Por que você não precisa de um smartphone com 6GB de RAM

androidpit samsung galaxy note 5 8
© nextpit

Não tenho nada contra o progresso, aliás ele é parte fundamental do meu trabalho. Mas tem uma coisa no desenvolvimento dos smartphones que já está me cansando. Os rumores dizem que os próximos três carros-chefe a serem lançados virão com 6 GB de memória RAM, o que não faz muito sentido se você pensar bem. Abaixo você confere meus motivos.

Pela primeira vez na vida me sinto como um velho. Em alguns meses uma série de dispositivos com 6GB de RAM poderiam ser lançados. E eu não entendo porque tanto foco nisso.

Samsung, OnePlus e Vernee poderiam ser os responsáveis pela criação dos aparelhos com 6Gb de RAM. Alguns rumores apontam até 8 GB. Normalmente eu receberia o progresso tecnológico de braços abertos, mas neste caso não acho que este progresso corresponda a uma necessidade

Neste caso o progresso não corresponde a uma necessidade

Para que são necessários 6 ou até 8 GB de memória RAM? Ok, o Android está baseado no sistema Linux e programados para se beneficiar de toda a memória RAM possível. Isso reduz o tempo de espera e permite passar de um aplicativo à outro mais rapidamente. Mas nem tanto assim.

Meu Nexus 6P tem 3 GB de RAM e nas últimas 24 horas só 66% desta capacidade foi utilizada, ou seja, 2 GB de RAM enquanto usava um total de 55 aplicativos. Será que eu deveria instalar ainda mais aplicativos para tirar proveito do total da minha memória RAM?

androidpit Nexus 6P 11
Meu Nexus 6P tem 3 GB de RAM, e 1 GB ainda está sobrando / © ANDROIDPIT

Claro que eu gosto de ter RAM de sobra, mas os smartphones estão cada vez mais caros e eu não quero pagar por componentes que não me oferecem uma vantagem óbvia. Me dê uma bateria que dure três dias, uma tela que funcione com óculos de realidade virtual, ou uma tela que não quebre se cair no chão. O que você quiser, mas não me faça pagar mais por chips de memória RAM que não são capazes de tirar proveito do cenário atual do Android.

E você, acha de um aparelho com 6 GB de RAM necessário? Pagaria mais por isso?


Este texto reflete a opinião de um editor em particular e não necessariamente os pensamentos de toda a equipe editorial.

Ir para o comentário (173)
Eric Ferrari-Herrmann

Eric Ferrari-Herrmann
Editor

Eric faz parte da equipe do AndroidPIT desde 2014, escrevendo artigos e análises para o site alemão. Depois de um começo lento com um Xperia P, migrou rapidamente para um Nexus 4, dispositivo que lhe serviu de cobaia para seus primeiros experimentos flasheando ROMs. Agora ele é um especialista em ROMs customizadas. Além disso, ele adora sushi.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
173 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Paulo Caetano 1
    Paulo Caetano 05/04/2017 Link para o comentário

    Eu considero que para quem gosta de jogos, é gosta de fazer transição rápida entre apps principalmente aplicativos pesados como de editor de imagens, 6GB de ram está muito bom.
    Digamos que comece a ser lançados mais jogos do mesmo tipo que "After Pulse" se vc tem 6GB de Ram , da pra responder uma mensagem em um app de comunicação e voltar ao jogo sem problemas.

    Isso é só um exemplo, mas muitos outros podem ser mostrados.
    Outro ponto a ser considerado e salto evolutivo que software passam sempre pedindo mais demanda de potência de um aparelho, nesse caso tendo um desse tipo com 6GB de Ram se torna desnecessário ter que adquirir outro futuramente tendo em vista que já possui um que pode durar bastante sendo superior até mesmo a outros que sejam lançados futuramente como de entrada .


  • 2
    Jefferson William Rosa 29/03/2017 Link para o comentário

    Acho que tudo tem que fazer parte de um conjunto. 6gb de ram associados à um processador top como o ainda no forno SD635, uma adreno top. Câmera boa o suficiente para fotos noturnas e rápidas. Bla Bla Bla. Nada disso adiantará sem uma tela realmente resistente e não está Gorila merda Glass que quebra com qualquer tombinho. Sem contar que precisamos de de baterias de no mínimo 5.500mAh para conseguirmos chegar até o fim do dia com alguma folga. Uma pitada de preço abaixo dos R$ 2.500,00 seria ótimo. Só acho.


  • 10
    Macgyver Freitas 08/02/2017 Link para o comentário

    Tenho um OP3 com 6gb de RAM, volta e meia ele fica com mais de 5gb utilizados, deixando mais apps em cache, deixando td mais rápido, se vc só usa apps leves, tlvz n tenha uso, mas se vc joga varios jogos, e/ou usa muito o chrome, mais RAM é recomendado. Além do que aumenta a vida util do aparelho, já q msm os apps mais leves, tendem a ficar mais pesados com o tempo, em 2012 1gb de RAM era coisa de top de linha, atualmente em 2017 celulares de entrada vem com no minimo 2gb.


  • Marcelo Vieira 2
    Marcelo Vieira 15/06/2016 Link para o comentário

    Que artigo merda em. Vc não usa os 6GB por que não tinha nenhum com essa capacidade. À partir do momento em que tenha, os desenvolvedores terão maior abertura para desenvolver apps mais poderosos. Isso é óbvio como todo avanço nesse sentido.

    David Carvalho


    • 2
      Danilo Ferreira 13/11/2018 Link para o comentário

      Merda foi o teu comentário cara, faz muito sentido o que ele escreveu para muitos...assim como para outros não faz, opiniões diferentes para usuários diferentes. Da próxima vez preste atenção no linguajar.


  • Reginaldo T. 15
    Reginaldo T. 10/05/2016 Link para o comentário

    Cadê a matéria? Ela começou e parece que se perdeu no caminho.
    Pensei que haveriam argumentações, pesquisas, dados, etc, mas nada.
    Uma conjectura das mais fracas.


  • Alexandre Xstationbr 13
    Alexandre Xstationbr 08/05/2016 Link para o comentário

    Quanto mais RAM no Android mais ele consome.
    Deveria mudar esse cenário.
    Quando o IOS estiver com 2 ou 4 gb de ram o Android estará usando 8 ou 12gb e ainda não será suficiente.


  • André VS Coffee 4
    André VS Coffee 08/05/2016 Link para o comentário

    Eu acho bom na minha opinião, mas só se o celular ñ for caro mo máximo entre 1,5 a 2mil reais m q eu tenha condições e só pra nem um dos lados perderem em investimentos, mas q todo mundo ganhe à e outra coisa q o celular fosse inquebrável igual ao moto X force apesar de eu ñ ter testado ainda, mas segue vários teste e aparentemente mostra ele ser praticamente inquebrável essa é minha opinião logo comprarei um desses moto X force mas por motivo de ñ ter q colocar a mão no bolso em menos de 1 ano de uso.

    Alexandre Xstationbr


  • Davino Zolet 22
    Davino Zolet 08/05/2016 Link para o comentário

    Isso chama-se complexo de iPhone.

    Marcelo VieiraAlexandre Xstationbr


  • Luiz Fernando L. Pellini 17
    Luiz Fernando L. Pellini 08/05/2016 Link para o comentário

    Quando peguei o note 3, ele tinha espantosos 3Gb de RAM. Não creio que 6 Gb vai impactar tanto o valor do aparelho. Eu compraria..

    Jefferson William RosaMarcelo VieiraAlexandre Xstationbr


  • Cleber d'Avila 13
    Cleber d'Avila 08/05/2016 Link para o comentário

    Gostei.

    Alexandre Xstationbr


  • Paulo César Ramos de S. 18
    Paulo César Ramos de S. 07/05/2016 Link para o comentário

    Eu já havia entrado na pré venda do Xiaomi Mi5 Exclusive (pro, para alguns), daí a LeNovo através de sua subsidiária Zuk lançou o Z2 pro com SD820, 6GB de RAM e 128GB de ROM. Fiquei vários dias procurando detalhes sobre esse aparelho, assistindo reviews no YouTube, lendo comparativos, etc...conclusão. Desisti do Xiaomi, apesar de possuir algumas poucas vantagens (modem LTE superior, NFC, câmera de maior resolução), mas que não foram o suficiente para tirar o ZUK da minha preferência, mesmo porque o ZUK z2 tbm tem outra coisa que me atrai: melhor câmera para fotos noturnas. Lembro que comprei há 3 anos atrás meu atual chinês (ZP999) qdo 3GB de RAM era absurdo, mas passei a editar videos, fotos, abrir manuais em PDF, muito mais apps sem engasgo algum. Eu nem sequer tenho jogo no celular, uso mesmo pra trabalhar, pois fico as vezes dias viajando e o acesso a notebook se torna difícil.
    Acho que os 6GB de RAM pode parecer exagero agora para alguns, mas sei que para mim será muito útil.

    Jefferson William Rosa


  • 99
    Conta desativada 07/05/2016 Link para o comentário

    Meu Moto X 2014 roda uma beleza com 2 GB 👍

    Conta desativada


  • Ênio Victor 2
    Ênio Victor 07/05/2016 Link para o comentário

    Meu celular tem apenas 1 GB de ram e estou bem satisfeito com isso, 6 GB de ram seria bom tbm mas não sei pra que tanto


  • Paulo César Filho 17
    Paulo César Filho 06/05/2016 Link para o comentário

    Eu uso um Moto X 2ª Geração(2014), ele é um pouco antigo, mas ele tem 2 gb de memoria RAM e ele roda tudo muito bem! A unica coisa que ele peca é na câmera e por não possuir entrada SD. Eu concordo com a matéria, hoje em dia aparelho com 1 gb dá para usar legal mas não é o suficiente, vejo que a necessidade atual é por no minimo 2gb. 6 ou 8 gb de RAM já é exagero, muito raro um usuário normal ou até um expert em android usar essa quantidade absurda de RAM, sendo que as pessoas estão trocando cada vez mais rápido de aparelhos. Agora imagine, smartphone não é foi feito pra ser um bem durável, e um aparelho com 6 ou 8 gb de RAM não vai sair com um bom custo/beneficio, as pessoas estão cada vez mais propícias a pagar mais caro em um aparelho só pra dizer aos amigos que ele tem muito mais RAM que eles, mas possivelmente ele não vai usar esse aparelho caríssimo por pouco mais de 2 anos.


    • 99
      Conta desativada 07/05/2016 Link para o comentário

      Para mim no X 2014 o que mais peça é a bateria


  • 20
    Lucas T. 06/05/2016 Link para o comentário

    Ao invés de colocarem quantidades absurdas de memória RAM num dispositivo que ainda não é capaz de lidar com tanto, por que não desenvolvem melhores processadores, melhores sistemas de refrigeração/resfriamento e melhores baterias?Ah, aproveitando, por que também não desenvolvem diretrizes de desenvolvimento para o Android que proíbam as fabricantes de desenvolverem tanto hardware lixo para tornar o Android um sistema menos bugado e mais leve, estável, fluido e atrativo?


  • Leonardo de Pádua 16
    Leonardo de Pádua 06/05/2016 Link para o comentário

    O que realmente precisa aumentar é a capacidade de armazenamento, algo em torno dos 128GB até 480GB


    • 20
      Lucas T. 06/05/2016 Link para o comentário

      Caraca, 480GB? Haja músicas, fotos e filmes para colocar nisso aí!
      Mas, agora é sério, acho difícil aumentarem o armazenamento dos dispositivos durante um bom tempo, principalmente agora com praticamente tudo sendo mantido na nuvem.


      • Luiz Fernando L. Pellini 17
        Luiz Fernando L. Pellini 07/05/2016 Link para o comentário

        Uso da nuvem só é viável em lugares em que a conexão funciona e é justa... Nuvem aqui sem chance.


  • Rodrigo Salles 9
    Rodrigo Salles 06/05/2016 Link para o comentário

    2 gb de RAM acho suficiente se tiver um bom conjuntos, prefiro mais bateria... que mais memória RAM e outra se sobra 300mb de RAM, usando vários aplicativos, está bom...


  • Augusto Lourival 11
    Augusto Lourival 06/05/2016 Link para o comentário

    Bem, você não pode comparar o uso de RAM do seu atual aparelho com os que estão por vir. No caso esses aparelhos vão usar basicamente 3~4gb de ram, então é válido sim, não necessário, já que você não é obrigado a comprar os novos :D

    Leonardo AlvesConta desativadaConta desativada


    • 76
      Conta desativada 06/05/2016 Link para o comentário

      Augusto, eu estava pensando em escrever justamente isso que você colocou aqui.

      Conta desativada


    • 82
      Conta desativada 06/05/2016 Link para o comentário

      Concordo. Se as fabricantes fossem seguir certas linhas de pensamento, os aparelhos ñ evoluiriam nunca. Estaríamos trabalhando com 1 GB de Ram.

      Augusto Lourival


  • 6
    Mateus Sabino Cruz 06/05/2016 Link para o comentário

    não posso discordar deste artigo! talvez a maior verdade que eu já eu ouvi neste site!
    para quê tanta RAM?


  • 7
    Thiago Molliga 06/05/2016 Link para o comentário

    Possuo um zenfone 2 com 4 gb de ram, mesmo ele não possuindo o melhor processador q existe, a memória extra compensa muito.... Roda tudo liso e muito rápido... Imagina 6 gb.

    Leonardo AlvesConta desativada


  • 85
    Conta desativada 05/05/2016 Link para o comentário

    Prefiro uma bateria maior ao invés desse "excesso" de RAM.....


  • Leonardo Alves 56
    Leonardo Alves 05/05/2016 Link para o comentário

    Ainda vejo mais quantidade de RAM como sendo mais útil do que uma resolução superior a Full HD.

    Paulo César Ramos de S.Conta desativada


  • Samuel David 4
    Samuel David 05/05/2016 Link para o comentário

    Sem duvidas, poderiam remover algund chips e adicionar outras coisas necessárias, ou até mesmo, aumentar a capacidade de bateria, poderiam facilmente fazer isso redesenhando a placa mãe.


    • Marcelo 29
      Marcelo 05/05/2016 Link para o comentário

      Quais chips poderiam remover? Detalhe mais sua ideia...
      Adicionar o que? Se você mesmo quer remover "chips" das placas? Vai por mais resistores, capacitores e diodos?

      Gostei da sua ideia, tente dar forma a ela.....

      Vendo que você possui um Moto G, não consegui interpretar o que se pode retirar desse aparelho. Pois esse é sua experiência.

      Paulo César Ramos de S.


  • 27
    Frederico Porto 05/05/2016 Link para o comentário

    troco 6GB de RAM por 64GB de memória flash! Isso sim está fazendo falta... meu celular o tempo todo com a porcaria do alerta de 95% cheio...


  • 6
    Jonatas de Faveri 05/05/2016 Link para o comentário

    Beeeem, eu comprei levando esse dado muito a sério, mais por experiencia com computadores e meu celular anterior era uma lesma, como penso em ficar com ele por pelo menos 2 anos e provavelmente mais de 3 anos, achei importante ter capacidade de atender aos futuros softwares diferente do meu tablet que hoje não atende mais direito a jogos como commander (se pisca todo para conseguir rodar).

    Conta desativada


  • 14
    Josenildo 05/05/2016 Link para o comentário

    Óbvio que é necessário, sem evolução de hardware, os smartphones ficarão obsoletos

    Conta desativadaConta desativadaBruno da Silva Santos


    • Bruno da Silva Santos 31
      Bruno da Silva Santos 05/05/2016 Link para o comentário

      Necessário é sim, mas essa evolução não acontece apenas com números
      Seria muito melhor se investissem em melhorar a integração do software com o hardware do que aumentar a memória RAM.

      Conta desativadaLucas T.


      • 20
        Lucas T. 05/05/2016 Link para o comentário

        Com certeza. A Apple mesmo faz muito mais com 1/3 dessa quantidade de memória. É possível otimizar o sistema operacional com a quantidade de memória disponível nos smartphones atuais, basta a Google ter um pouco mais de boa vontade nessa parte.

        Conta desativadaBruno da Silva Santos


      • 40
        Conta desativada 05/05/2016 Link para o comentário

        Estranho, vocês pensam realmente que a Google limita o Android de proposito?


      • Bruno da Silva Santos 31
        Bruno da Silva Santos 05/05/2016 Link para o comentário

        Eu não acho, o que eu quis dizer é que uma boa performance não está unicamente relacionada com o tamanho da memória RAM. De forma alguma acho o Android limitado, só acho que poderia ser melhor aproveitado.

        Conta desativada


      • 40
        Conta desativada 05/05/2016 Link para o comentário

        Vamos elaborar isso um pouco:
        O Android já esta indo para a versão 7(build já ultrapassaram de 10), mas no entanto a única versão que trouxe uma diminuição no consumo de recursos do hardware foi a versão 4.4, foi praticamente um reinicio para o Android. Vocês não acham que a Google já tenta fazer essa otimização ao máximo?

        Bruno da Silva Santos


      • 20
        Lucas T. 05/05/2016 Link para o comentário

        Eu não acho, eu tenho certeza. E fazem isso porque o Android precisa atingir o número máximo de dispositivos móveis que puder.

        Trabalho com desenvolvimento e sei o quanto é desgastante e frustrante o trabalho com Android, enquanto isso, a equipe responsável pelo iOS "nada de braçada". Confesso que, burocraticamente, publicar os apps na Play Store é muito mais fácil e rápido do que na App Store do iOS, porém, na parte do desenvolvimento, é muito mais difícil, temos tido uma melhora com o Android Studio mas ainda assim o número de demandas com bugs e erros nos nossos apps é muito maior do que para a equipe do iOS, e a maior parte desses bugs se deve à fragmentação e a atualização falha (ou a falta dela) nos diversos dispositivos Android. Se a Google se preocupasse mais em otimizar o Android para lidar melhor com o hardware, assim como a Apple faz, e impusesse isso aos fabricantes, com toda certeza teríamos um sistema muito mais otimizado do que ele é atualmente.

        Então, sim, ela faz isso porque quer, pelo simples fato de que, quanto mais lucro tiverem, quanto mais atingirem o mercado (sem se importar com a qualidade final do produto), melhor. O dia que a Google implantar melhores diretrizes de desenvolvimento no Android, com certeza teremos um sistema muito mais estável que vai requerer muito menos "números" de hardware.

        Conta desativadaBruno da Silva Santos


      • 40
        Conta desativada 05/05/2016 Link para o comentário

        Muito bom o comentário Lucas, concordo plenamente.
        Também trabalho com desenvolvimento, mas não tenho foco em Android, mas vejo os programadores quebrando muito a cabeça em adequar alguns módulos para o Android.
        Uma coisa que muitos não se lembram é que a Google tem parte de sua receita em publicidade, a formula é simples e de fácil entendimento: Quanto mais hardware ela atingir, seu produto terá mais alcance.
        A Google navega como manda o mercado se formos analisar friamente a situação.

        Lucas T.


      • 76
        Conta desativada 06/05/2016 Link para o comentário

        Lucas, não queira comparar um sistema capado com o Android. A Apple usa menos RAM porque lhe permite usar menos o aparelho. o iPhone é uma aparelho exclusivamente para consumo de conteúdo e não dá para comparar com um sistema como o Android que você pode usar para produção.


      • 20
        Lucas T. 06/05/2016 Link para o comentário

        Cara, se eu for realmente entrar em termos técnicos, eu ficaria escrevendo linhas e linhas e ainda assim não seria capaz de convencer ninguém de o por que o iOS é e, provavelmente, será mais fluido e consistente do que o Android, mas vou tentar resumir.

        Acontece que o Android usa Java como linguagem oficial e, como todo desenvolvedor sabe, Java é 8 ou 80, ame-o ou odeie-o. Eu, particularmente, por já trabalhar com a linguagem há algum tempo, até gosto mas creio que mais pela obrigação, por ser ferramenta de trabalho do que por admiração mesmo. Enfim, um dos faotres que "pesa" o Java é o que chamamos de garbage collector, que, como o nome sugere, "coleta o lixo", nessa caso, lixo de memória, digamos assim. O problema disso é que o processo de funcionamento do garbage collector gasta memória e, como sabemos, um smartphone ainda não foi feito para ser robusto e lidar com memória como um desktop. Bom, otimizar esse processo é complicado, fazer um app trabalhar bem com o garbage collector é difícil, visto que ele pode se acionar sozinho e, adicione tudo isso ao fato de que a Sony tem "n" hardwares em seus smartphones, a Samsung tem mais "n", a LG tem mais "n" e por aí vai, então, se já é difícil desenvolver para um só, imagine para esse monte de hardware? Como lidar com vários tipos de processadores e memórias sem perda de desempenho?

        Por outro lado temos o iOS, desenvolvido em Objective-C, oriundo de uma linguagem "capada" chamada C. Por ser uma linguagem mais antiga, o Objective-C até tem um garbage collector genérico mas, por não ser algo "original" da linguagem, não é algo padrão nela, ou seja, mata o problema que o Java tem de o garbage collector poder se acionar sozinho. Isso dá aos desenvolvedores uma maior liberdade, permitindo que eles desenvolvam seu próprio garbage collector e o usem quando bem entenderem, ou seja, quando for realmente necessário, ou seja, o consumo de memória aqui é menor.

        Bom, resumidamente, esse é o motivo de o iOS ser menos travado do que o Android, é claro que existe mais coisa por trás disso, mas é algo que exige um artigo especial sobre, pois dá muita "lenha para queimar". Quanto à visibilidade, público alvo e funções do dispositivo, isso é uma questão de mercado e gosto pessoal. Steve Jobs sempre deixou claro que o smartphone é um assistente de bolso, ou seja, o iOS não vem para ser algo robusto, mas para entregar aos usuários (ou a maioria deles) aquilo que precisam com bastante fluidez, enquanto o Android é desenvolvido, ao meu ver para ser um sistema aberto a personalizações, livre para que o usuário modifique aquilo que quer, porém, também ao meu ver, isso é algo que não deve ser disponibilizado a todos visto que nem todo mundo tem os conhecimentos necessários para fazerem determinadas mudanças no smartphone. O que quero deixar claro é que, para mim, o Android é perfeito, me atende melhor do que o iPhone mas peca por querer agradar a todos, talvez fazer dele um sistema não tão personalizável mas mais estável e fluido traga clientes mais fiéis e menos reclamações e comparações ao iOS.


  • Bruno da Silva Santos 31
    Bruno da Silva Santos 05/05/2016 Link para o comentário

    Aí a pessoa compra um celular com 6GB de RAM pra jogar Candy Crush e usar Snapchat...

    Samuel DavidAlex


    • Samuel David 4
      Samuel David 05/05/2016 Link para o comentário

      Pois é...

      Bruno da Silva Santos


  • 13
    Jason Vianna 05/05/2016 Link para o comentário

    Eu preciso mas é caro


  • Douglas Charles Cunha 41
    Douglas Charles Cunha 05/05/2016 Link para o comentário

    Quando a Samsung lançar um, certamente o redator do artigo mudará de ideia. Tudo que a concorrência lança é inútil ou desnecessário, mas quando chega ao Galaxy S séries, é ótimo. Me lembro das resoluções QHD.

    Luys Fernnando


  • Henrique Guimarães 27
    Henrique Guimarães 05/05/2016 Link para o comentário

    Ovelhas gosta, disso mesmo....
    Números!!!
    É como algumas outras ovelhas se vangloriam em dizer que, suas câmeras digitais portáteis tem 20MP, 24...achando que isso tira fotos melhores....esquecem alguns e muitos nem sabem que, o que manda muito mais é o sensor..!
    Mas....números são o que ovelhas domesticadas adoram mostrar pros amiguinhos na mesa do almoço, lanche, escritório, na baladinha..

    Samuel DavidRomilson soares


    • Marcelo 29
      Marcelo 05/05/2016 Link para o comentário

      Acho engraçado quando vejo esse tipo de comentário, ate esqueço que estamos no Brasil...

      Ovelhas, ovelhas....... usando um Iphone, ovelhas, ovelhas.......blablabla

      Conta desativada


    • Samuel David 4
      Samuel David 05/05/2016 Link para o comentário

      Kkkkk boa.


    • 76
      Conta desativada 06/05/2016 Link para o comentário

      Como alguém pode chamar os outros de ovelhas e possuir um iPhone? É incoerente.

      Conta desativada


  • Jonathan Garbugio de Lima 4
    Jonathan Garbugio de Lima 05/05/2016 Link para o comentário

    Meu Nexus 5 com 2 GB de RAM roda liso, imagina o 6P com 3 GB.

    Acredito que devemos analisar as modificações que as fabricantes fazem nos SO para daí sim julgar se é necessário ou não.

    Mas sou da opinião de que é desnecessário ainda.

    Obs.: opinião de um leigo

    Lucas T.Samuel David


    • Samuel David 4
      Samuel David 05/05/2016 Link para o comentário

      No caso da Samsung precisa, realmente, pra rodar aquele sistema deles..


    • 20
      Lucas T. 05/05/2016 Link para o comentário

      Amigo, não precisa nem ser expert para notar que dá sim para se fazer um sistema otimizado com poucos "números" de hardware, o melhor exemplo disso é o iPhone que, com apenas 2GB de RAM, tem um sistema muito fluido, estável e otimizado. Claro, iOS foi feito para rodar em apenas uma linha de celulares cujas variações de hardware em modelos subsequentes são poucas se comparado aos Androids, mas, o Windows Phone, por exemplo, é um sistema que atinge uma variedade maior de dispositivos, com hardware bastante diferentes mas que, ultimamente, tem se tornado mais fluido e estável do que o Android.

      Acho que falta à Google elaborar e obrigar as fabricantes a usarem diretrizes padrão para desenvolvimento do Android. Não estou dizendo que o Android como um todo é ruim, longe disso, tenho um Nexus 5 que funciona muito bem mesmo após 2 anos de uso e 3 de lançamento, provando que sim, o sistema operacional da Google pode ser fluído para todos, assim como é para o meu Nexus 5, mas é lamentável ver esse monte de Galaxys Duos da vida que rodam uma "baba" de sistema operacional que mal dá para fazer ligações e enviar SMSs de tão lento e mal otimizado que é. Se a Google fizesse isso, tenho certeza de que o número de clientes fieis e satisfeitos, assim como os da Apple são, seria muito maior.


  • Pedro Marcello 23
    Pedro Marcello 05/05/2016 Link para o comentário

    Olha a dois anos uso um celular com 2 GB de RAM e roda todos os apps que eu quero , porém irei troca ele por um Alcatel idol 3 com 1.5 GB de RAM espero que rode meus apps que uso no dia a dia , e bergunto uma coisa aqui a vcs , 1.5 GB RAM da pra suprir as necessidades diárias de um usuqrio?

    Samuel David


    • 82
      Conta desativada 05/05/2016 Link para o comentário

      Na minha humilde opinião vá pra mais, ñ pra menos...
      Mas a decisão final é sua né.

      Luiz Alexandre


    • Samuel David 4
      Samuel David 05/05/2016 Link para o comentário

      As minhas são supridas com 1Gb, 1,5 com certeza vão suprir.


  • 3
    Arthur Carvalho 05/05/2016 Link para o comentário

    Eu tenho um Nexus 5 a dois anos quase, ele tem 2 GB de ram e não me deixa na mão. Também não vejo isso como algo necessário, tem problemas que todos os usuários apontam que ainda não foram solucionados, como por exemplo a bendita bateria. Não adianta um smartphone parrudo se ele não aguenta 3 horas de uso.

    Samuel DavidJonathan Garbugio de Lima


    • Jonathan Garbugio de Lima 4
      Jonathan Garbugio de Lima 05/05/2016 Link para o comentário

      Compartilho da sua opinião! Tenho Nexus 5 e rodo meus apps com folga


    • Bruno da Silva Santos 31
      Bruno da Silva Santos 05/05/2016 Link para o comentário

      Isso se dá por causa do Android puro, aliado a um bom conjunto de hardware
      Nexus 5 não deixa ninguém na mão.


  • 13
    Jonathas Queiroz 05/05/2016 Link para o comentário

    Esse avanço rápido é só pra dizer que já utilizavam essa memória toda primeiro. O que incomodaria seria o preço desses dispositivos!


  • 4
    José Carlos Abreu 05/05/2016 Link para o comentário

    meu LG G4 normalmente fica com metade dos 3gb que me oferece e olha que uso muito o Chrome, instsgram, androidpit e o snapchat. se não uso nem 3, pq 6gb?


  • klods dell 31
    klods dell 04/05/2016 Link para o comentário

    Nem meu notebook tem 6gb/RAM. 90% das pessoas se servirão bem com 2 GB


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 04/05/2016 Link para o comentário

    Com a abertura de aplicativos que o Android teima em fazer, mesmo sem se ter usado, ou mesmo aberto, seria uma ótima, visto que, sempre se teria Memoria Ram suficiente para a execução dos que se utiliza e com bom desempenho do dispositivo.


  • Eric Romero 39
    Eric Romero 04/05/2016 Link para o comentário

    Para o meu uso? Desnecessário. Vejo assim: vai de cada um!

    Conta desativada


    • 82
      Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

      Já eu compraria rs...

      Eric Romero


      • Eric Romero 39
        Eric Romero 05/05/2016 Link para o comentário

        4GB já está ótimo pra mim!


  • Rafhaela Marques 22
    Rafhaela Marques 04/05/2016 Link para o comentário

    Isso depende do uso de cada um. Quem usa o aparelho pra abrir plantas pesadas no AutoCAD, por exemplo, e multitarefas entre outros apps mais elaborados, mais RAM pode ser bem vinda. Conheço gente que claramente não precisa de mais do que 2GB mas quer 3GB ou 4GB apenas pra ter mais rapidez na multitarefa, ou só pra falar que tem isso tudo mesmo sem saber a finalidade de mais RAM. No momento 2GB me atende bem no Windows Mobile, acho que o mesmo ou 3GB seria suficiente no Android pra mim dependendo da fabricante. Como já disseram, está cada vez mais difícil ver uma inovação no mercado de smartphones, por isso as fabricantes entopem com números daqui e dali aliado a um bom marketing pra tentar "sair na frente" (a preço do seu rim, claro).

    Everton LimaEduardo PapaConta desativada


    • Everton Lima 18
      Everton Lima 05/05/2016 Link para o comentário

      o meu com 1 gb ta dando pro gasto


      • Ênio Victor 2
        Ênio Victor 07/05/2016 Link para o comentário

        O meu tbm


  • Carlos Pinheiro 9
    Carlos Pinheiro 04/05/2016 Link para o comentário

    Posso não precisar, mas aceitaria se me dessem!

    Eric Romero


    • Eric Romero 39
      Eric Romero 04/05/2016 Link para o comentário

      Concordo plenamente!


  • 2
    Jameson Abade Dos Santos 04/05/2016 Link para o comentário

    E chato comparar mais vamos pensar, o que os aparelhos da apple conseguem fazer com 1gb de ram os androids precisam de 3, 4, "8". Será que não esta na hora de pensar que é o hardware que tem que acompanhar o software sozinho. O software que ou (SO) que precisa acompanhar o hardware e com melhorias "sutis".


    • Marcelo 29
      Marcelo 04/05/2016 Link para o comentário

      Quantos hardwares diferentes a Apple tem? Acho que estamos misturando as coisas.
      Conseguiríamos algo nesse patamar se a Google pedisse um HW mínimo, ai sim desenvolvesse algo que rodasse nesse HW mínimo e obrigasse as fabricantes a rodar a versão pura do sistema (COMO NOS NEXUS), sem customização alguma.

      Lucas T.Conta desativadaConta desativada


      • 82
        Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

        O que a Apple faz faz com 1 ou 2 GB, um aparelho com Android puro tb faz. Agora interfaces modificadas notoriamente precisam de mais ram, isso sem contar os bloatwares.

        Conta desativadaConta desativadaAugusto Silva


      • Augusto Silva 34
        Augusto Silva 04/05/2016 Link para o comentário

        Verdade, comprovo na prática. Os 2 GB do meu Nexus 4 são até mais do que o suficiente.

        Conta desativadaConta desativadaConta desativada


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 04/05/2016 Link para o comentário

    Eu acho um encarecimento desnecessário do produto final.
    Meu note tem 4Gb e eu não uso 70% da memória disponível.

    Kiritsu Yakagami


  • 5
    Souza 04/05/2016 Link para o comentário

    Não. Até hoje em casa tem Android (Moto G 2013) com 1GB e dá conta do recado. Funciona uma beleza. Não tem essa de travar não. Acho que essa de travar depende o hardware ser muito ruim e o pior, mal uso.
    Claro para aqueles mais ensaiadinhos, 2GB é um bom negócio.
    Eu acho que dependo do celular, 3GB. O S7 da Sammy.

    Conta desativadaConta desativada


    • 82
      Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

      Pra Android puro 1 ou 2 GB tá de bom tamanho. Partiu pra Android modificado, pode acrescentar hardware à equação.

      Conta desativada


  • 5
    Ruy 04/05/2016 Link para o comentário

    Não tenho certeza mas meu Xperia Z3+ tem 3GB de RAM e percebo que fica mais lento ao utilizar mais de 50% e bem mais lento ao passar de 75%. Em uma ocasião em que travou, estava em 83%. Então com certeza meu próximo smart terá que ter pelo menos 4GB. Já a memória interna já ultrapassei bastante os 60% dos 32GB capados, então 64GB seriam bem vindos só pra depender menos do MicroSD também de 64GB que está em 20%.


  • Renato Vieira 13
    Renato Vieira 04/05/2016 Link para o comentário

    Bem, ao menos para o meu uso, 4GB de RAM eu já acho um exagero. Meu Moto X2, com todos os apps que preciso, raramente passa de 1,5GB de uso da RAM, e olhe que não faltam aplicativos nele. Olhando para o futuro, pode ser que realmente faça a diferença, mas pelo menos pra mim, por enquanto, não faz nenhuma, o meu telefone roda tudo o que tenho e preciso de maneira rápida e fluida.

    Souza


    • 5
      Souza 04/05/2016 Link para o comentário

      É bem isso. Dependendo do uso vai de boa.
      Um vi um Moto X 2 engasgando sendo que tinha um semana de uso. Como 32GB de espaço, já tava no talo.
      E tinha tanta porcaria que preferi dar um reset. Daí expliquei para a dona que celular, como computador que ela tem, não faz milagre. Não faz mágica.
      Eu site o PC dela, pois vira e mexe eu tinha que fazer uma boa limpeza no PC e já tive até que formatar.
      Depois tem gente que sai metendo pau em Android.
      Ou compram hardware porqueira e mentem o pau em que? No Android. kkkk


  • Marcilio Silva Pereira 7
    Marcilio Silva Pereira 04/05/2016 Link para o comentário

    O que abunda não prejudica, mais memória pode ser desnecessário e servir só pro marketing, mas esta visão é atual, no futuro próximo pode ser que seja indispensável para um top de linha. Para o oneplus há uma política de agressividade no preço, logo, pode ter certeza que se chegar com 6 de ram, mesmo com taxação, vai ser mais barato que qualquer iphone e galaxys da vida

    Conta desativada


  • Paulo Dias 14
    Paulo Dias 04/05/2016 Link para o comentário

    3gb é o suficiente por muito tempo ainda. Meu x2 tem 2gb e roda tudo belezinha e nunca deu engasgo e olha que ta entupido de aplicativos e jogos. Melhor celular que já tive até hoje em toda minha história com telefones foi esse em segundo lugar fica meu histórico v3.

    Renato Vieira


  • André V. 22
    André V. 04/05/2016 Link para o comentário

    Não e não. O meu celular tem 1.5gb de ram e é bastante rápido em conjunto com o snapdragon 410 e como a Samsung até implatou uma boa gestão de memória, o celular continua rápido e sem engasgos depois de fechar as apps. Desnecessário até posso não achar, porque a pessoa pode se precaver para o futuro, onde as apps cada vez têm mais funções, logos são mais pesadas e precisam de mais memória (vide facebook). Mas não compraria neste momento um celular com 6gb porque nem tenho dinheiro ;) :D

    Conta desativada


  • Matheus L. 39
    Matheus L. 04/05/2016 Link para o comentário

    Querido diário...


  • Carlos Gonçalves 6
    Carlos Gonçalves 04/05/2016 Link para o comentário

    Eu creio que tudo esta baseado na tecnologia avançada nestes tempos, mas neste caso, o foco é os valores que serão vendidos estes aparelhos. Muito caro a nível de um páis que passa por uma das maiores crises como o Brasil. Tenho um Galaxy Note 3 com 3 de Ram e um LG G2 com 2 de Ram, acho ambos perfeitos para o meu uso diário. Quem tem para comprar um aparelho de ponta, ótimo, parabéns, aproveite bastante. Eu não tenho no momento. Quero poder arrumar a minha Moto que ficou com alguns problemas após um acidente que eu tive no ano passado. Vou gastar quase R$ 5.000 no concerto, ou seja, valor de um aparelho de ponta hoje...Mas creio que me será muito mais útil e prazeroso poder andar de moto do que ficar olhando um monte de Ram e sem sair do lugar. kkkkkkk

    Abraços a todos vocês.

    Robson LeonardoConta desativada


  • 26
    KARALBPIN 04/05/2016 Link para o comentário

    Atualmente uso g3 com 2 de ram e g4 com 3 de ram e nunca tive problema com qualquer aparelho. Mas sou um usuário moderado. Basicamente uso emails e whatsapp o tempo todo. Nada de jogos, filmes ou música. Então 2 ou 3 de ram está ótimo.

    André V.


  • Denis 57
    Denis 04/05/2016 Link para o comentário

    Não acho que 6 gigas de ram sejam necessárias para um smartphone. De 3 à 4 gigas dependendo do conjunto, já segura a demanda da alta performance do sistema e de todos os seus aplicativos. Infelizmente, o marketing de anunciar um smartphone que tenha sempre algo à mais ou em maior quantidade ainda impera... e quem paga a conta, somos nós. Preferia que investissem em maior capacidade e gerenciamento eficiente da bateria.

    André V.


  • 33
    Luiz Henrique 04/05/2016 Link para o comentário

    No momento, acho tão desnecessário quanto telas 2k e 4k que só vão consumir mais bateria a troco de pouca melhora. 2gb pra mim no Redmi 2 Pro dão e sobram. Para quem usa jogos pesados ou muitos apps em multitarefas nos notes, tablets e híbridos já não posso opinar.

    André V.


    • 26
      KARALBPIN 04/05/2016 Link para o comentário

      Concordo plenamente. Mais de 3 de ram é tão desnecessário quanto telas 2k.


  • Diego 35
    Diego 04/05/2016 Link para o comentário

    Concordo. É muito mais negócio investir em bateria do que em "tecnologias desnecessárias".

    André V.


    • André V. 22
      André V. 04/05/2016 Link para o comentário

      Pois, mas quem quer celulares top, a bateria nunca é o seu forte, há intermediários que conseguem ter melhor autonomia que top de linha, o que deveria de ser ao contrário, já que a pessoa paga muito para um celular que seja bom em todos os aspetos gerais.

      Diego


      • Diego 35
        Diego 06/05/2016 Link para o comentário

        Intermediários tem o equilíbrio em mãos, já a bateria dos tops não acompanham o mesmos, com raras exceções como Moto X Force, S7 Edge e alguns outtos.

        André V.


      • André V. 22
        André V. 06/05/2016 Link para o comentário

        Mas pelos preços praticados, deveriam acompanhar!


  • Renato Lima 26
    Renato Lima 04/05/2016 Link para o comentário

    O aumento é bastante interessante, o ruim da história é o preço final do produto por conta dessa configuração.


  • Diego Camargo 1
    Diego Camargo 04/05/2016 Link para o comentário

    Eu não sou contra a esse aumento não.
    Eu tinha um galaxy Note 4, com 3 de ram, e achava que ele engasgava levemente ao abrir alguns apps e a agenda de telefones.
    Fui roubado e tive que comprar um smartphone mais barato e acabei comprando o Vibe K7010 (2 de ram)...Que horrível, tem uma diferença gritante na velocidade, no desempenho, e a diferença entre eles fica apenas em 1 ram.
    Com certeza estria feliz com 6 de ram em um futuro galaxy note 6.


    • 40
      Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

      Mas ai a diferença não é apenas na ram....
      (No caso que você citou, o Vibe A7010 poderia ter 3GB de ram, e mesmo assim você ainda iria ver diferenças no desempenho)

      Samuel AraújoAndré V.


      • André V. 22
        André V. 04/05/2016 Link para o comentário

        Sim, porque o desempenho de gpu e cpu da Samsung são maiores, mas estranho a lentidão num aparelho com 3gb ram. O meu tem 1.5gb e é bastante rápido, comparei com o Galaxy S5 e nos aplicativos mais leves, estão lado a lado.

        Conta desativada


      • 7
        Samuel Araújo 04/05/2016 Link para o comentário

        Exato

        Conta desativada


      • 40
        Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

        Neste caso entra o caso de uso de cada individuo André
        Muitas pessoas reclamam de lentidão, mas quando você analisa o smartphone da pessoa, tem pelo menos uns 6 ícones na barra de notificações de vários aplicativos de limpeza, vários antivírus e sei lá o que +....(experts em detonar desempenho de smartphones)

        Conta desativada


  • César Lijó 7
    César Lijó 04/05/2016 Link para o comentário

    Eu tô satisfeito com os 2gb de RAM do meu moto X play. O uso dessa memória dificilmente passa dos 1,4gb. É eu tenho bastante coisa instalada

    André V.


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 04/05/2016 Link para o comentário

    Esse aumento de memoria ram, se deve muito a Asus, que acabou forçando a concorrência a sair da acomodação!
    E creio que aumento de memoria ram é valido sim, pois tenho o Zenfone 2 com 4 gb de ram, e a diferença pra outros aparelhos de 2gb de ram é gritante, principalmente no multi tarefas!

    Conta desativadaConta desativadaAndré V.


    • 82
      Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

      Correto pastor. Vc é o cara.

      Conta desativada


      • 93
        Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

        Pastor??? Pior que está parecendo mesmo! Davis mudou de profissão, agora tá ganhando dinheiro.

        Conta desativada


      • 82
        Conta desativada 05/05/2016 Link para o comentário

        Hehehe


      • 76
        Conta desativada 06/05/2016 Link para o comentário

        Tem até uma luz saindo por trás dele...hehehehe

        Conta desativada


    • Everton Lima 18
      Everton Lima 05/05/2016 Link para o comentário

      mas isso não teria um acréscimo desnecessário no valor final do aparelho?


  • Bruno Oliveira 17
    Bruno Oliveira 04/05/2016 Link para o comentário

    Já estou satisfeito com os 1GB de RAM aqui, também não vejo necessidade de tanta RAM

    André V.


    • André V. 22
      André V. 04/05/2016 Link para o comentário

      Também só tenho 1,5gb e acho fantástico. Muita gente se queixa, mas deveria de utilizar 512mb de ram em 2016 para ver o que é lentidão!

      Samuel Araújo


      • Everton Lima 18
        Everton Lima 05/05/2016 Link para o comentário

        eu usava tinha um lumia 720 e por incrível que pareça só foi travar perto do fim dele.


  • 3
    joao 04/05/2016 Link para o comentário

    estou satisfeito com os meus 4gb

    Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 04/05/2016 Link para o comentário

      Somos dois então! Zenfone 2 na veia!


      • 3
        joao 15/05/2016 Link para o comentário

        exato :)


  • Marcelo C. 13
    Marcelo C. 04/05/2016 Link para o comentário

    Eric, concordo plenamente com você,
    Acho que uma das culpadas disso foi a Asus que forçou bastante o mercado após o lançamento do Zenfone 2, ja que esse foi e ainda é o grande chamariz do gadget. Ou as campanhas que enfatizam que tal smartphone tem mais núcleos de processamento por isso ele é melhor. Um bom exemplo disso é o Pro 6 da Meizu, com seu deca-core e uma bateria ridiculamente pequena. Já passou da hora das empresas se preocuparem com o tempo que passamos utilizando seus produtos (sim, estou falando da Apple), Lógic, não só com isso, mas sim investir na usabilidade dos mesmos. Ao menos parece que a Samsung deu inicio com os novos S7 e S7 Edge. Nos resta agora sentar e esperar para ver.

    André V.


  • Eduardo Rocha 37
    Eduardo Rocha 04/05/2016 Link para o comentário

    Não vejo nessecidade...


  • 5
    Felipe Vieira 04/05/2016 Link para o comentário

    6GB de RAM *hoje* pode ser completamente aproveitada pelo sistema. Só depende do desenvolvedor.

    RAM é muito mais rápida que o melhor SSD do mercado. 6GB significa que aplicativos (e partes do sistema) nunca serão descarregados da RAM (já que reiniciamos muito pouco nossos smartphones, comparado a PCs) e o sistema quase nunca sofrerá gargalo para operar.

    Gargalos são problemas em Androids? Se sim, então esses 6GB fazem pleno sentido.

    Conta desativadaleonardo webertmatheusDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 04/05/2016 Link para o comentário

      Falou e disse brother Felipe! Comentário perfeito!

      Conta desativada


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 04/05/2016 Link para o comentário

    rapaz precisar eu preciso kkkkkkkkkkkkkk mas o problema é que isso custa caríssimo


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 04/05/2016 Link para o comentário

      Aahuauhauhauhauhaaaa! Zuero!


  • 5
    Charles Souza 04/05/2016 Link para o comentário

    O foco deveria ser na otimização do software e a melhor integração com o hardware, aumentar não é um progresso e sim um jeito de melhorar o sistema (mais nesse caso é com a google) que por sinal é pesado e necessita de hardware potente. Isso também é mais marketing assim como telas 4K, baterias de tantos mil amperes ( que na verdade não adianta muito se o gerenciamento do sistema não é eficiente), na minha opinião não há necessidade possuo um Z3 de 3GB de RAM e nunca usou nem 2GB.

    Matheus


  • Vinicius Margin Ponture 5
    Vinicius Margin Ponture 04/05/2016 Link para o comentário

    Esses 6GB de ram é uma forma de cobrar mais caro pelo produto, vai questionar o preço alto ai a empresa terá a justificativa "Ele vem equipado com 6GB de ram" Eles aumentam a memória ram porem o android vem mais pesado ainda e ocupando mais memoria ram e o smartphone fica a mesma coisa que um aparelho com um android mais leve e com 3GB de ram! Acho algo desnecessário...

    Matheus


  • 35
    Maicon Bruisma 04/05/2016 Link para o comentário

    Ambos meus dois aparelhos possuem 2 gb de RAM, e apesar da diferença de SO ambos se dão bem, meu M7 com CM sempre tem pelo menos 600 mb livres e o uso para tudo, o mesmo vale para o 930. Porém na época que tive o Z2, o mesmo se encontrava no mesmo preço do G3, mas possuía 1 gb de RAM a mais, o que é um ponto a favor. Se o Note 6,por exemplo, chegar com 6 gb de RAM, mas não cobrar horrores por isso (o que duvido), melhor ainda, pois no futuro não muito distante programas serão muito bem beneficiados com isso, mas se chegar caríssimo só por ter mais RAM, que não será aproveitada a curto prazo e à longo prazo já estará mais barato, não vale a pena.
    Mas tem um porém, que é se no futuro aparelhos estiverem no mesmo preço, irei preferir um com 6 gb de RAM do que com 4 gb.

    Matheus


  • 20
    Doug Schuindt 04/05/2016 Link para o comentário

    Acompanho o relator.


  • 15
    gleibson 04/05/2016 Link para o comentário

    paaria sim usuários de Samsung sabem muito bem que apesar da melhora da Samsung em sua interface ela ainda é a mais devoradora de RAM que qualquer outro ent que venha o note 6 com 6 GB de ram


  • Thales Raja 20
    Thales Raja 04/05/2016 Link para o comentário

    meu deus!!! nego reclama até quando melhora! é claro que é ótimo vir com 6GB de ram.. eu por exemplo fico com o smart uns 4 ou 5 anos... e depois desse tempo, os 6GB de ram vão ser a média pra rodar bem o OS... povo arranja picuinha com tudo.

    Matheus


    • Vinicius Margin Ponture 5
      Vinicius Margin Ponture 04/05/2016 Link para o comentário

      Não acredito que a empresa esteja pensando em nós consumidores, essas que criarem um smartphone com 6GB e estaria pensando já numa forma de argumentar quando aumentar os preços dos seus smartphones.


      • Marcelo 29
        Marcelo 04/05/2016 Link para o comentário

        Eles não necessitariam gastar mais para argumentar o preço alto...


      • 82
        Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

        Pior foi a LG que encolheu o hardware e aumentou o preço. O que dizer nesse caso???

        Conta desativada


      • 76
        Conta desativada 06/05/2016 Link para o comentário

        Pois é...


  • T.Silva08396 14
    T.Silva08396 04/05/2016 Link para o comentário

    Se é para pagar 4 mil reais em um smartphone com 6, 8 gb de ram é melhor usar esse dinheiro em Computador Game, mesmo não levando para todo canto, dá para usufruir do hardware dele.


    • 82
      Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

      E andar com ele no bolso rs...


  • 21
    MrBluUe 04/05/2016 Link para o comentário

    Tenho um smartphone com 1gb dr RAM e já é o suficiente. Nunca travou em nada

    Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 04/05/2016 Link para o comentário

      Lumia! ^^


      • Everton Lima 18
        Everton Lima 05/05/2016 Link para o comentário

        lumia e vida!! pena a MS não facilitar para a gente.


  • Maurício Rodrigues 25
    Maurício Rodrigues 04/05/2016 Link para o comentário

    3GB para mim é o ideal, não preciso de mais nem de menos, com a quantidade de apps que uso e a otimização da Sony me sinto bem satisfeito, no S6 quando era Android 5.1.1 até parecia pouco para o Multi tarefas mas com o marshmallow o quadro mudou e não mais senti a necessidade de mais RAM.
    O ideal nesse quadro seria melhores baterias, até agora é o ponto que está caminhando a passos curtos e não tem uma evolução para acompanhar o hardware.

    Matheus


  • 93
    Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

    2 GB de RAM são mais que suficientes, o resto acho um exagero e somente deixa os smartphones mais caros! Se for pra um PC ou note até entenderia, mas smartphones é totalmente sem lógica.

    Conta desativada


  • João Renato 29
    João Renato 04/05/2016 Link para o comentário

    No meu ver se é necessário eu não sei, mas acho bom ter de sobra em vez de sentir falta, e do jeito que anda as coisas hoje não é necessário mas amanhã pode ser e como ao comprar um celular desse preço eu não quero me preocupar tão cedo em trocar. Acho válido essa quantidade de RAM.

    Felipe Vieira


  • diego souza ramos 24
    diego souza ramos 04/05/2016 Link para o comentário

    Ah é espere Asus colocar 16 gb de RAM no zenfone 4 aí você me conta kkkkkk


    • 73
      Jairo rios 04/05/2016 Link para o comentário

      E com isto ela encherá o gadget com dezenas de bloatwares


  • 9
    Vinicius H. 04/05/2016 Link para o comentário

    7h30min de tela em 17hrs de uso, Wifi o dia todo. O que vocês acham?


    • Hipopótamo Roxo do Mal 41
      Hipopótamo Roxo do Mal 04/05/2016 Link para o comentário

      bateria moura?


    • 82
      Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

      150 Ah


  • 84
    Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

    No android quanto mais ram melhor

    Felipe Vieira


  • Marcos 28
    Marcos 04/05/2016 Link para o comentário

    As pessoas não sabem ou não querem saber se o snapdragon 820 é mais potente que o 410, elas querem saber o número de núcleos, a quantidade de ram, quantos mp tem a câmera. O que vende é ter QUATRO gb de ram, DEZ núcleos de processamento, DEZ mp na câmera frontal etc, então penso que essa corrida pela maior quantidade de ram é uma forma de chamar a atenção do consumidor comum.


  • Matheus 20
    Matheus 04/05/2016 Link para o comentário

    6 e 8 Gigas de RAM vai virar tendência em SmartPhones Intermediários Premium e Tops de Linha Androids dentro de no máximo 2 anos com os lançamentos dos novos lançamentos do Snapdragon 6xx, 823 e 830, além dos novos Kirin 960+ e Exynos 9xxx com suporte para mais especificações parrudas. Vai ser necessário maior quantidade de memória RAM para rodar vários aplicativos, tem várias pessoas que trabalham com negócios e tudo mais, elas vão precisar de mais disso e mais recursos chamativos. Claro que vai ficar mais caro, mais infelizmente o mercado é assim, a Empresa que não acompanha e fica parada no tempo, vai perder espaço para as demais concorrentes. A Google em um futuro próximo pode fazer um Nexus 7/8 com o Hardware trabalhando juntamente com o Software igual oque a Apple faz até hoje em dia, se ela fizer isso e otimizar mais ainda o Android, é capaz que não precisaremos de tanta memória RAM pra poder rodar o Sistema e os aplicativos com bastante fluidez, um exemplo é o Iphone e o IPAD que com 1/2 Gigas de RAM dão conta do recado, por causa do OS muito bem otimizado combinando o Software com o Hardware.

    leonardo webertItalo Figueiredo


    • 40
      Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

      Cara, você viajou longe agora heim!

      O.o


      • Matheus 20
        Matheus 04/05/2016 Link para o comentário

        Lê o comentário de novo, falta de interpretação de texto dá nisso.

        leonardo webert


      • 40
        Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

        Li e interpretei, e continuo dizendo: viajou longe.
        E daí?


      • Matheus 20
        Matheus 04/05/2016 Link para o comentário

        Tá bom então, não ligo pra sua opinião. Só ligo pra opiniões que acrescentam algo.

        leonardo webert


      • 40
        Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

        Se não ligasse, você não teria respondido meu caro.
        Simples assim, abraços.

        (Cadê a sua Furia "Furioso")

        Conta desativadaConta desativada


      • Matheus 20
        Matheus 04/05/2016 Link para o comentário

        Porque ao invés de discutir, você não dá a sua opinião nesse post pra ver se acrescenta em algo? Afinal, a matéria é pra isso. Abraços.

        leonardo webert


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 04/05/2016 Link para o comentário

        E essa briga de Foice ai brother Gaki e Android Furioso?
        Aauhauhauhauhauhahuauhauhaa!


      • 40
        Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

        Estou apenas trollando o Furioso Deivis.
        Só queria ver até onde ele faria jus ao nick, mas o cara não tem nada de furia....

        (apesar de que discordo sim de boa parte do que ele relatou no comentário dele, principalmente na parte que ele enfatiza a integração de hardware, que é algo totalmente fora da proposta do Android, justamente pelo fato do mesmo ser construído pensando em multiplicidade de hardware e plataformas, não é atoa que ele até hoje é executado em um ambiente virtual)


      • Matheus 20
        Matheus 04/05/2016 Link para o comentário

        Só porque coloco um Nick, quer dizer que eu sou aquilo? Meu Deus. Aqui existem regras a serem cumpridas, cabe a mim obedecer as mesmas. E ao contrário do que pensa, tenho respeito e caráter.
        Agora, sobre o Windows 10 Mobile ou Windows Phone, então, diga me mais. Pois eles são fluidos e roda de boa em Smartphones com 512MB ou 1GB de RAM e hardware de entrada, e não é só a Microsoft que usa o Sistema em seus aparelhos, várias outras fabricantes usam ele, inclusive a Xiaomi.

        leonardo webert


      • 40
        Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

        Opa Android Furioso, vou parar de te trollar e falar sério:

        Em relação ao seu Nick:
        Não estou criticando seu nick, eu disse que estava te trollando amigo, você me diz para interpretar melhor seu comentário, tudo bem, eu o farei, mas desde que você interprete o meu, de acordo?

        Em relação ao sistema:
        A Microsoft cria regras para utilização de hardware com seu sistema, as empresas são obrigadas a utilizar um hardware pré-determinado, senão amigo, nada feito. Você já viu algum smartphone com Windows Mobile que utiliza um SoC ARM que não seja Qualcomm?
        (Já não podemos dizer o mesmo do Android não é mesmo!)


      • 82
        Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

        Calma Gaki...


      • 40
        Conta desativada 05/05/2016 Link para o comentário

        Estou calmo Andreu.
        D=


      • 76
        Conta desativada 06/05/2016 Link para o comentário

        kkkkkkk


    • 5
      Felipe Vieira 04/05/2016 Link para o comentário

      Não, a Google não pode integrar hardware/software ao nível do que a Apple.
      Para isso eles teriam de quebrar a enorme compatibilidade do Android. Se fizessem isso, o Android só rodaria em um aparelho, de uma unica marca. Todas as demais opções desapareceriam. Mesmo que algum fabricante portasse o sistema, nenhum app de terceiros rodaria, e teriam de ser portados *para cada aparelho* lançado. Como se cada modelo de celular fosse um sistema diferente.

      Existem formas menos dolorosas de matar um ecossistema.

      Conta desativada


  • J H Gouveia 30
    J H Gouveia 04/05/2016 Link para o comentário

    Perfeita explicação para o uso de ram


  • Fabio Lima 8
    Fabio Lima 04/05/2016 Link para o comentário

    Além da utilização da quantidade de memória disponível, há o fato dos processadores de 32bits só suportarem o máximo de 4Gb, além disso os processadores devem ser de 64bits.
    Como os top de linha estão vindo já com os 64bits, e se propõem a ser "top" mesmo, que venham com mais RAM sim.
    Numa utilização mais hardcore, com jogos que utilizam muito processamento, leitura/escrita de dados, videos com resoluções cada vez maiores (4K/8K) nada mais correto ter RAM disponível para que não apareçam os famosos popups "O appX parou de funcionar"...

    Matheus


  • 20
    KcoP 04/05/2016 Link para o comentário

    Isso me parece muito cosmético e pouco aproveitamento real. Seria muito mais interessante investir no desenvolvimento de um sistema mais leve, rápido e funcional.
    Ridículo esse lance de ficarem metendo mais memória, ppi, tela curva que ao meu ver atrapalha na pegada e principalmente reduz a área de visualização. Inclusive, este último, seria algo interessante a ser abordado aqui no Android Pit.


  • Léo Walk 58
    Léo Walk 04/05/2016 Link para o comentário

    Concordo plenamente, nem vou falar mais nada, pois tirou as palavras da minha mente. Boa matéria!!!


  • Luiz Renato Fuzeto 12
    Luiz Renato Fuzeto 04/05/2016 Link para o comentário

    4GB de RAM já seria ótimo. Eles poderiam desenvolver baterias melhores e com mais autonomia.


  • André Gustavo 18
    André Gustavo 04/05/2016 Link para o comentário

    Seria interessante o lançamento de dispositivos com bastante autonomia de bateria, com uma memória RAM de sobra, com no mínimo 64GB de memória interna, expansão para cartão de memória, uma boa câmera, uma boa tela, enfim, um hardware que suportasse umas duas ou três atualizações do sistema operativo. Aí a escolha do dispositivo seria pessoal de cada usuário, cada um escolheria a marca que mais lhe agrada. Isso faria todos nós termos smartphones melhores, com um custo não tão alto e não precisaria mais todo ano os usuários serem forçados a trocar de aparelho.


  • Waldiney S. 25
    Waldiney S. 04/05/2016 Link para o comentário

    Bem...vidro é feito pra quebrar, mas quanto mais resistente melhor. Bateria de maior duração seria excelente, aí chegamos à memória RAM: a não ser num futuro breve em que usaremos nossos smartphones como CPU's ligadas a um monitor, ter memória enorme no momento ainda não justifica. Significa apenas mais processamento, e tendo mais processamento é ter mais uso de energia, e aí bate de novo na necessidade de baterias maiores.


  • Leandro Santos de Araújo 17
    Leandro Santos de Araújo 04/05/2016 Link para o comentário

    Única vantagem é que ao lançarem 6gb os tops vão seguir a tedencia fazendo com que os mid-end siga para 4GB e processadores melhores, e é aí que fica bom porque os intermediários ficariam bons a ponto de não ser necessário um top de linha.
    Nesse ponto sim, seria bom e esse é o meu ponto de vista.

    Matheus


  • 82
    Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

    Ñ precisa pq usa aparelho com Android puro, totalmente limpo de funções e interface clean. Agora em se tratando de um Note 6 por exemplo, que virá recheado de coisas e ainda TouchWiz, acho perfeitamente justificável. Eu quero q o Note 6 venha com 6GB de ram sim. Meu Note 5 usa cerca de 75% da ram disponível. Citar bateria é bobagem, pq a tecnologia disponível hj creio q ñ seja possível altíssima durabilidade, sem comprometer a espessura do aparelho.

    Conta desativada


  • 4
    Cookie 04/05/2016 Link para o comentário

    Acho que vai acabar compensando a longo prazo quando forem lançados mais e mais atualizações de SO.
    E outra coisa, a maioria das pessoas que compram os carros chefes acabam usando para as mesmas funções que um intermediário atenderia sem problemas.


  • Marcelo 29
    Marcelo 04/05/2016 Link para o comentário

    Bateria eu concordo, já demorou para essa tecnologia evoluir.
    Óculos de realidade virtual, não sei. Quanto tempo do meu dia essa função seria útil? Compensa pagar por esse plus?
    Telas inquebráveis eu considero que aumentaria o preço ate mais que as memorias.
    Quanto a memoria ram, ainda acho que depende muito de cada usuário. Ai vai depender da parte do mercado que eles querem atuar.


  • Brunno Honorio 29
    Brunno Honorio 04/05/2016 Link para o comentário

    poderia unir o útil ao agradvel, com 6gb de RAM e uma autonomia de bateria maior


  • leonardo webert 32
    leonardo webert 04/05/2016 Link para o comentário

    Não preciso, mas quero, logo acabo precisando!

    Conta desativada


  • 73
    Jairo rios 04/05/2016 Link para o comentário

    Concordo com o editor do post , não existe a mínima necessidade de mais RAM , no meu caso necessito de maior autonomia da bateria .

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.