NextPit

Minha experiência com a realidade virtual: embaraçosa, alienante e (muito) divertida

AndroidPIT samsung gear vr 1 hero
© NextPit

Voltei à realidade "real" há cerca de dois minutos. Minhas pupilas estão dilatadas, a cabeça pesada e o pescoço dói um pouco. Mas o entusiasmo é gigantesco. Eu finalmente tive a oportunidade de mergulhar no mundo virtual, oferecido pelos óculos Gear VR, da Samsung. E agora quero compartilhar minhas experiências e também dar alguns conselhos. Prontos para entrar em uma dimensão paralela?

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Eu já havia experimentado uma coisa ou outra em ambientes de realidade virtual (Google Cardboard conta?), mas a minha resposta sobre as sensações era sempre um "ah sim, interessante". Na verdade, era apenas para disfarçar a minha ignorância no assunto. Mas resolvi tomar coragem, peguei o Galaxy S7 Edge aqui da redação e pedi um Gear VR de um colega para mergulhar de vez nesse mundo. 

ANDROIDPIT VR glasses 2
Da configuração inicial à total imersão em um mundo paralelo / © ANDROIDPIT

Configuração inicial e navegação

Peguei o Galaxy S7 Edge por volta das 10h50 da manhã e com a bateria indicando carga de 97% (lembre-se desse número, porque ele será útil em alguns parágrafos abaixo). Desbloqueei o visor e fui a procura de um app dedicado à realidade virtual. Demorei uns cincos minutos para entender o funcionamento da loja de apps e como baixá-lo. Admito que no início da manhã, não sou uma pessoa das mais inteligentes.

No final, esse tempo foi o suficiente para conectar o Gear VR ao smartphone. Mas só porque ele foi me indicando que eu estava no caminho certo. 

AndroidPIT samsung gear vr daria 4
Os botões são facilmente acessíveis para os destros / © NextPit

Depois de realizar a conexão entre os dois dispositivos, inicie o download do app da Oculus. O único problema é que para realizar essa configuração inicial, você tem de retirar o smartphone novamente do Gear VR. Na sequencia, o serviço me pediu para baixar sete apps e, em seguida, me registrar no serviço, usando um e-mail e, depois, entrar nesse mesmo endereço para ativar a conta. 

Por último, uma vez que a loja Oculus aparecia, eu pude baixar os apps gratuitos disponíveis, incluindo jogos em 3D e vídeos interativos. 

Finalmente, depois de pouco mais de 10 minutos, recoloquei o Gear VR pronto para alguma ação. Infelizmente, o Oculus conteve meu entusiasmo com um tutorial inicial. E eu recomendo que você não o ignore como eu fiz da primeira vez. Isso porque, se o fizer, vai perder três vezes mais tempo lá na frente. Siga cada passo que, em poucos segundos, você aprenderá como selecionar o conteúdo, navegar entre as telas e ir para a Home a qualquer momento. 

Pessoalmente, eu achei o trackpad e o botão de "voltar" bastante confortáveis de usar, mas eu sou destra. Imagino que um canhoto sofra mais para se acostumar a esses comandos. 

AndroidPIT samsung gear vr daria 1
Entrei no mundo virtual!/ © NextPit

Conselhos úteis

  • Ajuste melhor o foco usando a pequena roda preta que está localizada sobre o visor
  • Não pule o tutorial inicial para entender como funciona a navegação
  • Limpe a tela e a lente do Gear VR com um pano de microfibra antes de usar
  • Retire o smartphone do Gear VR para fazer o download de aplicativos mais facilmente

Constrangimento, provocações e um estado de transe

Ok, tudo pronto e, agora, eu só tenho de acessar a biblioteca de mídia e começar a selecionar os aplicativos baixados anteriormente, para desfrutar da emoção da realidade virtual. Agora, problema número um: superar o constrangimento inicial e ignorar as provocações.

Como você pode imaginar, eu estava testando o Gear VR em uma sala cheia de colegas amigáveis, prontos para tirar algum tipo de sarro, fazer caretas, tocar no meu ombro e me perguntar coisas. Sabendo, claro, que eu não faria a mínima ideia do que estava se passando ao meu redor. 

Ao mesmo tempo, eu não podia ficar parada na cadeira e ignorar tudo, porque os jogos faziam eu realizar movimentos bruscos com a cabeça, para ultrapassar obstáculos. Então, no final das contas, me resignei em assumir meu papel de "louca". 

aAndroidPIT samsung gear vr daria 5
Assumindo o papel de "louca" / © NextPit

Quanto aos aplicativos, eu testei todos os que são gratuitos e devo dizer: Hold on to your seat e Ocean drift me pareceram completamente desnecessários. O primeiro lhe dá a oportunidade de assistir a um espetáculo do Cirque du Soleil, enquanto o segundo é um jogo em que você pode explorar o fundo do mair em busca de espécies raras de peixes. Nada emocionante. Apenas me empolguei ao jogar Anshar Wars 2. Com ele, esqueci do mundo real ao meu redor e fiquei tentando derrubar naves inimigas por mais 20 minutos. 

Infelizmente, não pude testar o Gear VR com um gamepad, o que certamente ajudaria a tornar a experiência mais intuitiva. Usar o trackpad do VR para acelerar ou movimentar o personagem é bastante inconveniente, para não falar das muitoas vezes em que pausei o jogo ou atirei acidentalmente no que não devia.

Mas, apesar destes contratempos menores, eu estava completamente extasiada com os gráficos tridimensionais e imersa na música e no ambiente.

AndroidPIT IT samsung gear vr galaxy s7
Baixe os aplicativos quando seu smartphone estiver desconectado do Gear VR / © NextPit

Conselhos úteis

  • Use o Gear VR quando você estiver sozinho ou na companhia de um amigo de confiança. Pensando bem, use sozinho mesmo
  • Use o Gear VR quando estiver no centro da sala. Ou em uma cadeira giratória
  • Não se preocupe em pausar o jogo ou bloquear a tela do smartphone. O próprio Gear VR se encarrega disso automaticamente assim que você desvia o olhar
  • Tente usar um gamepad para tornar a experiência mais intuitiva

Consequências físicas e do consumo de bateria

O problema da alienação causada pelo uso do Gear VR não é tanto a tal dor de cabeça que eu, pessoalmente, não tive. Mas, depois de utilizar o dispositivo por algum tempo, senti os olhos pesados, além de um torcicolo. Esses incômodos podem ter sido causados na hora que meus olhos tiveram de se readaptar a luz natural quando retirei o gadget, além das 318 gramas do Gear VR adicionados às 157 gramas do Galaxy S7 Edge, que pesam no pescoço. E o "plus" de ter de movimentar a cabeça para se esquivar de meteoros e obstáculos afins.

Enquanto usei o Gear VR, procurei apoiar os cotovelos na mesa e segurei meu queixo com as mãos para relaxar o pescoço. 

AndroidPIT samsung gear vr daria 3
O esforço para realizar os movimentos me rendeu um torcicolo / © NextPit

Agora, finalmente, voltamos a porcentagem apresentada pela bateria do Galaxy S7 Edge (aqueles 97%, lembram?). Depois de, exatamente, uma hora de uso, o display indica que o nível de energia do smartphone está em 84%. Incluindo a configuração inicial, transferência de dados e cerca de 40 minutos de jogo, o telefone da Samsung consumiu apenas 13% da carga. Nada mau se considerarmos que a tela do S7 Edge tem resolução QHD.

No entanto, caso você se esqueça de carregar o dispositivo antes de mergulhar no mundo da realidade virtual, é possível utilizar o cabo USB para manter o smartphone em funcionamento e carregando.

Conselhos úteis

  • Não use o Gear VR por muito tempo para evitar dores de cabeça e torcicolos
  • Use um cabo USB para continuar carregando o smartphone

Conclusão

A experiência com o universo da realidade virtual foi bem bacana e devo dizer que fiquei fascinada com quase tudo o que me cercou. Se usado com moderação, o Gear VR oferece uma dinâmica bastante futurista e uma bela experiência multimídia.  

É claro que o preço do dispositivo é um problema, mas não apenas por isso. Para  fazer uso do Gear VR, você precisa ter smartphones compatíveis com ele e que estão longe de serem baratos: o dispositivo de realidade virtual da Samsung só aceita os modelos o Galaxy S6, S6 Edge, S6 Edge+,além dos Galaxy S7, S7 Edge e Note 5.

Mas se você já tem algum deles, não perca tempo: comece a considerar seriamente um Gear VR na sua casa. Satisfação garantida!

Onde comprar

 

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Sidnei 07/07/2016

    Outra recomendação: não use próximo de sacada do prédio!!😱

  •   76
    Conta desativada 07/07/2016

    Uma dúvida. Encaixa na cabeça de girafa?

  • Rosane O. 07/07/2016

    Eu vi que é muito bacana vc ver filmes com ele, então já imagino que vou ficar viciada.
    Mas não tenho certeza se funcionará com jogos VR do Steam. Se funcionar... Adeus vida. Hahaha

  •   76
    Conta desativada 07/07/2016

    Quanto mais leio, mais vontade tenho. Vou ter que bloquear o AndroidPit para não comprar ... kkkkkkkkk

  • Rosane O. 07/07/2016

    Tô muito, muito ansiosa pra chegada do meu, principalmente pq foi de "grátis" (bem, com o preço do S7 Edge não se pode falar isso, mãããsssss). :)

64 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • R N 23/11/2017 Link para o comentário

    Essas 318 gramas você contou uma por uma?
    Deve ter dado trabalho hehe


  • Alexandre Costa 09/01/2017 Link para o comentário

    Adquiri o Gear VR e o smartphone e a experiência com realidade virtual é muito legal de fato. E dizem que ainda está no início...então muita coisa interessante vem por aí nos próximos anos!


  • Nanderson Tavares Ormindo 08/07/2016 Link para o comentário

    Conselhos úteis:
    * Use ele quando sair na rua
    * De preferência procure sacadas de prédios com uma boa altura
    * Numa beira de piscina também e um ótimo lugar

    Só assim você terá uma experiência super real das consequências do uso do aparelho...

    *Galera, só tô zuando tá...kkkkkkkk Claro que aqui não tem nenhum imaturo à ponto de fazer isso... Mas tem uma foto aí cima em que ela está próximo à uma grade no alto de um prédio... É irônico, mas perigoso!

    Achei bacana a idéia do Gear VR, é uma experiência e tanta, mas deve ser usado com extrema responsabilidade, e para os pais que vão dar à seus filhos nem se fala...

    Uma novidade que no passado viamos só em filmes de ficção científica. Agora trouxe a nós mais uma experiência de evolução tecnológica.


  • William Xavier 07/07/2016 Link para o comentário

    Pena que o valor do Gear VR, é bem alto


  • Hugo Leonardo 07/07/2016 Link para o comentário

    Tenho um Gear VR há 3 meses. É tudo isso e mais um pouco sim. Mas nunca senti dor nenhuma no pescoço ao usar, os olhos nos primeiros dias sofrem um pouco, depois acostuma. Ver Netflix pra mim não é uma experiência muito legal não, é cansativo, as pupilas dilatam muito e a imagem não é lá essas coisas, não é tão nítida. O consumo de bateria é bem baixo mesmo, porém, o aparelho esquenta absurdamente muito.

    E sim, eu sempre concordei que realmente deveria ser aberto para outros aparelhos da própria Samsung e de outros fabricantes também.

    Ah! os apps da Oculus são todos em dólar e bem caros, mas rola umas promoções legais.

    Uma alternativa legal é vc usar algum app que o desbloqueia para que se use aplicativos de terceiros, como os da Play Store para o Cardboard, por exemplo.

    Alguns jogos e aplicativos só podem ser controlados por Gamepad também, existem alguns bons e baratos no mercado.

    Ah! Use um BOM fone de ouvido para uma experiência ainda mais eletrizante!

    É isso!


  • Lucas Rodrigues 07/07/2016 Link para o comentário

    Poderia ser compatível com mais smartphones tops de linha. não só Samsung, aposto que tem muita gente que gostaria de ter o Gear vr mas a falta de smartphone da marca impede o uso do produto, todos temos preferência a diferentes fabricantes.


    • fabio pinheiro 07/07/2016 Link para o comentário

      existem outros que são universais. este a samsung fez de forma proprietária e de certa forma burra, porque limita o numero de compradores, mas tem muitos outros com o mesmo objetivo e também de qualidade. procure rift


      • Lucas Rodrigues 08/07/2016 Link para o comentário

        Valeu pela informação brother, vou pesquisar mais sobre.


  • Joel Soares de Oliveira 07/07/2016 Link para o comentário

    Tenho o S6 Edge+ e já estava com vontade de comprar o Gear VR. Depois de ler seu texto que reflete como foi sua experiência ao usá-lo, fiquei com mais vontade em comprá-lo.


  • Diogo Dornellas 07/07/2016 Link para o comentário

    E áudio?? Tem dispositivos que já vem com fones acoplados. Qual é a indicação de equipamento para utilização? Existe algum tipo específico que ajuda em uma maior "imersão"?


    • Hugo Leonardo 07/07/2016 Link para o comentário

      Cara, eu uso um fone Sony MDR-10RBT, porém, alguns aplicativos não funcionam bem com fones Bluetooth, nesse caso eu desligo a função e uso o fone com fio mesmo. Fica excelente!


  • Phelipe B. 07/07/2016 Link para o comentário

    Matéria ótima. Quando a Daria falou sobre a bateria no começo da matéria, eu achei que no final ela diria que a bateria foi drenada e tinha acabado no meio dos testes, então me surpreendi ao ler que o consumo foi bem baixo.

    Conta desativada


    • Hugo Leonardo 07/07/2016 Link para o comentário

      Pois é cara, não drena não, mas esquenta muito o aparelho. Meu S6 Edge fica pegando fogo quando uso alguns apps. Pra assistir Netflix não esquenta muito não. E tem também a opção de ir carregando o aparelho com ele conectado ao G-VR, só não me arrisco muito a fazer isso...kkkkkk... medo de tomar um choque no olho!


  • Allan 07/07/2016 Link para o comentário

    Passei pelo mesmo processo do amigo abaixo, você compra empolgado, se deslumbra nos primeiros momentos e depois o óculos vai virar amigo da poeira, não vale a pena o investimento, tenho dito.


    • Hugo Leonardo 07/07/2016 Link para o comentário

      Tinha me acontecido isso também, mas depois de um mês surgiram aplicações bem interessantes e voltei a minha paixão pelo gadget. Depois que comprei um Gamepad então!


  • Adriano Alves Camelo 07/07/2016 Link para o comentário

    Parabéns pela matéria!!

    Conta desativada


  • raphael m. 07/07/2016 Link para o comentário

    comprei um Vr e logo nas primeiras semanas foi tudo muito empolgante, mas depois vi que não era tudo isso, e uma coisa muito do momento mas que depois acaba sendo desnecessária


  • Fernando N. V. 07/07/2016 Link para o comentário

    Já usei o GearVr e o Google Cardboard. E vou falar: o cardboard é de PAPELÃO e faz quase a mesma coisa que o GearVr.


    • Caio C. 07/07/2016 Link para o comentário

      Fazer faz, porém a imersão não chega nem perto da proporcionada pelo Gear. Depois que testei o Gear fiquei impressionado com a qualidade e pensei que o CardBoard não tinha me oferecido nada de mais.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.