O que nós ganhamos com a regulamentação do WhatsApp?

AndroidPIT BR operators 2 1561
© nextpit

O termo regulamentação está quase sempre associado a algo positivo, como uma espécie de iniciativa válida para colocar algumas coisas em seus devidos lugares. Quando falamos sobre regulamentar serviços de mensagens as coisas se complicam mais e o debate se torna mais amplo. Afinal, a quem interessa a regulamentação de aplicativos como o WhatsApp? O que nós ganhamos a partir do momento em que o app senta no mesmo banco dos serviços oferecidos pelas operadoras?

Muitos usuários confundem a regulamentação de serviços, visto que esse processo nem sempre é levado ao consumidor de forma clara pelas autoridades competentes. Regulamentar o Uber, por exemplo, é algo que está relacionado ao Estado, uma vez que as associações e sindicatos pagam licitações e taxas para prefeituras afim de colocar seus veículos nas ruas. Nem sempre o Estado está preparado para adequar novos serviços tecnológicos a outros mais tradicionais.

Basta olhar para o empasse entre o Uber e os taxistas, que acontece em Estados específicos. Existem cidades, como São Paulo, onde o app foi enquadrado em regulamentação específica para a categoria. Mas, ainda sim, a disputa por um enquadramento que gere maior competitividade com a classe dos taxis é cobrada intensivamente por parlamentares e sindicatos que representam a categoria.

O Uber não funciona oficialmente em vários países da Europa, Ásia e em diversos Estados brasileiros
99 taxis uber
O 99Taxi é um dos aplicativos exclusivos da categoria / © NextPit

Enquanto essa disputa pelo asfalto e a preferência do usuário segue sem prazo para terminar, a Anatel pretende fazer um caminho quase inverso com relação aos serviços de mensagens instantâneas. Estes serviços, conhecidos como OTTs, são oferecidos gratuitamente ao usuário e utilizam a infraestrutura da operadora para funcionar.

Nessa categoria estão os mensageiros como o WhatsApp e Telegram, por exemplo. Segundo Juarez Quadros do Nascimento, presidente da Anatel, as operadoras estão cansadas dessa troca de favores que não gera lucros às mesmas.

Agora, você deve estar se perguntando: eu pago meu Wi-Fi e um plano de internet para utilizar o WhatsApp, onde está o problema? Pois bem, o problema das operadoras não é o cliente, mas os prejuízos financeiros que empresas como WhatsApp, Netflix e outros estão causando ao longo dos anos. Só para você ter um ideia, entre janeiro de 2015 e fevereiro de 2016, as operadoras de TV a cabo perderam aproximadamente 760 mil clientes.

A ligação entre estes ex-clientes e o WhatsApp é bem simples de entender: as operadoras já sabem que através de uma recarga, ou por meio de um plano de banda larga, os usuários terão acesso aos mesmos serviços de voz, comunicação e streaming que são oferecidos por combos que custam no mínimo R$ 200,00.

A mobilidade e as vantagens desses combos são infinitamente menores do que utilizar o Netflix, por exemplo, que não prende o usuário a uma programação de TV duvidosa dentro de casa. No caso dos planos de voz, a situação é ainda pior, visto que aplicativos como o WhatsApp fizeram com que o consumidor basicamente abandonasse uma assinatura de telefonia mensal ou um plano de voz com mais minutos.

AndroidPIT VIVO operator 2 1561
A Vivo é a maior operadora do país / © NextPit

A questão da regulamentação sempre aparece quando a situação começa a ficar fora do controle, principalmente quando os envolvidos são empresas que não prestam um bom serviço aos usuários, como é o caso das operadoras. A Anatel acredita que regulamentar o WhatsApp tornará a competitividade com as operadoras mais justa, visto que o aplicativo teria de pagar impostos e tributos, além de atender a legislação brasileira para funcionar adequadamente.

Numa situação de bloqueio do WhatsApp no país, por exemplo, o Facebook seria obrigado a fornecer dados de usuários para contribuir com investigações, caso a regulamentação vigente para o serviço assim o fizesse. Parece justo pra você?

Bom, como disse no início do artigo, a questão da Anatel foge do âmbito Estadual e passa para a esfera Federal. Logo, você não teria a mesma privacidade de hoje ao utilizar um app que estaria regulamentado às leis, pois certamente o governo e órgãos de segurança iriam recorrer ao serviço para solicitar informações de seus usuários.

A regulamentação não pode colocar em risco a privacidade do usuário

Outro ponto que devemos levar em consideração é que a quantidade de tributos e impostos que uma startup poderá pagar no país pode respingar para o bolso do consumidor a qualquer momento. Não custa nada lembrar que o WhatsApp tinha um plano de assinatura que funcionava a partir do segundo ano de utilização. Na pior das hipóteses, o Facebook pode considerar reativá-la no Brasil, ou incluir algum tipo de publicidade no app para torná-lo mais rentável.

Outro cenário preocupante seria o de empresas menores que o Facebook que dificilmente continuariam investindo no Brasil tendo que pagar taxas para usar a infraestrutura das operadoras. Logo, você teria menos opções à disposição, ou opções sem qualidade.

É assim que as operadoras pretendem tornar a disputa mais competitiva. Inviabilizando alguns serviços a partir de certos artifícios, e viabilizando seus pacotes de serviços que andam mais desatualizados do que smartphone Android de entrada.

Essa é a minha opinião, e a sua? A quem interessa regulamentar o WhatsApp?

Ir para o comentário (84)
Bruno Salutes

Bruno Salutes
Editor

Apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
84 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Richardson 12
    Richardson 01/11/2016 Link para o comentário

    Infelizmente no Brasil só penso que qualquer forma do governo meter o bedelho tem o objetivo de ganhar dinheiro taxando algo, e que uma hora ou outra chega pra gente pagar a conta também.


  • Pedro Remigio 24
    Pedro Remigio 01/11/2016 Link para o comentário

    Se tem algo melhor e mais novo, o antigo vai ter que se mexer pra poder acompanhar ou será extinto, isso é o que gera a competitividade necessária para melhorar como um todo, ainda mais no Brasil, onde a corrupção política e os cartéis das empresas são quem mandam, onde visam unicamente lucros e não pensam na qualidade dos serviços ou satisfação dos clientes. Uber, Whatsapp, Netflix, Spotify e tantos outros, vieram para facilitar a vida de quem precisa, de quem quer algo melhor, de qualidade superior, mas sem ter que pagar a mais por isso, quem tá achando ruim que corra atrás do prejuízo e seja melhor pra poder competir, ou consequentemente vai acabar. Lei da oferta e da procura, o que é melhor e mais barato é quem reina ;)


  • Evandro Roberto 8
    Evandro Roberto 31/10/2016 Link para o comentário

    Manezão. Eu sou Uber. E se existe o serviço de Uber é porquê o serviço de taxi é uma porcaria. Um lixo.
    Regulamentar necessáriamente não quer dizer melhorar. O Uber é regulamentado e também tem muitos, mas muitos carros ruins, velhos, fedidos e sem condições de rodar.


  • 15
    Fabio Gomes 30/10/2016 Link para o comentário

    NADA!!!!


  • 4
    Caio César 29/10/2016 Link para o comentário

    Eu conseguir migrar para o tim beta.


  • Thiago Rodrigues 24
    Thiago Rodrigues 29/10/2016 Link para o comentário

    No século XVIII, Thomas Edison irritou os acendedores de lampião. Em 1900, Ford irritou os cocheiros, 1920, Marconi irritou gravadoras. Nos anos 30 a TV irritou o rádio. Hoje Uber irrita taxistas, Whatsapp irrita teles, Netflix irrita TVs e Tesla irrita petroleiros. Enfim, o progresso é a esperança dos povos e o desespero dos acomodados.

    Artur Mendes, Trecho do livro geração de valor.

    Dyego SantosPedro RemigioConta desativadaMickael FernandesHumberto W.Marcello LoboGabrielClayton NerisCaio César


    • Mickael Fernandes 23
      Mickael Fernandes 31/10/2016 Link para o comentário

      Bela citação, amigo.


  • Marcello Lobo 5
    Marcello Lobo 29/10/2016 Link para o comentário

    Sou radicalmente contra regulamentar as OTTs. Desde a fala de Genish da Vivo, que além de insultar a inteligência dos usuários, chamou o Whatsapp de operadora pirata, iniciei um boicote total à empresa Vivo. Cortei todos os seus serviços, pois não posso ser conivente com uma empresa que se posiciona claramente contra a evolução tecnológica.
    As operadoras brasileiras ficaram muito mal acostumadas com o lucro fácil que sugavam no passado, com minutos caríssimos e serviços mal prestados, isso quando sequer o prestavam. Eram umas acomodadas, enquanto os clientes sofriam em call centers ineficientes que ainda hoje atormentam quem tiver o azar de precisar.
    Para quem não sabe, há alguns anos, lançaram o 3G às pressas e sem estudos. O resultado foi que venderam milhares de planos de dados a preços exorbitantes onde sequer tinham sinal, tudo isso abaixo de fidelização para tornar a vida do cliente um inferno. E conseguiram.
    Se eu for falar aqui tudo que o relacionamento entre clientes e operadoras gerou durante anos de casos bizarros, daria uma enciclopédia.
    O governo refém dos impostos das operadoras e essas repassando o custo para o consumidor final estão sofrendo porque não tiveram visão de futuro, sendo sempre surpreendidas pelo mercado. Aí choram como bezerros desmamados.
    Esquecem que o WhatsApp e qualquer aplicativo OTT usa dados para trafegar. E esses dados podem ser 2G/3G/4G, banda larga fixa (adsl, cabo, rádio, satélite).
    Não adianta tentar comparar o WhatsApp com as operadoras. Embora ele dependa de dados, não precisa ser dados da Vivo ou da Net. Em qualquer rede que tenha sinal de internet ele funciona.
    Da minha parte, como boicote pessoal a essa turma, mudei para um provedor regional minha banda larga fixa. Não sei mais o que é ligar em SAC. Agora é uma mensagem no Whatsapp e resolve na hora.
    Também utilizo meu Whatsapp com um número virtual móvel dos Estados Unidos. Não tenho do que reclamar. Como é americano, o número não precisa recarga, apenas que eu o utilize no aplicativo uma vez por mês para mantê-lo ativo. As operadoras brasileiras ficaram com tanto medo desse aplicativo com número americano que pediram e conseguiram retirar o app da Playstore. Mas é fácil encontrá-lo como apk.
    Uma vez que o whatsapp trafega voz, não preciso de número local. E posso usar meu smartphone até sem chip.

    Quanto mais as obsoletas operadoras nacionais apertarem as OTTs, pior para elas. Pois mesmo que regulamentem o Whatsapp, Netflix, etc, eu pagaria só pelo atendimento e comodidade, transferindo o gasto para eles, ao invés de recarregar linhas nacionais ou pagar assinaturas. De qualquer maneira, as teles nacionais vão sofrer. Não tem saída.

    Thiago Rodrigues


  • Fabiano Novaes Ferreira 22
    Fabiano Novaes Ferreira 28/10/2016 Link para o comentário

    don quixote brigando com os moinhos


  • M4N03L 4GU14R 4
    M4N03L 4GU14R 28/10/2016 Link para o comentário

    Essa foi a desculpa mais estapafúrdia que já vi com a tentativa de lucrar em cima de um serviço que não criaram, sim pq dizer que são feitos favores ao usuário para que o mesmo tenho o serviço whatsapp funcionando no seu smartphone ou para usufruir da sua assinatura Netflix é no minimo ridículo considerando que o mesmo paga tanto pela conexão móvel ou banda larga que utiliza quanto pela assinatura do Streaming de vídeo, áudio ou do que for. É isso que essas operadoras ainda não entenderam e que precisam entender, além do fato de que o usuário paga pelo serviço que ele pretende usar e da forma que ele pretende usar, se ele quer utilizar banda larga e TV por assinatura ou banda larga e Netflix é escolha dele, a obrigação de uma e de outra é manter o serviço que está sendo pago e ponto.

    vinicius nishide


  • Rogerio Droid Tec 47
    Rogerio Droid Tec 28/10/2016 Link para o comentário

    êeee brazaaaa


  • Daniel 70
    Daniel 28/10/2016 Link para o comentário

    Eu não tenho culpa se as operadoras de TV a cabo no Brasil possuem maus executivos e estão perdendo para a concorrência, quem tem poder e dinheiro e não tem ideias férteis e competitivas, naturalmente terá prejuízos grotescos, com ou sem regulamentação, TV a cabo no Brasil é um serviço lixo, e posso apostar que estam perdendo clientela não por culpa de um ou mais aplicativos mobile, mais sim! Por prestar e oferecer a anos um péssimo e ultrapassado serviço aos seus milhões de clientes insatisfeitos.

    ricardo rosendoThiago Rodrigues


  • Ralf Alencar 14
    Ralf Alencar 28/10/2016 Link para o comentário

    É de dar raiva a operada quer que os apps e outros serviços de Internet pague pois está usando sua infraestrutura,mas aí eu penso O Caralho para que eu vou querer a porra de uma operadora se não é para usar a infraestrutura de rede.

    Thiago Rodrigues


  • Ralf Alencar 14
    Ralf Alencar 28/10/2016 Link para o comentário

    As operadoras querem culpar a empresa que desenvolve os App que funcionam com base na Internet, a qual usa suas redes, mas pelo que eu saiba a própria operadora decidiu entrar nesse tamo de telecomunicações então nada mais justo que prestar um serviço no mínimo descente.

    Thiago Rodrigues


  • Henrique Veresconde 22
    Henrique Veresconde 28/10/2016 Link para o comentário

    Daqui a uns dias os roteadores serão preços de uma casa.


  • 5
    Jorge Soares da Silva 28/10/2016 Link para o comentário

    Tá querendo convencer quem. Isto é conversa fiada de operadora. Não podemos ficar pagando a conta por um serviço péssimo e caro. É o mercado, se vira, os mercados se modificam


  • 24
    Mario R. 28/10/2016 Link para o comentário

    Operadoras horríveis. Estão suando sangue por causa do Whatsapp! Tô gostando de ver o chororô. Ngm merece pagar 23 reais em um plano de internet da Vivo de 250MB, né! Querem mais o quê?

    Edson NeryDaniel Gomes


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 27/10/2016 Link para o comentário

    Num país que se paga para tudo e em breve até para respirar será cobrada taxa, é complexo dizer que o usuário sai ganhando, nunca no Brasil isso existe, e caso acreditem, não passa de mera utopia.


  • 4
    Marcelo Mattos 27/10/2016 Link para o comentário

    A internet da ao usuário a possibilidade de filtrar o conteúdo e as operadoras querem monopolizar isso. Nada é eterno e as tecnologias vivem em evolução.

    Edson Nery


  • Eduardo VP 26
    Eduardo VP 27/10/2016 Link para o comentário

    É como o otário sempre diz em seus vídeos, quanto maior o Estado menor o cidadão.

    O Estado brasileiro não está nem aí pros interesses da sociedade, a única coisa que ele quer é encher a burra com impostos e mais impostos. As empresas tem grandes, enormes, dificuldades de se recriarem e de se adaptarem a uma nova realidade de negócios, portanto, preferem fazer lobby em prol da tal "regulamentação".

    Somem os dois interesses acima e, plim, aparecem mais impostos, mais custos pro cidadão e serviços cada vez piores.

    Thiago RodriguesEdson Nery


  • DENYBOY Uchiha 6
    DENYBOY Uchiha 27/10/2016 Link para o comentário

    Como dizia meu avo eu só li abobrinhas,cara o quão ridículo isso ainda continuara sendo?


  • 30
    Lordney 27/10/2016 Link para o comentário

    Tudo isso porque o WhatsApp utiliza números para fazer a conexão entre usuários, deveriam ter pensado em nomes de usuários talvez, principalmente pelo fator privacidade, as vezes deixamos de adicionar pessoas no WhatsApp justamente porque não queremos que as mesmas tenham acesso ao nosso número pessoal. Mas vale lembrar a escassez que esse tipo de serviço acaba oferecendo. Esse seria o único problema. Já quanto as operadoras, as mesmas deveriam se preocupar em entregar sinal de qualidade por todo o país e expandir seus serviços, ainda existe muitos lugares que não existe sequer o sinal da rede 3g, o que é um absurdo! Faturam um absurdo e não entregam o retorno aos clientes, logo devem estar acostumada com o sistema brasileiro de imposto, onde pagamos caro e temos "nada" como retorno. Brasil é uma bagunça, deveriam devolver aos índios ou aos portugueses.


  • Deoclecio Santos de Araujo 1
    Deoclecio Santos de Araujo 27/10/2016 Link para o comentário

    Isto está parecendo que o país é das operadoras e que elas que mandam, o que elas precisam fazer é consertar, isto mesmo, consertar seus serviços e dar uma boa melhorada, que está precisando


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 27/10/2016 Link para o comentário

    Revoltado com a ideia que essa matéria passa, fui lendo absurdos e comentando. Sinto orgulho de ser brasileiro, mas muita vergonha também de ter governantes que sempre visam o próprio lucro e deixa a população se fodendo nas mãos dessas empresas que também só querer obter lucro.


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 27/10/2016 Link para o comentário

    "Numa situação de bloqueio do WhatsApp no país, por exemplo, o Facebook seria obrigado a fornecer dados de usuários para contribuir com investigações, caso a regulamentação vigente para o serviço assim o fizesse. Parece justo pra você?"

    Com isso eu concordo, se há um pedido judicial, eles têm que acatar a decisão judicial, em caso de não poder fazer por causas técnicas, como a criptografia ponta-a-ponta, começar monitorar a partir dali.

    Bruno Salutes


    • 45
      Conta desativada 27/10/2016 Link para o comentário

      Para mostrar no FB propagandas do que vc conversou sobre no WA eles conseguem as info.
      Qdo a justiça pede , é criptografado...

      Bruno Salutes


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 27/10/2016 Link para o comentário

    "A Anatel acredita que regulamentar o WhatsApp tornará a competitividade com as operadoras mais justa..."

    Só cego que não vê que a ANATEL é uma agência comprada!

    Edson Nery


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 27/10/2016 Link para o comentário

    "Pois bem, o problema das operadoras não é o cliente, mas os prejuízos financeiros que empresas como WhatsApp, Netflix e outros estão causando ao longo dos anos."

    Ofereçam então conteúdo de qualidade e preço acessível que esse cenário muda!


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 27/10/2016 Link para o comentário

    "Segundo Juarez Quadros do Nascimento, presidente da Anatel, as operadoras estão cansadas dessa troca de favores que não gera lucros às mesmas."

    Mas gente, não é troca de favor nenhum! A operadora oferece acesso à rede e nós usamos o serviços que quisermos, usamos os dados da forma que queremos.


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 27/10/2016 Link para o comentário

    "Estes serviços, conhecidos como OTTs, são oferecidos gratuitamente ao usuário e utilizam a infraestrutura da operadora para funcionar."

    NÃO CONCORDO MESMO!
    Eles não utilizam da infraestrutura de ninguém que não a deles, eles simplesmente usam o acesso à rede para entregar e enviar as mensagens. Se fosse assim todos os sites que acessamos e usamos usariam da infraestrutura da rede.
    Isso é historinha das operadoras para tentar obter algum lucro em cima de alguma coisa, uma vez que ofertam planos caríssimos e os usuários correm para outras opções.


  • Matheus L. 39
    Matheus L. 27/10/2016 Link para o comentário

    o lance é as empresas lucrarem em cima da gente, e só. vivemos no brasil, e é assim que as coisas funcionam por aqui. aqui o consumidor paga por péssimos serviços e tá tudo bem, segue o jogo


  • 24
    Tiago Hastenteufel 27/10/2016 Link para o comentário

    "...pacotes de serviços que andam mais desatualizados do que smartphone Android de entrada"
    Hahaha
    Bruno zueiro.
    Triste realidade...

    Bruno Salutes


  • 99
    Conta desativada 27/10/2016 Link para o comentário

    ENQUANTO ISSO, EM BRASÍLIA...

    Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 28/10/2016 Link para o comentário

      Como se nada tivesse acontecendo!

      Conta desativada


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 27/10/2016 Link para o comentário

    tudo visa o lucro em cima de nós

    Edson NeryConta desativada


  • Fernando Henrique 65
    Fernando Henrique 27/10/2016 Link para o comentário

    Ainda bem que sou de Plutão..!!
    Por aque.. está td sussa ..!!
    No fim de semana descerei a terra e dou passadinha pelo Brasil ..!!
    kkkkkk


    • Eduardo VP 26
      Eduardo VP 27/10/2016 Link para o comentário

      Descerá? Como assim? E Plutão está em cima da Terra é? Essa eu não sabia.


      • Fernando Henrique 65
        Fernando Henrique 28/10/2016 Link para o comentário

        Você entendeu né..!!
        É por cima que se chega ..
        tu não quer que eu saia por debaixo da Terra!!

        Conta desativada


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 27/10/2016 Link para o comentário

    Brasil sendo Brasil, nada de surpreendente!

    Conta desativada


  • João Renato 29
    João Renato 27/10/2016 Link para o comentário

    Isso só interessa a esse governo corrupto, que sempre quer que a população pague suas mordomias. As empresas têm que se adequar às novas realidades, como a HBO, que já tá se preparando pra oferecer uma programação nos mesmos moldes da Netflix, a globo já tá se adequando, e assim por diante, eles não podem querer o retrocesso.

    Thiago RodriguesEdson Nery


  • 15
    Fabio Gomes 27/10/2016 Link para o comentário

    Interesse financeiro puro!!!

    Edson Nery


  • 44
    Conta desativada 27/10/2016 Link para o comentário

    Eu queria que se regulamentassem as igrejas, templos e afins. Não pagam impostos, constroem fora da norma, fazem o que querem...

    Whyatt EarpTiago Hastenteufel


    • Edson Nery 10
      Edson Nery 28/10/2016 Link para o comentário

      Não tem nada a ver com a matéria em questão, assim como este meu comentário, além do mais, praticamente todos os templos evangélicos pagam impostos sim. Sou um simples tesoureiro ( simples Diácono da IEAD no Brasil e conheço estas coisas). A ICR provavelmente é que não paga...


  • 85
    Conta desativada 27/10/2016 Link para o comentário

    Resumindo, no Brasil se o governo ou os associados a ele (nesse caso operadoras), não estiverem lucrando na costa dos outros, é errado. Se depender deles, voltamos no tempo e vamos usar SMS e ainda pagar por menssagem enviada....

    Thiago RodriguesEdson NeryConta desativada


  • 13
    Thiago da Gama 27/10/2016 Link para o comentário

    na boa, para mim o que o governo deveria fazer é obrigar as operadoras a prestar serviços com excelência, pois garanto que a maioria esmagadora não ligaria de pagar caro por um serviço de qualidade, mas o que acontece é o oposto, eles cobram caro mas o serviço é um lixo

    Edson NeryTiago HastenteufelConta desativada


    • 99
      Conta desativada 27/10/2016 Link para o comentário

      O governantes querem melhorias nas contas bancárias deles...

      Thiago Rodrigues


  • Alexandre 33
    Alexandre 27/10/2016 Link para o comentário

    Mais interferência Estatal ineficiente? Não vejo o que se ganhar, a não ser, sinceramente, perder.


  • 21
    Conta desativada 27/10/2016 Link para o comentário

    Ganhamos troféu de trouxas!

    Conta desativada


  • 10
    Paulo 27/10/2016 Link para o comentário

    É por isso que eu acho que deveria existir regulamentação mais dura para o uso de carros. Todos os carros deveriam sair das fábricas com limitador de velocidade em 30km. Só assim para se manter competitivo o uso de cavalos nas vias públicas. Temos que levar em conta que os carros geram imensos prejuízos aos criadores de cavalos. Além disso, deveria haver um limitador de km rodados por dia, senão mesmo com a velocidade diminuída ainda assim a competição estaria prejudicada.

    Ou seja, novidades tecnológicas matam serviços ou produtos defasados.

    Mickael FernandesThiago RodriguesConta desativadaAndinho D.Vinicius R.Henrique P.Tiago HastenteufelConta desativadaWagner Sanchesjovem tranzante iluminati marxistaJoão RenatoDeivis Schuman


    • 44
      Conta desativada 27/10/2016 Link para o comentário

      Sem falar que as montadoras ainda deviam produzir veículos impulsionados a carvão e vapor. Para nao gerar prejuizos aos carvoeiros.

      Mickael FernandesConta desativadaWagner SanchesDeivis Schuman


    • 3
      KKJF 27/10/2016 Link para o comentário

      Concordo plenamente. Foi assim que os fabricantes de velas se deram mal com a invenção da lâmpada. Tem que regulamentar. (ahahahahaha)

      Conta desativadaConta desativadaDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 27/10/2016 Link para o comentário

      E esses comentários sarcásticos ai brothers? Hahahahahaa!

      Conta desativada


  • Janeson Almeida 10
    Janeson Almeida 27/10/2016 Link para o comentário

    As operadoras querem que os Brasileiros continuem dando dinheiro a elas por um serviço horrível ou de péssima viabilidade, sendo que um aplicativo só funciona se tiver uma internet que no caso tem que ser paga de qualquer maneira, seja pré ou pós, daí molham os bolsos dos corruptos e simplesmente tentam boicotar um APP. E ainda dizem que esse país vai melhorar!!!

    Mickael FernandesEdson Neryjoao paulo emilianoVinicius R.Conta desativadaTiago CurraloDeivis SchumanMárcio


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 27/10/2016 Link para o comentário

      Complicado brother!

      Conta desativada


  • 44
    Conta desativada 27/10/2016 Link para o comentário

    Tenta ligar para uma operadora de TV a cabo e pedir somente os canais que voce quer, é impossível. Eles vendem pacotes, ou seja, venda casada, para 1 canal que presta vem um adendo de 10 porcarias. Nisso eles não querem mexer não é?

    Mickael FernandesThiago RodriguesEdson Neryjoao paulo emilianoConta desativadaVinicius R.Conta desativadaTiago CurraloDeivis SchumanMárcio


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 27/10/2016 Link para o comentário

      Realmente brother Alcides!

      Conta desativada


    • 99
      Conta desativada 27/10/2016 Link para o comentário

      Concordo Alcides

      Deivis Schuman


  • renan souza 29
    renan souza 27/10/2016 Link para o comentário

    N basta os altos valores q pagamos pela internet??

    Se acham injusto que alguns apps usem de sua estrutura "sem receber nada por isso", façam o bloqueio... Eh simples assim... Ai sentem na cadeira e contem quantos dias leva pra seus clientes migrarem p outra operadora.

    Thiago RodriguesConta desativadajovem tranzante iluminati marxistaTiago CurraloDeivis Schuman


    • 10
      Paulo 27/10/2016 Link para o comentário

      Ora, e é para usar a internet e os serviços baseados em internet que existe o acesso a internet. Logo só pq todo mundo acessa o facebook, o google, ou o globosta.com é que esses sites deveriam pagar para as operadoras? Não tem lógica o posicionamento das operadoras.

      Thiago RodriguesConta desativadaDeivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 27/10/2016 Link para o comentário

        Esse país é uma comédia!

        Conta desativada


      • 99
        Conta desativada 27/10/2016 Link para o comentário

        Que país é esse?

        Deivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 27/10/2016 Link para o comentário

        Salve brother Humanoide!

        Conta desativada


  • 12
    Renato Coelho 27/10/2016 Link para o comentário

    só não entendi o que tem haver "...as operadoras de TV a cabo perderam aproximadamente 760 mil clientes..." com whatsapp.

    Conta desativadaDeivis SchumanMarcelo Roder Ferreira


    • Marcelo Roder Ferreira 15
      Marcelo Roder Ferreira 27/10/2016 Link para o comentário

      Acho que seria com Netflix

      Conta desativadaDeivis SchumanRenato Coelho


      • 12
        Renato Coelho 27/10/2016 Link para o comentário

        Achei que o texto poderia ter sido melhor elaborado. E fora a TIM hoje com o BETA não existe franquia de dados descente para se ter mobilidade e tv.

        Conta desativadaDeivis SchumanMárcio


      • 99
        Conta desativada 27/10/2016 Link para o comentário

        Não é só a Netflix Marcelo...

        Conta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 27/10/2016 Link para o comentário

      Complicado isso einh brothers!

      Conta desativada


    • 24
      Tiago Hastenteufel 27/10/2016 Link para o comentário

      Acho que os principais concorrentes das operadoras de TV por assinatura são o Netflix e a banda larga/torrents usados para download de filmes e séries...


  • Lucas Marçal 12
    Lucas Marçal 27/10/2016 Link para o comentário

    Eu vi em um vídeo do Murilo Gun e ele disse que "não estamos vivendo em uma ERA DE MUDANÇAS mas sim em uma MUDANÇA DE ERA" e eu concordo, um exemplo é que de qualquer maneira, penso eu, é que em um futuro não tão distante abandonaremos os serviços das empresas de telefonia e de T.V. paga se elas não se adequarem às novas tecnologias, evoluirem

    Mickael FernandesThiago RodriguesGustavo PrimoHenrique P.Tiago HastenteufelAlexandreConta desativadaEmerson MoraisTiago CurraloDeivis SchumanMárcioBruno Salutes


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 27/10/2016 Link para o comentário

      Concordo!

      Conta desativada


    • Gustavo Primo 7
      Gustavo Primo 27/10/2016 Link para o comentário

      Concordo! As palestras do Murilo são sensacionais!


    • Thiago Rodrigues 24
      Thiago Rodrigues 29/10/2016 Link para o comentário

      Exatamente! O mundo evolui numa velocidade assombrosa, quem quiser se manter no mercado que evolua junto, ou fica pra trás. #HardWorkPapai


  • Emerson Morais 35
    Emerson Morais 27/10/2016 Link para o comentário

    os fabricantes de computadores dos anos 90 deveriam ser sidos regularizados a favor dos fabricantes de maquinas de escrever? as novas tecnologias de comunicação não tem que se adaptar as operadoras, e sim as operadoras é que tem que se adaptar as novas tecnologias, ponto

    Mickael FernandesCesarPaulo César FilhoThiago RodriguesBruno da Silva SantosEdson NeryRenato Lopesjoao paulo emilianoJorge Soares da SilvaNimpas_54dGustavo PrimoConta desativadaTiago HastenteufelLucas Marçaljovem tranzante iluminati marxistaConta desativadaFernando HenriqueTiago CurraloAlexandreDeivis SchumanMarcelo GomesHenrique P.PauloMárcioGiordano SantiagoAder MarceloCandidoRenato CoelhoConta desativadaBruno Salutes


    • 44
      Conta desativada 27/10/2016 Link para o comentário

      Caramba, há tempos não vejo um comentário tão bom. Excelente!

      Mickael FernandesPaulo César FilhoEdson Neryjoao paulo emilianoHenrique P.Conta desativadaDeivis SchumanEmerson Morais


    • 12
      Renato Coelho 27/10/2016 Link para o comentário

      concordo com vc!

      Mickael FernandesPaulo César FilhoHenrique P.Conta desativadaDeivis SchumanEmerson Morais


    • Henrique P. 74
      Henrique P. 27/10/2016 Link para o comentário

      Mano, sem comentários. (Clap, clap, clap...)

      Mickael FernandesPaulo César FilhoEmerson MoraisConta desativadaDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 27/10/2016 Link para o comentário

      Palmas pra esse comentário brother Emerson!

      Mickael FernandesPaulo César Filhojoao paulo emilianoEmerson MoraisHenrique P.Conta desativada


    • 99
      Conta desativada 27/10/2016 Link para o comentário

      Belo comentário Emerson!

      Mickael FernandesPaulo César FilhoConta desativadaEmerson MoraisHenrique P.Deivis Schuman


    • jovem tranzante iluminati marxista 23
      jovem tranzante iluminati marxista 27/10/2016 Link para o comentário

      até me emocionei

      Mickael FernandesPaulo César FilhoEmerson MoraisHenrique P.Deivis Schuman


    • 82
      Conta desativada 27/10/2016 Link para o comentário

      Perfeito!

      Mickael FernandesPaulo César FilhoEmerson MoraisConta desativadaHenrique P.


    • Alexandre S. 9
      Alexandre S. 27/10/2016 Link para o comentário

      Falou tudo

      Henrique P.Conta desativadaPaulo César FilhoEmerson Morais


    • Renato Lopes 11
      Renato Lopes 28/10/2016 Link para o comentário

      Concordo com você e ainda acrescento mais!
      Porque nunca quiseram cobrar da Microsoft pelo Skype ou "Mensenger" como se chamava anteriormente?
      A questão é que as operadoras não quer sair pedendo para competir de maneira justa com os aplicativos e apelam para a justiça afim de politizar um assunto que não tem base política.

      Henrique P.Edson NeryEmerson Morais


  • Henrique P. 74
    Henrique P. 27/10/2016 Link para o comentário

    Desde que continue funcionando tá tudo certo.
    #FirstComment

    Conta desativadaDeivis SchumanMarcelo Roder FerreiraConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 27/10/2016 Link para o comentário

      Hahahahahahaa! Eis a questão!

      Conta desativadaHenrique P.Conta desativada

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.