NextPit

Fora do ar: entenda o que causou a instabilidade nos serviços do Facebook

Atualizado: Declaração oficial
Fora do ar: entenda o que causou a instabilidade nos serviços do Facebook

Vários serviços do Facebook apresentaram instabilidade na última segunda-feira (04), e ficaram indisponíveis por pelo menos 6h. Neste artigo, explicamos o que aconteceu.


Resumo:

  • WhatsApp, Facebook e Instagram passaram por instabilidade na última segunda-feira (04);
  • O Facebook confirmou que os problemas estavam relacionados a falhas no servidor DNS e protocolo BGP;
  • Empresa se desculpa pelos transtornos causados pela falha.

Serviços do Facebook ficam fora do ar a partir das 12h40

De acordo com o site DownDetector, pelo menos WhatsApp, Facebook, Instagram e Messenger permaneceram inacessíveis no início da tarde de ontem, por volta das 12h40.

Inicialmente, os aplicativos para celular e as versões para desktop mostravam o clássico ícone de carregamento, mas não atualizavam a página ou permaneciam fora do ar. Tudo indicava que o problema estava relacionado a uma falha nos servidores do Facebook, como já tivemos no passado.

No Twitter, a empresa comunicou cerca de 30 minutos depois dos primeiros relatos de queda dos serviços, que estava ciente das falhas e trabalhando em uma solução:

Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente.

O WhatsApp, seguindo o Facebook, também publicou uma nota rápida no Twitter.

Facebook confirma problemas de servidor DNS e BGP

Em uma nota oficial, o Facebook informou que a indisponibilidade foi resultado de problemas de roteamento de DNS e BGP. Como consequência, os serviços da empresa ficaram fora do ar por pelo menos seis horas.

Conhecido como Sistema de Nomes de Domínio (Domain Name System), o DNS funciona como um tradutor do número de IP de um website para uma URL mais fácil de lembrar. De forma prática, em vez de você digitar o IP "78.47.255.91" para encontrar o NextPit, basta digitar "www.nextpit.com.br”. O DNS é o sistema que faz a conexão entre o IP e o nome mais amigável de um domínio.

Falhas de DNS são até comuns. Na semana passada, o Slack passou por instabilidade durante boa parte do dia devido a problemas com alguns servidores de DNS.

No entanto, o que agravou o problema no caso do Facebook foi uma falha na atualização de rotina do BGP, que acabou apagando as informações de roteamento de DNS necessárias para que outras redes possam encontrar os serviços do Facebook.

BGP ou Border Gateway Protocol (ou Protocolo de Roteador de Borda em tradução livre) é um padrão de Internet que direciona o tráfego até o destino. Este protocolo funciona como uma ponte entre o seu celular e os serviços do Facebook, por exemplo. Ao apagar essa ponte BGP, os servidores DNS do Facebook e seus serviços se tornaram inalcançáveis.

Em comunicado, a empresa se desculpou pelos transtornos causados ontem:

Pessoas e empresas em todo o mundo confiam em nós todos os dias para se manterem conectadas. Entendemos o impacto que interrupções como essas têm na vida das pessoas e nossa responsabilidade de mantê-las informadas sobre interrupções em nossos serviços. Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu hoje para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente.

Caso você ainda esteja vivenciando falhas nas redes do Facebook, compartilho aqui algumas alternativas aos serviços de mensagens WhatsApp e Messenger, para o caso de você precisar entrar em contato com alguém:

E aí, o que você fez durante o tempo em que os serviços do Facebook ficaram fora do ar? Perdeu ou ganhou tempo ou dinheiro de alguma forma? 


Este artigo foi atualizado dia 05 de outubro, às 6h, com informações sobre os motivos da queda dos serviços do Facebook no dia anterior.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

7 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 1 mês Link para o comentário

    Acontece.......estes estagiários 🤪


  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    há 1 mês Link para o comentário

    Atualizamos o artigo com a declaração oficial do Facebook sobre a falha de ontem.


  • Soterio Salles há 1 mês Link para o comentário

    Como Telegram user confesso que nem percebi até ver que o pessoal do trabalho tava quieto demais... Kkkkkkkkkkkkk


  • Penskemen há 1 mês Link para o comentário

    O "povo" nessa mania incurável do jargão:
    - Maria vai com as outras...
    Não desistem de pular fora da plataforma WhatsApp, e migrarem para um serviço que dá de 10 a zero que é o Telegram; agora ficam se lamentando que todos serviços estão fora do ar...
    O pior que a ex-gerente de produtos do Facebook Frances Haugen revelou ao programa "60 Minutes", da "CBS News", neste domingo (3) que foi ela quem apresentou uma série de denúncias sobre as práticas da rede social.
    Mas "o povo não se desvincula" dos serviços do Sr. Mark Zuckerberg.
    Difícil viu...🤔

    Uma atualização sobre os desdobramentos do apagão:
    Segundo o site Privacy Affairs, após esse evento, os dados de 1,5 bilhão de contas de usuários que pertencem aos serviços do facebook, estão sendo comercializados na Dark Web.
    Se esse assunto da queda do acesso rendeu nessa segunda feira, agora essa informação irá botar os usuários de cabelo em pé !
    Dessa vez o prejuízos de Zuckerberg nas bolsas do mundo todo, poderá ser maior🙄


  • Fernando Canal há 1 mês Link para o comentário

    Estagiário derrubou café no server


  • Rafael Nunes há 1 mês Link para o comentário

    Enquanto não volta, a gente fica aqui

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.