NextPit

Infinity Flex Display e One UI: Samsung apresenta interface futurista e tela dobrável

Captura de Tela 2018 11 07 as 17.32.21
© Samsung

Enfim, a Samsung Developer Conference aconteceu. Em São Francisco, na Califórnia, a Samsung deu um novo e importante passo em direção ao futuro reservado aos modelos Galaxy e seu ecossistema. A empresa sul-coreana apresentou novas plataformas e tecnologias a que os usuários terão acesso muito em breve.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Samsung One UI

Mais que uma nova interface do usuário ou uma evolução da atual Samsung Experience, o conceito One UI é uma renovação completa no sistema da Samsung. Apesar de ainda ser construído sob o Android, a ideia da fabricante é desenvolver um novo conceito de skin que tem como base novas tecnologias projetadas para diferentes tipos de uso, como em smartphones dobráveis, Realidade Aumentada, IoT e Inteligência Artificial.

DrbATZvWkAAWlV3.jpg large
Apresentação da One UI / © Samsung

A One UI tem design claro e minimalista que coloca as informações mais importantes para navegação na parte inferior da tela para facilitar a operação do sistema. O mais interessante aqui, segundo a própria Samsung, é que distrações e animações extras que causavam confusão ou que eram desnecessárias foram removidas da nova interface, o que irá fazer com que os usuários naveguem mais rapidamente e intuitivamente pelo novo sistema por gestos.

Captura de Tela 2018 11 07 as 17.11.11 down
One UI acompanha cor do produto / © Samsung

Segundo a Samsung, a One UI é um projeto que irá abranger todos os modelos Galaxy, conjunto que a empresa chama de Galaxy Universe. O programa beta para usuários experimentarem a one UI estará disponível na China, Coreia do Sul e Alemanha, nos Galaxy S9, S9+ e Note 9.

DrbBRhDU4AAX0te.jpg large
Foco na operação com uma só mão / © Samsung

Infinity Flex Display

O ponto mais alto da conferência, naturalmente, era a apresentação do aguardado Galaxy Flex. Acontece que a empresa não apresentou o produto em si, mas introduziu o novo Infinity Flex Display, que é uma evolução – e bota evolução nisso – do Infinity Display, conhecida por nós como Tela Infinita.

sdcssams
O painel dobrável / © Samsung/AndroidPIT

O Infinity Flex foi projetado para ser flexível, dobrável no caso, e terá aproveitamento frontal otimizado em relação às bordas laterais. A tecnologia usada em sua construção é o OLED. O mais interessante aqui é a integração da One UI com a nova tela, visto que a interface e os aplicativos serão desenvolvidos do zero para tirar proveito do painel dobrável.

Um smartphone compacto que pode ser estendido a uma tela ainda maior a qualquer momento para multitarefa e conteúdo multimídia

Pelas palavras da própria empresa, quando os usuários desdobrarem seus smartphones, a interface se expandirá facilmente de um painel menor para uma área maior multitarefa. A Samsung quer que os usuários possam executar até três aplicativos simultaneamente com o novo display de forma usual e simples. O objetivo da marca é mobilizar desenvolvedores para que os aplicativos possam ser adaptados para o novo Infinity Flex Display.

galaxyflexinfinity
Infinity Flex Display / © Samsung

Basicamente, existirá uma espécie de recurso de maximização, ou seja, interface e aplicativos passarão de tamanhos compactos, quando a tela estiver dobrada, para um tamanho maior ou previamente ajustado pelo usuário, quando o display estiver aberto. A Samsung conta com o apoio do Google com o novo projeto e está bastante animada com o futuro dos dobráveis que, segundo a empresa, deve ser promissor pelos próximos 10 anos.

Captura de Tela 2018 11 07 as 17.32.21
Formatos do Flex Display / © Samsung

Bixby

A Samsung não desistirá da Bixby, e quer tornar a assistente virtual ainda mais inteligente e abrangente. O objetivo da marca é fazer com que a assistente seja integrada com serviços e dispositivos inteligentes, através da nova plataforma Bixby Developer Studio, que permitirá aos desenvolvedores integrar tecnologias na área de Inteligência Artificial do app.

Através da voz, a Samsung quer que a Bixby ligue e desligue eletroeletrônicos e eletrodomésticos inteligentes, gerencie acessórios conectados e seja também, com o tempo, o centro do ecossistema da One UI. É válido destacar aqui que o SDK da Bixby permitirá a integração com produtos de terceiros, e não apenas os da Samsung, como ar-condicionado, geladeiras, máquinas de lavar e outros de Smart Home

bixby call chris
Bixby  © NextPit

O Bixby Marketplace oferecerá aos usuários extensões adicionais que poderão ser incluídos na assistente, como uma espécie de conjunto de regras pré-definidas, que podem executar ações através da voz no sistema ou em produtos conectados. A Bixby estará ganhando novos idiomas adicionais nos próximos meses: inglês britânico, francês, alemão, italiano e espanhol. Não há informações oficiais sobre o português.

SmartThings

O futuro dos aparelhos conectados da Samsung passa pelo SmarThings, que é o ecossistema da empresa baseado em IoT, a famosa Internet das Coisas. A plataforma oferece suporte para que o smartphone esteja conectado com outros produtos inteligentes em mais de 100 países, sendo a mais importante e diversificada do momento.

A Samsung quer levar o SmarThings a outro nível, através da nova plataforma SmartThings Developer Workspace, incluíndo novos apps, carros autônomos e novos métodos para automação de escritórios e residências. Desenvolvedores poderão criar aplicativos e regras para diferentes formas de automação conectadas ao smartphone.

Essas foram as principais novidades da Samsung para desenvolvedores. A conferência ainda segue por mais um dia, e iremos mantê-lo atualizado com novidades que surgirem.

O que você achou?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

18 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jonas Ferreira 09/11/2018 Link para o comentário

    sacanagem não contemplar os donos de s8


  • Roseane Menezes 09/11/2018 Link para o comentário

    Já podemos então consultar um advogado. Pq quem investe em um Not 8 (2018) jamais irá ficar sem atualizações desse tipo.


  • Julliano Lobão 08/11/2018 Link para o comentário

    Conceito interessante, ainda mais pensando-se em apps adaptados para os dois displays. Agora, não acredito que a Sammy esteja tão perto de disponibilizar um modelo comercial com esta tecnologia já para 2019.


  • Camila Alves 08/11/2018 Link para o comentário

    Gostei das propostas tanto da One UI quanto da tela dobrável.


  • Augusto Silva 08/11/2018 Link para o comentário

    Muitos criticam a Samsung, inclusive eu. Mas é fato que, no quesito inovação, ela é extremamente competente.


  • Rogerio Droid Tec 08/11/2018 Link para o comentário

    caramba bem interressante, quero ver no futuro essa tecnologia.


  • Soterio Salles 08/11/2018 Link para o comentário

    Uma coisa eu digo... Esse protótipo da Samsung já está melhor que aquele Flexpai...
    Espero agora pelo verdadeiro Galaxy F pra ver como as coisas vão ficar.
    Sobre a OneUI gostei de algumas coisas e de outras não, mas só usando mesmo pra ver como ficaria...


  • Kristiano 08/11/2018 Link para o comentário

    Finalmente liberado o OREO pro J7pro.


  • Frederico Cavalcanti 08/11/2018 Link para o comentário

    A One UI ficou linda, facilita totalmente o uso do App, pois os comandos na parte de baixo facilitam muito , tem coisas no iOS, que valem a pena copiar sim !!!
    SAMSUNG mais uma vez inovando, em 2019 sem dúvida será o ano da empresa no mercado mobile , ansioso ....chega logo 2019 😃


  • Guilherme 08/11/2018 Link para o comentário

    Particularmente eu achava que lance da tela flexível seria dobrada e utilizado NO MESMO painel, não sobrando pra uma secundária. Acredito que ainda falta estudo e maturidade da tecnologia usada pra chegar nesse nível, e não entregar algo bugado pro mercado como o FlexPai. Acredito que essa tecnologia promete um futuro bastante promissor na área, finalmente alguma inovação.


  • José Luís Silva Martiniano 08/11/2018 Link para o comentário

    Muito boa essa iniciativa de uma tela dobrável, e se não houver modificação, o dispositivo ficará sensacional.


  • Lucas Goulart F. 07/11/2018 Link para o comentário

    Não gostei muito desse Galaxy Flex e em da One UI.
    A One UI está muito feia e com cara de iOS, e esse Galaxy Flex claramente precisa ser melhorado. A tela fica muito pequena quando o aparelho está fechado, e com bordas muito grandes. Seria bem melhor aumentar o tamanho da tela menor.


    • Marcos Fontes 07/11/2018 Link para o comentário

      Mas cara, aquilo é um protótipo, eles não apresentaram o aparelho apenas a tecnologia usada no futuro Galaxy F. Sobre a One UI por enquanto eu concordo, porém só falo com firmeza depois da final.


      • Lucas Goulart F. 08/11/2018 Link para o comentário

        Por isso eu disse que precisa ser melhorado.


    • Guilherme 08/11/2018 Link para o comentário

      É um conceito, Sr. Crítico. É óbvio que há melhorias a serem feitas. Fiquei contente com o futuro promissor que isso pode abrir, acho que é mais importante com o quê a interface parece.


  • Adilson.. 07/11/2018 Link para o comentário

    Muito show... Isso abre portas para.. vários modelos de Smartphones e pode ser expandindo para.. Tablets, Notebook, TV e etc.. etc..


  • wellington mendonca gatti 07/11/2018 Link para o comentário

    Voltamos a era dos aparelhos de Flip da própria Samsung que fazia com 2 display i fazia muito bem show gostei da matéria

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.