Procon-SP exige que Apple venda iPhone 12 com carregador na caixa

Procon-SP exige que Apple venda iPhone 12 com carregador na caixa

O Procon-SP realmente não gostou nada da iniciativa da Apple em vender o iPhone 12 sem carregador na caixa. A empresa, que já havia sido notificada pelo órgão de proteção ao consumidor, foi mais uma vez alertada de que deve comercializar os smartphones com todos os itens essenciais dentro da caixa.

Um novo comunicado emitido nesta quarta-feira (2), exige que a Apple forneça carregadores para os clientes que adquiriam o iPhone 12, ou que revisem o valor do produto, junto a um plano de recolhimento (e reciclagem) dos carregadores antigos. 

A explicação anteriormente dada pela Apple a respeito da decisão de deixar de comercializar os carregadores - que envolvia a alta quantidade deles já existente no mundo e a possível redução de carbono no meio-ambiente - foi considerada insuficiente pelo Procon, o que explica as novas medidas tomadas pelo órgão.

Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP, afirma que a empresa é obrigada a oferecer os carregadores para clientes que os exijam. "É incoerente fazer a venda do aparelho desacompanhado do carregador, sem rever o valor do produto e sem apresentar um plano de recolhimento dos aparelhos antigos", avalia.

A Apple Brasil ainda não se manifestou sobre o caso. 

Fonte: InfoMoney

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

7 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • O mais grave problema é, quem pode reverter essa decisão da Apple (o consumidor), continua comprando os modelos da maçãzinha. Ainda bem que o Procon está fazendo seu papel, e vai pra cima da Apple, aí a situação muda de figura. Quanto ao consumidor, a Apple vai empurrando essa situação goela abaixo, pena que instâncias maís altas não estão interferindo nisso, pois quanto maior a infância, maior será a repercussão e também as punições. Mas essa briga ainda vai longe...


  • Se o consumidor for inteligente e boicotar a marca, rapidinho ela muda de estratégia.

    Alguém por acaso compra carro sem banco, sem volante?


  • Os fones de ouvido que vinham tinham uma qualidade de áudio péssima! Só não reclama quem é tapado demais ou que é Fanboy da marca. Qualidade e ignorância a parte reconhecer e compreender faz parte!


  • Sei que isso é ruim, e realmente para nós aqui é um grande problema principalmente por causa do custo. Mas recentemente estava conversando sobre isso com um amigo que está nos EUA, e ele me contou que lá isso foi recebido até que de uma forma tranquila. Pois levando em consideração que você pode utilizar o carregador de seu celular anterior Apple ou caso queira pode adquirir ele, porém o valor não é tão considerável para os americanos, não é barato mas de certa forma lá é acessível. Eles estão empregando uma nova forma de utilizar o carregador, e ao invés de se desfazer de seu anterior você ainda continua a utilizar para outros celulares.

    O problema é que para nós isso acaba sendo um problema grave, pois nosso custo é altíssimo e não é tão simples assim ficar utilizar o carregador anterior pois se aqui tivermos um celular Android automaticamente sou obrigado adquirir um. Ai acaba se tornando algo realmente inviável. Mas essa conversa ainda está longe de acababr.


  • Sou usuário de iOS e quero que a Apple se lasque por causa dessa palhaçada de retirar acessórios essenciais. Na França, uma lei obriga que os smartphones venham com fones; aqui obriga vir com carregadores e sabe-se lá em qual lugar se exige outra coisa. Já não bastava retirar os EarPods, tirar o carregador que se usa todo dia, é uma imbecilidade. A Apple que lute para levar mais aparelhos em outros lotes, já ganha dinheiro demais em seus produtos. Sem fone ainda vai, existem fones de terceiros bem melhores, mas sem carregador já é piada.


  • Simples , é só o consumidor comprar o carregador por módicos R$300,00.


  • A Apple já está com tantos problemas por conta de seus concorrentes que são muito melhores que ela.... e ainda quer fazer showzinho tirando carregador falando que vai ajudar o meio ambiente. Apple, ajude o meio ambiente cobrando menos.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.