NextPit

Sony irá substituir o aplicativo Walkman na linha Xperia

Walkman sony update material design lollipop
© NextPit

Sinônimo de música portátil desde o inicio dos anos 80, a marca Walkman é uma das mais icônicas da Sony. Atualmente é o aplicativo padrão de música dos atuais smartphones da empresa, que levam consigo a marca e todos os recursos extras para os apaixonados por música. Contudo, durante a demonstração de seus novos produtos na MWC 2015, o aplicativo já não era mais visto nos dispositivos apresentados pela Sony.

Walkman sony update material design lollipop
Walkman sai de cena na linha Xperia. / © ANDROIDPIT

Os novos dispositivos da linha Xperia, Xperia Z4 Tablet e Xperia M4 Aqua, já não continham o ícone Walkman substituído pela descrição “Music”. Por dentro o aplicativo se comporta basicamente da mesma maneira que o anterior, mantendo todas as características e diretrizes de design. Segundo a Sony, de fato o novo programa irá substituir o Walkman em dispositivos que estão saindo de fábrica e os que vierem a receber o Android Lollipop. Com a presença de serviços para streaming de músicas cada vez mais forte entre os usuários, leitores proprietários de músicas estão ficando cada vez mais obsoletos. Como já havíamos noticiado aqui no site, a Sony fechou um acordo com o Spotify e descontinuará seu serviço de streaming Music Unlimited, o que ajuda a justificar a remoção do Walkman dos dispositivos da empresa.

E ai, na sua opinião a presença do Walkman vai deixar saudade?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

42 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Ren Ashbell 24/05/2016 Link para o comentário

    Serio, Eu Gostava Mais do Aplicativo Walkman do Que Esse "Musica" Ate o Nome e Logo Era Facil de Indentificar De Que App Você Estava Falando Em Uma Conversa


  • Rodrigo Lameira 16/12/2015 Link para o comentário

    Eu não entendo...

    Por que a Sony não usou a marca Walkman naquele serviço de streaming dela, o Music Unlimited? Ficava usando o aplicativo tanto pra streaming como para arquivos locais, como o Google Play Music. e ainda poderia lançar o serviço streaming na Google Play.

    Se ela fisesse isso no início dessa geração de streaming, o Walkman competiria facil facil com o Spotify.


  • Kamila 22/05/2015 Link para o comentário

    Maldita geraçao que nao sabe identifikr o WALKMAN como reprodutor d musiks.
    Vii num site q foi por isso que mudou o nome
    Afffz. Quanta desoriginalidade


  • Caio Henrique 29/03/2015 Link para o comentário

    Vai deixar Muita Saldade


  • Cassio Rauber 09/03/2015 Link para o comentário

    Só não se chamar mais Walkman fico triste


  • Cassio Rauber 09/03/2015 Link para o comentário

    Poxa vida
    Que mudança drástica... Não gostei. E não concordo


  • kelerson 07/03/2015 Link para o comentário

    só mais meu Google play música Android puro nexus 5


  • Luciano Cardoso 04/03/2015 Link para o comentário

    Simplesmente estratégia da empresa. A Sony quer vincular a marca Walkman apenas aos novos dispositivos de alta fidelidade musical e alto custo.


  • Leonardo Alves 04/03/2015 Link para o comentário

    Falando que a marca Walkman vai morrer, simplesmente porque vão mudar o nome do aplicativo, sendo que um novo aparelho da linha Walkman foi lançado esse ano mesmo.
    Ô desatenção....


  • Paulo F. 04/03/2015 Link para o comentário

    Duas coisas 1 as pessoas não leem e já querem comentar "o aplicativo se comporta basicamente da mesma maneira que o anterior, mantendo todas as características e diretrizes de design", tem que mudar, renovar nem que seja só o nome se não fecha,igual já vem acontecendo com várias empresas que estão perdendo mercado e vendendo divisões , 2 o aplicativo é bom, mas não ter a opção de escolher a pasta que eu quero scannear me faz não usá-lo, mesmo podendo escolher a pasta que eu quero tocar.


    • José Alberto 05/03/2015 Link para o comentário

      Paulo Fernando, não concordo com seu comentário! Substituir o aplicativo clássico de seus gadgets é uma grande burrice, pois desvaloriza e vulgariza a marca. É o mesmo que a apple tirar o itunes do seus gadgets. Walkman é sinônimo de musica e qualidade. Quem compra um walkman busca qualidade e design. Resumido a um aplicativo e a players portáteis, cometer esse erro entrega a vitória a concorrência. Tenho um Z3 e pago para usar o serviço de musica que acho muito bom. Na minha opinião o que torna o spotify mais popular, é o fato de ter musicas completas em sua versão gratuita, diferente do walkman que só permite trechos. É possível escolher a pasta de suas musicas particulares no aplicativo, você deve ir em > Minha biblioteca > pastas, lá você escolhe a pasta e as musicas a serem reproduzidas, inclusive poderá criar uma lista de reprodução com elas. A sony tem sim um problema sério com estratégias de mercado.


      • Leonardo Alves 05/03/2015 Link para o comentário

        O Walkman é um reprodutor de músicas, não um serviço de streaming.


      • William M. Melo 14/05/2015 Link para o comentário

        Concordo com vc José, Walkman é uma marca e que já dura gerações, seria muito melhor adicionar novas funções ou recursos ao invés de mudar o nome.
        Porém eu li em outro site que o motivo seria problemas com a identificação de usuários novos com a marca, ou seja, a dificuldade de assimilação do aplicativo à um tocador de música, o que eu acho ridículo, mas se a empresa chegou a tomar essa decisão devido à isso, obviamente não foi à toa, realmente deve ter muitos tapados que possam ter problemas em identificar que o Walkman é um player de músicas.
        Isso acontece com as outras marcas(player sem identidade) e acho que a Sony está decaindo com essa atitude, e perdendo um pouco de sua identidade na área.


  • Robson Giro 04/03/2015 Link para o comentário

    Lamentável como uma empresa acaba com uma marca poderosa como o Walkman assim, tão facilmente... Não dou 1 ano pra ressuscitarem o app!


  • Heliomires 03/03/2015 Link para o comentário

    Até parei de ler os comentários de tanta bobeira. A empresa não pode mudar a parada que as pessoas já reclamam e dizem que é retrocesso. Pra mim, só ajuda, porque uso o Spotify e quase nunca o walkman.


    • Lucas Vinícius 04/03/2015 Link para o comentário

      Mas ele é disparado um dos melhores Players de música, só comecei a usar o Google Play music agora mas ainda uso o walkman, antes só de pensar num celular da Sony contra os concorrentes já pensava no walkman como diferencial, além dos smartapps, e agora ele não tem esse diferencial, mais um ponto pra ir para os Lumias dependendo do próximo telefone de top da MS.


  • Bruno Bornia 03/03/2015 Link para o comentário

    Gosto tanto, que está desativado no meu Z3 compact... Sou usuário do google music desde quando ainda não existia o acesso ilimitado, e não troco por nada...


    • Lucas Vinicius 03/03/2015 Link para o comentário

      Oi , Quanto tempo de Bateria com tela ligada ele agüenta ? No 4g / usando zap zap e face? E ele é bom mesmo em fotos? To em dúvida entre ele e o z3 normal ; mais venho de iPhone , pelo tamanho o z3 Compact me agrada


    • Leonardo Alves 04/03/2015 Link para o comentário

      Deixar o Walkman pra usar o Google Play Music é cruel...

      A não ser que compre músicas/faça streaming..

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.