Esses são os processadores de smartphones mais rápidos do momento

Esses são os processadores de smartphones mais rápidos do momento

O mercado de processadores de smartphones é essencialmente dividido entre a Huawei, Samsung e Qualcomm. A Qualcomm é fornecedora da maioria dos fabricantes de smartphones, enquanto a Samsung e a Huawei também fabricam seus próprios chipsets. Comparamos os sistemas de chip único para lhe mostrar as principais diferenças.

Os processadores para smartphones vêm sempre como um único sistema num chip (SoC). Isto significa que vários tipos de processadores são lasers em um único pedaço de silício, o que influencia significativamente a velocidade de trabalho do smartphone. A velocidade do relógio e o número de núcleos da unidade central de computação da CPU não dizem nada sobre a rapidez com que o smartphone funciona em determinadas tarefas.

Um SoC consiste em uma CPU, processador gráfico (GPU), modem LTE, processador multimídia, segurança, processador de sinal, um acelerador de IA e, muitas vezes, unidades para Bluetooth e Wi-Fi. Esta diversidade de recursos torna difícil falar do processador de smartphone mais rápido, de modo geral.

Os melhores smartphones Android terão um dos seguintes chips na segunda metade de 2019:

Chipsets de smartphone poderosos em 2019/2020

Fabricante Qualcomm Samsung Huawei
Chipset Snapdragon 855 Plus Exynos 9825 HiSilicon Kirin 990
Data de lançamento Setembro de 2019 Agosto de 2019 Novembro de 2019
CPU Cryo 485 Octa-Core 2 x Mangusto + 2 x Cortex ARM-A75 + 4 x Cortex ARM-A55 4 x ARM Cortex-A76, 4 x -A55
CPU-FREQ (MÁX.) 2,96 GHz 2,73 GHz 2,86 GHz
GPU Adreno 640 Mali G76 MP12 Mali G76
processador de IA Hexágono 690 UNP dupla UNP
Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac/ad/ad/ay/ax, 10 Gbps 802.11a/b/g/g/n/ac 802.11a/b/g/g/n/ac
LTE

Modem X24 da Qualcomm: Gato. 20, 2 Gbit/s
opcional: Modem X50 para recepção 5G

Gato. 20 8CA, 2 Gbit/s Gato. 21, 1,6 Gbit/s, variante 5G disponível
Processo de Produção 7 nm 7 nm 7 nm
Extras Spectra 380 ISP, LPDDR4x LPDDR4x Duplo ISP, LPDDR4X

Quase todos os chips de smartphones dependem da arquitetura ARM para sua CPU. ARM fornece classes de CPU de diferentes pontos fortes, que podem ser encontradas em várias variações nos SoCs de smartphones. O truque está na composição e no tempo das fichas.

A situação é semelhante com os processadores gráficos. A Qualcomm usa a Adreno para desenvolver seus próprios aceleradores. Samsung e Huawei, por outro lado, utilizam as unidades do Mali da ARM. Todos são endereçados pelo Android via OpenGL em diferentes versões. Os últimos modelos também contam com suporte para vulcões. Isto torna as fichas amplamente (intercambiáveis) do ponto de vista dos desenvolvedores de jogos e seu desempenho no jogo é comparável em benchmarks.

AndroidPIT qualcomm snapdragon 835 benchmark event 144717
Qualcomm orgulhosamente apresenta sua série Adreno em San Diego / © NextPit

Você pode sentir uma diferença entre GPUs rápidos e lentos no Android quando você inicia um novo jogo com um smartphone realmente antigo. Ao contrário do computador Windows, os jogos (na sua maioria) não sacudem. Em vez disso, eles apresentam menos detalhes.

Qualcomm Snapdragon 855 Plus

O Snapdragon 855 Plus foi lançado em julho de 2019 e agora funciona em alguns smartphones. O resultado é uma versão ligeiramente overclock do Snapdragon 855. O processador é baseado nos núcleos criogênicos da Qualcomm, oito clocks em até 2,96 GHz.

AndroidPIT asus rog phone ii full front
O Asus ROG Phone II foi o primeiro smartphone com Snapdragon 855 Plus / © NextPit

Ao contrário da Huawei, a Qualcomm ainda não usa um processador de IA dedicado em seus chipsets. O Hexagon DSP executa tarefas específicas de IA, mas também serve como um eficiente hub de sensor em segundo plano. O Snapdragon 855 Plus também apresenta o modem X50 5G, o que torna o chip Qualcomm pronto para a próxima geração de telefones celulares.

Samsung Exynos 9825

O Exynos 9825 da Samsung comemorou a sua estreia na Galaxy Note 10 e conta com um total de oito núcleos que se diz oferecerem 20 por cento mais (potência) do que o seu antecessor. Espera-se que a GPU revista traga ainda mais ganhos de performance.

androidpit samsung galaxy note 10 plus 27
O Samsung Note 10 Plus foi o primeiro a ter o novo processador Exynos / © NextPit

Enquanto o predecessor ainda era fabricado no processo de 8-nanómetros, a Samsung está a construir o novo processador no processo de 7-nanómetros.

Huawei/HiSilicon Kirin 990

Huawei apresentou o Kirin 990 no IFA 2019, estreando-o no Mate 30 Pro, que ainda não está no mercado em toda a Europa. A Huawei oferece o Kirin 990 em duas versões, uma com um modem 4G e outra com um modem 5G. A Huawei também remodelou a UNP. Na versão 4G, há um núcleo pequeno e um grande.

AndroidPIT huawei mate 30 pro front top
O Kirin 990 está no Huawei Mate 30 Pro / © NextPit

A situação é diferente com Kirin 990 5G. Aqui Huawei muda para a arquitetura Da Vinci e usa um pequeno núcleo de IA e dois grandes. Isto deve acelerar significativamente os cálculos correspondentes. Huawei adora comparações com a concorrência. Naturalmente, o Kirin 990 deve ser mais rápido do que a concorrência da Qualcomm ou da Apple.

Conclusão: o processador móvel mais rápido

Os principais chipsets em 2019 concentram-se em diferentes pontos. A Qualcomm fornece inovações principalmente em vídeo e no modem e continua a usar o Hexagon ISP para AI e outras tarefas. A Samsung, por outro lado, é especializada no sector da fotografia e vídeo e alterou o tamanho da produção. A Huawei também conta com as suas funções locais de IA e fornece uma variante com um modem 5G incorporado.

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

3 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.