março 2016, foi seguido por um longo período em beta e o lançamento da versão final chegou no dia 22 de agosto. Por muito tempo, a liberação de uma nova versão não acontecia tão cedo no ano (apenas nas versões 4.1 ou 4.3 da Jelly Bean lembro de ter visto algo similar). Pelo contrário, desde o Android 4.0, anunciado em 2011, a data de lançamento ficava entre outubro e novembro.

AndroidPIT best smartphones 1309
Os topo de linha de 2016 já receberam a atualização para Nougat / © NextPit

O primeiro telefone com Nougat, a LG V20, veio logo após a IFA. Isto foi seguido por um período de tempo de forma suspeita tranquila. Pelo menos os melhores smartphones de 2016 foram atualizados em sua maioria. Apesar do Nougat ter sido lançado há cinco meses atrás. A tabela a seguir mostra o status atual para os mais importantes smartphones de 2016:

Smartphone Liberação do Android Nougat
Sony Xperia X Performance / XZ Início de dezembro de 2016
Lenovo Moto Z 6 de dezembro 2016
LG G5 7 de dezembro 2016
HTC 10 25 de dezembro 2016
Samsung Galaxy S7 / S7 Edge 31 de dezembro de 2016
Huawei P9 Em beta desde 5 de janeiro de 2017
ZTE Axon 7 Programado para o primeiro trimestre de 2017
Huawei Mate 9 Android 7.0 Nougat de fábrica
Google Pixel / Pixel XL Android 7.1 Nougat de fábrica

Essa lista não tem por objetivo mostrar cada modelo que já recebeu o Nougat, e leva em consideração apenas o envio OTA ("over-the-air") das atualizações para todos os usuários. Se você conhece outro topo de linha que já recebeu o update, mas não está nessa lista, nos informe nos comentários abaixo.

Atualizações para Nougat e contratempos...

Surpreendentemente, muitos fabricantes tiveram problemas com a atualização e preferiram adiá-la pelo menos por um curto período. O próprio Google deixou o Nexus 6 suspenso por meses. A Nvidia anunciou o Nougat como Experience Upgrade 5.0 para a Shield TV (2015), mas, eventualmente, teve que postergar a atualização por uma semana (a propósito, como a versão 5.0.2). Aparentemente, foram necessários alguns dias para corrigir alguns erros.

Nem a Sony conseguiu deixar as coisas muito redondas: as séries Xperia Z5 e Z3+ deveriam receber a atualização, mas a fabricante teve que adiar um pouco, porque foram detectados erros. Neste caso, se tratavam de atualizações programadas para a geração de smartphones lançados antes de 2016.

O mesmo destino também teve a HTC, cuja atualização do software do HTC 10 deveria ter chegado ainda em 2016. Há alguns dias, aliás, recebemos a notícia de que isso pode ocorrer em breve, mas ainda está pendente. Enquanto isso, a ZTE foi forçada a adiar a liberação do Nougat para Axon 7, uma vez que não estavam satisfeitos com a qualidade do software.

AndroidPIT root flash recovery mode fastboot 1007 gears
Existe alguma coisa que não está funcionando bem com as atualizações do Android / © NextPit

... e as atualizações para Nougat "tropeçam"

A Samsung não conseguiu liberar a atualização do software do Galaxy S7 para Nougat tão rápido quanto o fez para o Galaxy S6 e o Marshmallow. Mesmo apesar do código fonte do Nougat estar disponível há um bom tempo para as fabricantes. De qualquer forma, os proprietários da linha Galaxy S7 receberam alguns novos recursos depois do update, o que era de se esperar em troca da longa espera.

O Nougat é o problema

A Sony é o exemplo vivo do problema das atualizações para Nougat, embora haja muito mais vítimas. Para o Xperia Z3, a Sony havia até anunciado um Developer Preview do Nougat, no entanto, a versão mais recente do Nougat nem sequer será enviada ao aparelho, pois pouco antes da data de lançamento, a Google adicionou a exigência de ter suporte para OpenGL 3.1, para a qual muitos dos chips gráficos mais antigos não oferecem suporte. A simples atualização dos drivers não é suficiente, visto que são necessários novos recursos de hardware.

Assim, a Sony (e a indústria) teve que revogar as atualizações oficiais para smartphones embalados pelos processadores Snapdragon 800/801 (outros chips também foram afetados). Outra vítima proeminente é o OnePlus X, que, devido a esta decisão da Google, não vai receber a atualização para Nougat, apesar de ter menos de um ano no mercado.

Através de uma ROM personalizada é possível atualizar estes aparelhos para Nougat. Os programadores puderam contornar o problema, mas uma atualização oficial ainda não é possível. Graças a isso, há muitas ROMs alternativas com base no Nougat para smartphones como o Snapdragon 800/801, mas nada oficial. Uma boa forma de ter o Nougat neste aparelhos é através da CyanogenMod, hoje Lineage OS. Curiosamente, a primeira Nightly do Nougat da CyanogenMod era bastante estável.

AndroidPIT lineage os hero
 Lineage OS é o sucessor legítimo da CyanogenMod / © NextPit

O que está causando tantos problemas ao Nougat?

Ainda não está claro por que as atualizações do Nougat estão causando tantos problemas. Visto de fora, não parece que essa versão tenha trazido tantas mudanças, por isso devem haver outras razões para explicar este problema. Existem algumas mudanças mais profundas no sistema que poderiam causar problemas para alguns fabricantes de componentes internos. Em particular, a Google fez ajustes substanciais na gestão de memória. Também as novas políticas de segurança em torno das bibliotecas do sistema são, em alguns casos, responsáveis por atrasos. No entanto, isto não está totalmente transparente.

Apesar das medidas de segurança rigorosas, as fabricantes devem ter as estruturas necessárias para assegurar o rápido desenvolvimento de software. A própria Google anunciou, no caso de Nexus 6, que existia um problema de hardware, mas que a solução seria oferecida em curto prazo. O atraso foi de quase um mês e teve como consequência o lançamento da nova versão 7.1.1 Nougat.

AndroidPIT Nexus 6 Android 6 0 Marshmallow review 18
Apesar de tudo, o Nexus 6 acabou recebendo a atualização para Android Nougat / © NextPit

A Google é parte do problema

A numeração das versões do Android vem mudando como nunca. Essa segue o esquema de x.y.z (por exemplo, 6.0.1), e foi modificada no Nougat: por um lado, temos a versão principal, o "x" do Android, que atualmente seria a 7. O plano da Google é lançar uma nova versão principal pelo menos uma vez ao ano.

Em seguida, vem a versão menor "y"; a mais recente desde novembro é a 1. Aproximadamente teríamos uma atualização a cada trimestre para a adição de uma função menor. Além disso, existem várias versões de manutenção, que até a presente data é a .1, embora já tenhamos a .2 em fase beta. Assim, a versão atual do Android é 7.1.1.

Somado a isso, ainda temos os patches de segurança, que deveriam chegar todos os meses. A data exata é secundário. Assim quatro dígitos descrevem se o software do Android é o mais recente ou não. Além de tudo isso, existe os patches de segurança para todas as versões relevantes do Android a partir do Android 4.4. Estes são implementados independentemente do número da versão.

AndroidPIt google pixel XL 9697
Google só se preocupa com a linha Pixel atualmente quando o assunto são as atualizações do Android / © NextPit

Se você quiser se guiar por um número inteiro, pode tentar sempre as versões de API, que são incrementadas sempre que uma (sub)versão é criada. Assim, o Android 7.0 corresponde à API 24, o Android 7.1 à 25 e assim por diante. O nível da API está diretamente destinado para os desenvolvedores de aplicativos, porque estes não estão interessados em ambas as versões para correção de erros (Bugfix Releases), ou seja, o "z".

Podemos ir ainda mais longe: a Google recém anunciou que não haverá Android 7.1.2 para os Nexus 6 e Nexus 9. Na realidade, esta será uma atualização para correção de erros, por isso não trará novos recursos. Portanto, é possível que mesmo sem uma versão secundária, ainda assim exista uma fragmentação do sistema, mesmo que motivada pela própria garantia limitada da Google de oferecer uma atualização.

Quão atual é o novo Android?

No caso do Galaxy S7, que recentemente recebeu o Android 7.0, tivemos uma grande mudança visual mais atual, mas ainda assim não é a versão mais atual do sistema. O patch de segurança foi especificado como sendo o de janeiro de 2017, de modo que o mais recente aparecerá em fevereiro. Existe uma confusão aqui? Você pode fazer a mesma analogia com quase todos os telefones atuais, seja Sony, HTC ou Motorola: só os Google Pixel e os smartphones Nexus estão em boas condições quando o assunto é a versão mais recente da plataforma, levando em consideração as quatro partes da versão do Android.

É realmente algo que ficou fora de controle, e isso que a equipe do Android na Google diz não estar satisfeita com a fragmentação das versões do sistema e estaria procurando maneiras de melhorar essa situação. Inclusive, se falou da tão aclamada "lista da vergonha". Mas ao analisar este novo princípio de lançamento das versões, parece difícil de acreditar nisso.

O código-fonte do Nougat parece ter chegado tarde demais para vir incluído no Xperia XZ, conforme nos informou a Sony. Aparentemente, liberar essa versão em agosto do ano passado foi uma decisão de última hora e pegou algumas fabricantes de surpresa.

AndroidPIT Android N Nougat 2476
O Nougat é um erro ou uma solução? / © NextPit

Muitos fabricantes foram confrontados com o problema de que, durante o desenvolvimento da atualização para Nougat, de repente, apareceu o Android 7.1, enquanto o desenvolvimento da versão de "zero" ainda estava acontecendo.

Embora possa parecer louvável que a Google traga atualizações que adicionem mais recursos para o Android, juntamente com patches de segurança, esta abordagem só consegue tornar as atualizações do sistema ainda mais difícil. Além disso, as fabricantes que liberam uma atualização do sistema, e no momento deste lançamento recebem outra versão para desenvolver, receberão críticas por ainda não trazer a versão mais recente do software.

Com o plano de atualização para Nougat, a Google acabou atrasando as fabricantes

A Google não é a responsável pelo lento desenvolvimento de software pelos fabricantes. No entanto, o companhia poderia criar uma situação que realmente permitisse algumas atualizações rápidas. Com o Android 7.0 Nougat, a Google mostrou como é possível causar estragos em vários setores. Mesmo características básicas de Nougat (como Seamless Updates), não foram incluídos na primeira versão, mas como parte das funções de atualização para a versão 7.1. A liberação precipitada do Nougat vem causado problemas e ainda não resolveu um único deles.

Se o Google realmente deseja obter atualizações rápidas para o Android, deveria reduzir o número de versões por ano. Por que não temos apenas um grande lançamento, como vinha sendo feito desde 2011, com atualizações mensais de segurança e versões para correção de falhas trimestrais sem grandes novidades?

Isso facilitaria a vida das fabricantes e, provavelmente iria garantir um desenvolvimento das versões de atualização mais rigorosos e com menos erros. Os novos recursos para o lançador, o aplicativo de pesquisa do Google e qualquer outro sistema deveriam ser distribuídos a partir da Google Play Store e, portanto, deveriam ser removido do atual ciclo de atualizações.

No Android Nougat como conhecemos hoje, a versão 7.1 é o sistema operacional idealizado desde o início da sua criação. Porém, para os usuários parece apenas uma atualização do software conhecido como Android 7.0.

O que você acha da situação atual do Android? O que a Google poderia fazer para melhorar essa situação?

Artigo seguinte
115 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Marty Mc Fly 4
    Marty Mc Fly 05/03/2017 Link para o comentário

    No meu S7 flat baixei manualmente chegou ontem o 7.0


  • 8
    chrisqc 22/02/2017 Link para o comentário

    e meu moto e ( 1 geração ) vai que sai o nought pra ele


  • Spike Spiegel 33
    Spike Spiegel 12/02/2017 Link para o comentário

    Por que tá demorando? Por que não vai chegar nunca! kkkkk


  • 2
    Paulo 10/02/2017 Link para o comentário

    MOTO G3 SEM ANDROID NOUGAT ATE AGORA TOTAL DERESPEITO


    • Eduardo M. 11
      Eduardo M. 11/02/2017 Link para o comentário

      Total desrespeito? E pessoas como eu que possuem um Galaxy S7 Edge? rsrs


    • Henrique P. 74
      Henrique P. 11/02/2017 Link para o comentário

      Não a API necessária. Se tivesse você estaria comemorando


      • Rafael Nascimento 18
        Rafael Nascimento 12/02/2017 Link para o comentário

        A pessoa que compra um moto g tem que se acostumar com isso. Quer muitas atualizações? Compra um top de linha!


      • Spike Spiegel 33
        Spike Spiegel 12/02/2017 Link para o comentário

        Muitas atualizações? Num Android? KKKKKKKKKK Seeeeeeeeeeeeei...


  • 10
    Macgyver Freitas 09/02/2017 Link para o comentário

    Acho q o ideal seria q a Google separasse o sistema dá interface, para q as fabricantes continuem com a liberdade de modificação e permitir maior liberdade de modificação ao usuário, e ao msm tempo permitir atualizações diretas aos aparelhos, sem necessariamente passar pelas fabricantes, similar ao q ocorre no Linux desktop, e q n deve ser algo impossível de ser feito, já q o Kernel do Android é Linux.
    E sobre o modelo de atualização atual, a desfragmentação é mais culpa das fabricantes do q dá Google, pois atualizações do feitas para aprimorar o produto, são necessárias, e a grande fragmentação n tá em 7.0 ou 7.1.1 mas sim em inúmeros celulares q poderiam estar ao menos no marshmallow 6.0.1, pois qlq celular com 8gb de ROM e 1gb de ram é capaz de roda-lo, o que apesar se eu n ter achado nem dado sobre, acredito já ser maioria esmagadora do mercado. Se a fragmentação fosse 85%> de 6.0.1 tava ótimo.

    CAV


  • Alex 11
    Alex 09/02/2017 Link para o comentário

    Faltou o OnePlus 3/3T nessa lista.


  • themeron kalgash 13
    themeron kalgash 09/02/2017 Link para o comentário

    Atualizado há quase um mês, meu G4 Plus não apresentou grandes mudanças ou problemas. Não achei (e se tem), recurso sobre usar o telefone com uma mão só, reduzindo a tela...

    Vanessa Gobbo Whitlock


    • 6
      Vanessa Gobbo Whitlock 10/02/2017 Link para o comentário

      Tem sim, eu consegui fazer no meu, vc puxa a tela do botão do meio ( o que vai pra tela inicia) dele pra cima e a tela diminui, é muito prático pra alcançar algo na tela assim

      themeron kalgash


      • themeron kalgash 13
        themeron kalgash 10/02/2017 Link para o comentário

        Consegui! Precisei habilitar a função no app Moto, nativo do celular. Grato!


  • 16
    Vince 09/02/2017 Link para o comentário

    Daqui a pouco já vai sair o Android "O" e muitos destes aparelhos nem vão estar atualizados para a versão "N" ainda!!

    CAV


    • CAV 57
      CAV 11/02/2017 Link para o comentário

      E daí você descobre que tem aparelho que ainda está aguardando a boa vontade de sua fabricante para receber o Lollipop.


    • Marty Mc Fly 4
      Marty Mc Fly 05/03/2017 Link para o comentário

      O meu S7 flat baixei manualmente chegou ontem o Android 7.0


  • 6
    Gilberto Gomes 09/02/2017 Link para o comentário

    Testei algumas custom roms no meu moto g 2015 dtv (osprey). Entre elas: lineage, aicp, cypher, tesla... Mas parei na Aosp extended com nougat 7.1.1. Não tem comparação a rom original com marshmalow, é excelente e cheia de recursos sem aquele monte de blotwares. Instalei o nova launcher e não me preocupo se a Moto/lenovo desistiu do aparelho. Aliás, não quero nem saber. Viva as custom roms!

    Macgyver Freitas


  • JULIANO CEZAR DOMINGUES 5
    JULIANO CEZAR DOMINGUES 09/02/2017 Link para o comentário

    Creio que a culpa se deve não à Google, que está sempre tentando corrigir as falhas e lançar versões sempre melhores, mas às fabricantes que insistem em querer modificar completamente o sistema para se diferenciar das outras. Por que, ao invés disso, elas não usam programas e hardwares como diferencial, e não estética. Assim seria muito mais rápido atualizar. Prova disso é a Motorola e as custom roms, que já fazem muito bem isso que eu disse.

    CAVMacgyver Freitas


    • Moisés 41
      Moisés 09/02/2017 Link para o comentário

      Moto X Force ganha o nougat só em maio.


    • 10
      Macgyver Freitas 09/02/2017 Link para o comentário

      Acho q o pior é o abandono dos aparelhos, por mais q fosse lenta, mas se todos os celulares fossem atualizados até o sistema mais novo q eles são capazes de executar satisfatoriamente, teríamos o marshmallow em no mínimo 80% do mercado. Já q o requisito deste é 8gb de ROM e 1gb de RAM.


    • CAV 57
      CAV 10/02/2017 Link para o comentário

      Porque no hardware ou em recursos físicos não dá pra ficar variando muito, por dois motivos:
      ► As fabricantes sempre acabam recorrendo às mesmas duas, três empresas que produzem componentes eletrônicos (no caso de processador, Qualcomm e Mediatek).
      ► Elas acabam seguindo o que o consumidor quer. E arriscar significa gastar mais do que deveria com um pequeno público, e com chances altas de ter prejuízo se esse risco não valer a pena. Por exemplo, se o consumidor não quer módulos como foi no LG G5 ou uma mini-tela pra exibição de informações (comoé no LG V10 e V20), as fabricantes não vão teimar, porque é o dinheiro delas que está em jogo, e então já viu, né?


  • 11
    Frederico Cavalcanti 09/02/2017 Link para o comentário

    Pra mim de verdade o mais importante é o marshwellon estar rodando liso e com o patch de segurança atualizado!
    E isso a Samsung está fazendo ,que demore o nougat mas que venha rodando liso e sem bug's até pq uma das mudanças específicas dessa nova versão é a tela dividida e isso a Samsung já disponibiliza a anos fora isso não vejo nenhuma modificação que justifique essa sangria desatada !


  • Juliano Olivetti 27
    Juliano Olivetti 09/02/2017 Link para o comentário

    Parabéns pelo artigo! O problema da fragmentação é grave e precisa ser minimizado. Da parte dos fabricantes mais agilidade e garantia de pelo menos duas versões do SO na linha intermediária para frente, já do Google um número menor de versões e mais transparência e previsibilidade no calendário de desenvolvimento, facilitando muito a vida dos fabricantes.
    Nesse ponto eu como usuário Android , sinto um pouquinho do inveja dos usuários Apple...Ainda mais quando meu Nexus 6P tiver o suporte descontinuado.


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 09/02/2017 Link para o comentário

    "POR QUEFABRICANTES DEMORAM TANTO PARA LIBERAR ATUALIZAÇÃO PARA O NOUGAT?"
    Pois Google não está nem aí!


    • Moisés 41
      Moisés 09/02/2017 Link para o comentário

      Google não tem como estipular qto tempo elas têm de entregar ao povo.


  • 33
    Luiz Henrique 09/02/2017 Link para o comentário

    Isso tudo não passam de desculpas. Nunca vi as custom roms saírem tão rápidas e de maneira quase estável como na versão do Nougat. Se as fabricantes não tem a capacidade de atualizarem seus smarts que peguem as custom roms e trabalhem em cima delas, pois já terão metade do caminho andado. Isso é falta de interesse e economia.

    CAV


    • CAV 57
      CAV 11/02/2017 Link para o comentário

      Pode ser, mas tem alguns poréns: um desenvolvedor independente tem geralmente um tempo razoável para lidar com 1 aparelho apenas, sendo que as fabricantes tem que lidar com dezenas ao mesmo tempo; uma Custom ROM não necessariamente tem a total compatibilidade com drivers ou recursos de hardware que uma Stock ROM possui, por isso que não são raros bugs em funções relativamente simples como a câmera ou recursos de rede como Bluetooth ou Wi-Fi.


  • Denis 57
    Denis 09/02/2017 Link para o comentário

    A Google tem responsabilidade por causa da fragmentação, mas as fabricantes também tem a sua parcela de culpa.


  • Glaucio L. 15
    Glaucio L. 09/02/2017 Link para o comentário

    A maioria das vezes as atualizações de OS pioram o que já era ruim (como a bateria) e deixa ruim o que era bom

    GabrielaRafael Siqueira


  • 16
    Igor Pedronni 09/02/2017 Link para o comentário

    Por via das dúvidas, permanecerei no Marshmallow. Estou satisfeito com o 6.0.1

    Conta desativadaFábio P.


  • Fernando Camargo 31
    Fernando Camargo 09/02/2017 Link para o comentário

    Um problema que agrava a atualização é que houve a mudança para a linguagem OpenJDK, assim as fabricantes estão tendo que importar suas Interfaces para a nova.

    Estou com a Nougat no Moto G1 faz 3 meses e posso dizer que está fluida e estável, obviamente tive problemas com alguns jogos que devido a GPU não suportar o OpenGL 3.1, mas para o meu uso está perfeito!


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 09/02/2017 Link para o comentário

    Enquanto não lançarem uma versão do Android tão revolucionário como foi o KitKat, ninguém vai se importar muito!

    Conta desativadaFábio P.Denis


  • 82
    Conta desativada 09/02/2017 Link para o comentário

    Essa questão de atualizações envolve tb questões psicológicas. Eu disse para mim msm que não iria atualizar meu S7 Edge via ODIN, iria esperar via OTA. Mas é difícil abandonar velhos hábitos, e cá estou eu com o Nougat do Reino Unido. O aparelho é o mesmo, continua funcionando como antes, novidades quase zero. Resumindo: poderia ter ficado no MM, mas a cabeça não deixa...

    CAVFábio P.DenisLucas Goulart F.Deivis SchumanConta desativadaConta desativada


    • 93
      Conta desativada 09/02/2017 Link para o comentário

      O Nougat te hipnotizou Andreu! rs....

      Lucas Goulart F.Deivis SchumanConta desativadaConta desativada


      • 82
        Conta desativada 09/02/2017 Link para o comentário

        Quase isso rs. A curiosidade mata...

        Conta desativadaLucas Goulart F.Conta desativadaDeivis Schuman


      • 99
        Conta desativada 09/02/2017 Link para o comentário

        Nem me fala rsrs

        Conta desativadaConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 09/02/2017 Link para o comentário

      Brother Andreu na estiga! ^^

      Conta desativadaConta desativadaConta desativada


    • CAV 57
      CAV 10/02/2017 Link para o comentário

      Ás vezes a sensação de ver que o aparelho está do mesmo jeito há dias ou semanas é o que faz a pessoa começar a "brincar", a "fuçar" ou mesmo a ficar ansiosa por novidades em relação a software (desde uma "atualizaçãozinha" de poucos MB que no máximo muda a data do patch de segurança da Google ou até mesmo simplesmente a data de compilação da build que pode ser vista no tópico "Versão do Kernel", até grandes atualizações, como as do próprio Android), ou ainda a trocar de aparelho, mesmo que este ainda esteja perfeito pra uso, ou mesmo praticamente novo.
      E como sempre, isso piora bastante quando a pessoa tem bastante tempo livre. Porque quando a pessoa está atarefada, ocupada, com a agenda apertada, acaba nem dando muita atenção pra isso, já que geralmente só tira o aparelho do bolso ou pega o aparelho pra mexer em raras ocasiões.

      Conta desativada


  • 11
    Vitor S. 09/02/2017 Link para o comentário

    O mais estranho e até caberia uma matéria, afinal, pq é lançado pra X aparelhos de tais regiões e outros não??? Já Tentei buscar uma lógica, mas não consigo entender.

    Conta desativada


    • 99
      Conta desativada 09/02/2017 Link para o comentário

      Nem eu

      Conta desativada


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 09/02/2017 Link para o comentário

    Acho que cada fabricante deveria atualizar seu Smart Top até a terceira versão mais nova do sistema.

    Conta desativada


  • Rodrigo Dias 37
    Rodrigo Dias 09/02/2017 Link para o comentário

    Vontade de colocar o Android 7.1 no meu celular eu até tenho, mas por uma questão de dois ou três apps de banco que eu uso diariamente, se faço o root não conseguiria usar mais esses apps. Mas vontade não falta.

    Conta desativadaConta desativada


    • Lucas Goulart F. 46
      Lucas Goulart F. 09/02/2017 Link para o comentário

      É complicado querer fazer root e não poder por causa dos apps de banco, mas acho que isso acontece por causa da segurança.
      O app do Banco do Brasil funciona de boa com root.

      Rodrigo DiasConta desativadaConta desativadaConta desativada


      • 82
        Conta desativada 09/02/2017 Link para o comentário

        Funciona msm, eu usava nos aparelhos com root que eu tinha...

        Lucas Goulart F.Rodrigo DiasConta desativadaConta desativada


      • Rodrigo Dias 37
        Rodrigo Dias 09/02/2017 Link para o comentário

        Mas por via das dúvidas vou ficar com o Android 6.0 mesmo. Pra quem veio de um celular com Windows Phone 8.1, já estou reclamando de barriga cheia.

        Conta desativadaConta desativadaLucas Goulart F.


    • 11
      Vitor S. 09/02/2017 Link para o comentário

      BB e caixa funcionavam quando eu tinha root

      Rodrigo Dias


  • Rodrigo Dias 37
    Rodrigo Dias 09/02/2017 Link para o comentário

    Podemos dizer que o Nougat seria o "Windows Vista" do Android? (Ok, posso ter forçado a barra)

    CAVConta desativadaConta desativadaConta desativada


    • 73
      Conta desativada 09/02/2017 Link para o comentário

      Penso como você. Acho que esse nougat vai ser um grande fiasco. Tem aparelho que ele roda liso, mas está dando problema em vários outros.

      Conta desativadaRodrigo DiasConta desativadaConta desativada


      • 99
        Conta desativada 09/02/2017 Link para o comentário

        Isso mesmo brother Sidney...

        Conta desativadaConta desativadaRodrigo Dias


    • 33
      Luiz Henrique 09/02/2017 Link para o comentário

      Acho que não tem nada a ver, o Nougat tem sido a melhor versão até agora, ao contrário do Windows Vista que era um lixo. Se tem uma versão que poderia ser comparada a ele é, no máximo, a 5.0 que veio recheada de bugs.


    • CAV 57
      CAV 11/02/2017 Link para o comentário

      Não. O Windows Vista é o Android Honeycomb, Rodrigo.


  • 21
    MrBluUe 09/02/2017 Link para o comentário

    instale uma custom ROM
    sem bloatware
    última versão do Android
    mais personalização
    roda melhor que a ROM stock

    1GB de RAM e snapdragon 400 não ta travando nada rodando super bem, bateria 2070 mpH e dura o dia todo, Moto G2

    meus agradecimentos a Resurrection Remix


  • 99
    Conta desativada 09/02/2017 Link para o comentário

    POR QUE FABRICANTES DEMORAM TANTO PARA LIBERAR ATUALIZAÇÃO PARA O NOUGAT?
    SACANAGEM COM O CONSUMIDOR!

    Conta desativadaConta desativadaLucas Goulart F.


    • CAV 57
      CAV 09/02/2017 Link para o comentário

      Simples: porque o SO e o hardware não são delas (o SO é da Google, e o hardware contém componentes da Qualcomm, da Mediatek, lentes de câmeras até de fabricantes concorrentes, etc). Fazer essa adaptação é o processo mais trabalhoso. É por isso que os iDevices da Apple não sofrem tanto com essa questão, porque ela participa de todo o processo que envolve o aparelho, sabe de todos os componentes, boa parte dos componentes de hardware (como o processador, que é dela), e o próprio SO é dela, aí fica mais fácil desenvolver e entregar algo rápido (embora não com a garantia de que fique perfeito). Os aparelhos da própria Google sentem menos essa questão, mas em relação aos iDevices, ainda ficam em desvantagem. Mesma coisa os aparelhos da Microsoft.

      Conta desativadaConta desativada


  • Henrique P. 74
    Henrique P. 08/02/2017 Link para o comentário

    Olha eu sempre falo isso e tem gente que concorda e tem gente que discorda, assim como gente que pensa que nem eu. Eu sempre busco usar sistemas customizados, sempre com o objetivo de ter atualizações e ter certeza de que haverá poucos bugs (dependendo do dev, vide Moto X Force e seu dev que caga tudo). Posso tomar como exemplo o Nexus 6P, que rodando a ROM PureNexus, em versão 7.1.1, não houve quaisquer problemas que ocorreram na ROM stock. Creio que a demora para atualizar o Nexus 6 foi devido aos problemas que ocorreram no Nexus 6P e 5X com diversos bugs e bootloops, assim seria para evitar os bootloops e bugs da bateria, por exemplo, além dele usar uma arquitetura 32 bit ao invés de uma arquitetura 64 bit

    Conta desativadaConta desativada


  • Adriano S. 13
    Adriano S. 08/02/2017 Link para o comentário

    A galáctica jorra smartphones desatualizados e outras empresas também


  • Lucas Goulart F. 46
    Lucas Goulart F. 08/02/2017 Link para o comentário

    As modificações das fabricantes também pesam na hora de atualizar.

    Deivis SchumanConta desativadaConta desativadaConta desativadaHenrique P.Conta desativada


    • Moisés 41
      Moisés 08/02/2017 Link para o comentário

      Vide a linha moto x que é 97% stock e vai receber em maio...


    • 99
      Conta desativada 09/02/2017 Link para o comentário

      Também

      Lucas Goulart F.


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 09/02/2017 Link para o comentário

      Sim tbm brother Goulart!

      Lucas Goulart F.


  • Leandro Fernandes 3
    Leandro Fernandes 08/02/2017 Link para o comentário

    quem quiser pesquisar...
    procurem saber sobre obsolência programada
    o Android não resiste à ela


    • Moisés 41
      Moisés 08/02/2017 Link para o comentário

      Ter SO anterior torna obsoleto?

      Aparelho com o 4.0 roda quase tudo.

      Conta desativada


      • 62
        Conta desativada 08/02/2017 Link para o comentário

        Eu uso ainda o velho guerreiro, Samsung Galaxy Y Duos com Android 2.3 e roda vários aplicativos. Claro, está bem defasado, mas esse ano devo aposentá-lo pro A3 2017.

        Conta desativada


    • 73
      Conta desativada 09/02/2017 Link para o comentário

      Leandro, obsolescência programada não tem esse sentido. O aparelho que tem software antigo e roda bem não se inclui aí. A Apple pratica isso com maestria fazendo com que seus aparelhos mais antigos sejam atualizados e passem a rodar mais lentamente, obrigando o consumidor a trocar por aparelhos mais atuais.

      Mael CostaConta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativada


      • 99
        Conta desativada 09/02/2017 Link para o comentário

        Falou tudo Sidney!

        Conta desativadaConta desativadaConta desativada


    • CAV 57
      CAV 09/02/2017 Link para o comentário

      E o que resiste à obsolescência programada?


  • Ader Marcelo 38
    Ader Marcelo 08/02/2017 Link para o comentário

    Acho que a Google precisa inventar uma forma de atualização dos recursos do sistema como se fosse o Play Services para todos os dispositivos com direito a reinicialização para ativar novas funções referentes ao Android, algo que não atrapalhe as camadas de modificações das fabricantes. Seria algo perfeito e acabaria com esses problemas de fragmentação.

    Conta desativadaConta desativada


  • Leandro Fernandes 3
    Leandro Fernandes 08/02/2017 Link para o comentário

    quem compra Samsung, iphone ou lg ainda estão na caixa, e dentro de caixas não temos liberdade


    • 73
      Conta desativada 09/02/2017 Link para o comentário

      ?


    • Rodrigo Dias 37
      Rodrigo Dias 09/02/2017 Link para o comentário

      A segunda metade ainda entendi alguma coisa

      Conta desativada


  • Roger S. 32
    Roger S. 08/02/2017 Link para o comentário

    A Google poderia demorar um pouco mais para lançar novas versões do Android, talvez isso diminuisse a fragmentação, mas do jeito que está, é difícil também para as empresas acompanharem. Sem dizer que muitas versões novas saem com tantos bugs que parece versão Beta...

    CAVConta desativadaHenrique P.Lucas Goulart F.


    • CAV 57
      CAV 09/02/2017 Link para o comentário

      Isso minimiza, mas não ataca o "X" da questão.


  • Leandro Fernandes 3
    Leandro Fernandes 08/02/2017 Link para o comentário

    Ps:
    tudo em nougat 7.1


  • Leandro Fernandes 3
    Leandro Fernandes 08/02/2017 Link para o comentário

    Saiam da caixa....
    custom ROM aqui, roda liso leve e solta.
    sem bloatware, otimizada e 75 apps instalados sem conflitos ou travamentos num misto moto g1 Falcon com apenas 1gb de RAM
    salve a resurrection
    salve a Exodus
    salve a Tesla
    e tantas outras....

    Henrique P.


    • Laércio Henrique Da Silva 23
      Laércio Henrique Da Silva 09/02/2017 Link para o comentário

      salve a resurrection !


  • Otávio Augusto 15
    Otávio Augusto 08/02/2017 Link para o comentário

    Rapaz o Android 6.0 pro j3 até o final do ano sai kkkk! 7 esquece.... Também acho o 6.0 melhor que o 7 , alguém mais acha?


  • Moisés 41
    Moisés 08/02/2017 Link para o comentário

    O que pega é que no android cada aparelho " tem " seu Android.

    Precisa ser adaptado a cada diferente modelo, além de ver se é dual ou single sim.

    Algumas como LG e Samsung têm o portifólio gigante.

    Tem J7, J7 metal, j7 prime e agora vem o j7 2017.

    A LG com uns 6 na linha K 2017.

    Fora as outras linhas de cada uma. Nunca conseguiriam dar suporte a todos pois tem 1000 coisas a mais para se preocuparem.

    Não sei se no iphone cada aparelho tem seu firmware ou se é universal.

    E outra, estamos quase no meio de fevereiro e tem aparelho sendo lançado com o 6.0.
    No WMC muitos deverão chegar com o 7.0 e não o 7.1.

    Conta desativadaHenrique P.Lucas Goulart F.


  • Moisés 41
    Moisés 08/02/2017 Link para o comentário

    A data de dezembro do s7 é início do beta, não conta como entrega do N.

    O estranho é que o Pixel é o que mais tem problema.
    No z4 e z5 foi algo relacionado ao áudio , coisa que não ocorreu em nenhum dos X.
    Tbm vi notícias sobre bugs em LG.

    Nesta semana o android stock recebeu o patch de fevereiro. Não sei como mas os Xperia X receberam semana passada.

    Conta desativadaHenrique P.


  • 76
    Conta desativada 08/02/2017 Link para o comentário

    Em minha opinião, nós não compramos atualizações de sistemas operacionais. Somente compramos o aparelho com o sistema que vem descrito na caixa. Claro que se uma empresa propagandear que vai atualizar, então deverá fazê-lo. Mas, acho muita perda de tempo ficar gastando energia esperando por atualização. Nunca reclamaram quando a Microsoft demorava 5 anos para lançar uma nova versão e ainda cobrava por ela. Por que agora todo mundo acha que é obrigação da empresa soltar novas versões assim que a Google lança uma nova?
    Eu tenho o S7 Edge e vou esperar muito até atualizar para o Nougat, que para mim é um grande mico. Acredito que ele logo será esquecido e muitas fabricantes vão pular essa versão.

    Conta desativadaConta desativadaHenrique P.Moisés


  • 76
    Conta desativada 08/02/2017 Link para o comentário

    Não sei não, para mim esse Nougat está mais para Windows Vista do que para outra coisa. Alguém notou que a Samsung parou de atualizar o Galaxy S7 no mundo inteiro? Provavelmente está dando muito problema.

    Conta desativadaConta desativada


    • 93
      Conta desativada 08/02/2017 Link para o comentário

      Steven, estou usando o Nougat e tudo funcionando muito bem! Mas no caso da Samsung que tem muita personalização a ser feita, os bugs são inevitáveis! Todos aparelhos da Samsung que tive, tinham problemas no Wi-Fi após as atualizações. No Android Stock esse processo dá menos trabalho e consequentemente menos bugs!

      Deivis SchumanConta desativadaFernando LimaLuiz de SáConta desativadaHenrique P.Adilson MagalhãesLucas Goulart F.


      • Luiz de Sá 30
        Luiz de Sá 09/02/2017 Link para o comentário

        É verdade, Marcelo. Aqui no Z Play depois da atualização está tudo fluindo melhor. Bateria rendendo mais devido ao Modo Doze aprimorado do Nougat, os gráficos 3D estão com melhor desempenho por causa da API Vulkan, então, até agora não tenho do que reclamar.

        Tiago HastenteufelDeivis SchumanConta desativadaConta desativada


      • 73
        Conta desativada 09/02/2017 Link para o comentário

        Será que esse nougat se adapta melhor em alguns aparelhos e pior em outros? Esse seria o motivo para vários fabricantes optarem por lançar seus aparelhos ainda com a versão 6.

        Deivis SchumanConta desativada


      • 93
        Conta desativada 09/02/2017 Link para o comentário

        Que bom Luiz, aqui no meu G4 tudo bacana também!

        Tiago HastenteufelDeivis Schuman


      • 93
        Conta desativada 09/02/2017 Link para o comentário

        Pode ser Sidney, se os fabricantes falassem sobre o assunto, as dúvidas seriam esclarecidas! Mas parece que é um segredo industrial, não se diz nada....

        Conta desativadaDeivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 09/02/2017 Link para o comentário

        Pra quem ta usando o Nougat, como ficou a questão da bateria? Ta com mais rendimento?

        Conta desativadaConta desativada


      • 93
        Conta desativada 09/02/2017 Link para o comentário

        Melhorou um pouco Deivis, parece que a atualização fez bem ao modo Doze! Tô chegando em casa com 40% de bateria, antes chegava com 25% a 30%.

        Conta desativadaTiago Hastenteufel


    • Moisés 41
      Moisés 08/02/2017 Link para o comentário

      Tem região que vai receber só depois de abril

      Conta desativada


    • 82
      Conta desativada 09/02/2017 Link para o comentário

      Tá não Steven. O meu com a ROM do Reino Unido está perfeito. As mudanças são quase nulas, pode ficar tranquilo no MM msm.

      Conta desativadaConta desativada


      • 93
        Conta desativada 09/02/2017 Link para o comentário

        Verdade Andreu, mudou pouca coisa!

        Conta desativadaConta desativada


      • 73
        Conta desativada 09/02/2017 Link para o comentário

        Bom isso, hein Andreu.


  • 31
    Vinicius Da Silveira 08/02/2017 Link para o comentário

    Custom ROMs. No caso da CM/LOS rolava atualização de otimização e reparação de bugs quase todos os dias, acho até demais isso, mas não deixa de ser algo ótimo. A google deveria lançar uma versão nova do android a cada 2 anos, e dentro desse tempo acontecesse patchs de segurança e correção de bugs e otimizações a cada 3 meses. Há e outra coisa. 100?% dos usuários comuns não precisão de OpenGL 3.1, muito menos da API Vulkan. No mundo do android a maioria dos jogos são bobos. O OpenGL 3.1 (que já existe para o android desde o 5.0) Não faz diferença nenhuma pra quem usa o celular pra jogar alguns joguinhos bobos. Essa restrição que a google colocou foi só para vender celulares novos, NADA ALEM DISSO. De qualquer Forma, os Snapdragons 800/801 são muito mais potentes que os SDs430/615/617 e tem praticamente o mesmo desempenho do SD625, Foi uma total jogada de marketing isso (ou ao meu ver, uma filha da putagem). Porem a maioria das Customs Baseadas no 7.x funcionam perfeitamente no SD800/801, mesmo rodando com OpenGL 3.0, que não tem suporte a Nova API. Mas quem liga pra isso? Até lançarem algum jogo, ou algum app que REALMENTE NECESSITE do OpenGL 3.1, ou superior, ou API Vulkan pra rodar, todos esses celulares de agora, com OpenGL 3.1+, já estarão obsoletos e provavelmente não terão poder gráfico para rodar esses jogos e apps que de fato necessitarão do OpenGL 3.1+ e da API Vulkan de forma fluida.


  • Lucas Goulart F. 46
    Lucas Goulart F. 08/02/2017 Link para o comentário

    Também acho que o Google deveria lançar menos versões do Android. Poderiam fazer como a Microsoft que lançou o Windows 8 em 2012, o 8.1 em 2013 e o 10 em 2015 (referindo às versões de PC).

    Conta desativadaHenrique P.Conta desativada


  • 6
    Douglas Liao 08/02/2017 Link para o comentário

    Matéria completa e interessante! Parabéns pelo artigo escrito! Possui argumentos claros e coesos.

    Tiago HastenteufelAdemar JuniorDeivis SchumanRosane O.Conta desativadaHenrique P.Lucas Goulart F.Adilson MagalhãesFernando LimaLuiz de SáClênio AbreuConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 09/02/2017 Link para o comentário

      Sem duvidas uma das melhores já publicada aqui!


  • 6
    Valdeson Japiassú 08/02/2017 Link para o comentário

    Alguém com Galaxy S7/S7 Edge ja recebeu a atualização nacional oficial da samsung via OTA? Tenho um S7 e minha esposa um S7 Edge, ambos comprados em loja desvinculada de operadora e até agora não chegou atualização nenhuma. Estou mto frustrado com essa demora, pois a Samsung anunciou que a atualização sairia em Janeiro mas até agora não saiu. Sei que já saiu uma versão internacional, mas queria a versão brasileira pra não perder o Samsung Pay e a garantia do aparelho.

    Conta desativadaConta desativada


    • 76
      Conta desativada 08/02/2017 Link para o comentário

      Não recebi e, pelo que sei, a Samsung parou de atualizar. Provavelmente está dando muito problema.

      Rosane O.Conta desativadaConta desativadaConta desativada


    • 82
      Conta desativada 09/02/2017 Link para o comentário

      Não saiu ainda. Saiu para Reino Unido, França, Irlanda, Alemanha, Emirados Arabes e República Tcheca. Basta olhar no site Sammobile.

      Conta desativadaConta desativada


    • Rosane O. 36
      Rosane O. 09/02/2017 Link para o comentário

      Também não recebi. Estava ansiosa até ler que está dando problema, melhor esperar mais um pouco do que ter (mais) uma dor de cabeça.

      Conta desativadaConta desativadaConta desativada


  • Josué dos Santos J. 25
    Josué dos Santos J. 08/02/2017 Link para o comentário

    Muito boa a matéria! Acho que a grande culpa disso é das marcas que lançam aparelhos desnecessários fazendo com que depois dê trabalho para atualizar ou apenas deixar como peso de papel quando a versão não for mais útil...

    Lucas Goulart F.


    • 76
      Conta desativada 08/02/2017 Link para o comentário

      Depois de tudo o que você leu, chegou a essa conclusão?

      Rosane O.Conta desativada


  • Bill Machinne 21
    Bill Machinne 08/02/2017 Link para o comentário

    Vai pelo gosto de cada um, eu prefiro a linha Nexus e depois vou para a linha Pixel, prefiro o Android puro, já usei outras marcas mas me indentifiquei com a linha do Google por causa das atualizações rápidas também.

    Henrique P.Lucas Goulart F.


  • 44
    Conta desativada 08/02/2017 Link para o comentário

    Parabéns pelo artigo. Muito bem escrito e bem completo. Acho que o consumidor médio tem culpa tb, não comprando produtos desatualizados.

    Deivis SchumanHenrique P.Lucas Goulart F.Adilson MagalhãesFernando LimaLuiz de SáConta desativadaJosué dos Santos J.


    • 93
      Conta desativada 08/02/2017 Link para o comentário

      Concordo e acrescento Alcides, pois os fabricantes exploram é os leigos pra vender péssimas configurações e versões do SO atrasadas e defasadas! O consumidor brasileiro sempre foi pouco exigente e tem preguiça de pesquisar antes de comprar.

      Deivis SchumanHenrique P.


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 09/02/2017 Link para o comentário

      Bem observado brother Alcides Vader!


  • 73
    Jairo rios 08/02/2017 Link para o comentário

    Falta uma política dá Google no quesito atualizações , para as OEMs também não é fácil e barato acompanhar as inúmeras atualizações de correção de bugs das versões do Android , no caso atual Nougat, falta foco e seriedade por parte dá Google neste quesito , a Apple pode se.dar este luxo devido possuir apenas gadgets proprietários mas a Google não.

    Deivis SchumanConta desativadaHenrique P.Adilson MagalhãesFernando LimaLuiz de SáConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 09/02/2017 Link para o comentário

      Concordo com seu comentário brother Jairo!


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 08/02/2017 Link para o comentário

    pra vender os lançamentos

    Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 09/02/2017 Link para o comentário

      Haahahahaaa

      Victor Lima


      • Victor Lima 78
        Victor Lima 09/02/2017 Link para o comentário

        mas é verdade kkkk


  • 17
    ditom 08/02/2017 Link para o comentário

    Acho que, hoje em dia, o usuário de Android sabe que não compra a atualização do sistema, que é, via de regra, porca ou inexistente. Ponto negativo para o Google nesse aspecto (face Apple e Microsoft).
    Mas nem importa, já que smartphone com Android embarcado vende como banana ou laranja: todo mundo tem um, por pior ou mais desconhecido seja o fabricante do aparelho...

    Conta desativadaHenrique P.Conta desativada


  • Angelo Giuseppe Reck 17
    Angelo Giuseppe Reck 08/02/2017 Link para o comentário

    Pois é! Ainda estou aguardando essa atualização para o Zenfone 3, que iniciou nas Filipinas mas foi suspensa. Realmente é difícil entender essa chatice de atrasos. Com toda a estrutura que essas fabricantes tem, deveriam oferecer mais agilidade. E a Google também poderia pensar um pouco mais no consumidor final.


  • Daniel 70
    Daniel 08/02/2017 Link para o comentário

    Primeiro a comentar......!! Aguardando aqui a liberação para o Note 5!

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.