Samsung One UI: a melhor interface do momento?

Samsung One UI: a melhor interface do momento?

Durante a Samsung Developers Conference de 2018, a empresa sul-coreana anunciou uma nova interface de usuário para seus dispositivos. Uma UI que visa simplificar o software e, ao mesmo tempo, tornar tudo visualmente mais atraente. Será que a lição de casa foi bem feita?

One UI ao estilo Google

Fiquei realmente impressionado com essa nova interface. Eu nunca esperei que a Samsung fosse criar um estilo visual tão parecido com o Material Design do Google. Ele apresenta o arredondamento clássico dos ícones, fundos brancos para as várias abas e detalhes em azul brilhante.

A Samsung também mudou alguns de seus ícones de aplicativos, uma escolha que eu sinceramente não gostei muito. Não porque não precisassem disso, claro, mas simplesmente porque poderiam ter escolhido ícones melhores. A única coisa que a Samsung não mudou foi a gaveta de aplicativos – ainda hoje ela continua rolando horizontalmente e não verticalmente, como acontece nos dispositivos com Android stock.

AndroidPIT samsung galaxy s20 ultra 7
One UI no S20 / © NextPit

Um modo noturno elegante

Um dos recursos que tenho esperado há muito tempo como proprietário de um smartphone Samsung finalmente chegou com a One UI: o modo noturno. Ele se estende a toda a interface do usuário e também a aplicativos do sistema (mensagens, configurações, multitarefa e até Bixby) e é simplesmente fantástico! Usar o modo noturno no display AMOLED certamente economiza bateria e, além disso, dá à interface do usuário uma aparência que adoro.

Tudo ao seu alcance

Em 2018, a Samsung queria redesenhar a interface do usuário de acordo com o tamanho cada vez maior dos smartphones. E é por isso que eles mudaram os pontos de interação para a parte inferior, enquanto a parte superior da tela permanece dedicada apenas à exibição de informações.

Por exemplo, ao percorrer a barra de notificação, você notará que a metade superior da tela mostra apenas a data e a hora, enquanto a parte inferior incorpora todos os atalhos. Isso não só faz com que os botões fiquem ao alcance de um dedo, mas também deixa a interface muito mais limpa.

Você encontra a mesma ideia em cada menu ou submenu das configurações: a tela é dividida em duas com um espaço enorme reservado para o título do menu em que estamos, enquanto a parte inferior é dedicada às várias opções de menu que você pode rolar para navegar por todos eles.

AndroidPIT samsung galaxy s20 ultra 2

Novos gestos 

A Samsung também incluiu na One UI a capacidade de navegar pela interface usando gestos. Os controles por gestos não são aqueles usados ​​pelo Google em seus dispositivos Pixel, eles foram criados pela própria Samsung. Basicamente, o ato de pressionar os botões de navegação é substituído pelo arrasto dos dedos na vertical na parte inferior da tela.

A idéia não é ruim e, como todos os gestos, você simplesmente precisa se acostumar com isso. A única coisa que eu não gostei é o fato de que o gesto do botão de voltar não dá nenhum feedback tátil, mas é possível que a empresa implemente isso no devido tempo.

A multitarefa também tem um design completamente novo. Aplicativos recentes agora aparecem em abas que você pode rolar horizontalmente, como no Android Pie do Pixel. Para mudar para um aplicativo, basta deslizar para baixo. Deslize para cima para fechar o aplicativo desejado.

Você gosta da One UI ou ainda prefere a antiga Samsung Experience?

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

20 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Triste é saber que meu S8, ainda em toda sua glória, não receberá essa interface.


  • Triste é saber que meu S8, ainda em toda sua glória, não receberá essa interface.


  • Caro responsável e colaboradores do Androidpit. Quero dar um depoimento sem desmerecer qualquer outro samrtphone, lunchers ou sistema operacional. Sou possuidor do Galaxy A70 e acabei de fazer a atualização para Android 10. Já utilizei toda as marcas de celulares e sistemas operacionais desde o Symbian da Nokia. O UI 2.0 junto com o Android para minha surpresa é a melhor combinação de todas nos smartphones da Samsung. O sistema me surpreende em todos os aspectos. Não sei dos outros aparelhos mas o Galaxy A70 rodando o Android 10, ficou excelente. Parabéns aos desenvolvedores.


  • Por experiência própria,a One UI2 está uma maravilha, bem rápida e fluida e uma cara mais limpa do que as versões anteriores.


  • Particularmente considero a One UI , usei em A50 por 4 meses , a Oxygen OS usando no meu backup 5T e a ColourOS usando no Realme três boas opções de UI , leves , com bloatwares desinstalaveis e boa usabilidade , superiores a meu ver do que a velha MIUI com seus bloatwares e para mim a pior de todas a da LG , considero a UX tenebrosa


  • Gostaria de ver seus ícones melhores.


  • Sem dúvidas o melhor Ui do momento... Eu amo essa interface...


  • Fui usuário fiel da Motorola desde 2006, antes dos telefones "inteligentes".
    Até outubro de 2019 utilizei LG, Samsung e Apple, mas sem abandonar o Android quase puro da Motorola. Usava uma marca por pouco tempo e voltava à Motorola (que saudade do Moto X 2013). Usei também o Moto Z em 2018 e 2019 (meu último aparelho da Motorola).
    Samsung usei já com o One UI por algumas semanas no meio do ano passado.
    Mas em 2015 comprei um Xiaomi para minha filha caçula e sempre acompanhei a evolução da marca e da MIUI. Em 2018 minha esposa e as 3 filhas usavam Xiaomi. Como sou o mais entendido de tecnologia em casa e na família, qualquer problema ou dúvida nos aparelhos de qualquer marca, sempre sou a bola da vez nas assistências.
    De tanto admirar a MIUI e a evolução dos aparelhos da Xiaomi, em outubro do ano passado aderi à marca com um Mi 9T Pro.
    Sinceramente, é a melhor UI do mercado. Tanto com Samsung como com Motorola, eu tinha que usar diversos aplicativos extras para ter algumas funções que acho necessárias para meu uso, a MIUI tem muitas dessas funções de forma nativa o que me proporcionou a redução de aplicativos (até hoje não senti necessidade de rootear o aparelho).
    A MIUI é mais bonita e tem mais funções que qualquer outra UI, nem as tais propagandas na interface eu vi até hoje, ao contrário da One UI que acho muito básica.
    Só não testei até hoje aparelhos da OnePlus para comparar as funções e as possibilidades de customização, então não posso dizer se a MIUI é melhor que a OxygenOS, mas com certeza é melhor que a OneUI, que o Android puro e que as UI da Motorola e da LG.


    • A MIUI é excelente em economia/gerenciamento de bateria , bonita ou não é gosto individual , eu não gosto , e o que vc chama de diversos aplicativos extras , eu chamo de bloatwares , as propagandas que aparecem nos apps de segurança e limpeza são facilmente contornadas em configurações , sim , a Xiaomi evoluiu positivamente nos aparelhos , mas a MIUI considero como a falecida touchwiz , pesada e com muitos bloatwares.


      • Como eu disse, até hoje não vi propaganda alguma na MIUI que, aliás, tem como bloquear. Na OneUI tem propagandas, inclusive no caríssimo S20 Ultra. Já há denúncias na internet. E não chamo funções úteis como bloatware. Blotware são coisas que só enchem memória do celular com funções que ninguém jamais usará e que não tem como desativar. A OneUI não é simples, é complicada de achar configurações (não é intuitiva) e muito limitada ainda. A MIUI é mais leve e rápida que a OneUI sem dúvida alguma. Em matéria de navegabilidade e leveza, eu acho que só perde para o Android puro dos Pixels que é ridículo.


      • Bem , eu não sou fã de nenhum fabricante , por enquanto não observei nenhuma propaga na One UI , na MIUI 11 observei propaganda que é facilmente desativavel nos apps de segurança e limpeza e gerenciador de arquivos , considero os gadgets da xioami de muito boa construção com uma interface antiquada , o App câmera é pobre em recursos nativos , não consegue tirar todos os recursos dos bons sensores de câmera utilizados , , quanto ao conceito de bloatwares depende de pessoas para pessoas , eu considero os apps de limpeza ,segurança e navegador xioami como bloatwares não desinstalaveis, pois na play store existem apps melhores e menos intrusivo dos que os disponibilizados na MIUI.


      • São desinstaláveis, mas você pode impedir o uso deles. O navegador da Samsung não tem como.
        Não uso o navegador da Xiaomi (embora seja melhor que o Chrome e o da Samsung) eu uso o Opera, que é o melhor da internet móvel.
        Não uso aplicativo de limpeza, fica inativo no meu celular, assim como o de segurança.
        A verdade é que nenhum aplicativo nativo de nenhuma fabricante é melhor que opções de desenvolvedores independentes.


    • Experimentei tanto a MIUI quanto a OxygenOS, entre ambas, a primeira é mais completa e intuitiva.


  • Tenho 2 aparelhos da Samsung em uso, um Galaxy A9 2016 pro, e o Galaxy A70. Vou endossar a opinião do Bruno Salutes, realmente a One UI é uma interface que mudou a cara dos smartphones da marca sul coreana. Hoje quando vou manusear o Galaxy A9 com a combalida TouchWiz, noto como ela é ruim (em todos sentidos). Para traçarmos um paralelo com a One Ui (já com o tema escuro), você só reconhece que é um celular da Samsung por causa do logotipo na carcaça do aparelho, mas no manuseio parece ser de outra marca. Parabéns a Samsung.


    • A não ser que você não tenha atualizado o Galaxy A9 Pro para o Android Oreo, é estranha a sua comparação, já que a distância entre a Samsung Experience 9 e a One UI não é tão grande assim.
      Aliás, em comparação com a Samsung Experience, a One UI retrocedeu em vários pontos, sendo que só a exaltam por causa do Modo Escuro, que seria o único defeito da Samsung Experience (que ainda pode ser parcialmente resolvido com temas pretos e o app "Dark Mode").


  • Enquanto não arrumarem a questão da camera que fica zuada em apps de terceiros, a sammy só vai forçar ainda mais a galera mudar pro iphone ou uma xiaomi da vida..
    Sad but true.


  • Com esses icones que parecem feitos por uma criança de 8 anos?
    Vai ter que melhorar muito para ter a solidez e sobriedade do Android stock e da Oxygen OS.

    CAV


    • Depois de 12 atualizações na iconografia da Samsung Experience (desde a TouchWiz 3 até a One UI), há de se reconhecer que é desafiador desenvolver ícones coesos, interessantes e criativos e não se repetir ou copiar a concorrência.
      Talvez tenhamos um novo redesenho da iconografia com o futuro Galaxy Note 20, mas eu mesmo não faço nem ideia do que pode vir no futuro.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.