Sete ferramentas que serão encerradas em 2021 - e suas alternativas

Sete ferramentas que serão encerradas em 2021 - e suas alternativas

2021 já começou com novidades que podem não ser tão agradáveis assim. Algumas ferramentas chegarão ao fim permanentemente neste ano. Algumas, amplamente utilizadas. Outras, nem tanto. 

Confira, a seguir, algumas das plataformas a serem encerradas. Se você costuma utilizar alguma delas, saiba que terá que migrar para a versão atualizada o quanto antes caso queira evitar surpresas.

Samsung Cloud

O serviço de nuvem da Samsung chegará ao fim em junho deste ano. Como alternativa, os usuários podem migrar para o One Drive.

Até o dia 1º de junho, a transferência de arquivos poderá ser realizada.

Internet Explorer 

Sim, ele ainda existe, mas por pouco tempo. O navegador da Microsoft, que já foi devidamente substituído pelo Edge e não recebe atualizações desde 2016, deve ser encerrado em agosto deste ano.

O cancelamento ocorrerá devido à falta de suporte - e o ideal é migrar para o Edge, que tem melhorado bastante e conta com boas novidades em suas últimas versões.

Também é possível migrar para outras opções de navegadores, como o Chrome, Firefox ou versões alternativas.

Google Hangouts

Os boatos sobre um possível cancelamento do Google Hangouts vem sendo divulgados desde 2020 e, agora, foram confirmados. 

A ferramenta deve ser substituída pelo Google Chat, que também pode ser integrada ao Gmail, mas oferece uma interface bem mais moderna.

androidpit google hangouts hero 3
Google Hangouts / © NextPIT

Periscope

O Periscope foi muito utilizado nos primeiros anos do Twitter, mas agora chegou realmente ao fim. A plataforma de transmissões ao vivo será descontinuada a partir do mês de março. 

O encerramento se deve a uma diminuição drástica de seu uso, que ocorreu graças a novas ferramentas disponíveis, incluindo transmissões nativas das próprias redes sociais. 

Microsoft Edge (versão clássica)

Em meio a tantas novidades nas versões atualizadas do Microsoft Edge, não vale mais a pena continuar insistindo na versão clássica. Por isso, ela será encerrada permanentemente a partir de março deste ano.

Os usuários podem optar pela versão mais recente do navegador, ou por opções alternativas.

Microsoft Silverlight 

O Microsoft Silverlight é um plugin semelhante ao Adobe Flash Player, mas que já não era usado em navegadores modernos. Assim como as versões antigas do Edge e o Internet Explorer, a ferramenta também deve dar adeus ao público devido à sua baixa utilização. 

Skype for Business 

A Microsoft realmente não está de brincadeira quando o assunto é o encerramento de serviços pouco utilizados. O Skype for Business, exclusivo para reuniões de trabalho, deve ser encerrado também neste ano. 

O advento de serviços como o Zoom e Google Meet podem ter contribuído para a diminuição do uso da ferramenta.

E você, conhece algum outro programa que será descontinuado neste ano? Conte pra gente nos comentários.

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.