Este é o Moto G4 Plus rodando com Android 7.0 Nougat

Este é o Moto G4 Plus rodando com Android 7.0 Nougat

O que podemos esperar de um dispositivo rodando com Android Nougat? Bom, os recursos podem variar de acordo com o hardware e a interface utilizada pelo fabricante. No caso do Moto G4 Plus, temos as adições nativas do Android Nougat e pequenas melhorias implementadas pela Motorola. Este modelo, por sinal, já está com atualização disponível desde o final de janeiro. Confira a seguir nosso artigo atualizado com nossas segundas impressões do Moto G4 Plus rodando com Nougat.

Escolha uma função:

Nova animação de boot Modo de uso com uma mão
Modo multi-janela Configure os atalhos rápidos
Novo sistema de notificações agrupadas Novos emojis
Configuração para notificações Menu hambúrguer nas configurações
Atalho para o aplicativo mais recente Economizador de internet
O que não teremos no Android 7.0 Nougat do Moto G4 Plus  

Nova animação de boot

O Android 7.0 Nougat trará ao Moto G4 Plus uma animação de boot um pouco diferente da atual. Essa animação já havia sido divulgada pela conta oficial da Motorola no Twitter em meados de setembro do ano passado. Com o Nougat, o boot do G4+ ficou assim:

Economizador de internet

Sim, sim! O Android 7.0 Nougat tem um economizador de dados nativo, assim, você poderá poupar ainda mais seu pacote ou plano de internet. Lá nas configurações, no campo "Uso de dados", aparecerá uma opção chamada "Economizar dados". Entre nela e ative os apps que devem ser monitorados com essa ferramenta. Pronto! Seu Moto G4 Plus estará configurado.

Modo multi-janela

O recurso de multi-janela já existe em interfaces de outras fabricantes, como LG e Samsung, mas chegou oficialmente ao Android stock com o Nougat. Com a disponibilidade deste recurso no sistema, provavelmente teremos uma gama maior de aplicativos que podem se tornar compatíveis com a divisão em duas telas. Me refiro aqui a compatibilidade total, adaptando a interface também, e não apenas reduzindo e cortando os aplicativos em cada espaço.

Isso tornará a vida de usuários de tablets mais produtiva, além disso, teremos aqui uma experiência melhor no multitarefa com os smartphones de tela grande. O Moto G4 Plus conta com este recurso e, para usá-lo, basta clicar no botão de multitarefa (quadrado) e, quando as janelas aparecem, selecione o botão "duas telas" que substitui o multitarefa nessa tela.

multiwindow moto g4 plus androidpit
Modo multi-janela do Moto G4 Plus / © NextPit

Atalho para o aplicativo mais recente

Essa opção permite alternar o aplicativo aberto com o que está no multitarefa na sequência, ou seja, você dá um duplo toque no botão de multitarefa e troca entre o atual e o último app. É uma funções simples, mas que na prática reduz dois cliques que você faria na tela, o de abrir o multi-janelas e o de selecionar o aplicativo recente.

Novo sistema de notificações agrupadas

Nós sabemos bem como é bagunçado o sistema de notificações do Android. Pessoalmente, recebo diariamente mais de 20 notificações diferentes de vídeos novos que foram acrescentados em canais do YouTube que sigo. O que muda com o novo sistema de notificações é que o usuários do Moto G4 Plus poderão visualizá-las em conjunto, ou seja, agrupadas.

Você pode pensar nesse recurso como algo semelhante ao que acontece com as notificações do Gmail, que se expande quando clicamos na notificação principal. A diferença aqui é que temos um botão que expande as notificações, permitindo que o usuário realize uma ação específica apenas para uma delas. Assim, você pode responder um e-mail diretamente da área de notificações sem precisar clicar na notificação principal e abrir tudo.

É válido ressaltar aqui que a região das notificações está mais organizada e minimalista, valorizando ainda mais o espaço na tela do celular. Ainda temos o conceito de cartões (cards) do Material Design, só que numa versão mais enxuta. 

moto g4 plus painle notificacoes
Novo sistema de notificações no Moto G4 Plus / © NextPit

Configuração para notificações

Outra melhoria que está relacionada com as notificações no Nougat é a possibilidade de configurá-las separadamente. Assim, os usuários do Moto G4 Plus podem bloquear, silenciar ou interromper temporariamente notificações selecionadas de determinados apps. Para isso, basta pressionar a notificação em questão, arrastá-la para a direita e clicar no ícone de engrenagem. Pronto!

Modo de uso com uma mão

A opção para uso com uma mão tem se tornado um recurso cada vez mais útil para os usuários, principalmente entre aqueles que precisam manusear dispositivos com telas acima de 5,5 polegadas. Não tem jeito, chega uma hora que é preciso apelar para o recurso afim de descansar um pouco as mãos.

O novo comando está disponível na central Moto Ações, que é a responsável por gerenciar os comandos inteligentes do software da Motorola. Quando ativado, o usuário precisa deslizar com o dedo de fora para dentro da tela para que a mesma seja reduzida para algo em torno de 4 polegadas. O usuário pode centralizar a tela, deixá-la do lado direito (imagem acima) ou esquerdo.

onehand hand moto g4 plus androidpit
Modo para uso da tela com uma mão chega ao Moto G4 Plus / © NextPit

Configure os atalhos rápidos

Essa função também é bem antiga em ROMs customizadas e interfaces proprietárias. No G4 Plus será possível reorganizar os atalhos de configurações do sistema que ficam na área de acessos rápidos. É só pressionar e personalizar as opções de acordo com o "gosto do freguês".

icones motog4 plus nougat
É possível personalizar os atalhos rápidos no Android 7.0 Nougat / © NextPit

Novos emojis

Existe também uma quantidade enorme de emojis, que somam 1.500 opções. São novos alimentos, etnias, objetos e apor aí vai. O Google ainda não se acertou com o design dos emojis padrão do Android, estes são exibidos de uma forma no teclado (planos), mas chegam ao usuário remetente de outra maneira.

moto g4 plus emojis nougat
Novos emojis que chegam junto com o Nougat para o Moto G4 Plus / © NextPit

Menu hambúrguer nas configurações

O famoso menu hambúrguer () virou um padrão nas configurações do sistema. logo, se você estiver na seção "Tela" das configurações, poderá ir até outra área do sistema usando o menu lateral. Essa é, na minha opinião, uma das melhores melhorias do Nougat em termos de usabilidade, e tenho certeza que os usuários do Moto G4 Plus também concordam comigo.

moto g4 plus side setting
É mais fácil navegar pelas configurações do sistema com o Nougat / © NextPit

O que não teremos no Android 7.0 Nougat do Moto G4 Plus

Nada de Pixel Launcher e nenhum outro recurso que é exclusivo dos Google Pixel. Além disso, apenas os Moto Z e Z Play se tornarão compatíveis com a plataforma Daydream após a atualização para o Nougat, ou seja, os usuários do Moto G4 Plus não poderão usufruir de conteúdos multimídia aprimorados para óculos VR.

Notem também que existem outras mudanças sob o capô do Moto G4 Plus, como um Modo Doze aprimorado, por exemplo, que está otimizado para poupar ainda mais bateria.

Como atualizar o Moto G4 Plus para o Android Nougat

Os modelos vendidos no varejo já estão com o update disponível, e em breve os modelos vendidos por contrato com as operadoras também estarão. Notem que essa sequência não é uma regra, visto que modelos comprados no varejo podem estar pendentes de atualização ou vise e versa, tudo dependerá do lote e da disponibilidade na liberação pela Motorola.

Acompanhe no artigo abaixo os detalhes sobre o update para o Nougat:

Hands-on de outros aparelhos rodando com Android Nougat

Existem outros artigos que preparamos com modelos nacionais que receberam de forma oficial o Android Nougat. Escolha o aparelho do seu interesse abaixo:

O que você achou das mudanças do Nougat para o Moto G4 Plus?

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

Os comentários favoritos dos leitores

  • Murillo 23/11/2016

    Vcs deveriam fazer vídeo pra completar a matéria.
    Bem chato só ler

  •   43
    Conta desativada 23/11/2016

    Para um smartphone que hoje pode ser comprado por 1300 tá MUITO bom, é uma experiência completa de Android. Vamos ver quando o Quantum Números e Zenfone 3 recebrão o Android N.... Quando falei disseramq ue eu era baba da Lenovo, mas há uma consistência no G4 plus que na MINHA OPINIÃO supera e muito os concorrentes que só têm números ou acabamento em vidro. G4 plus tem câmera ótima, bateria ótima, tela muito boa, digital rápida e frontal, som legal e fronta também e uma experiência Android EXCELENTE, nada de problemas de processamento, a atualização pr N chega jaja e tá garantido pro O. Para quem não quer gastar 3.000 num telefone e quer ter todos esses recursos o G4 plus pra mim é a melhor opção do mercado atualmente, Zenfone 3 é bonito... mas não sei de bateria, nem d câmera nem d att. fora que a Zen UI é horrível, Quantum números... só tem números.

  • David CD 15/02/2017

    Um ótimo smartphone que perdeu seu brilho por apresentar problemas crônicos de fábrica.

  • Henrique P. 14/02/2017

    Ouviu dizer???? Huahuahuahua Fico nas comunidades e vejo o que acontece além do Reclame Aqui. Kskskskksks

  •   62
    Conta desativada 14/02/2017

    Jerry eu também não tenho, mas já vi muitas pessoas com esses problemas e indiquei o Procon e só lá foi resolvido. Só acho que você não deveria defender tanto uma empresa ou maltratar um colega que está sempre aqui ajudando o próximo, mais respeito por favor!

282 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.