Os 10 smartphones mais inovadores dos últimos anos

AndroidPIT moto x 1st gen moto x 2013 8738
© nextpit

Ah, os smartphones. O que seria deste site se não fosse a existência desse aparelho único e que, no caso, roda com o melhor sistema operacional móvel do mundo? Os smartphones mudaram o modo como as pessoas se comportam, se relacionam e seus estilos de vida. É claro que como em todo processo de evolução, um ou outro produto acaba se destacando, criando paradigmas e chamando mais atenção. Neste artigo, separei 10 modelos que considero como essenciais para a história do Android.

2012 - Samsung Galaxy S3

A cereja do bolo da linha Galaxy S

Os produtos da Samsung lançados antes do Galaxy S3 eram bons, como o Galaxy S2 e o Galaxy S2 Lite. O Lite foi, por algum tempo, inclusive, o meu crush. Contudo, o SIII foi o dispositivo que realmente deu origem a briga da Samsung com a Apple. Me arrisco a dizer que nenhuma fabricante tinha essa pretenção, de concorrer com o iPhone, naquele momento. Pelo menos isso não era assumido publicamente.

Só para você tem uma ideia, em apenas quatro meses de vendas o Galaxy S3 vendeu 30 milhões de unidades pelo mundo. O Galaxy S2, seu antecessor, vendeu cerca de 40 milhões durante todo o seu ciclo de vida. Pela primeira vez grande parte dos usuários estavam na dúvida entre esperar pelo lançamento do iPhone 5 ou comprar um S3. Potente, com visual único e rodando com um software totalmente diferenciado, o Galaxy S3 foi inovador em muitos aspectos.

androidpit samsung galaxy s3 1
O Galaxy S3 / © NextPit

O modelo chegou a atrapalhar as vendas do Galaxy S4, seu sucessor, fazendo com a Samsung retirasse o aparelho de circulação um pouco mais cedo para que os usuários pudessem se interessar pelo lançamento da época. Hoje, o Galaxy S3 renderia um intermediário, e ROMs customizadas, por sinal, é o que não faltam pra ele.

2013 - Moto G e Moto X

A Motorola mudou o conceito de intermediário e top de linha

Vamos começar pelo começo, então, pelo Moto G 2013. Muitos dizem que foi impulsionada pelo Google, mas eu acredito que o Moto G iria existir de qualquer forma, visto que a Motorola precisava apostar numa nova direção que deixasse o conceito RAZR enterrado. A Moto apostou naquilo que as fabricantes ignoravam na época, ou então que fingiam não ver, que era a necessidade de um modelo com real custo/benefício.

Isso só era possível abrindo mão do software entulhado, investindo em especificações boas e num design que misturasse ergonomia e que também fosse versátil. Ao invés de lançar modelos e variantes, a Moto investiu em cores de capinhas para diversificar, algo inédito naquela época. Não apenas os brasileiros se deslumbravam com o aparelho, mas o Moto G é o best seller da Motorola até hoje devido ao seu sucesso mundial de vendas.

Era Moto G nos metrôs, trens, nas empresas e em todo canto. Houve quem tentou ignorar o modelo só para não ficar "igual a todo mundo". Mas, se você precisava de um bom smartphone, e só tinha R$ 700,00 na carteira, não havia muito o que fazer. A melhor opção, em 2013, era o Moto G.

AndroidPIT moto g 2013 8956
O primeiro Moto G / © NextPit

O Moto X, por sua vez, fez algo único quando lançado, mudando a forma como interagíamos com o software. Comandos de voz era algo impensável, visto que eles nunca funcionavam bem. O Google Now estava engatinhando naquela época, então a Motorola resolveu criar um sistema que fosse inteligente o suficiente para ser a vitrine do produto. 

Outro ponto interessante foi que o Moto X colocou a Motorola numa posição de "empresa conceito", que é aquela que investe, inova e acredita no poder de suas próprias criações. De fato, a empresa investiu em sensores que entendessem movimentos do usuário e sua fala, e que pudessem também interagir junto com o software proporcionando uma experiência única.

AndroidPIT moto x 1st gen moto x 2013 8723
O Moto X 2013 / © NextPit

As especificações do Moto X eram baixas para aquela época, mas ele rodava mais liso que muitos modelos que tinham um software cheio de recursos e altas especificações técnicas. Certamente, foi o primeiro smartphone realmente smart.

2013 - Xperia Z

O primeiro com tela Full HD

Logo no início do ano de 2013, muitos rumores estavam pipocado sobre o próximo lançamento da Samsung, o Galaxy S4. Todos queriam saber quais seriam as novidades do produto que iriam superar aquelas presentes no S3, que era um sucesso de vendas no momento.

Uma das apostas da imprensa era que a Samsung seria a primeira fabricante a comercializar um modelo com tela Full HD. Mas não foi isso que aconteceu pois, um mês antes do lançamento do S4 a Sony apresentou ao mundo o primeiro smartphone com tela Full HD, o Xperia Z. Aqui no Brasil esse modelo chegou como Xperia ZQ, variante do Xperia ZL, que por sua vez é um modelo mais básico do Xperia Z.

androidpit sony xperia Z3 8
O design do Xperia Z seguiu entre os Xperia (Xperia Z3 na foto) / © NextPit

O modelo vinha com certificação à prova d'água, algo incomum na época, além de conter um hub que permitia os usuários do dispositivo acessar conteúdos elaborados para o PlayStation. O Xperia Z foi o primeiro com o conceito de design Omni-Balance, que foi usado pela Sony até o Xperia Z5.

2013 - LG G2

A primeira grande jogada da LG

Já deu pra perceber que 2013 foi um ano bem agitado em termos de lançamento, certo? O LG G2 foi um produto que inovou muito em termos de hardware e software. A LG optou por mudar o botão de energia e levá-lo para a parte traseira do aparelho, unindo-o com os demais botões físicos.

Essa não era uma prática comum, mas, hoje em dia, podemos perceber que inúmeros fabricantes levam botões físicos e o sensores biométrico exatamente para esse mesmo lugar que a LG inaugurou. Tanto que hoje nós olhamos para esses produtos e pensamos "nossa, isso é tão LG", ou "esse aparelho parece um LG".

AndroidPIT lg g3 vs lg g4 1478
Conceito criado no LG G2 presente no G3 (esquerda) e G4 (direita) / © NextPit

O G2 veio com um painel LCD impecável, com resolução Full HD, mas construído de forma muito superior em comparação com o que tínhamos no Xperia Z. Com relação ao software, knock-code e knock-on inovaram na forma como o usuário podia customizar e interagir com o software. O LG G2 fez tanto sucesso que a LG ainda investe nessas mesmas características em modelos mais recentes, como o LG G5.

2012 - Nexus 4

O mais bonito e o crush dos brasileiros

Sim, tivemos o Nexus 5 no país, mas ele não era tão bonito quanto o Nexus 4. O Nexus 4 foi o primeiro dispositivo "by Google" que era diferente daquilo que tivemos anteriormente com os Galaxy S ou com o Galaxy Nexus, que eram aparelhos com "cara de Samsung". O software puro, a tela LCD de qualidade e o visual com quadrados reflexivos na traseira em vidro eram os pontos altos do modelo.

nexus 4 old article
O Nexus 4 fez sucesso no Brasil / © NextPit

Quem teve um Nexus 4 sabe que o produto tinha um grande diferencial, que era, sobretudo, sua performance. É possível utilizar um Nexus 4 até hoje sem o menor problema, desde que, entre suas exigências, não esteja uma câmera de alto padrão. O sucesso do Nexus 4 foi tão grande que a LG foi a escolhida para colaborar com o Google na criação de outros dois Nexus, o Nexus 5 e o Nexus 5X.

2015 - Samsung Galaxy S6 Edge

A melhor inovação em termos de tela

O ano de 2015 foi um pouco pacato em termos de inovação, mas se teve um dispositivo que foi lançado naquele ano e que podemos chamar de inovador, este é o Galaxy S6 Edge. É impossível que uma fabricante consiga inovar sem antes arriscar, ou seja, colocando um produto à venda e oferecendo suporte para os seus usuários posteriormente.,

Como toda novidade, críticas não faltaram para o Galaxy S6 Edge, mas, atualmente, muita gente gostaria que a sua fabricante do coração tivesse uma versão "Edge" de ao menos um de seus aparelhos.

AndroidPIT IT Samsung Galaxy s6 edge vs s7 edge 1454
Galaxy S6 Edge e S7 Edge / © NextPit

O conceito Edge também anda fazendo bastante sucesso na China e, por lá, já vemos Xiaomi e outras fabricantes incorporando essa característica em novos dispositivos. O mais interessante do S7 Edge é que o modelo foi desenvolvido para ser bonito e residente, mesmo tendo um aspecto fino e telas com bordas curvas, que eram sinônimo de fragilidade anteriormente.

De fato, o conceito Edge esteve presente no Note Edge, mas ele só ganhou destaque e foi melhor aprimorado com a chegada do Galaxy S6.

2015 - ASUS Zenfone 2

O primeiro com 4GB de RAM

O Zenfone 2 teve a façanha de chegar ao mercado com 4GB de memória RAM e chipset Intel, uma dobradinha que era  inédita entre os dispositivos Android. No caso do mercado nacional, o Zenfone 2 foi o primeiro dispositivo lançado com essa capacidade de memória RAM.

Muitos usuários se perguntavam se era necessário tanta memória RAM num dispositivo, mas, atualmente, alguns modelos estão chegando ao mercado com 6GB de RAM, como é o caso do OnePlus 3T e do Zenfone 3 Deluxe. A ASUS entregava junto com o aparelho um software recheado de recursos e que fosse produtivo o suficiente para tirar o máximo proveito dessa quantidade de memória.

AndroidPIT ASUS ZenFone 2 Deluxe 9694
O Zenfone 2  / © NextPit

A Asus lançou ainda versões com 128GB de armazenamento e com design diferenciado. A versão de 128GB acompanha um cartão microSD de 128GB, permitindo que o usuário tenha à sua disposição 256GB de armazenamento total.

2015/2016 - Moto Z e Moto X Force

O conceito modular para o usuário comum e a tela inquebrável

Confesso que queria fechar essa lista apenas com o Moto Z, mas, olhando para o portfólio da Motorola, foi um pouco impossível virar as costas para o Moto X Force. Vou começar por ele então, que foi o responsável por renovar as esperanças dos usuários que estavam frustados em perder a usabilidade de um aparelho (ou ele por completo) apenas por conta da tela quebrada.

O esforço da Motorola na construção desse dispositivo foi enorme. Como disse anteriormente, a fabricante precisou abrir mão de alguns aspectos mais "moderninhos" para conseguir entregar algo diferenciado para os usuários, como espessura fina e leveza. No Moto Z Force temos a evolução dessa tecnologia, unindo esses dois aspectos mencionados.

androidpit MOTO Force 3
Moto X Force e sua tela inquebrável / © NextPit

Já o Moto Z, por sua vez, foi o responsável por levar ao usuário comum um pouco do conceito modular, que era algo que tínhamos como distante da nossa realidade. É claro que muita coisa envolvendo a modalidade precisa ser otimizada, mas a forma de uso dos Moto Snaps foi algo minuciosamente pensada pela empresa. Basta conectar magneticamente e tudo funciona.

AndroidPIT moto mods heros 2325
Moto Z e seus módulos / © NextPit

Nem o Moto Z e muito menos os Moto Snaps passam a sensação de fragilidade. É possível olhar para esses modular e notar que houve um trabalho e certa dedicação ali, e não apenas o interesse em comercializar algo novo e caro no mercado.

E aí, qual é a sua opinião sobre os aparelhos da lista? Qual Android você acha que inovou e ficou de fora?

Ir para o comentário (139)
Bruno Salutes

Bruno Salutes
Editor

Apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
139 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Carlos Eduardo Carvalho 1
    Carlos Eduardo Carvalho 25/01/2017 Link para o comentário

    Sei que não é um celular top, mas quando se fala em inovação, não há como negar que o russo Yotaphone com suas 2 telas (uma de e-ink) tem vaga garantida.


  • Maycow Ranover 17
    Maycow Ranover 23/01/2017 Link para o comentário

    a Motorola foi uma das grandes inovadoras no mercado de smartphone, e já tive muito amor por ela, hoje é só uma sensação de saudade e nostalgia juntos, não mais amor. Obrigado lenovo, por acabar com a Motorola.


  • Davi Santos A. 18
    Davi Santos A. 22/01/2017 Link para o comentário

    Eu ainda sinto amor pela motorola, mas n como eu tinha no Moto G e moto X 1• gen. Era uma sensação tão confortável só de olhar e hj n e a mesma coisa, perdeu o que mais me atraía que era I custo beneficio, uma pena, mas ainda amo a motorola

    Maycow Ranover


  • Arnaldo C. 14
    Arnaldo C. 22/01/2017 Link para o comentário

    melhor telefone de todos citados acima em minha humilde opinião é o LG G2, eu tive um G2 e tive um Moto x 2014, ambos excelente, porém o conjunto do LG G2 sempre foi melhor, muito acertado em tudo.


  • 5
    Leonardo Aielo Tassi 22/01/2017 Link para o comentário

    acho exagero dizer q um galaxy s3 chega aos pés de um iPhone 5, o iPhone tem software atualizado até hj e desempenho bom, coisa q n acontece no Galaxy graças à touchwiz q era vergonhosamente pesada, e à falta de comprometimento com atualizações da Samsung, na epoca o iPhone era de longe o melhor


  • Nivaldo Cavalcante 39
    Nivaldo Cavalcante 21/01/2017 Link para o comentário

    Linha Edge da Samsung realmente inovou com a tela superior e a linha X da Motorola trouxe muito mais funções por um preço menor.


  • Otávio Augusto 15
    Otávio Augusto 21/01/2017 Link para o comentário

    Bem que poderia ter um tópico de como anda as atualizações das fabricantes em modo geral ( atts de segurança e por aí vai) quem tá honrando e só uma sugestão


  • Sidney Szpalir 2
    Sidney Szpalir 21/01/2017 Link para o comentário

    Está claro pra mim que o autor deste artigo não está realmente inteirado de todas as opções de smartphones de primeira linha existentes no mercado. Ele deixou de fora o Caterpillar S60, o único que não é resistente à água, mas à prova de água até a profundidade de 5 metros, é resistente à queda de 1,8 metros de altura no concreto e se isso já não bastasse ele possui a maior inovação de todas. Ele é o único celular que possui uma câmera térmica da FLIR.

    Leonardo Aielo Tassi


    • Douglas C. 14
      Douglas C. 21/01/2017 Link para o comentário

      Interessante. Este eu nunca ouvi falar.


    • 5
      Leonardo Aielo Tassi 22/01/2017 Link para o comentário

      pse, ele merecia ser citado


    • Roberto Rezende 15
      Roberto Rezende 22/01/2017 Link para o comentário

      Ele já respondeu lá em cima que a lista foi feita baseada no que foi lançado no país.
      E não mundo inteiro...

      Paulo César Ramos de S.


    • Roberto Rezende 15
      Roberto Rezende 22/01/2017 Link para o comentário

      Ele já respondeu lá em cima que a lista foi feita baseada no que foi lançado no país.
      E não mundo inteiro...

      0

      RESPONDER EDITAR


    • Davi Santos A. 18
      Davi Santos A. 22/01/2017 Link para o comentário

      Mas ele quis dizer os celulares acessíveis no Brasil


    • Paulo César Ramos de S. 18
      Paulo César Ramos de S. 29/01/2017 Link para o comentário

      E dava pra comprar nas casas Bahia ou no Fast Shop?
      Acho que ficou claro de se tratavam de smartphones encontrados no mercado brasileiro.
      Pelo mundo a fora existem smartphones show de bola, incrivelmente inovadores, mas que não são conhecidos nem em seus países de origem, só entusiastas como nós realmente dá uma maior atenção. Sendo assim...é melhor falar só dos que ficaram famosos pela inovação.


  • Fernando Henrique 65
    Fernando Henrique 21/01/2017 Link para o comentário

    Sinto falta é do Nexus 5!
    Não que seja inovador, mas aquele que dava um baile na concorrência pelo seu desempenho e cxb.

    Conta desativada


  • 3
    Sandro Luis Baraldi 21/01/2017 Link para o comentário

    Coloca um monte de Android e não coloca nenhum Apple, não sou fã dá maçã, mas leitura de impressão digital considero muito mais fundamental que a inovação citada pela LG e pela Sony


    • 35
      Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

      Mas esse site é dedicado ao Android Luis. Se bem que vez ou outra aparecem matérias relacionadas à Apple.

      Conta desativada


    • Tablet 31
      Tablet 22/01/2017 Link para o comentário

      Mais no caso deveriam dar o mérito a Motorola com o Atrix ao invés das Apple não ?


  • 21
    Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

    O Nexus 4 meu crush, Moto X também, o resto é resto

    joeliton Santos JuniorConta desativada


  • Darllan Marinho 2
    Darllan Marinho 20/01/2017 Link para o comentário

    Acho que pulou o Zenfone 5. Matador de intermediário, chegou a passar o Moto G em seu lançamento. Aparelho bonito, com processador Intel, 2Gb de RAM e com preço mais barato que o Moto G. Eu acho que o Zenfone 5 foi quem mostrou ao mercado que a Asus chegou para brigar com as grandes com mais tempo de mercado.

    Adriel Ebenézer


    • 4
      Adriel Ebenézer 21/01/2017 Link para o comentário

      Tenho meu zenfone 5 até hj, comprei no lançamento e nunca me deixou na mão.


      • 3
        Sandro Luis Baraldi 21/01/2017 Link para o comentário

        Pelo amor de Deus o zenfone 5 é frágil demais


      • Darllan Marinho 2
        Darllan Marinho 21/01/2017 Link para o comentário

        Tenho dois Zenfone 5, um comprei para meu pai e ele usa até hoje. Outro estou usando enquanto não chega meu redmi 4. Aparelho show demais. A única coisa ruim é a memória de 8gb que não dá para muita coisa.


      • Darllan Marinho 2
        Darllan Marinho 21/01/2017 Link para o comentário

        Eu não acho, tenho dois e funcionam normalmente. Super bem acabado.


  • Thalles Henrique 24
    Thalles Henrique 20/01/2017 Link para o comentário

    Me lembro da véspera do lançamento do primeiro Moto G. De bater o olho nas especificações dele, você já sabia que daria hype. Inclusive, antes do lançamento aqui no Brasil, recomendei para um amigo ele, mas ele não quis esperar o lançamento e comprou o Galaxy Win. E se arrependeu (ficou preso no 4.1 Jelly Bean).

    Conta desativada


    • 35
      Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

      Galaxy Win depois de pouco tempo começava a travar, já o G 'era' bem mais esperto.


  • 20
    Renan Araujo 20/01/2017 Link para o comentário

    Faltou o Moto X 2014 que inovou no custo benefício sendo, pra mim, o melhor aparelho de 2014 por quase metade do preço das concorrentes da época (Galaxy S5 R$2600 e Xperia Z3 R$2800 se eu não me engano).

    Eric RomeroConta desativada


    • Eric Romero 39
      Eric Romero 21/01/2017 Link para o comentário

      Oi, Renan. Excluí seu comentário ".", já que percebi que vc comentou outra coisa aqui e o outro você queria excluir. Abraços!


      • 20
        Renan Araujo 23/01/2017 Link para o comentário

        Obrigado! Abraço...


      • 20
        Renan Araujo 23/01/2017 Link para o comentário

        Obrigado!


      • 20
        Renan Araujo 23/01/2017 Link para o comentário

        Obrigado!


  • Hudson Miller 6
    Hudson Miller 20/01/2017 Link para o comentário

    Os primeiros Moto G e o Moto X eram incríveis. Era apaixonado por eles. Foram simbolos de inovação naquela época.

    TabletConta desativada


    • 35
      Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

      O destaque maior do moto g foi seu ótimo custoxbenefício, coisa que tremeu o mercado nacional de smart.


  • Wrecked Machines 32
    Wrecked Machines 20/01/2017 Link para o comentário

    NEXUS 4 (melhor conjunto da obra)
    Moto X 2013 (primeiro premium q valia comprar)
    Moto G 2013 (melhor custo beneficio)

    os tops

    Tabletjoeliton Santos JuniorConta desativadaConta desativada


  • Mickael Fernandes 23
    Mickael Fernandes 20/01/2017 Link para o comentário

    Putz, e foi justamente no S3 que abandonei a Samsung e não me arrependo. Felizmente eles melhoraram muito.


    • 35
      Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

      E como, hoje a linha J tem 3GB de Ram, 32GB internos e sensor biométrico. Isso por 1.250,00 parcelados.

      Só não compro porque meu J5 2015 ainda dá um bom caldo.


  • flavio dos santos 23
    flavio dos santos 20/01/2017 Link para o comentário

    é uma pena que o Moto G não apresenta mais as mesmas características da época em que foi lançado que era um celular bom bonito e barato, hoje é bom bonito e caro... e as especificações do modelo de entrada do Moto G além de não ser tão barato assim tem o hardware bem abaixo da média para a faixa de preço dele... espero que as coisas melhorem com o Moto G5...


    • 35
      Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

      Acho difícil Flávio, os tempos são outros. A empresa não é mais a mesma. Literalmente.


  • Aleksey K. Mikhailov 16
    Aleksey K. Mikhailov 20/01/2017 Link para o comentário

    Bateu um arrepio quando vi o Nexus 4 na lista, um dos melhores celulares vendidos em território nacional, a frente da sua época, fazia o Galaxy S3 parecer um xingling qualquer perto dele, só quem já possuiu um sabe do que estou falando.

    Conta desativadaBruno Salutes


    • Mônica Ferhun 15
      Mônica Ferhun 20/01/2017 Link para o comentário

      é verdade !


  • Anderson Maciel 16
    Anderson Maciel 20/01/2017 Link para o comentário

    Só faltou falar do iPhone 5S e o processador de 64bits.


    • Roberto silva de morais 5
      Roberto silva de morais 20/01/2017 Link para o comentário

      isso aqui é um site especializado em android amigo.... a não ser que você esteja sendo ironico, seu comentario foi bem infeliz

      Conta desativada


      • Anderson Maciel 16
        Anderson Maciel 23/01/2017 Link para o comentário

        Então o título da matéria deveria ser, "Os 10 smartphones com android mais inovadores dos últimos anos."


  • 3
    Rafael Wiggers 20/01/2017 Link para o comentário

    OS 10 SMARTPHONES MAIS INOVADORES DOS ÚLTIMOS ANOS NO BRASIL. Mudem o título.


  • Carlos Augusto 4
    Carlos Augusto 20/01/2017 Link para o comentário

    Sempre comprei Motorola desde o Moto Droid Razz Turbo e Moto X 2ª Geração, mas cá para nós o melhor que tive é o meu atual Moto Maxx, show de bola!!! 2 dias bem usados e sem problemas de carga de bateria. Ótimo espaço interno e processador de primeira que não deixa a desejar com nenhum outro para minhas necessidades.


  • João Renato 29
    João Renato 20/01/2017 Link para o comentário

    No ano de 2013, foi o ano em que pegaram o que tinham e melhoraram bastante, depois disso só vieram melhoras pontuais.


  • Fabiano Novaes Ferreira 22
    Fabiano Novaes Ferreira 20/01/2017 Link para o comentário

    Boa lista

    Bruno Salutes


  • 17
    santosrs 20/01/2017 Link para o comentário

    Tenho um s3 até hj de tel secundário


  • Júnior World 27
    Júnior World 20/01/2017 Link para o comentário

    O ano de 2013 foi o que fez acontecer tudo com o Moto G e X.

    Conta desativada


  • 9
    Diogo Paulo 20/01/2017 Link para o comentário

    O S3 já tinha tela full hd em 2012.


    • Zatta 9
      Zatta 20/01/2017 Link para o comentário

      1280x720 o S3 tem como resolução,não é full HD


    • 3
      Fernando Rodriguês de Oliveira 20/01/2017 Link para o comentário

      Ele tinha tela hd não full hd!


  • David CD 80
    David CD 20/01/2017 Link para o comentário

    Todas as marcas evoluíram, exceto a lg que decaiu muito em qualidade. Acorda lg!!!!

    Conta desativadaConta desativadaDenys M.


  • 6
    Fabio Kuczkowski 20/01/2017 Link para o comentário

    Na minha opinião o carregamento turbo também foi uma grande inovação nos últimos anos.

    Maycow RanoverTabletLucas Goulart F.Flavio RampazzoConta desativadaBruno S.Fernando LimaConta desativadaLuiz de Sá


  • Laércio Henrique Da Silva 23
    Laércio Henrique Da Silva 20/01/2017 Link para o comentário

    Impressão minha ou e a Motorola que mais inovou ou reformulou as coisas nesses ultimos anos.

    Conta desativadaMaycow RanoverLucas Goulart F.Wrecked MachinesFernando LimaLuiz de SáJonny E.Conta desativadaConta desativada


    • David CD 80
      David CD 20/01/2017 Link para o comentário

      Também tive a mesma impressão.

      Conta desativada


  • Igor Henrique 31
    Igor Henrique 20/01/2017 Link para o comentário

    Conheço gente com o S3 até hoje

    Lucas Goulart F.Conta desativadaJohn T.


    • David CD 80
      David CD 20/01/2017 Link para o comentário

      E conheço um amigo que tem o s2 até hj, e está novinho.

      Conta desativada


    • Laércio Henrique Da Silva 23
      Laércio Henrique Da Silva 20/01/2017 Link para o comentário

      tinha um S4 mini gt-9192 ótimo com rom customizada e tudo mais . mas fui roubado por uma mulher, e estou sem celular a um mês '-'


    • Lucas Goulart F. 46
      Lucas Goulart F. 21/01/2017 Link para o comentário

      Minha avó tem um S3!


  • 8
    Ricardo Fachin 20/01/2017 Link para o comentário

    Primeira inovação foi sem duvida o Galaxy S , foi divisor de águas no mundo Android e seus sucessores tbm com S2 e S4 que implementou infinitos recursos copiados por todos os outros fabricantes.

    Conta desativada


  • Bruno S. 32
    Bruno S. 20/01/2017 Link para o comentário

    Muito boa a matéria, parabéns!! Eu adicionaria o S4 pela quantidade de sensores, algo nunca visto em um smartphone.

    Bruno SalutesIgor Henrique


    • Gabriel M. 14
      Gabriel M. 20/01/2017 Link para o comentário

      sensor de proximidade '-'


  • Thiago Ezequiel 5
    Thiago Ezequiel 20/01/2017 Link para o comentário

    O Android voltou a ser atraente pra mim somente com o Moto G, antes disso, os celulares bons custavam o olho da cara e os abaixo de 1000 nem pensar, todos descartáveis. Eu não tive o Moto G 2013, voltei ao Android com o Moto G 2014, que considero uma versão melhorada do anterior e bem mais atraente a mim na época. Eu tinha passado um bom tempo com Windows Phone, então eu era acostumado com nenhum travamento, e esse custo/benefício da época realmente era demais, um Android barato que não travava. Depois de 1 ano e meio ele estragou e pá. Tive um LG Prime Plus que eu tive o maior prazer em quebrá-lo sem dar chance de conserto.
    Hoje uso o Moto G4 Play, que por sinal é ótimo em tudo que ele promete, eu não banco celular acima de 1000 dinheiros (por isso não fui de G4 ou G4+) mas digo: a qualidade da Motorola é impressionante em aparelhos populares. Quem critica a Motorola hoje continua sendo os mesmos velhos haters de ontem.

    Jonny E.Bruno Henrique JansenLuiz de SáFernando LimaMiranildo Cabral


  • Lucas Goulart F. 46
    Lucas Goulart F. 20/01/2017 Link para o comentário

    Não, eu não gostaria que as outras fabricantes tivessem versões Edge de seus aparelhos.

    Jonny E.Conta desativadaMiranildo CabralWalace MartinsMoisés


    • 9
      Walace Martins 20/01/2017 Link para o comentário

      Mas infelizmente, ao que tudo indica, estamos seguindo por esse lado... Ainda mais se o LG G6 vir com tela Edge e não 2.5D, creio que vá começar a aparecer outros aparelhos com essa tela.


    • Moisés 41
      Moisés 20/01/2017 Link para o comentário

      Se todas adotarem. Fico com o meu até o android dele parar de rodar os apps

      Lucas Goulart F.


  • Leo DG 27
    Leo DG 20/01/2017 Link para o comentário

    Moto X 2013. Apesar de meu primeiro smartphone ter sido o s2, foi no moto X que entendi o conceito de "Smartphone" de verdade... ainda tenho um, e os comandos de voz são algo que considero unico e insuperável.

    Lucas Goulart F.Thiago19Ronaldo


  • jackson_jfb 13
    jackson_jfb 20/01/2017 Link para o comentário

    Sei que a lista é apenas para aparelhos Android, mas adicionaria o Nokia 808, com sua câmera Pure View e seus 41MPX, que permitiam um zoom sem perda de qualidade, além do flash Xenon, USB OTG, transmissor de rádio (dava pra pra conectar o smart com aparelhos transmissores de radiofrequência e ouvir as músicas do aparelho, por exemplo), suporte pra cartão de memória, entrada micro HDMI, tela AMOLED, NFC e, pra aquela época, 16GB nativos de ROM e suporte a SD de até 32GB.
    Para mim, é o aparelho mais completo em termos de recursos multimídia que já foi lançado.

    leonardo webertVito


    • Luciano Silveira 22
      Luciano Silveira 20/01/2017 Link para o comentário

      Tirando a camera, o Nokia N8 tambem tinhas essas features e veio antes do 808. Só nao sei se tinha NFC tbm.


      • Luiz de Sá 30
        Luiz de Sá 20/01/2017 Link para o comentário

        Sim, Luciano. Nokia 808 tinha NFC e antes dele já havia NFC em outros Nokias.


      • jackson_jfb 13
        jackson_jfb 20/01/2017 Link para o comentário

        O N8 não tinha NFC por ter o corpo todo em alumínio (tive tanto o N8 quanto o 808).
        Cito o 808 e não o N8, porque ele inovou na forma de utilização dos pixel dá câmera de um Smart (tanto que, no seu ano de lançamento, foi eleito o smart mais inovador). Os itens que citei são apenas alguns extras que outras fabricantes levaram muito tempo pra incorporarem aos aparelhos e que só engrandecem a usabilidade do 808.

        AC&MM


      • Luiz de Sá 30
        Luiz de Sá 20/01/2017 Link para o comentário

        Jackson, N8 e 808 foram bons em suas épocas, eu tive um Nokia C7 em 2011 e ele tinha NFC
        https://www.youtube.com/watch?v=NkVBj7aOar8


      • jackson_jfb 13
        jackson_jfb 21/01/2017 Link para o comentário

        Eu sei que o C7 tinha NFC (uma amiga minha comprou um no mesmo período em que adquiri meu 808, saindo do N8).
        Só não entendi o que quis falar com seu comentário, já que não citei o C7.


    • AC&MM 72
      AC&MM 20/01/2017 Link para o comentário

      Se não colocaram nem o Nokia 3310...

      jackson_jfb


  • Fernando Henrique 65
    Fernando Henrique 20/01/2017 Link para o comentário

    Galaxy S3!!
    Tudo começou através dele.. foi um "divisor de águas"

    Walace Martinsleonardo webertFabianoBruno Salutes


    • Maiky Braga 26
      Maiky Braga 20/01/2017 Link para o comentário

      Sim, como não fazer um smart top de linha.


  • Maiky Braga 26
    Maiky Braga 20/01/2017 Link para o comentário

    Galaxy S3 foi o pior lixo q tive na vida. Uma bomba bugada e escrota. Troquei por um Nexus 4 pra sobreviver.

    Jonny E.Luiz de SáFernando LimaMiranildo CabralLucas Goulart F.Vito


  • 20
    Renan Araujo 20/01/2017 Link para o comentário

    Pra mim, os mais inovadores foram o Moto G e o Moto X Force que foram inovações de verdade.


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 20/01/2017 Link para o comentário

    kkkkkk poxa é um belo.texto... realmente


  • AC&MM 72
    AC&MM 20/01/2017 Link para o comentário

    Dessa lista, tenho o Moto X Force e tenho vontade de ter o Moto Z.

    Fernando LimaConta desativadaConta desativada


  • Yago Silva 17
    Yago Silva 20/01/2017 Link para o comentário

    Ehh... Galaxy S7 de 2015?


    • Douglas Charles Cunha 41
      Douglas Charles Cunha 20/01/2017 Link para o comentário

      Onde você leu isso?


      • Lucas Goulart F. 46
        Lucas Goulart F. 20/01/2017 Link para o comentário

        "O ano de 2015 foi um pouco pacato em termos de inovação, mas se teve um dispositivo que foi lançado naquele ano e que podemos chamar de inovador, este é o Galaxy S7 Edge."

        John T.


  • Yago Silva 17
    Yago Silva 20/01/2017 Link para o comentário

    Só não entendi a foto do Xperia Z3 quando era pra ser a do Xperia Z.


    • Moisés 41
      Moisés 20/01/2017 Link para o comentário

      Talvez eles não tenham o Z, só para ilustrar o padrão do design

      Conta desativadaBruno Salutes


  • Denis 57
    Denis 20/01/2017 Link para o comentário

    Uma bela lista. Senti falta apenas de não ter um Galaxy Note na lista, pois foi o smartphone que implementou o conceito de phablet e o uso de uma caneta para usar na tela e isso mudou e muito a forma de interação com o smartphone, tornando-o mais profissional. Para mim, o Moto X foi mesmo algo inovador, funcional e prático. Parabéns pela matéria, Bruno.

    Fernando LimaLuiz de SáDenys M.Lucas Goulart F.Bruno SalutesConta desativadaGustavo Mendonça V.


    • David CD 80
      David CD 20/01/2017 Link para o comentário

      Caneta se usa em celulares a muito tempo. Lembra dos mp7, mas, MP 12, esse smartphones da China, então... O note não inaugurou a caneta.


  • Ronaldo 45
    Ronaldo 20/01/2017 Link para o comentário

    O moto x foi o grande divisor de águas da motorola, inclusive do android. O moto g foi a prova de que um aparelho pode ser bom, bonito e barato. Ele obrigou as outras fabricantes a elevar o nível dos intermediários sem cobrar muito. Foi meu primeiro smartphone e será inesquecével para mim. Hoje tenho o moto g4, mas nem de longe tenho o mesmo amor por ele que tinha pelo primeiro moto g. A lenovo removeu do moto z a principal função do moto x, que eram os comandos de voz offline. Hoje o que eles chamam de comando de voz é apenas um atalho para o google now. A lenovo poderia reinar absoluta, mas preferiu caminhar para o fracasso ao abandonar o legado da motorola.

    Maycow Ranoverjorge buenoHumberto W.Gustavo HanemannJonny E.Conta desativadaMiranildo CabralAnderson Silva CavalcanteAugusto SilvaGabriel M.Lucas Goulart F.Leo DGDouglas Charles CunhaGustavo Mendonça V.Denis


    • Gabriel 32
      Gabriel 20/01/2017 Link para o comentário

      Falou e disse mano , ganhou meu like .

      Ronaldo


    • jorge bueno 6
      jorge bueno 21/01/2017 Link para o comentário

      Concordo, moto g primeira geração foi um dos melhores celulares que já tive, também tive o g2 e o g3, quando fui comprar o g4 decidi comprar o zenfone self mas fiquei com ele só 5 meses, afinal minha filha não parava de me encher o saco querendo ele, dei o zenfone a ela e comprei o moto z play, celular muito bom, tenho que reconhecer mas concordo plenamente que o comando de voz que existe é uma piada, longe de chegar aos pés do moto x primeira geração, sinto muito pela Motorola, uma empresa de história, que lançou o primeiro celular do mundo estar hoje nas mãos dessa Lenovo, é uma pena

      Ronaldo


  • Moisés 41
    Moisés 20/01/2017 Link para o comentário

    Li num site espanhol que o s4 é o galaxy mais vendido até hoje, sempre achei que fosse o s3.

    John T.Fabiano


    • Fabiano 17
      Fabiano 20/01/2017 Link para o comentário

      eu tb Moises

      leonardo webert


      • John T. 28
        John T. 20/01/2017 Link para o comentário

        o s4 eh lindo tenho um de quebra galho ate hj kkk

        Moisés


    • Igor Henrique 31
      Igor Henrique 20/01/2017 Link para o comentário

      nossa, ainda tem pra vender?

      John T.


      • John T. 28
        John T. 20/01/2017 Link para o comentário

        em lojas fisicas talvez , se bobiar ate na internet acha hehe


  • Moisés 41
    Moisés 20/01/2017 Link para o comentário

    Não concordo com o moto Z...

    Pois certas coisas deveriam estar inclusas no aparelho como som estéreo, bateria maior e uma melhor cam que vem só no Force..

    Mas é mais lucrativo vender separado... Né??

    Conta desativada


    • Douglas Charles Cunha 41
      Douglas Charles Cunha 20/01/2017 Link para o comentário

      Os módulos foram criados para a linha toda. O Z Play não precisa de bateria extra, o módulo de câmera é só para quem quer zoom, pois as câmeras dos 3 modelos são muito boas. Já na parte de som eu concordo.
      Mas, de fato, ele é uma das maiores inovações do mundo smart.

      Jonny E.Fernando LimaLuiz de SáLucas Goulart F.diego santos


      • Lucas Goulart F. 46
        Lucas Goulart F. 20/01/2017 Link para o comentário

        Aliás, as câmeras dos 3 são melhores que a do módulo. É uma pena fazerem um módulo tão caro só por causa do zoom e diminuir a qualidade das fotos.

        Douglas Charles CunhaConta desativada


      • Luiz de Sá 30
        Luiz de Sá 20/01/2017 Link para o comentário

        Verdade, só se lançarem algum novo Snap de câmera. Eu até agora não vi necessidade de comprar Snaps, mas os gringos parecem ter gostado dessa praticidade. Já li notícias sobre 10 novos módulos em sites estrangeiros

        - E-reading concept and a mod that uses a front-facing speaker
        - LED lights to express your mood
        - Game controller
        - Measurement tool
        - Remote control
        - External storage
        - Alarm clock
        - Breathalyzer mod
        - Baby care that measures humidity, temperature, etc.
        - Color sensors for the blind

        https://www.cnet.com/news/lenovo-release-12-moto-mods-per-year

        Douglas Charles CunhaLucas Goulart F.


  • Rafael Nascimento 18
    Rafael Nascimento 19/01/2017 Link para o comentário

    .


  • bryant36 33
    bryant36 19/01/2017 Link para o comentário

    asus zen 2 nem deveria estar na lista

    Lucas Goulart F.Jonny E.


  • Muraque O. 37
    Muraque O. 19/01/2017 Link para o comentário

    Primeiramente parabéns, está matéria esta perfeita. Realmente o S3 foi surpreendente, enfim todos esses aparelho citado aqui é ou foi "CRUSH" de muitos.

    FabianoMaya J.Giovanna D'Oliveira - DFTravelBruno Salutes


  • André Gonçalves 24
    André Gonçalves 19/01/2017 Link para o comentário

    Em termos de inovação até hoje o s4 bate alguns modelos de 2016. O celular é cheio de sensores e funções. Com certeza o s3 foi um divisor de águas para o mundo Android. Ele veio cheio de inovações e serve de referência para muitos celulares ainda hoje.

    John T.Conta desativadaFabiano


    • John T. 28
      John T. 20/01/2017 Link para o comentário

      prefiro meu s4 do que ter um moto bosta 3 e etc, c bobiar ate um moto bosta 4 ele ganha

      jovem tranzante iluminati marxistaConta desativada


  • Spike Spiegel 33
    Spike Spiegel 19/01/2017 Link para o comentário

    Como puderam deixar de fora o Mi Mix?!

    John T.diego santosBruno Salutes


    • Bruno Salutes 54
      Bruno Salutes 20/01/2017 Link para o comentário

      Spike, confesso que pensei no Mi MIX, mais especificamente no Sharp Aquos Crystal, que foi o percursor desse padrão. Contudo, optei em deixar a lista mais próxima daquilo que tivemos no mercado nacional, para que os leitores pudessem trocar experiências em cima daquilo que de fato eles puderam ter ou experimentar facilmente. Mas é claro que o Mi MIX vai ser considerado num artigo do mesmo gênero ou numa futura atualização dessa lista. Obrigado pelo toque!

      CAVJohn T.Jonny E.Luiz de SáAugusto SilvaLucas Goulart F.Douglas Charles CunhaConta desativadaDenisDouglas


  • 82
    Conta desativada 19/01/2017 Link para o comentário

    Dessa lista aí só concordo que foram inovação as telas Edge, que garantem um design único e o Moto X Force que é indestrutível. A modularidade para mim seria para a LG, já que foi a primeira a lançar, a LenovoRola aperfeiçoou.

    jovem tranzante iluminati marxistaDenys M.John T.Conta desativadaAndré GonçalvesConta desativada


    • 84
      Conta desativada 19/01/2017 Link para o comentário

      " lenovorola" Esse andreu adora uma treta

      Gustavo Mendonça V.Conta desativadaAndré Gonçalves


    • Spike Spiegel 33
      Spike Spiegel 19/01/2017 Link para o comentário

      A modularidade da LG pode ter vindo primeiro mas foi ridícula e um fracasso.

      Fernando LimaLucas Goulart F.Gustavo Mendonça V.Bruno Salutes


      • 82
        Conta desativada 19/01/2017 Link para o comentário

        Não importa. Foi pioneira.

        John T.Conta desativadaConta desativadaMoisésBruno Salutes


      • Bruno Salutes 54
        Bruno Salutes 20/01/2017 Link para o comentário

        A modalidade veio do Project Ara, mas comercialmente tivemos acesso com a LG e com a Lenovo. Entra na mesma questão do Mi Mix, que nós podemos ter uma outra opinião diferente sobre ele se lembrarmos do Sharp Aquos Crystal. Contudo, eu considerei a Motorola pelo fato dela não ter abandonado o projeto, ter investido mais, ter aprimorado, principalmente, no esforço que eu vejo deles no sentido de fazer o usuário entender que um Moto Snap é mais que um acessório. Acho que a marca precisa acreditar no seu projeto, entende? A LG, aparentemente, não confiou no seu e estará abandonando o conceito modular para o G6. Numa possível "lista da saudade", quem sabe, eu adiciono o G5. Concordam?

        Fernando LimaLuiz de SáConta desativadaLucas Goulart F.Jonny E.Conta desativadaGustavo Mendonça V.


      • 82
        Conta desativada 20/01/2017 Link para o comentário

        Bem, não sabemos ainda se a Lenovo dará continuidade Bruno. A LG já deu indicativos que irá abandonar. O ara sim era realmente modular, não acessórios como o G5 e o Z.

        Denys M.Bruno SalutesConta desativadaConta desativada


      • Luiz de Sá 30
        Luiz de Sá 20/01/2017 Link para o comentário

        Provavelmente a Lenovo dará continuidade sim, Andreu. Não sei se já publicaram aqui No AndroidPIT mas há cerca de 380 projetos de novos Snaps pra usar na linha Z. Creio que uns 10 ou 12 deles devem ser apresentados em breve, talvez durante o MWC ou em algum evento próprio da Lenovo

        http://oglobo.globo.com/economia/moto-novidades-na-area-20595759

        https://www.cnet.com/news/lenovo-release-12-moto-mods-per-year

        Jonny E.Fernando LimaConta desativada


      • Fabricio Pinho 14
        Fabricio Pinho 20/01/2017 Link para o comentário

        Claro que importa! A diferença entre os dois projetos é absurda. Não ter que desligar o celular enterrou o projeto da LG, que se tornou obsoleto, sem nenhuma chance de recussitar. A LG abandonou porque não tem salvação. Foi uma inovação na modularidade. Inovação essa que virou padrão. Nenhuma empresa vai lançar um qualquer coisa modular agora se não for padrão Moto Snaps.


  • 73
    Jairo rios 19/01/2017 Link para o comentário

    Infelizmente o mercado nacional é muito pobre no que se refere a lançamento de gadgets icônicos.


  • 35
    Maicon Bruisma 19/01/2017 Link para o comentário

    Desses so não tive os três últimos. Gosto especialmente do Nexus 4 e Moto X 2013, ainda dão pau em muito intermediário fraco. Essa lista entra só Android, mas também citaria o iPhone 5, o HTC One M7 (ambos por iniciarem a onda do design premium), e o Lumia 920, que deu corda à onda de carregamento sem fio e competição de câmeras boas que não fosse nicho, como o 808 PureView. Daria menção honrosa ao Moto X2 que, junto com o Zenfone 2, foi o ultimo top de linha barato, diga-se assim. Não que os intermediarios de hoje não sejam melhores em tudo, pelo mesmo preço ou pouco mais, vide Zenfone 3, Moto Z Play, etc.


  • 84
    Conta desativada 19/01/2017 Link para o comentário

    Desculpa mas nao vejo como inovaçao acrescentar mais ram ao aparelho como foi o caso do zen2 , acho q o conceito de inovação se perdeu nos ultimos anos pq se for assim meu pc se inova todo ano quando add hardware novo ...

    Conta desativadaFabricio Pinho


  • 45
    Conta desativada 19/01/2017 Link para o comentário

    O Bruno focou basicamente em devices lançados no Brasil.
    Mas vou citar a Russa Yota, que em 2012 lançou o YotaPhone. Um respeitável aparelho, que como maior diferencial tem uma tela traseira, prática e utilizável.

    Bruno SalutesAndré GonçalvesJohn T.


    • John T. 28
      John T. 19/01/2017 Link para o comentário

      era meu sonho esse yotaphone


  • 30
    Tarlisson Jose 19/01/2017 Link para o comentário

    Esta faltando o Google Pixel Xl . titulo o poder do Google


    • John T. 28
      John T. 19/01/2017 Link para o comentário

      kkkkkk eh sobre inovacao cara nao o mais do mesmo


      • 30
        Tarlisson Jose 19/01/2017 Link para o comentário

        Pixel é inovação Google Assistant


      • John T. 28
        John T. 20/01/2017 Link para o comentário

        ate quando o Google Assistant será exclusivo ein ? kkkk uma hora cai em alguma custom rom ou coisa do tipo , ou a google disponibiliza para todos kkkk


      • Humberto W. 9
        Humberto W. 20/01/2017 Link para o comentário

        não só o Google Assistant, mas por ser o primeiro aparelho feito inteiramente pela Google, com sua própria e quase perfeita (eu uso o Pixel Launcher) modificação


  • 6
    Renato Gonçalves Dos Santos 19/01/2017 Link para o comentário

    Tive um moto x 2013 e o custo benefício era incrível. Baita de um aparelho


    • John T. 28
      John T. 19/01/2017 Link para o comentário

      tb tive kkkk um dos poucos mortoROlas que valia a pena


  • Diêgo Siqueira 36
    Diêgo Siqueira 19/01/2017 Link para o comentário

    S3 de fato um marco na trajetória da Sammy.

    FabianoAndré Gonçalves


    • Fabiano 17
      Fabiano 20/01/2017 Link para o comentário

      Concordo.....lendário

      Diêgo Siqueira


  • Michel da Silva Florencio 23
    Michel da Silva Florencio 19/01/2017 Link para o comentário

    Acredito que tenha um equívoco em relação ao Xperia Z. No Brasil o ZQ foi lançado em substituição ao nome ZL da versão internacional, mas o Z era outro modelo. A diferença entre o Z e o ZQ (ZL) era justamente o acabamento(e resistência à água), pois em software ambos eram irmãos.

    Digo isso porque tive um ZQ e queria o Z, mas vi que eu iria pagar mais pelo mesmo. Sendo que o ZQ tinha um aproveitamento de tela incrível. Ótimo celular.

    Edit. Nossa, devo ter lido rapidamente e não notei que é dito o detalhe sobre Z e ZQ. Foi mal. 😅

    Moisés


  • AC&MM 72
    AC&MM 19/01/2017 Link para o comentário

    Ainda continua faltando o Nokia 3310 nessa lista.

    André GonçalvesEriberto


    • 12
      Eriberto 19/01/2017 Link para o comentário

      Né... tbm acho. e o Nokia N8 com o flash Xenon..? e o Nokia 808 Pure View?

      AC&MMJairo rios


  • 22
    Conta desativada 19/01/2017 Link para o comentário

    Lista boa,aparelhos nostalgicos.

    Fernando LimaBruno SalutesAugusto Silva


  • Augusto Silva 34
    Augusto Silva 19/01/2017 Link para o comentário

    Esse Nexus 4... Quantas boas lembranças...


  • 93
    Conta desativada 19/01/2017 Link para o comentário

    Muito bacana a lista, muita inovação mesmo!

    Bruno Salutes


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 19/01/2017 Link para o comentário

    Eu acrescentaria o Moto Maxx, que é um notável smartphone.

    Renato Gonçalves Dos Santos


    • Fabricio Pinho 14
      Fabricio Pinho 19/01/2017 Link para o comentário

      Eu não acrescentaria o Moto Maxx porque ele não INOVOU em nada. Está no titulo: OS 10 SMARTPHONES MAIS INOVADORES DOS ÚLTIMOS ANOS. Não " O celular que eu tenho e gosto muito".

      John T.Bruno SalutesConta desativada


      • 20
        Renan Araujo 20/01/2017 Link para o comentário

        Vejo todos os motivos para ele "gostar muito". Eu Adicionaria também por ser um aparelho realmente inovador, pra quem não sabe e julga sem conhecer nada do assunto, o Moto Maxx assumiu o trono por muito tempo de top de linha com a melhor bateria, coisa que nenhuma fabricante se importava com isso. Isso sim foi Inovação.

        Humberto W.


    • Humberto W. 9
      Humberto W. 20/01/2017 Link para o comentário

      realmente faltou o Maxx

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.