NextPit

Processadores de 64 bits: qual o real benefício para o seu Android?

AndroidPIT Kirin chip 8691
© NextPit

Com a recente notícia de que o Google irá começar a restringir apps em 32 bits a partir de 2018, muitos usuários ficam na dúvida sobre quais benefícios estão por trás dos processador e apps que trazem a arquitetura de 64 bits. Quando falamos de computadores, os CPUs de 64 bits são o padrão há muitos anos. Neste artigo explico as vantagens que a tecnologia trará aos usuários de smartphones.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

O que quer dizer 64 bits?

Os CPUs funcionam com fileiras de números compostas por 0 e 1. Chipsets com uma arquitetura de 64 bits conseguem processar uma fila de números com 64 cifras ao mesmo tempo em um único ciclo. Em outras palavras: eles podem processar 64 bits (8 bytes) de dados dentro de um ciclo. Processadores de 32 bits conseguem lidar apenas com 32 bits (4 bytes), a metade, portanto.

Interação entre hardware e software

Não só o hardware é decisivo em um sistema de 64 bits, o software desempenha um papel importante. Ele também deve ser concebido para esta arquitetura, e dessa forma fornecer os dados necessários ao processador. Apenas quando estiverem reunidas estas duas condições, a arquitetura de 64 bits pode mostrar plenamente as suas vantagens.

Vantagens dos 64 bits

Esses processadores podem calcular valores integrais maiores. Uma integral é um tipo de arquivo que pode armazenar valores de números inteiros, ou seja, 0 e 1. Através do processamento de valores maiores, há vantagens para cálculos gráficos (por exemplo, interfaces de usuário ou jogos), para formatos de multimídia e para sistemas de arquivos de 64 bits. Outra grande vantagem é que uma RAM de mais de 4 GB passa a ser possível (este é o valor máximo para os sistemas de 32 bits usados até agora). Para os smartphones, porém, essa característica ainda não é importante.

AndroidPIT Kirin chip 8657
Processadores 64 bits estão por todos os lados / © NextPit

Desvantagens dos 64 bits

Em comparação com os programas de 32 bits há uma grande desvantagem: devido ao comprimento dobrado dos números, os programas de 64 bits ocupam mais memória (RAM, cache e memória interna). Isso pode ser um problema para os smartphones pois, ao contrários dos PCs, seus recursos são extremamente limitados.

Além disso, um processador de 64 bits só faz sentido se os programas ou apps forem adaptados a essa arquitetura. Isso significa mais trabalho para os desenvolvedores de apps. Sem falar também nos programas de 32 bits que forem rodar no sistema de 64 bits: a RAM terá o trabalho duplo de carregar bibliotecas de 64 e 32 bits, o que pode levar a atrasos no sistema como um todo.

Conclusão

Os smartphones melhoram cada vez mais a performance, e o próximo passo lógico é mesmo o uso de uma arquitetura moderna para hardware e software. As possibilidades ficam cada vez maiores (jogos pesados, programas exigentes), e a mudança para 64 bits é muito bem-vinda.

Com apps otimizados e atendendo a API do Android Oreo, com os recursos mais recentes do sistema, teremos produtos cada vez mais otimizados em vários aspectos. É claro que a questão por trás do 64 bits requer uma conclusão e uma análise mais ampla, mas neste artigo eu optei por mostrar de forma mais simples e entendível, os benefícios dessa arquitetura.

Você usa um smartphone com processador 64 bits?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Neto Castro 21/12/2017

    Eu fazia essas perguntas quando estudei psicologia! Tecnologia não é filosofia!

  •   47
    Conta desativada 20/12/2017

    4Gb de RAM é suficiente pra segurar jogos e aplicativos... As empresas estão fazendo o consumidor sentir "necessidade" de cada vez mais memória.... Um bom software com um processador de gestão de qualidade aliados a 4Gb de RAM é suficiente....(isso vale pra todos smartphones)... O S8 plus que tenho rodando uns 50 aplicativos no multitarefa e jogo pesado aberto, sempre tem uma folga de 600~800mb...dificilmente passa de 3Gb de RAM em uso... Claro que arquitetura de 64bits em celular mais modestos exigirá mais....

  • David CD 21/12/2017

    #Tecnologianãoéfilosofia

  •   99
    Conta desativada 21/12/2017

    #Tecnologianãoéfilosofia

  • Deivis Schuman 21/12/2017

    Pra efeito de comparação vale lembrar que atualmente os jogos pra PC nem estão mais saindo com suporte pra Windows 32bit, assim como drivers de placa de vídeo, navegadores já tem suas versões 64bit e várias outras coisas!
    Aos poucos o 32bit vai desaparecer tanto no PC como no Android!

63 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • NaonWhiteFox 19/07/2019 Link para o comentário

    Olá a todos ultimamente venho tendo problemas em encontrar algum celular com arquitetura 64-bit, eu tenho um lenovo vibek5 e um J7 prime, no final de JULHO um jogo que eu curto, Final Fantasy Brave Exvius, quem souber de algum modelo que valha o custo beneficio pode me chamar no whatsapp ou telegram 11977533908


  • Gabriel Paes 22/12/2017 Link para o comentário

    oq adianta metade dos aparelhos com processador 64bits ai usa android 32bits por prequiça das fabricantes


  • Henrique Guimarães 22/12/2017 Link para o comentário

    "e a mudança para 64 bits é muito bem-vinda."

    Quem diria um site Android falando isso, lembro quando a Apple lançou processadores 64 bits...

    Pra que? Porque? Não serve pra nada! Coisa de apple...firulas....modinha...


  • Esaú 21/12/2017 Link para o comentário

    Eu tinha um redmi 2 pro, e rodava td mto liso msm tendo processador SD 410 q no redmi era 64 bits, até os jogos rodavam no máximo eu achava incrível


  • DogNinja 21/12/2017 Link para o comentário

    Ainda lembro do vexame do CEO da Qualqcom uns anos atrás
    Meses depois do papelão,lá estava a companhia produzindo chips com 64 bits... A hipocrisia reinou quando o mesmo teve que desdizer o que havia dito meses antes...
    Foi hilário!
    🤣 🤣 🤣 🤣 🤣


  •   62
    Conta desativada 21/12/2017 Link para o comentário

    A tecnologia, avança com o tempo e acaba de certa forma melhorando a vida das pessoas. Quando eu tinha 5 anos de idade, existia o vídeo cassete, aquilo era um trambolhão, e eu já achava isso na época, era chato ter que rebobinar a fita, encontrar o ponto certo. Fora as vezes que a fita VHS se danificava. veio o DVD e foi uma revolução, quanta diferença não é? Depois Blu Ray e assim vai. Quem gosta e acompanha a tecnologia, sabe que de tempos em tempos, o que era moderno, fica defasado, obsoleto, é a ordem natural das coisas.

    Tv CRT, transportar aquilo que pesava mais de 40 Kgs sem alça nem nada, também era complicado, hoje temos Tvs de LED, que pesam muito menos e ainda são bem leves. Notaram a diferença?

    Assim por diante, no carro eu tinha que transportar várias fitas K7 e nem sabia que a música tal, estava em qual fita mesmo? Em que parte? Hoje tem MP3, coloco o pendrive, com 8 GB de música, tenho aproximadamente 300 músicas ou mais, tudo ali. E sem pular, antigamente passava no buraco, a música pulava junto, ou seja, a evolução da tecnologia, está ai, e tem gente que é contra, vai entender.


  • Oráculo 21/12/2017 Link para o comentário

    Benefício nenhum, até o seu avô vai ter que comprar outro celular.


    •   62
      Conta desativada 21/12/2017 Link para o comentário

      Nem todo vovô usa smartphone, meu pai não usa, muito menos o meu avô de 89 anos. Para ele isso é insignificante. É preciso entender a realidade e a necessidade de cada um.


  • Deivis Schuman 21/12/2017 Link para o comentário

    Pra efeito de comparação vale lembrar que atualmente os jogos pra PC nem estão mais saindo com suporte pra Windows 32bit, assim como drivers de placa de vídeo, navegadores já tem suas versões 64bit e várias outras coisas!
    Aos poucos o 32bit vai desaparecer tanto no PC como no Android!


  • Thiago19 21/12/2017 Link para o comentário

    Ou seja quem tem 3 gb de RAM vai ficar limitado e 4gb de RAM vai ficar sendo o mínimo de memória o que praticamente tira todos os de entrada das compras possíveis e quem acabou de comprar um intermediário pode ter que trocar...


    • Neto Castro 21/12/2017 Link para o comentário

      Isso vai ser complicado brother! E também o fato de só priorizarem por obrigatoriedade o Android O! No mínimo tinha que pegar o M e o N!


  •   99
    Conta desativada 21/12/2017 Link para o comentário

    Excelente artigo! 👋


  • Victor Lima 21/12/2017 Link para o comentário

    excelente... hoje em dia quase todos saem com 64 principalmente os tops e intermediários


  • Léo Walk 20/12/2017 Link para o comentário

    Material legal!!!


  • Sidney 20/12/2017 Link para o comentário

    Gostei das explicações. Bom artigo.


  • José Luís Silva Martiniano 20/12/2017 Link para o comentário

    Sensacional essa matéria, bastante esclarecedora. Agora, seria interessante uma, digamos, reorganização do sistema Android, de forma que venha a consumir menos memória Ram. Vi inúmeros teste de desempenho com dispositivos de 4 GB de Ram, e que desta quantidade, cerca de 1,5 é consumida pelo sistema.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.