RAW vs. Apple ProRAW: qual a diferença entre eles?

RAW vs. Apple ProRAW: qual a diferença entre eles?

Talvez a tecnologia ProRAW tenha sido subestimada ou passado despercebida durante o anúncio do lançamento do iPhone 12. No entanto, ela pode ajudar muito quem pretende usar os smartphones para tirar fotos de qualidade profissional.

No entanto, para entender como a ferramente funciona, é necessário antes compreender o que é RAW - e, depois, a diferença entre o RAW comum e o Apple ProRAW.

O que é RAW? 

O formato "RAW" para imagens significa nada mais, nada menos que "cru" em inglês. As imagens tiradas nesse formato são frequentemente usada por fotógrafos profissionais.

Isso porque as imagens em RAW podem ser editadas de maneira muito mais precisa, usando várias ferramentas diferentes, sem que a qualidade da imagem seja perdida. Se você costuma tirar muitas fotos em formato JPEG, vai entender bem o que estamos tentando dizer. Afinal, quem nunca se deparou com um resultado desastroso ao aplicar um efeito em uma foto do tipo? 

É por isso que o formato RAW é o verdadeiro "queridinho" dos fotógrafos. Embora ele seja consideravelmente mais pesado para download, o uso de uma ferramenta de nuvem pode ajudar a usá-lo sem ocupar o armazenamento do celular de maneira excessiva. 

Agora que já sabemos o que é RAW, podemos compreender a diferença entre o formato "cru" normal e o Apple ProRAW.

Apple ProRAW: suas fotos ainda melhores

Antes do iPhone 12, os smartphones da Apple não tiravam fotos em formato RAW, pois não tinham a ferramenta nativa. Com o Apple ProRAW, no entanto, isso muda.

Além de permitir tirar fotos "cruas", a Apple disponibiliza as melhores ferramentas para edição das imagens, como a tecnologia Deep Fusion e Smart HDR. O disparo em RAW pode ser feito usando a própria câmera do celular, sem qualquer necessidade de aplicativos secundários.

Toda a edição usando as ferramentas da Apple é feita no app "Fotos", permitindo melhorar consideravelmente a qualidade das imagens, sua nitidez, remover ruídos denecessários e aprimorar quaisquer outros detalhes, como luminosidade, cores, contraste, destaque para elementos específicos, e outros.

Uma vez que a edição no Apple ProRAW tenha sido completa, é possível armazenar a imagem no app Fotos ou diretamente no iCloud - o que economiza espaço no armazenamento. Assim, além de permitir tirar fotos no formato profissional, a Apple também oferece todas as ferramentas necessárias para edição, sem necessidade de download. 

E você, o que acha da novidade? Não deixe de contar pra gente nos comentários.

ÚLTIMOS ARTIGOS

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 6 meses Link para o comentário

    É uma evolucao pequena , já tirava fotos em RAW como Nokia N8, tinham que ser armazenadas no SD , pois ocupavam um espaço considerável