NextPit

Realme UI 3 anunciada: confira as novidades e celulares que receberão a atualização

Realme UI 3 anunciada: confira as novidades e celulares que receberão a atualização

Após o anúncio do ColorOS 12 pela Oppo, outra marca do grupo BBK apresentou sua personalização de sistema baseada no Android 12. A Realme UI 3 traz muitas das novidades anunciadas para o novo sistema do Google, com direito ao design Material You. A empresa divulgou ainda um cronograma com os aparelhos que devem receber a atualização.


Direto ao ponto:

  • Realme UI 3.0 deve chegar ao Realme GT ainda em outubro;
  • Fabricante divulgou um cronograma de atualização que vai até a metade de 2022;
  • Recurso de IA promete menor consumo de memória e bateria.

A novidade mais visível do sistema é o novo sistema de cores para a interface, baseado no Material You do Google, que cria uma paleta de cores baseada no papel de parede do celular. Outra mudança — esta mais discreta — é o uso de sombreamento nos elementos dos ícones, passando uma maior sensação de profundidade.

Realme UI 3 theme color
Ao que tudo indica as fabricantes vão evitar o nome "Material You" e dar nomes diferentes para o recurso do Android 12 / © Realme

O layout da interface recebeu uma nova organização, com mais espaços em branco — e consequentemente menos elementos na tela —, segundo a Realme, "para dar ao consumidor uma sensação de importância e concentração sobre a informação apresentada". A reorganização dos elementos traz a Realme UI novamente próxima da ColorOS.

No caso da Oppo, a fabricante justificou o novo design para "reduzir a poluição visual", além de também destacar a priorização das informações.

Sistema mais rápido

Se a atual Realme UI já é rápida e responsiva no uso diário, a fabricante prometeu respostas ainda mais rápidas na nova versão. Com o chamado "AI Smooth Engine", a Realme promete até 13% mais rapidez ao abrir aplicativos, 12% mais autonomia de bateria e uma redução de 30% no consumo de memória.

Realme UI 3 Smooth Engine
Realme UI promete um melhor uso dos recursos do aparelho / © Realme

O sistema de inteligência artificial usará um recurso de compressão de memória, além de otimizar a exibição de animações na tela com a promessa de mais fluidez no celular. Novamente, a novidade espelha o anúncio do ColorOS 12, inclusive com números semelhantes de melhorias.

Outras novidades da Realme UI 3.0

Os demais destaques do sistema operacional estão relacionados à recursos trazidos pelo Android 12, como a opção de utilizar uma localização aproximada em apps e o histórico de permissões, semelhante ao novo Painel de Privacidade lançado pelo Google.

As novas opções de privacidade e segurança poderão ser encontrados no Phone Manager 2.0, que concentrará os principais ajustes do aparelho. Uma novidade curiosa é o Private Pic Share, que remove metadados das imagens antes de compartilhá-las, por exemplo informações do aparelho e geolocalização.

Realme UI 3 Omoji
Memoji Omojis também dão as caras no Realme UI 3 / © Realme

Já o recurso de emojis personalizados, chamado de Omojis, é o mesmo apresentado pela Oppo/OnePlus, com novas opções de customização. Quem procura dar um toque pessoal ao celular pode até mesmo modificar o modo AOD (always-on display), usando a silhueta de uma foto ou mesmo o mascote Realmeow na tela de bloqueio.

Realme UI 3: disponibilidade e celulares compatíveis

A Realme anunciou um cronograma de distribuição do novo sistema, começando já em outubro e se estendendo até o segundo trimestre de 2022. O primeiro modelo a receber a atualização será o Realme GT, com uma versão de testes da Realme UI 3.0 ainda neste mês. Os demais aparelhos que receberão a atualização são:

Até dezembro de 2021:

Até o março de 2022:

Até junho de 2022:

 

Realme UI 3 schedule 2
Datas podem mudar, dependendo da região do aparelho / © Realme

O que você achou da ColorOS Realme UI 3.0? Gostou da personalização da Realme? Acha que falta uma diferenciação maior para o sistema da Oppo e OnePlus? Deixe suas opiniões e críticas nos comentários!

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.