Review do Xperia M4 Aqua: um dos melhores smartphones do mercado em 2015!

Atualizado: Confira as melhores ofertas para o Xperia M4 Aqua
Review do Xperia M4 Aqua: um dos melhores smartphones do mercado em 2015!

Com o Xperia M4 Aqua, a Sony parece querer competir com um excelente hardware no mercado de mid-ranges mundial. Contudo, no Brasil o aparelho foi tratado como high-end e chegou ao varejo nacional com características de design muito semelhantes as do Xperia Z3. O curioso é que quando olhamos para as especificações de hardware do Xperia M4 Aqua é impossível não reconhecer que este celular de gama média está a frente de muito topo de linha. Continue lendo este review e entenda o que isso significa.

Avaliação

Prós

  • Certificação de resistência à água e à poeira (IP65/IP68)
  • Câmera frontal
  • Processador com suporte para 64-bits

Contras

  • Alto número de bloatwares
  • Alto-falante mono

Sony Xperia M4 Aqua – Data de lançamento e preço

O Xperia M4 Aqua foi anunciado durante o MWC 2015 e o preço sugerido do dispositivo era de R$ 1.499,00 na época do seu lançamento. Contudo, nove meses depois do seu anúncio, já é possível encontrar o aparelho por valor menor. Ao final deste review, você encontra uma lista de onde comprar agora o Xperia M4 Aqua no país.

Sony Xperia M4 Aqua – Desenho & Qualidade de Construção

Confesso que o M4 Aqua nas mãos possui uma pegada melhor que a do Xperia Z2 e as mesmas linhas do atual carro-chefe da fabricante, o Xperia Z3+. Com pequenas diferenças, a Sony conseguiu trazer para a linha de dispositivos de gama média a mesma elegância da sua série premium. Com apenas 136 gramas e espessura de 7,3 mm, o M4 Aqua consegue juntar resistência a um design refinado.

sony xperia m4 aqua back
Olhando para o Xperia M4 Aqua, podemos confundir facilmente o aparelho com o Xperia Z3. / © ANDROIDPIT

Nos cantos do aparelho, temos os mesmos amortecedores que a Sony clama não espalhar o impacto em caso de queda e que dificultariam, assim, a quebra da tela e do vidro traseiro. Nas laterais, continuamos com os botões característicos da Sony para o ligar o dispositivo e os de volume e gatilho da câmera. As proteções das entradas também foram polidas, como as da atual série Xperia Z3, com a diferença de agora a empresa decidiu por manter o slot micro USB sem proteção devido à dificuldade encontrada pelos usuários em carregar o aparelho ou transferir dados usando o cabo USB. De acordo com os engenheiros da Sony, este detalhe não influência no fato de que o aparelho é resistente à agua.

sony xperia m4 aqua sd
No M4 Aqua, o slot microUSB vem sem proteção para oferecer uma melhor experiência de uso. / © ANDROIDPIT
sony xperia m4 aqua volume
Os botões laterais levam a assinatura clássica da Sony. / © ANDROIDPIT

Na parte frontal, apesar de termos as mesmas características de design dos alto-falantes do Xperia Z3, que usa duas colunas de som na parte da frente, o M4 Aqua possui apenas o speaker para ligação e o microfone, pois o alto-falante está localizado na parte inferior do celular.

sony xperia m4 aqua speaker
Diferente do Xperia Z3, a Sony adicionou um alto-falante na parte inferior do Xperia M4 Aqua. / © ANDROIDPIT

Ainda com relação ao desenho do M4 Aqua, vale dizer que a Sony manteve as características do Omni Balance, com uma placa de vidro na parte traseira e praticamente todas as características do projeto do Xperia Z3 podem ser notadas no novo aparelho. O dispositivo chegará ao mercado em 3 cores diferentes: preto, branco e vermelho-escuro.

Sony Xperia M4 Aqua – Tela

A tela do Xperia M4 Aqua é brilhante, apresenta ângulos estáveis e bom contraste. O painel é de 5 polegadas com uma resolução de 1280 x 720 pixels que, para um celular mid-range é mais que satisfatório. A Sony também oferece a possibilidade dos usuários usarem o dispositivo com luvas e, por causa disso, oferece um modo de tela sensível. Entretanto, ainda não há nada comparado com a experiência de uso da tela de toque do Xperia Z2, na qual é possível usar um lápis para entrar com conteúdo e realizar comandos, por exemplo.

sony xperia m4 aqua screen
A qualidade da tela do Xperia M4 Aqua leva a assinatura da Sony e oferece bons ângulos de visão e brilho na medida certa. / © ANDROIDPIT

Sony Xperia M4 Aqua – Características Especiais

Como muitos outros smartphones da Sony, o Xperia M4 Aqua é à prova d'água, aliás, essa é a referência que deu nome ao aparelho. As aberturas para os fones de ouvido e para a porta micro USB estão totalmente expostos, mas o resto está escondido atrás de "cortinas protetoras".

sony xperia m4 aqua corner
O slot para o cartão micro SD e a entrada para os fones de ouvido estão exposta, mesmo o dispositivo sendo à prova d'água. / © ANDROIDPIT

Sony Xperia M4 Aqua – Software

O Xperia M4 Aqua roda com Android 5.0 de fábrica em conjunto com a skin da Sony, a Xperia UI, que foi adaptada para a versão mais recente do sistema operacional da Google e que oferece o Material Design como diretriz visual. 

sony xperia m4 aqua settings
A barra de status, notificações e atalhos rápidos está otimizada para Android Lollipop! / © ANDROIDPIT

Um detalhe interessante sobre o software é que na área de personalização os usuários poderão mudar o esquema de cores de acordo com as preferências e personalizar a interface do usuário com as próprias ideias. Particularmente, as novidades da Xperia UI me agradaram muito, os ícones dos aplicativos estão maiores e mais fáceis de reconhecer a a integração de cores de acordo com os aplicativos usados em primeiro plano deixam a experiência do usuário muito mais agradável e tiram o peso daquela skin escura e pesada da fabricante japonesa.

sony xperia m4 aqua front
O Xperia M4 Aqua está rodando a versão mais recente do Android, o Lollipop. / © NextPit

O que realmente chama a atenção no Xperia M4 Aqua é que este mid-range vem recheado de bloatwares. Todos os aplicativos e serviços exclusivos da Sony, como o "What's New" e o "Xperia Lounge" já vem embarcados e não é possível desinstalar os mesmos. Existem aplicativos, como o "PS Video" ou o "PlayStation" que são extremamente interessantes, especialmente para quem não quer ter que investir muito dinheiro em um smartphone para poder conectar o mesmo com o Play Station. Contudo, a política de bloatwares das grandes fabricantes acabam, por vezes, utilizando espaço na memória do aparelho e afetando a performance do dispositivo.

m4 aqua aplicativos bloatwares
O Xperia M4 Aqua oferece alguns serviços exclusivos da Sony, mas acaba forçando o usuário a ter os apps da empresa. / © ANDROIDPIT

Sony Xperia M4 Aqua – Performance

Graças a um processador Snapdragon 615, octa core, este dispositivo não apresentou qualquer problema de desempenho durante o tempo que passe com ele. A otimização do software na versão Android 5.0 Lollipop com o hardware entrega uma performance acima da média. Abrir e fechar aplicativos, acessar a gaveta de apps e lançar aplicativos foi bem fluido e é bem fácil notar o quão veloz o Snapdragon 615 pode ser.

O curioso aqui é que, ao contrário do Xperia Z3+ que mais parece uma frigideira depois de cinco minutos de uso, o processador do Xperia M4 Aqua se mostrou muito superior em gerenciar o calor e entrega uma experiência de uso com a câmera melhor qua do recém anunciado Z3+.

sony xperia m4 aqua
O Processador do Xperia M4 Aqua gerencia melhor o aquecimento do processador que o Xperia Z3+. / © ANDROIDPIT

Sony Xperia M4 Aqua – Áudio

Uma das minhas críticas ao Xperia M4 Aqua está no fato de que o alto-falante mono está posicionado na parte de inferior da moldura e não na frente do dispositivo. A Motorola já comprovou ser possível colocar um smartphone de gama média no mercado com uma coluna de áudio estéreo na parte frontal do dispositivo e a Sony que traz essa característica nos seus smartphones topo de linha resolveu abrir mão da qualidade de áudio aqui.

Sony Xperia M4 Aqua – Câmera

No papel, o M4 Aqua parece ter uma boa câmera. O sensor principal é de 13 Megapixel e o da câmera frontal tem uma lente grande angular (88°) e uma resolução de 5,1MP. Se pensarmos que a Samsung acaba de anunciar o seu carro-chefe de 2015, o Galaxy S6 com uma câmera frontal de 5MP, é fácil identificar o público-alvo da Sony ao colocar um mid-range no mercado com um sensor frontal com tamanha resolução. Sim, estamos falando aqui dos amantes das selfies e chats de vídeo, pois o Xperia M4 Aqua se apresenta como uma ferramenta perfeita para tais fins.

sony xperia m4 aqua camera
A câmera do Xperia M4 Aqua recebe suporte de um flash de LED e oferece o mesmo número de modos que o Xperia Z3! / © ANDROIDPIT

Abaixo, você confere uma galeria de imagens que fiz com o dispositivo e, por incrível que pareça, ficaram melhores no PC que na tela do Xperia M4 Aqua:

Sony Xperia M4 Aqua – Bateria

Com 2.400 mAh, o Xperia M4 Aqua até pode passar a impressão de ser um dispositivo com uma autonomia pequena. Porém, está na média de mercado para um aparelho de 5 polegadas e uma tela com resolução de 720p. Para se ter uma ideia, com uso moderado consegui manter o aparelho por um dia e meio até a bateria chegar aos 15%.

Além disso, o novo mid-range da Sony traz os mesmos recursos de bateria que o atual carro-chefe da fabricante, o seja, o Modo STAMINA e o Modo Ultra STAMINA, o que acaba fazendo deste dispositivo um dos melhores em termos de autonomia de bateria entre os smartphones Android de gama média do mercado, perdendo apenas para o Mi 4i na minha opinião.

Sony Xperia M4 Aqua – Especificações Técnicas

Dimensões: 146 x 73 x 7,3 mm
Peso: 136 g
Tamanho da bateria: 2400 mAh
Tamanho da tela: 5 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1280 x 720 pixels (294 ppi)
Câmera frontal 5,1 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 5.0.2 - Lollipop
Interface: Xperia UI
RAM: 2 GB
Memória interna: 8 GB
16 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 615
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 1,5 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Veredito Final

O Xperia M4 Aqua é ideal para aqueles que procuram um smartphone com preço um pouco mais acessível sem o hipe do hardware poderoso dos celulares high-end. Visualmente, ele lembra bastante o Xperia Z3, o que garante ao M4 Aqua um certo requinte. Depois deste teste posso dizer que a Sony Brasil trouxe este celular para os usuários brasileiros a um preço acessível quando olhamos para as especificações técnicas do mesmo.

E aí, o que você achou do Sony Xperia M4 Aqua? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

Sony Xperia M4 Aqua – Onde comprar

Algumas lojas online comercializam o Xperia M4 Aqua no Brasil, com preços relativamente menores do que o oficial. Confira abaixo onde comprar o novo dispositivo da Sony com desconto:

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os comentários favoritos dos leitores

  • Marcos Rocha 02/03/2015

    Parabéns Sony

  • Micarla Leone 13/08/2015

    Tenho um Xperia M4 Aqua à 1 mês, fico conectada o dia inteiro, assisto filmes nele, baixo trabalhos em PDF, baixo jogos pesados, tiro várias selfies... E até hoje nunca apresentou nem um problema, nunca esquentou, nunca travou, a bateria é perfeita chega a durar até 2 dias Roda tudo perfeito.
    Tô satisfeitissima com meu Xperia M4 aqua.
    OBS: ELE TEM 16 GIGAS, SENDO QUE 11 LIVRES.

  •   29
    Conta desativada 03/03/2015

    "Moto Gold"

    é depois dessa acho que vou sair da internet por hoje.

  •   99
    Conta desativada 02/03/2015

    Cara muitos usuários da Motorola gostam dos Motos pelos preços acessíveis...
    (Melhor custo benefício)

  • João 02/03/2015

    Não gostei, deveria ter 16gb de memória, 8gb não dá pra nada! Instala dois jogos grandes e se foi a memória interna,fora o restante dos aplicativos.

358 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Romilson soares 18/08/2016 Link para o comentário

    Uma porcaria fica perdendo a conexão com o WiFi direito tenho que troca a Plá de rede


  • José Luís Silva Martiniano 31/07/2016 Link para o comentário

    O Z3 Compact é bem melhor.


  • Flavia V 19/06/2016 Link para o comentário

    Tenho o M4 há 1 ano e nunca tive problemas com travamento como eu tinha com o aparelho da Samsung. Uso o aparelho o dia inteiro abrindo vídeos, emails, ouvindo músicas, vídeo chamadas sem problema algum. A câmera de selfie tbem é ótima, mas a traseira deixa a desejar qto às cores qdocomparado ao moto g 2, por outro lado o M4 tira fotos noturnas bem melhores.
    Já usei o aparelho imerso em piscina e cachoeira sem tem problema, então adoro meu aparelho.


  • Sergio Luiz 10/03/2016 Link para o comentário

    Esse experiência M4 é meio tosco perto do Z3 que oferece um desempenho melhor com uma preço mais acessível por esse preço se compra um z3 e ainda sai com uma grana no bolso.


    • André Luiz Corrêa da Silva 08/05/2016 Link para o comentário

      nem me fale,me arrependi ,perdi meu z3 e comprei esse por 100 reais de diferença e ...nao gostei muito:-(


  • Victor 21/02/2016 Link para o comentário

    ele é a prova d'agua mas se mergulhar na mesma ele estraga os conectores usb e de fone que estão desprotegidos? tem coisa errada na matéria ou na sony em...


  • Jose Luis De Santi 13/02/2016 Link para o comentário

    Comprei o M4 Aqua em setembro passado. Um ótimo equipamento. Estou me deparando com um probleminha. Já tentei de tudo (troca de chip, hard reset e por último atualização em modo reparo). O que acontece é que via de regra ele reconhece rede 4G mas não consegue registar. Se entro numa região 4G, aparece o 4G, não trafega e nem atende ligação, caiu o sinal e conecta no 3G. Precisei desabilitar o 4G para não ficar caindo a toda hora. Alguém já passou por isto?


    • Catarina De Paula 22/02/2016 Link para o comentário

      Já testou seu chip em outro aparelho 4G para ver se funciona?


    • Karina Pereira 03/11/2016 Link para o comentário

      Estou com o mesmo problema, já mudei até de operadora mas não resolveu, aí quando testei em outro aparelho funcionou normal


  • Gabriel Gomes 04/02/2016 Link para o comentário

    Ele esquenta muito?
    a bateria e boa?
    a camera é boa?
    a parte de tras é plastico ou vidro?


    • Sr Adriano 11/02/2016 Link para o comentário

      esquentara muito amigo se usa ele po muito tempo sem parar, a traseira é de plastico parece muito vidro mas basta da uma batidinha com a unha que vera é de plastico,tenho um e nao me arrependo de compra-lo ,bateria,camera tudo bom,claro a bateria nao dura nem ferrando os 2 dias prometido, pra dura so dexando ocell parado como peso de papel


    • Sr Adriano 11/02/2016 Link para o comentário

      é de plastico amigo tenho um,bateria nao dura 2 dias mas ja consegui dura 1 dia e meio co mele qse parado mas consegui,ele esquenta sim quando ta usando eele pra vale, po exemplo q nem eu jogando MKX po um tempo


  • Diego S. 01/01/2016 Link para o comentário

    Pra quem já possui o M4 aqua, ele tem realmente a tapa traseira em vidro, pois vi em alguns reviews que era plástica, mas o dispositivo era dual sim. A questão, existem duas variantes do M4 aqua (dual e single sim) e ele possui tampa traseira de vidro?


    • Fellipe Paz 07/01/2016 Link para o comentário

      Acabou de chegar o meu é no Brasil só veio a versão dual chip e a traseira é de plástico mesmo mais imita perfeitamente o vidro então é um super ponto positivo por não ter o problema de quebrar com facilidade


      • Jeffersom Benvindo 25/01/2016 Link para o comentário

        mais eu tenho um single chip


      • Sr Adriano 11/02/2016 Link para o comentário

        amigo tambem tem a versao de 1 chip pesquisa melho ae que tem pra vende sim tanto de 1 ou 2 chip e os dois com 16GB de memoria


    • Sr Adriano 11/02/2016 Link para o comentário

      amigo nao existe m4 aqua com traseira de vidro possuo um e tanto modelo dual ou single chip sera com traseira de plastico!! sim a traseira é de plastico


    • Flavia V 19/06/2016 Link para o comentário

      A tampa traseira é de plastico, mas parece vidro. E ele tem aparelhos com 8 e 16 Gb. O meu é de 16Gb


  • Jaqueline Sallessi Rossini 21/12/2015 Link para o comentário

    Comprei meu Sony M4 à 6 dias. O aparelho é ótimo câmera desempenho. Porém estou totalmente insatisfeita com q bateria não dura jamais 2 dias. Sem no modo stamina ele estava durando umas 16h com o modo stamina ele está quase atingindo as 24H. Ele esquenta. Decepcionante


    • Sr Adriano 11/02/2016 Link para o comentário

      em pleno 2016 , e quando foi lançado o m4 em 2015 nao botei fe que podia dura 2 dias,acreditei mais que ele é a prova d agua isso sim, consome mt ne se parar pra analisa um smart hoje em dia,teria q ter a senhora bateria ahahhahahhah o meu ja consegui sem carrega 1 dia e meio mas sem joga praticamente e fica so navegando coisa bem basica e dexando ele queto.


      • Catarina De Paula 22/02/2016 Link para o comentário

        Acredito que o aparelho de vocês estejam com problemas. Tenho um M4 e a bateria já chegou a durar 2 dias e meio, no modo Stamina (usando Facebook, Whatsapp, música e ligação), agora se usar para ficar jogando não irá durar mais que 1 dia mesmo rsrs. Já tive um M2 Aqua e a bateria dele é tão boa quanto do M4 Aqua, com o M2 a bateria chegou a durar 3 dias (usando Whatsapp, Facebook).


      • Fabiana Eduardo 15/03/2016 Link para o comentário

        Olá Catarina, o seu aparelho esquenta muito também??, recebi o meu ontem e sem usar em praticamente nada, ele ja está quente!!!


  • David CD 16/12/2015 Link para o comentário

    Hahahahaha, voa mais baixo ae Sony, tela hd ? ah sem mais... a declarar.


    • Maxpower 16/12/2015 Link para o comentário

      O aparelho é mid-range, o que vc queria.. é muito melhor do que a maioria mid-range


  • Maxpower 15/12/2015 Link para o comentário

    Ótimo aparelho para o preço que se propõe... porém depois que vc passa a usar um high-end, fica difícil pensar em um mid- range ... lembro ainda do meu antigo. mid- range iPhone 5s... muito bom... depois que pulei pro high-end HTC one, em seguida o Z2...fica difícil pensar novamente num mid-range ...


  • Pedro P R Oliveira 15/12/2015 Link para o comentário

    Alguém aqui sabe do que se trata essa nova versão de software que saiu hoje pela manhã pro Z2? A versão é 23.4.A.1.264.


  • Davi Ferreira 15/12/2015 Link para o comentário

    realmente 16 gigas e nas lojas americana custa 1.000 R$ .Um ótimo aparelho gostei ,uma tela full HD e ia ficar perfeito . Minhas opções de compra: M4 aqua , C4 selfie , moto x 2014 ,moto x play .


    • David CD 16/12/2015 Link para o comentário

      moto x 2014 ou o play


    • Victor 16/12/2015 Link para o comentário

      c4 selfie ou m4 aqua. Moto X Play peca no design.

      Eu iria de M4.


  • Davi Ferreira 15/12/2015 Link para o comentário

    8g?


    • Sr Adriano 11/02/2016 Link para o comentário

      nao amigo possui 16gb acho que nem existe o modelo de 8gb se existe sao muito e muitos poucos a venda no brasil ate agora so encontrei a venda modelo de 16gb


  • Alex Henrique 15/12/2015 Link para o comentário

    Quesito Áudio: Tem duas saídas Frontais, correto está na moldura, sele só saí som MONO, no speaker debaixo, que está localizado na parte inferior ilustrado na 4° foto,se o speaker superior ao lado da camera é para chamadas comuns para que serve aquele speaker inferior? sendo que já tem o da 4° foto? ou o speaker inferior e o da lateral do aparelho trabalham conjuntos? #Confuso
    Donos do Xperia poderiam informar?


    • Victor 16/12/2015 Link para o comentário

      No meu z3 os dois trabalham em conjunto. Mas no caso do m4 eu acho que o de baixo é pra músicas essas coisas e o de cima é pra ligações.


  • Victor Lima 15/12/2015 Link para o comentário

    memória interna de 8 GB ? matou o aparelho


  • Paulo Haddad 15/12/2015 Link para o comentário

    Sony foi minha maior decepção... só teria coragem de pensar em comprar novamente caso viesse com android puro. os programas de fábrica consomem bastante memória e bateria. o à prova d'água funciona em partes, o touch fica horrível com o passar do tempo 😢


    • Flavia V 19/06/2016 Link para o comentário

      Debaixo dagua o touch não funciona direito, por isso ele tem um botão físico para tirar fotos. Depois é só secar a tela que ele volta a funcionar normalmente. Já usei várias vezes assim e debaixo da água é só para tirar fotos


  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    15/12/2015 Link para o comentário

    Este artigo foi atualizado. Os comentários abaixo deste podem fazer referência a uma versão anterior da matéria.


  • Bruno Nunes 25/11/2015 Link para o comentário

    Estou na dúvida se compro um Moto G Edição Turbo ou esse Xperia M4 Aqua às especificações são praticamente as mesmas...


  • Igor Leonardo 02/11/2015 Link para o comentário

    Ótimo ferro de passar roupa
    Comprei um Xperia m4 achando que era um ótimo investimento, porém o que realmente tenho em mãos é um aparelho que super aquece na parte traseira de cima com tarefas normais de uso, e que parece que vai queimar minha mão quando roda algum jogo.


    • daniel-drake 02/11/2015 Link para o comentário

      mais ele so e ruim nisso do aquecimento ? o que você achou do pros e contra dele vale apena ?


  • Paulo Camposak 19/10/2015 Link para o comentário

    Comprei um Sony Xperia Aqua Duo e não fiz ainda um mês de uso do aparelho por conta de um problema ainda não resolvido. Esteve duas vezes na AT "avançada", dita "avançada", por eles. O problema persistente é que ao gravar um áudio de voz, seja lá em que aplicativo for, ao ouvir a gravação, junto vem um ruído, chiado, semelhante àqueles que se ouvem vindo de uma caixa de som quando um celular nas proximidades recebe uma ligação ou SMS. Quero cancelar a compra e já comprei até um outro celular, um ASUS Zenfone 2. Vejam o video que gravei sob o título: Problemas com o Sony Xperia M4 Aqua Duo


  • Bruno Guimarães Zavan 11/10/2015 Link para o comentário

    O meu na primeira semana deu defeito na caixa de som, o volume parecia estourar a caixa, mesmo sendo baixo e agora o som sai baixo, parece que está no ultimo, não importa o quanto aumente.

    Decepcionado.


  • Fabricio Vitorelli Franco 19/08/2015 Link para o comentário

    dica para quem tem prob com o cell
    não compre no lançamento. da muito prob o mesmo p vários produtos independente da marca
    celular tem que lançar a cada 2 ou 4 meses. nisso já cai o valor do anterior. Em 40 dias já caiu mais de 20% e já devem corrigido vários erros

    Eu trabalhei 5 anos em uma multinacional de eletrônicos, sendo principalmente celular, e apresentam defeitos mesmo nos meses 1 ou 2 ... então eu não recomento comprar lançamento, assim mesmo para outros eletrônicos de qualquer marca e ate mesmo veículo, mas a taxa de defeito registrado pelo SAC, não passa de 2% sendo que as gigantes aqui no BRA fabricam em torno de 800mil aparelhos ao mês... Porém quem tem problema vai em todos lugares reclamar, parecendo que é geral o problema, mas não é. Dica também para verificar sem tem SAC perto de sua cidade, alguns casos tem que enviar para fora e aguardar de 20 a 40 dias, isso pode ser estressante ficar esse período sem o celular, mas sempre resolve, é bom deixar um usado de reserva para isso, pode ser para sua família, 1 cel reserva para 4 pessoas é ideal, para ajudar nesse tempo.

    Eu tive já 5 celulares Smartphone, e nenhum tive que levar para SAC, sendo marcas como LG, Sony, Samsung... Não comprei no lançamento ... rs

    Fica a dica novamente


  • Lion Oliveira 18/08/2015 Link para o comentário

    comprei o meu faz umas três semanas, desde la minha câmera nunca funcionou existe alguma maneira de resolver isso ou só trocando o aparelho?


  • Géssica Moreira 18/08/2015 Link para o comentário

    Gente eu posso então tranquila entra com o celular no mar ou na piscina ne?? Ame a prova de água mesmo? Tô com medo de comprar por este motivo. Vcs testaram?


    • Aline Araújo 01/09/2015 Link para o comentário

      piscina, tá. mar não


    • Sr Adriano 11/02/2016 Link para o comentário

      ta maluca no mar? mar eh agua salgada ahahahh so entra com ele em piscina ou em casa molhando em torneira lugares assim, veja meu video testando,so lembrando feche bem as duas portas do M4 pra nao entra agua

      youtube:
      /watch?v=WraCRU4wENg


    • Flavia V 19/06/2016 Link para o comentário

      Na piscina pode, já usei mas em pouca profundidade, fui a 1 metro no máximo, depois lavo ele em água corrente para tirar o cloro e deixo secar antes de conectar o carregador. Segui as orientações da Sony e ainda não tive problema. Twnho meu há 1 ano. No mar não pode usar e eu não me arrisquei.


  • Leandro Rodrigues Figueiredo 17/08/2015 Link para o comentário

    Alguém sabe como remover o cartão de memória??


    • Aline Araújo 01/09/2015 Link para o comentário

      na lateral


      • Sr Adriano 11/02/2016 Link para o comentário

        mas antes de remove pela lateral é bom remove com segurança em configuraçao/armazenamento/ desconectar cartao SD


  • Micarla Leone 13/08/2015 Link para o comentário

    Tenho um Xperia M4 Aqua à 1 mês, fico conectada o dia inteiro, assisto filmes nele, baixo trabalhos em PDF, baixo jogos pesados, tiro várias selfies... E até hoje nunca apresentou nem um problema, nunca esquentou, nunca travou, a bateria é perfeita chega a durar até 2 dias Roda tudo perfeito.
    Tô satisfeitissima com meu Xperia M4 aqua.
    OBS: ELE TEM 16 GIGAS, SENDO QUE 11 LIVRES.


    • Davi Menezes 24/08/2015 Link para o comentário

      Micarla, estou em dúvida se compro o M4, minha principal dúvida é em relação a câmera. Você esta gostando da qualidade das fotos? Estou perguntando, pois vi em outro review que a qualidade não é muito boa quando se amplia a imagem, por exemplo para ver em tela cheia no PC.


    • Igor Leonardo 02/11/2015 Link para o comentário

      Vc tem sorte o meu parece um ferro de passar roupa


    • Jhoni Renato 01/01/2016 Link para o comentário

      Nossa, o meu não dura um dia a bateria, digo um dia de trabalho, das 8 as 18


  • Thais Scheffer 12/08/2015 Link para o comentário

    Comprei um aparelho em julho, e até a semana passada era só elogios, agora a porcar... parou de funcionar o alto falante... Quando recebo uma chamada só ouço se for usando o viva voz. Se vc vai comprar essa porcar... Desista!
    Nem assistência técnica autorizada tem no Paraná. Tem q esperar no minimo 20 dias pra receber o aparelho de volta, e quem garante que não venha a acontecer de nv....??


    • Pyetro Costa 18/08/2015 Link para o comentário

      Quando deu problema você já procurou assistência técnica ou a loja onde comprou? Eu sempre sugiro levar para loja onde fez a compra e deixar o problema pra eles. Se for caso de assistência, a loja faz o procedimento de levar na assistência e tudo... Você só tem que esperar. Se não tiver assistência perto, não sei direito como é, a loja tem que substituir o defeituoso para você outro novo... Nunca perdi tempo com assistência, sempre procurei a loja primeiro!


      • Thais Scheffer 18/08/2015 Link para o comentário

        Procurei a loja sim, e eles me disseram que se o problema tivesse acontecido até 7 dias após a compra eles poderiam fazer a troca, dps disso somente direto com a sony mobile...


      • Marcos Oliveira 30/11/2015 Link para o comentário

        Olá... de acordo com o CDC, se não tiver assistencia técnica autorizada em sua cidade, eles são obrigados a realizar a troca do aparelho dentro da garantia... Eu tive um problema parecido com um Positivo Octa, ele queimou um falante e o vibra call... Fui direto na loja (Casas Bahia) e eles cancelaram a compra e me disponibilizaram outro aparelho para compra nas mesmas condições da promoção... Estou com um M4 Aqua q está me atendendo muito bem, até pq eu exagero no uso, com jogos e apps pesados, mas não me deixou na mão até agora... estou muito satisfeito...


      • Jhoni Renato 01/01/2016 Link para o comentário

        Isso vale para quem efetuou compra pela Internet também? Porque na minha cidade não tem assistência pela garantia.


      • Sr Adriano 11/02/2016 Link para o comentário

        vai no site fera, entra no suporte da sony e fala com eles


    • Rodrigo de Lima 20/08/2015 Link para o comentário

      Tive o mesmo problema Thais. Mas no meu caso ele apareceu apenas 23 dias após a aquisição. Inacreditável.


  • Rodrigo Cunha 11/08/2015 Link para o comentário

    Um lixo!!! Comprei há 15 dias e o flash deixou de funcionar, ficará de 15 a 20 dias úteis pra o reparo!!! E quando fui a assistência técnica chegou outros 2 com outros problemas, me arrependi de ter dados R$1499 nessa porcaria de celular!!!!


  • Maiara Gomes 06/08/2015 Link para o comentário

    Comprei o M4 do dia de seu lançamento, tive problemas no 2°dia de uso com o despertador e o PROTEGIDO que a o desligar o aparelho ele bloqueia o uso.Troquei por outro na loja, nos primeiros dias de teste também apresentou os mesmos problemas, desisti de trocar, porém no 11°dia de uso notei que não estava reproduzindo videos da sua própria câmera, resetei o celular e pronto problema resolvido, mas ainda não acabou...passou mais uns 3 dias e do nada a o entrar em meu álbum e filtrar por pastas fala que "não tenho nenhum item em minha coleção" sendo que tenho várias fotos e vídeos, isso também acontece com os app de músicas diz que "não existe itens na coleção" nem uma música de toque personalizada posso colocar em meu aparelho.
    Me arrependi de ter pago 1.499,00 neste aparelho, fora que ele realmente esquenta muito a o filmar e tirar fotos.
    Eu estava em dúvida entre ele e o Galaxy A5 antes tivesse pego o A5!


  • clayton moroni 01/08/2015 Link para o comentário

    Olá amigos tenho um a 15 dias, 1- ele tem 16G interno, 2- aquecimento o meu esquenta menos que o meu antigo s5 mini principalmente a tela,3- as câmeras são sony muito melhor de os das Samsung, não tanto em definição não em rapidez principalmente em objetos em movimento ,neste quesito ganha até do penúltimo s4 zoom, principalmente a frontal, 4- conselho caso for comprar atualize sua conta do Google, número cadastrado, este aparelho vem com um sistema bloqueio casa seja roubado, "PROTEGIDO", passei um apuro para desbloquear o número cadastrado no Google tem que estar no sim1, se não ele não desbloqueia nem dando um Master reset, olha tem um monte de gente mandando para assistência por este motivo, Eu pessoalmente gostei caso tenha o celular furtado!


    • Amanda Souza 06/08/2015 Link para o comentário

      clayton me ajude o meu ta assim digito o email e a senha não vai so tenho um chip tava no 2 coloquei no 1 e não vai oq faço por favor?


      • clayton moroni 06/08/2015 Link para o comentário

        Entra no PC e vê qual número esta cadastrado na sua conta do Google, este número tem que estar no chip 1, para sair do modo protegido o número do Google tem que estar no celular. Caso vc tenho outro número agora vc tem que atualizar o atual, o problema é que o Google manda uma mensagem para o número para vc digitar, o celular em modo protegido, ou reinicia e vê a mensagem rápido antes de entrar em modo protegido ou tem que utilizar outro aparelho obs a mensagem de confirmação que o Google manda é normal de texto então qualquer aparelho até os antigos tá para receber a mesmo.


    • Karol Alves 08/08/2015 Link para o comentário

      Pois o meu foi para garantia por esse motivo. Liguei para assistência e eles não souberam me informa o pq desse defeito. E esse bloqueio aconteceu justamente quando mudei o chip de posicao. Eles deveriam divulgar essa informação pois falicitaria a vida do usuario.


  • Tici Santiago 29/07/2015 Link para o comentário

    Velho, to perdida nessa história toda, uns elogiam o celular outros esculhambam, ja vi varios videos sobre ele e muita gente tá falando q ele é um cel mid com todos os pré-requisitos de um cel top e que é o novo carro chefe da Sony, foram q tão dizendo q ele supera até o Z3, mas vi muita gente reclamando de defeitos q ele vem apresentando com menos de um mês de uso e sobre um possivel aquecimento exagerado do aparelho, gostaria muito de saber se isso procede! Eu esperarei o preço dele abaixar um pouco, ja consigo encontra-lo de 1299, mas sei que em poucos mês ele chegaram a menos de 1000!


    • Pyetro Costa 18/08/2015 Link para o comentário

      O aparelho é bom sim. É lógico que sempre podem apresentar defeito seja qual aparelho for de qualquer marca... É por isso que todas as fabricantes tem controle de qualidade, e a margem de possíveis produtos com defeitos não costumam passar de 1%. Acontece que 1% em escala global chega a parecer maior. Enfim...
      Na questão de desempenho ele Não supera o Z3... Seu processador é superior a concorrência entre os intermediários (a maioria com Snapdragon 400/410), mas não chega nem perto dos Top de linha (Snapdragon 800, 801, 808 e 810)...
      É um excelente aparelho. Mas tem que ser inteligente e esperar o preço baixar pra comprar, não como uns aí que se afobam e compram no lançamento, pagando o valor mais alto dele. Sempre o aparelho tem uma redução de 20% à 30% logo nos primeiros 3 meses... (Exemplo disso é o Galaxy A7 de R$ 2.100 no lançamento pra R$ 1.390 de 3 à 4 meses depois)... Além disso é normal que as primeiras "fornadas" tem maior número de defeitos, aconteceu com PS 4, XBox One, e qualquer outra coisa, também por isso é sempre bom esperar um pouco antes de comprar! Lembrando que até automóveis, produtos de mais de 30 mil reais podem apresentar problemas, nestes casos acontece o recall...


      • Fabricio Vitorelli Franco 23/08/2015 Link para o comentário

        É isso mesmo, eu trabalhei 5 anos em uma multinacional de eletrônicos, e os produtos sendo principalmente celular, apresentam defeitos mesmo nos mês 1 ou 2 ... não recomento comprar lançamento, assim mesmo para outros eletrônicos de qualquer marca e veículos também. e a taxa de defeito registrado pelo SAC, nao passa de 2% ... porém quem tem problema vai em todos lugares reclamar, parecendo que é geral o problema.

        eu tive já 5 celulares Smartphone, e nenhum tive que levar para SAC, sendo marcas como LG, Sony, Samsung.


  • Thony Tavarez 26/07/2015 Link para o comentário

    GENTE TA TODO MUNDO RECLAMANDO DO AQUECIMENTO DO M4 ISSO PROCEDE, TO QUASE COMPRANDO UM TENHO UM GALAXY GRAN 2 E TO CANSADO DA SANSUNG...


    • Aline Araújo 01/09/2015 Link para o comentário

      comprei o meu ontem, não percebi nada até o momento


  • Raphael Rocha Pereira 24/07/2015 Link para o comentário

    A memória é de 8Gb? Pensei que fosse 16Gb (descontando o sistema operacional e apps achei que seria uns 11Gb pelo menos). Será que alguém pode me esclarecer isso?


    • Pyetro Costa 18/08/2015 Link para o comentário

      Tem dois modelos um com 8GB e outro com 16 GB... A versão com 8 GB é a Single Chip que NÃO veio ao Brasil, recebemos apenas a versão Dual com 16 GB...


  • Filipe Louly 23/07/2015 Link para o comentário

    Não recomendo o celular, comprei um M4 e em menos de 2 semanas ele apresentou um defeito, que pelo visto várias pessoas o tiveram. Entra em um modo protegido e não consegue acessar de jeito nenhum o celular, ou seja, fica inutilizado. Além disso, ele esquenta excessivamente ao ser carregado ou durante a utilização. Não vale nenhum centavo do que paguei. Ainda por cima, assistência técnica da Sony Mobile no Brasil é de péssima qualidade.


    • Pyetro Costa 18/08/2015 Link para o comentário

      Leia o manual antes de utilizar e iria saber como proceder no caso do modo Protegido! Não culpe o aparelho por não saber usá-lo!


  • Joao Aquiles 14/07/2015 Link para o comentário

    Roque Estevão, ao contrário do indicado para pegar o z3 compact, esquece, não pegue o z3 compact, pois o mesmo está dando muita dor de cabeça aos seus usuários, assim, como o z3 normal. Entre no site Reclameaqui e comprove. O M4 aqua, é mais novo, embora tenha processador, tela e camera inferior, não vem apresentando os problemas dos Zs3. O que adianta vc pegar um tel (z3) que dá inúmeros problemas (esquenta e não dá para utilizar a camera, por exemplo).


    • Danilo Ribeiro 14/07/2015 Link para o comentário

      Bom, aí é sua opinião! Se alguém deixa de comprar um celular pq acha que a tela pode quebrar, então isso significa que nunca comprará um. O cara vai lá, paga 1300 num celular, não usa um capa, aí o aparelho, cai ou bate em alguma coisa, quebra e vem reclamar depois dizendo que o celular não presta. Conta outra né? Tenho um z3 compact e nunca aconteceu nada de errado com o meu aparelho, a dica é cuidar, simples assim. Sobre a câmera isso NÃO é exclusivo do z3, é dos xperia em geral e o aquecimento ocorre APENAS na filmagem em 4K.


    • Pyetro Costa 18/08/2015 Link para o comentário

      Não confunda Xperia Z3... Aparelho excelente, com Xperia Z3+ (Z4 na Ásia)... Esse último sim tem problemas de aquecimento por causa do processador Snapdragon 810. Não é culpa totalmente da Sony e sim da Qualcomm; Aparelhos de outras marcas com esse processador também apresentaram os problemas de aquecimento o HTC One M9 e o Lg G Flex 2...


  • Roque Estevão 10/07/2015 Link para o comentário

    Estou com uma duvida cruel, pretendo trocar meu moto g 2° geração e qual o melhor aparelho, moto x 2° geração ou sony xperia aqua m4, pela pesquisa de preços, estão praticamente iguais, ME AJUDEM....


    • Danilo Ribeiro 10/07/2015 Link para o comentário

      Cara, compensa mais você pegar o Z3 Compact. Ele é superior ao aqua em desempenho e câmera. Vai de compact... Peguei um.e to achando ótimo, ele tá na.faixa dos 1300,00


  • Danilo Ribeiro 08/07/2015 Link para o comentário

    Camila, gostaria que vocês do AndroidPit fizessem um artigo com dicas de como aproveitar melhor a câmera dos Xperias. Tenho um Z3 Compact e estranho muito tantos modos de configuração . Tentei publicar isso no forum, mas está dando erro.


  • alexandre vitorino 08/07/2015 Link para o comentário

    Gente não se esqueça que está em pré-venda ainda, quando acabar a pré-venda vai abaixar um pouco e lá para o mês de agosto vai está com um preço de mid-range ... É como vocês falam é um mid-range com jeitão de top , vocês e mais um monte vai ter black Friday também ... Isso prova que vai achar o smarthphone por R$:800.00 ... Isso é o que eu acho me corrijam se estiver errado ... Porque pelo que eu me lembre foi assim com o M2 aqua ...


    • Tici Santiago 29/07/2015 Link para o comentário

      Veelho, to com vc, eu tava pensando em comprar agora, mas ele tá muito caro e como tá sendo considerado um mid-range acho q logo irá baixar de preço, fora q nesse mês ja tem as Black Friday. Agora o q eu to com medo são as pessoas reclamando de alguns problemas q ele apresentou em menos de um mês de uso!


      • Pyetro Costa 18/08/2015 Link para o comentário

        Antes dar problema com 1 mês de uso do que após 3 meses... Pois assim fica fácil acionar a Loja em que comprou o produto para fazer a troca do mesmo... Após 3 meses só é possível acionando a fabricante... E eu sempre prefiro falar logo com a Loja... Apesar de eles falarem que não podem e etc, é tudo jogada, eles são obrigados por lei a fazer a substituição se o aparelho apresenta defeito dentro de 90 dias dado a data compra!


    • Pyetro Costa 18/08/2015 Link para o comentário

      Isso mesmo, esperar no mínimo 3 meses antes de comprá-lo... Até lá chega perto dos R$ 1.000, possivelmente até abaixo. Mas não muito pois o dólar a R$ 3,51 acaba atrapalhando!


  • Mitsuru Tanabe 07/07/2015 Link para o comentário

    Oi Camila, tem como comparar o Zenfone 2-ZE551 e o M4 Aqua Dual??? se sim qual dos dois você acha que é melhor??? e outra pergunta, estava mexendo num M4 Aqua Dual numa loja aqui em Brasília, e a vendedora estava me falando as vantagens quando de repente ela me falou que como ele é octacore 4 nucleos de 1,5 e os outros 4 nucleos de 1,00, pode ser comparado a um quadcore de 2,5... isso é verdade ou a mulher falou abobrinha???


  • Gean Militao 07/07/2015 Link para o comentário

    Alguem que já tenha o aparelho, pode dar maiores informações sobre aquecimento, vi varias informações sobre aquecimento neste processador.


  • Fernando Garcia 06/07/2015 Link para o comentário

    Comprei um M4 por R$ 1,169,00 no site www.fnac.com.br, por esse valor achei um bom investimento.


  • Juliana de Paiva 04/07/2015 Link para o comentário

    Gostaria de ver fotos a noite com a câmera do Xperia M4 .. fotos da fronta e traseira .. não tive uma boa experiencia com outro Sony fazendo imagens a noite...
    Alguém ???


  • Juliana de Paiva 04/07/2015 Link para o comentário

    Gostaria de ver fotos a noite com a câmera do Xperia M4 .. fotos da fronta e traseira .. não tive uma boa experiencia com outro Sony fazendo imagens a noite...
    Alguém ???


  • bruno max Moreira Duarte 04/07/2015 Link para o comentário

    Esse xperia m4 água tá chou.


  • CADU Homem de Mello 03/07/2015 Link para o comentário

    Galera, uma pergunta direta: qual vale mais a pena, um M4 por R$600,00 ou um Moto X2ª por R$900,00? Valeu!!!


  • Douglas Alves (IC) 01/07/2015 Link para o comentário

    MID com valor de TOP kkkk . a motorola agradece. quem vai deixar de comprar um moto X pra comprar isso? quer entrar na água vai de Sony Xperia Z3 Compact D5833
    1 374,45 . muuuuito além disso aí


    • Ygor Beltrame 02/07/2015 Link para o comentário

      Eu pensei a mesma coisa!
      Como assim lançar um celular mais caro e inferior ? kkkkkk


      • Gilberto Sabino 03/07/2015 Link para o comentário

        Não é inferior.Esse Smartphone conta com um processador de 64 bits,além de outros otimos recursos.Pelo que foi comprovado,o melhor que existe,apesar de possuir uma bateria mediana, é o Galaxy S6.


      • Ygor Beltrame 03/07/2015 Link para o comentário

        Eu acho que no minimo ele poderia ter um processador de 2 GHz e uma memoria interna um pouco maior por esse valor.


    • eduebete 04/07/2015 Link para o comentário

      COM CAMERA DE 2 M PIXELS- E QUAD CORE, FALA SERIO ESSE TEM OCTACORE SE LIGA


      • Rafael Barbosa 05/07/2015 Link para o comentário

        Serio q vc acha simplesmente ser quad core faz dele pior? Procure analises e compare. Nao olhe so o nucleo olhe a frequencia e muito mais... E verá q o z3 compact é mais potente sem desmerecer o m4 claro. Acho q vc q tem q se ligar rs


  • Matheus Henrique 30/06/2015 Link para o comentário

    O AndroiPit errou em apenas uma "coisinha", o modelo que foi lançado aqui, tem uma memória interna de 16GB e não 8GB como citado no texto acima!
    Pra quem não gostou do preço, daqui no máximo 5 meses já vai ser possível encontrar ele por menos de 1K.


  • Edinho K. 30/06/2015 Link para o comentário

    Quero um. Mas só quando ficar na casa de mil dinheiros! Será que até o final do ano/início de 2016?


  • Aldo Álamo 30/06/2015 Link para o comentário

    Daqui uns 4 meses tá por 1100, e é basicamente o que quero, um smartphone dual com jeito de top. :)


  • Marcel Ferreira 30/06/2015 Link para o comentário

    Androides! Gasta-se muito dinheiro em smarts que penam para serem atualizados... Android? Passo!


    • Tairo P. 30/06/2015 Link para o comentário

      E você faz uma conta num site especializado em Android só pra dizer que não gosta e passa? Quanta inteligência! kkk


  •   6
    Conta desativada 29/06/2015 Link para o comentário

    É um bom Smartphone, o único problema é o valor considerando que existe aparelhos com melhor custo beneficio e mais potente. Um ponto que o androipit não informou é que no brasil o aparelho foi lançado somente com 16g de memoria e não de 8gb, quem quiser verificar pode consultar no submarino ou em qualquer ecommerce.

    Ressalto, que as matérias do andropit são otimas e sou muito fã só seria legal, deixar esse ponto destacado pois, nem todos aqui sabem sobre isto.


    • Lucas Vinícius 29/06/2015 Link para o comentário

      Eles não estão atualizando a tabela, só o texto da análise.


    • eduebete 04/07/2015 Link para o comentário

      VAI ABAIXAR AGUARDE


  • Donnie Araujo 29/06/2015 Link para o comentário

    1,5k num mid-range? Fuja loco.


  • Denis Francis 29/06/2015 Link para o comentário

    Jamais! Tem um belo design e a resistência à água e poeira são itens que somam, mas por esse preço existem melhores opções no mercado. Vai ficar interessante daqui uns 6-7 meses.


  • Thiago Sereno 29/06/2015 Link para o comentário

    Só tem uma coisa nele que não é mid-range. O preço. R$1300 por um intermediário mais ou menos? Não obrigado!


    • eduebete 04/07/2015 Link para o comentário

      VAI ABAIXAR CHEGAR A 999


  • Leonardo Alves 29/06/2015 Link para o comentário

    "A Sony parece realmente se esforçada", Camila?

    Em "Design" é dito que o Xperia Z3 é o atual carro chefe da Sony, quando, na verdade, o atual carro chefe da Sony é o Z4/Z3+;
    "temos os mesmos os mesmo amortecedores", ué;
    Não vejo taaaaanto bloatware assim. Grande parte é o "comum" dos aparelhos da Sony, com exceção do AVG e outros. É estranho citar o "What's New", já que é ele quem atualiza os apps nativos da Sony, agora. Mas...

    Sem mais, o aparelho é excelente. É um mid-range, não um high-end. Não sei se é, realmente, o melhor intermediário do ano, mas está levando essa disputa por enquanto (apesar do preço, que deu uma enfraquecida no aparelho).
    Como imaginei quando foi anunciado, a Sony acertou no aparelho, mas deu uma erradinha no preço. Por mais que "daqui a pouco já caia", isso afasta um pouco alguns consumidores.


    • Lucas Vinícius 29/06/2015 Link para o comentário

      Como errou no preço? Tem um hardware ótimo pelo preço cobrado, ele é um mid end mais próximo dos high end com esse hardware. Zoado é o A5 com o mesmo preço e com Snapdragon 410, aquele sim errou feio, só não é o melhor intermediário por causa do Moto X 2014 que a Motorola teve a inteligência, de verdade, de trazer o Moto Maxx e praticamente colocar o Moto X no mesmo nível do M4 aqua.


      • eduebete 04/07/2015 Link para o comentário

        ISSO AI, ESTA CERTO A5 E5 TUDO INFERIOR


  • Leonardo 29/06/2015 Link para o comentário

    Vale a pena comprar esse celular quando o preço abaixar ou compro um LG G3 ?


    • Bira Rdf 02/07/2015 Link para o comentário

      Amigo ai vai minha opinião nenhum nem outro pega logo o Moto X2 muito melhor que esses dois que você sitou.


  •   32
    Conta desativada 28/06/2015 Link para o comentário

    É um ótimo smartphone, mas o preço esta amargo.


  • elton 28/06/2015 Link para o comentário

    Em relação a memória, se esse smartphone receber o Android M, isso deixará de ser um problema.


  • Giovanni 28/06/2015 Link para o comentário

    a realidade é bem diferente: a sony no mundo dos smartphones está fadada ao fracasso... erros atrás de erros... aceitem que doi menos.


  • Samuel brito 28/06/2015 Link para o comentário

    Pelo preço, vale mais adquirir o z3 compact. E possível achar por 1349,00. Mas gostei muito das especificações do m4


  • Gilmar Castilho Ribeiro 28/06/2015 Link para o comentário

    ¡Poderia ser uma bateria de 3000mah e 32GbRom!
    Do Resto Satisfatório


    • Davi Santos A. 28/06/2015 Link para o comentário

      maix ele e mid, com 32 g nem o z2 tem


    •   32
      Conta desativada 28/06/2015 Link para o comentário

      Esse Gilmar é louco man.


  • Junior Adami 28/06/2015 Link para o comentário

    Um toque ao AndroidPit, incluam testes do antutu, pois muitas vezes vale mais a pena um G3 top da geração passada, que um mid dessa, não temos na matéria a relação disso, seria muito bom ter em todas.
    Revoltante quase R$500,00 mais caro que la fora.
    Um ótimo celular sem dúvida.


  • Bruno Louredo 28/06/2015 Link para o comentário

    Agora temos que esperar o próximo moto g pra ver se equiparam configurações. Já que este está superior em relação à hardware. Processador melhor, mais memória ram e etc. O preço condiz com a proposta da marca.


  • Bruno Louredo 28/06/2015 Link para o comentário

    Muito bom o aparelho para concorrer com os demais do mercado. E tendo uma vantagem que nem mesmo os grandes carros chefes das outras fabricantes têm. Certificação à prova d'água. Só possui pouca memória interna. Mas nada que não se resolva com root, Xposed, alguns módulos tipo obb sd e um um cartão de memória com capacidade maior.


  • DIOGO DE LIMA LOPES MEDEIROS 28/06/2015 Link para o comentário

    Mid-range por 1.499,00? Oi? Kkkk melhor comprar o Moto X2 que dá uma surra nesse M4. Se é Mid-range deveria ser abaixo de 1.000,00 igual a Motorola fez com o Moto G e a Asus fez com o Zenfone.


    • bryant36 28/06/2015 Link para o comentário

      mas é bem melhor que o zéfone 5


    • Diego 28/06/2015 Link para o comentário

      surra só por causa de um processador? me poupe… a tendência de mercado é essa, está tudo mais caro! veja o preço que veio o moto e segunda geração e o xperia e4. com os mids e com os higs, não poderia ser diferente! quero ver se o moto g vai vir tão "mais barato" que ele.


  • George Ramalho 28/06/2015 Link para o comentário

    Android Pit, creio que vocês trocaram as informações na tabela, relacionada a resolução da câmera traseira e da câmera frontal!


  • João V. Hidalgo 28/06/2015 Link para o comentário

    Nego acha que a gpu tem que ser a fodona... Compra um vídeo game


  • Henrique Guimarães 28/06/2015 Link para o comentário

    Qual aparelho andróid tem estabilização óptica?


  • Buzz 28/06/2015 Link para o comentário

    Mil vezes um Moto X ou um Alpha a essas coisas com GPU's podres...


  • João Vitor 28/06/2015 Link para o comentário

    Para os que gostam de números, vai aí a pontuação média no Antutu dos dois aparelhos. M4 Aqua: 35.000 pontos. C4 Dual: 47.000 pontos.


  • Tablet 28/06/2015 Link para o comentário

    Muito caro, por 100,00 amais compro o z3c


    • bryant36 28/06/2015 Link para o comentário

      E dai ???


      • Tablet 29/06/2015 Link para o comentário

        E daí ??? Essa foi a melhor resposta que VC conseguiu dar ?


      • Leonardo Alves 29/06/2015 Link para o comentário

        Surpreso, Tablet? Não viu quem é o sujeito?


  • João V. Hidalgo 28/06/2015 Link para o comentário

    Vai sair a review em vídeo?


  • Nemesis 28/06/2015 Link para o comentário

    Gosto mais de analise por vídeo, poderia ter mais..

    Ainda não entendi uma coisa, o Sony Xperia C4 vai muito superior em alguns quesitos, porem vai vir mais barato. Gostaria de comparações entre Sony Xperia M4 vs Sony Xperia C4.


    • Davi Santos A. 28/06/2015 Link para o comentário

      e pq o m4 tem proteção contra água e poeira, isso deixa ele maix caro, igual xperia m2 aqua q aumentou 100 reais da versão sem a certificação...


  • Davi Santos A. 28/06/2015 Link para o comentário

    a memoria dele er 16, tem a versão de 8, maix a q veio o Brasil er 16. isso foi oq a Sony Brasil informou...


  • Tablet 28/06/2015 Link para o comentário

    Essa câmera e horrível , vou ter que tirar foto apenas com a câmera frontal


  • Andre Gustavo 28/06/2015 Link para o comentário

    câmera frontal 13 e traseira 5.1 megapixels ?


  • leonardo webert 28/06/2015 Link para o comentário

    Por esse valor eu pego um High End, mas o aparelho pra Mid tá muito bom mesmo.


  • gleibson 28/06/2015 Link para o comentário

    muito bom se mostra melhor que um motox 2014


    • Buzz 28/06/2015 Link para o comentário

      Isso foi uma piada?


      • Caio Oliveira 28/06/2015 Link para o comentário

        kkkkkkkkkkkk


      • Lucas Vinícius 29/06/2015 Link para o comentário

        Com certeza foi, o M4 aqua é um bom concorrente do Moto X 2014 e Galaxy A7, são celulares de médio pra topo de linha, mas é inegável que o Moto X 2014 é mais celular do que o M4 aqua.


      • Buzz 29/06/2015 Link para o comentário

        Que bom concorrente o que...
        O M4 não chega nem perto do Moto X.


      • Leonardo Alves 29/06/2015 Link para o comentário

        Por...?


      • Lucas Vinícius 29/06/2015 Link para o comentário

        Perto do Galaxy A5 e A7 ele é o único concorrente com um preço bom. Mas o Moto X como eu havia dito ainda é um celular melhor na parte de hardware, isso é inegável, já no software vou fácil com a Sony. Fora que Motorola tô fora, não confio mais na marca faz tempo. Pego até um Galaxy A5 ou A7 mas não pego um Motorola.


      •   32
        Conta desativada 30/06/2015 Link para o comentário

        Eita.


  • Bruno de Queiroz Matos 28/06/2015 Link para o comentário

    Puts! Preciso de um HELP!!! Fiz uma merda de excluir a pasta de toques e sons nativa do Moto X 2ª. Tem algum jeito de reinstalar essa pasta sem ter que formatar? Ele é novo e eu nem cheguei a fazer Backup, mas eu já configurei tudo e não estava a fim de configurar de novo...rsrs....tem algum jeito? Estou sem toques de notificação, ta mudo..hahahahaha....alguém tem alguma dica? Valeuu!!!


    • leonardo webert 28/06/2015 Link para o comentário

      Não manjo muito de Motorola, mas no aplicativo zedge deve ter os toques do moto X e muitos outros.


      • Bruno de Queiroz Matos 28/06/2015 Link para o comentário

        Fala aí Leonardo. Orra cara, vou lá dar uma olhada! Valeu pela dica. Esse é meu primeiro celular Android e estou com ele há poucos dias, não manjo nada! ahahahaha...valeu!!


  •   16
    Conta desativada 28/06/2015 Link para o comentário

    excelente


  • Uanderson Dia'z 28/06/2015 Link para o comentário

    vi esse celular hj por 879 na claro no pré pago sem conta


  • Marcos OM 28/06/2015 Link para o comentário

    Alto falando mono é um ponto "ruim"?

    291ppi que é ruim.


  • Guilherme Rios 28/06/2015 Link para o comentário

    Mais uma vez as fabricantes de smartphone subestimam o consumindo brasileiro. o aparelho pode ter o melhor processador do mundo com a melhor memoria RAM. não tem memoria de armazenamento não presta. isso por que sabemos 8 GB se resumem a 4GB e estou sendo otimista. No Android você não transfere o aplicativo total para o micro SD e sim só uma parte. então ele não vale o valor comprado. minha opinião.


    • Marcos R. 28/06/2015 Link para o comentário

      Também não compreendo essa questão da memória interna.
      Não custa nada colocar pelo menos 16GB. --'


      • Leonardo Alves 29/06/2015 Link para o comentário

        Exatamente por isso que ele tem 16GB ;)


    • João V. Hidalgo 28/06/2015 Link para o comentário

      Mas é de 16gb... Aqui no Brasil não será vendido a versão de 8gb


  • gearli 28/06/2015 Link para o comentário

    meus parabéns a Sony fez um ótimo trabalho nesse smartphone.


  • bryant36 28/06/2015 Link para o comentário

    bem melhor que o zéfone 5 e sua bateria tosca


  • Danilo Ferreira de Carvalho 28/06/2015 Link para o comentário

    Sobre a construção dele, as laterais afinal de contas são de alumínio ou de policarbonato? Encontrei alguns sites dizendo que eram de metal..


  • Gustavo 28/06/2015 Link para o comentário

    Houve um erro ali nas especificações técnicas. A câmera traseira não é 13 megapixels? Ali está: Câmera Traseira - 5,1 megapixels.


  • Lucas A F 27/06/2015 Link para o comentário

    Prefiro um moto x 2gen, que é mais barato, mas memória interna, Android puro, atualizações mais rápidas e já garantidas (pelo menos o que deveria ser).


    • Lucas Vinícius 29/06/2015 Link para o comentário

      Ele é concorrente do Moto X 2014 e Galaxy A7 mas até eu que sou Sony concordo que o Moto X é mais negócio, mas ele não está ruim não, um bom hardware e um bom preço para um celular de médio pra topo de linha. Vai cair bastante o preço dele logo. Vale a pena pra quem for comprar aparelho.


  • Lucas A F 27/06/2015 Link para o comentário

    Ta errado as especificações da câmera, invertida 😀. E a versão br é de 16gb.


  • Adriano 27/06/2015 Link para o comentário

    As configurações são top para um intermediário, o valor e de top!!!


  • Fernando Henrique 27/06/2015 Link para o comentário

    Show!!


  • Helyezer teofilo 27/06/2015 Link para o comentário

    Poderiam fazer um comparativo com o xiaomi Mi 4i qual o melhor?


  • Gustavo Nunes 27/06/2015 Link para o comentário

    Câmera frontal de 13 Mega pixels ??


  • Alexsandro Gondim 23/06/2015 Link para o comentário

    Pecou feio na memória interna! Com as constantes atualizações de aplicativos e o espaço ocupado pelo próprio sistema 8GB é "quase nada" pro usuário. O restante de suas configurações está excelente (minha opinão) para um mid -range.


    • Pyetro Sabaraense 24/06/2015 Link para o comentário

      O review é antigo e não se atualizou quanto a memória Flash, que na verdade chega ao Brasil apenas na versão de 16Gb, o que é muito bom!


      • Mr. Joker 26/06/2015 Link para o comentário

        Na Verdade Chegou Né.. Está A Venda No Site Extra.com Por 1.500,00.. Achei Meio Salgado Por Ser Um Aparelho Intermediário, Mas Ao Mesmo Tempo Razoável Pelo Oque Oferece.


  • Roque Estevão 14/06/2015 Link para o comentário

    Acho que finalmente terei uma alternativa para o meu moto g 2014, espero que a sony lance-o aqui no Brasil a um preço competitivo com a motorola, e espero o comparativo com o moto g 2014.


    • Pyetro Sabaraense 24/06/2015 Link para o comentário

      Está bem acima do Moto G em hardware colega, no Antutu 5 bateu mais de 35.000 pontos, se equiparando a LG G3, Galaxy S5, etc... Porém o preço de Pré Venda está horroroso as lojas estão cobrando absurdos R$ 1.499,00. O lançamento oficial (Pós o pré venda) é em 11-07-2015, onde o preço absurdo deve se manter por mais uns 10 dias, depois disso é certo que começaremos ver os preços caírem, em pelo menos uns 2 meses teremos o valor do aparelho beirando os R$ 1.000,00, e depois de 3 meses acredito começar aparecer lojas vendendo abaixo de 1 mil... Isso é muito comum no Brasil, assim como aconteceu com o Galaxy A7, que no lançamento custava absurdos R$ 2.100,00 e 3 meses depois (atualmente) se encontra na faixa dos R$ 1.300,00, uma queda de mais de 35%...


      • Buzz 28/06/2015 Link para o comentário

        Não se esqueça que bate 35K no Antutu porque a tela dele é HD, se fosse Full HD ele não bateria isso.


  • Ubira 25/05/2015 Link para o comentário

    Então esse problema de atualização é um mito


  • Ubira 25/05/2015 Link para o comentário

    Questão de atualização a Sony libero android 5.02 para o xperia m2


  • Claudia Maria 16/05/2015 Link para o comentário

    Aparentemente tem tudo que estava esperando em um celular, principalmente dual chip com 4g e boa câmera, pois não quero outro Samsung ou o Moto G. Estava pensando em trocar de celular agora, mas vou esperar este lançamento.


    • Pyetro Sabaraense 24/06/2015 Link para o comentário

      Já começou o Pré venda, mas o preço está nas alturas, espere uns 2 meses pra abaixar esse preço!!! E Sony é muito Bom mesmo, tenho o M2 e aprovo!


  • Tarcisius 03/05/2015 Link para o comentário

    Qual é o melhor: M4 Aqua ou Z3 Compact?


    •   29
      Conta desativada 03/05/2015 Link para o comentário

      Z3 Compact.


    • Henrique Guimarães 28/06/2015 Link para o comentário

      Eu prefiro o Z3c..
      A única vantagem do M4 é a tela maior, mas não melhor, e onde carrega não precisa abrir e fechar a tampinha, o que colabora pra não dar problema, uma vez que de tanto abrir e fechar, acaba afrouxando a mesma e podendo entrar água com o tempo..


      • Leonardo Alves 29/06/2015 Link para o comentário

        Na verdade, a única vantagem é a questão das tampas.
        Tela maior por tela maior, temos o Z3...


  • gilberto 02/05/2015 Link para o comentário

    esse m4 por enquanto ta sendo o melhor intermediario de 2015.


  • Thiago P. 30/04/2015 Link para o comentário

    Data de lançamento???


  • gilberto 21/04/2015 Link para o comentário

    esse vai vender bastante.


  • Wellyngton Matheus 26/03/2015 Link para o comentário

    Olá, já tem alguma previsão de lançamento no brasil ou pré-venda?


  • Manoel Messias 19/03/2015 Link para o comentário

    Pelo o q parece dependendo dos lançamentos da Motorola ate o final do ano, acho q vou migrar da Motorola pra Sony :3


  • João Pinheito 17/03/2015 Link para o comentário

    Seria muito inteligente da parte da Sony, se o m4 Aqua custasse em torno dos mil reais.
    Ia ser um sucesso no Brasil. Tem que levar em conta, que é um celular intermediário


  • Leonardo Alves 16/03/2015 Link para o comentário

    "amantes das selfies"
    Acho que sobrou espaço aí, em?

    "certamente ela ganharam espaço"

    Outra coisa, Camila, ao se referir ao botão dedicado para a câmera, não só aqui, mas em qualquer matéria/aparelho, fica melhor "Obturador/Disparador" a "Gatilho".

    Esse aparelho promete muito!


  • degmoura 16/03/2015 Link para o comentário

    Gostaria de ver a comparação com outro mid-range Moto X - 2014 que atualmente esta entre os melhores da categoria?
    E se a tampa traseira é a mesma de vidro frágil como o Z3 ou se houve melhora na resistência do aparelho.


  • Toni Junior 16/03/2015 Link para o comentário

    Lollipop rolando pra Xperia Z3 Single D6603


  • Rafael Suave 16/03/2015 Link para o comentário

    na minha cidade ta custando 1.200

    eu achei meio caro


    • Andre Vieira 19/03/2015 Link para o comentário

      Como? Sendo que o produto não foi lançado aqui, e na Europa ainda está em pré-venda?


  • Marcos Tony Lehmann 15/03/2015 Link para o comentário

    Vocês poderiam (quando for lançado localmente) perguntar à fabricante sobre updates, pois isso de só atualizar os topos de linha e deixar os intermediários largados não os fará ganhar mercado tão facilmente. Com quem nem sabe o que é Android, pode até passar despercebido mas pra quem sabe, ficar parado na versão em que é lançado não pega bem.


    • Leonardo Alves 16/03/2015 Link para o comentário

      Pois é. Mesmo sendo lançado em uma das versões mais recentes, isso é bem chato, mesmo.
      Ótima sugestão.


  • Marcos Tony Lehmann 15/03/2015 Link para o comentário

    Camila, a legenda da foto que fala que o slot microSD e fone de ouvido estão desprotegidos está errada. Na verdade, seria microUSB...


  • Eduardo Duh 15/03/2015 Link para o comentário

    Vamos parar de reclama que trabalho impressionante da Sony "minha opinião"Onde vc vai achar um aparelho 8 nucleos + a prova de agua e todos esses recursos por esse preço ??Excelente ....


  • Henrique Guimarães 15/03/2015 Link para o comentário

    Vou esperar pra ver o Zenfone 2, preço é tudo!


    •   29
      Conta desativada 15/03/2015 Link para o comentário

      É depedendo do preço, talvez irei adquirir um Zenfone 2, deixei de adquirir um produto de outra marca para ver como vai estar a relação de custo x beneficio que se encaixa a minha realidade do Zenfone 2.


      • Henrique Guimarães 15/03/2015 Link para o comentário

        O bom que, a cada dia temos mais opções para escolher! As empresas precisam rebolar pra levar meu dinheiro, se todos pensassem assim, elas iriam "adular" mais seus possíveis clientes!
        Pelo jeito, somente depois de julho o Zenfone 2 e esse M4 chegarão aqui né!


      •   29
        Conta desativada 15/03/2015 Link para o comentário

        Concordo Henrique, quem ganha somos nós consumidores.
        Pelas noticias que li, o Zenfone 2 só tem data para chegar ao Brasil no inicio do segundo semestre de 2015, mas quem sabe a Asus não faz uma surpresa.


  • Sah Morais 14/03/2015 Link para o comentário

    Belo celular, com certeza, se disponibilizado aqui, terá sucesso na gama intermediária.
    AndroidPit, corrijam nas Especificações Técnicas pf... "CÂMARA"


  • Alex Oliveira 14/03/2015 Link para o comentário

    Compraria mais acho Muito quadrado o design da Sony.


  • davviy 14/03/2015 Link para o comentário

    Espero que tenha uma versão dual chip com 16gb de RAM


    • Aldo Álamo 14/03/2015 Link para o comentário

      São 6 versões desse aparelho, sendo 3, 16GB e 3, 8GB. Uma dessas é dual 16.


    • JAder Bravo 06/04/2015 Link para o comentário

      ai é o z3 dual rs


    • Intalo Gus 20/04/2015 Link para o comentário

      Eu li no Blog da Sony que vai ter sim tanto versão dual chip como de 16 gb e a versão que vai ter os dois juntos


  • Deco S. 14/03/2015 Link para o comentário

    as bordas são de metal?


    •   11
      Conta desativada 15/03/2015 Link para o comentário

      Sim


      • Deco S. 15/03/2015 Link para o comentário

        Leio em vários lugares e ninguem comenta essas bordas o
        o isso é diferencial!


  • Douglas 14/03/2015 Link para o comentário

    De fato um bom smartphone,compraria sem pestanejar,Sony acertou ao menos neste modelo...


  • Diego 14/03/2015 Link para o comentário

    o único erro dele é o fato dessa localização do falante. o m2 é na msm posição do m4 e quando segurado de lado (para jogos e videos), o som se abafa por causa da mão que o segura. isso se resolve segurando ele de outro lado, mas td bem


    •   11
      Conta desativada 15/03/2015 Link para o comentário

      Os autofalantes dele ficam na parte frontal superior e inferior, e reproduz áudio stereo


  • Lucas Wiederkehr 14/03/2015 Link para o comentário

    Compraria...


  • Isaias Carlos 14/03/2015 Link para o comentário

    Alguma novidade do android 5.0 para o moto x 2013 ?


    • Irailton Junior 14/03/2015 Link para o comentário

      já tem a atualização manual que é super fácil


    • Rodrigo S. 15/03/2015 Link para o comentário

      Aqui é post SONY, já deu esse povo da motorola defecando em todo post de qualquer aparelho ou marca! Posta em todos os m
      lugares mas no local correto que é bom, NADA


  •   93
    Conta desativada 14/03/2015 Link para o comentário

    Belo aparelho, mas atualização para Lollipop never....


    • João Vitor 14/03/2015 Link para o comentário

      Já vem com o lollipop '-'


    •   29
      Conta desativada 14/03/2015 Link para o comentário

      Eita o Marcelo Neri deve ter lido apenas o titulo da matéria, e já foi defecando pelos dedos sem ter informação. Acredito que nem as fotos ele deve ter visto!
      Isso que da não ler, não pesquisar....
      Só me deixa ver o Modelo de Smartphone que a criatura usa.....
      ?...?.....?
      Moto G.... Ta explicado!


    • Aldo Álamo 14/03/2015 Link para o comentário

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


  • J. Pietro 14/03/2015 Link para o comentário

    Esse M Aqua é muito top, quase de gama alta, vi as specs e fiquei surpreso. Nas specs vi que tem 2GB de RAM e até 16GB de ROM, mas isso depende de alguns mercados. Outra coisa que gostei foi o chipset, processador Snap 615 octacore de 64 bits com GPU Adreno 405. Lógico que o modelo 3G vai ser mais capado, então pode vir mais inferior. Quanto ao preço, deve vir concorrer com os carros chefe de 2013, como LG G2, Moto X e S4. Ou seja acima dos 1000 reais, e isso não se constitui um bom custo benefício. Só nos resta ver o que a Motorola, Asus e Xiaomi vão lançar esse ano para o público intermediário, já a Sammy nem conta, e os preços dos modelos intermediários da LG só vão ficar atraentes lá para o final do ano, depois do lançamento do Moto Gx e Asus x.


    • Diego 14/03/2015 Link para o comentário

      o s4, em alguns mercados, oferece o snap 600 e o 615 é superior ao mesmo. ele tb tem um design mais refinado, além de ter uma câmera frontal aparentemente superior, isso só se confirma em testes. então, até q é um bom concorrente ao s4 sim.


    • Leonardo Alves 16/03/2015 Link para o comentário

      A LG, definitivamente, ainda não aprendeu a jogar com intermediários.
      A Samsung também não, pela supervalorização dos mesmos.

      Visando o preço do Moto E 2015, é provável que o possível Moto G 2015, devido às especificações, venha pela faixa de 900-1000 e qualquer coisa; logo, o M4 Aqua vai concorrer com tudo.
      Chegando nessa faixa, a Sony vai liderar com folga essa gama. Ao menos esse ano.

      Claro, se investir em marketing, também.


  •   28
    Conta desativada 14/03/2015 Link para o comentário

    vai sair por mais de 1 mil com certeza. O T3 que é inferior já custa isso, imagina esse M4...


  • Gabriel Henrique 06/03/2015 Link para o comentário

    taah aee para quem nao acredita :www.sonymobile.com/br/products/phones/xperia-m4-aqua-dual/specifications/#tabs


  • Gabriel Henrique 06/03/2015 Link para o comentário

    Acabei de ver no Site da Sony e tem Sim Versao dual Chip e de 16 GB


  • Gabriel Henrique 06/03/2015 Link para o comentário

    Parabens Sony mais ainda prefiro espera o Xperia Z4


  • Lucas de Oliveira 05/03/2015 Link para o comentário

    As pessoas estão reclamando de ter 8 Gb e auto falante na parte inferior, mas esquecem que para trazer um melhor custo, eles precisam cortar ou diminuir alguns itens. Também esquecem que o moto g que revolucionou o mercado é uma câmera de 5MP, sem entrada para cartão sd e sem nfc. O produto me parece excelente pelo processador e por ser a prova de água. Se o valor que vier para o Brasil compensar, eu compraria. Obs: Desde de o lançamento do Moto G, a Motorola criou o segunda geração e a versão 4G. O problema é que eles não usam um processador melhor. Não que seja ruim, ele é muito bom, mas ficar para trás logo. Eles não querem mexer em "time" que está ganhando. Por isso acredito que já está na hora de melhorar o processador. A Asus trouxe o Zenfone com processador superior e mais barato.


  • airton 05/03/2015 Link para o comentário

    Caramba, mas é bonito esse aparelho, quando a Sony vai olhar aqui pra baixo né não pessoal.


  •   24
    Conta desativada 04/03/2015 Link para o comentário

    jurei que era um xperia z3 quando vi ele.


  • Eder Silva 04/03/2015 Link para o comentário

    alguem sab o mes de lancamento ??


  • Marcelo Rodrigues 03/03/2015 Link para o comentário

    fui doido ler as especificações mas 8gb não dá pra nada, vamos ver o moto gold 3


  • Rodrigo S. 03/03/2015 Link para o comentário

    interessante,
    O fato de possuir entrada para micro sd é ótimo. Mas tenho receio de mid phones.. onde o risco de receber atualizações futuras, é baixo.


  • Guilherme Lima 03/03/2015 Link para o comentário

    Realmente um smartphone ótimo e acima da média dos mid-ranges, mas pelo preço do M2 Aqua atual, esse vai vir pelo mesmo preço do Samsung A5, ou seja igual ao Moto X, G2 etc (essa conversão de 906 reais só pode ser convertida pra cima aqui no Br)...


  • leonardo webert 03/03/2015 Link para o comentário

    Sony arrasou nesse smartphone, mas poderia ter colocado 16GB.


  • Luciano Cavalcanti 03/03/2015 Link para o comentário

    Memória muito fraca, e com certeza... O valor será altíssimo, como de costume da empresa Sony. Peca sempre na memória dos aparelhos e auto custo.


  •   29
    Conta desativada 03/03/2015 Link para o comentário

    Um excelente smartphone.
    Alem de possuir um belo acabamento vem embarcado com configurações muito acima da média dos atuais smartphones intermediários.
    Com certeza ele é o melhor mid atualmente no mercado, mas Camila Rinaldi cuidado com as palavras, o ano ainda tem 10 meses para terminar, você pode queimar sua língua facilmente.
    Será que esse é apenas o primeiro da nova leva de smartphones intermediários, será que eles virão com hardware semelhante ao M4, em alguns meses teremos essa resposta.
    (Finalmente uma melhora na tela Sony)
    ;D


  • Alan wiler 02/03/2015 Link para o comentário

    $ 1.500 sem choro


    • Rodrigo S. 03/03/2015 Link para o comentário

      por este preço é melhor comprar um zenfone6, um nexus 5, motox, moto maxx, galaxy s5, LG G3... mas se for no máximo 1k, compensa sim.


  • degmoura 02/03/2015 Link para o comentário

    Pelo visto Motorola e Sony estão apostando mais no modelos intermediários.

    Conta desativada


    • Rodrigo S. 03/03/2015 Link para o comentário

      É o que mais vende né.. Ainda mais agora, com o Novo moto G, zenfone 5.. As outras empresas não querem ficar para trás neste ramo do mercado


  • Gabriel Cardozo 02/03/2015 Link para o comentário

    Gostei. A Sony tem uma linha muito Bela!!!


  • Adriel Benati de Melo 02/03/2015 Link para o comentário

    Esse ano a competição vai ser grande entre o Zenfone 2 e o M4. Adeus Moto G !


    •   11
      Conta desativada 03/03/2015 Link para o comentário

      Como assim adeus Moto G? A briga vai ser linda entre o Xperia M4 e Moto G terceira geração que vai ser lançado em setembro. O Zenfone 2 fica de fora da competição pois ele não é mais um smartphone intermediário, agora ele é um top de linha.


      •   29
        Conta desativada 03/03/2015 Link para o comentário

        Sem contar Matheus que podemos ter ai mais um lançamento de um novo intermediário da Asus, um Zenfone 5 2015.


      • Rodrigo S. 03/03/2015 Link para o comentário

        Minhas namorada tem o zenfone 5 e ele é ótimo mesmo, potente, econômico, prático.. A ZenUI é extremamente útil, fico imaginando um possivel novo zenfone 5 2015


      • Leonardo Alves 03/03/2015 Link para o comentário

        Não acho que a Asus vai seguir essa nomenclatura ridícula, não.


      •   29
        Conta desativada 03/03/2015 Link para o comentário

        Eu também acho horrivel essa nomenclatura Leonardo, mas Moto G 2014, vai que isso vira moda né.


      • Leonardo Alves 04/03/2015 Link para o comentário

        Espero eu que não, Elerson.
        Apesar que a lógica dos nomes da Asus também é péssima.
        O primeiro aparelho leva o nome de 4. O 6 é "melhor" que o 5 que é melhor que o 4. Todos são piores que o 2, que é o mais novo.


    • João Vitor 14/03/2015 Link para o comentário

      Queria saber aonde que as pessoas leram qur o Zenfone 2 é um Mid end... Zenfone 2 não sai por menos de 1.500.


      • Douglas 14/03/2015 Link para o comentário

        Ola,em uma apresentaçãoapresentação a Asus apresentou uma versao do Zen 2 com mesma spec do Zen 5,sim terá uma versão intermediária.


      •   29
        Conta desativada 14/03/2015 Link para o comentário

        Oi Douglas, não vi essa versão, mas sim existem rumores de uma versão lite do Zenfone 2, com um processador mais fraco e 2 GB de ram, assim como existem rumores de um Zenfone 2 com processador MediaTek e Qualcomm, mas geralmente essas versões são destinadas a países do Oriente.
        Enfim até agora não vi um pronunciamento oficial da Asus sobre essas versões.


      • Leonardo Alves 16/03/2015 Link para o comentário

        Não, Elerson, não são rumores. Há uma versão mais fraca do Zenfone 2. Não me lembro do processador, e das demais especificações, mas conta com 2 GB de RAM e uma tela HD, se não me falha a memória.


      •   29
        Conta desativada 16/03/2015 Link para o comentário

        Vi a noticia no Tudocelular uma vez, mas as fontes eram questionáveis, mas já que tem confirmação, vamos aguardar.


  • Diego 02/03/2015 Link para o comentário

    sem criticas, a bateria do meu m2 chega ao fim do dia ainda com uns 20% de carga, em uso moderado e com o stamina ligado. por conta do lollipop, essa media deve ser melhor. smart perfeito! só falta confirmarem essa versao de 16 gb


  • Aldo Álamo 02/03/2015 Link para o comentário

    Esse smartphone tá muito bom, mas se a Sony quer competir ela deve lançar esse smartphone por menos de 1200 reais, se não, é melhor guardar mais 300 e comprar o Z3C que é muito melhor que o M4A.
    A Sony acertou em quase tudo, tirando essa memoria de 8GB que é um pecado.
    Parabéns Sony!


  • degmoura 02/03/2015 Link para o comentário

    Acredito que o preço devera ser abaixo do Moto X 2014, meu foco é fotografia estarei acompanhando o lançamento. Gostei da primeira impressão confirmando a qualidade da câmara trocarei pelo meu Moto x 2014 provavelmente deve ter corrigido alguns problemas apresentados no Z3 fragilidade e afogamento. Estarei de olho. Já que o Z4 teremos que aguardar.


    • Augusto Lourival 03/03/2015 Link para o comentário

      Se o seu foco é fotografia e está disposto a pagar por um z4, recomendo esperar o zenfone 2 ou o lumix :D


      • Leonardo Alves 03/03/2015 Link para o comentário

        E o Zenfone 2 chega perto de um Xperia Zx em câmera onde, amigo?

        Já o Lumix CM1, realmente. Tirou o posto do Lumia 1020 de melhor câmera em smartphone do mercado.
        Pena que há poucas chances de chegar aqui.


      • Henrique Guimarães 03/03/2015 Link para o comentário

        A Panasonic deveria se unir a uma das grandes marcas de telefone, suas lentes são ótimas, , Carl Zeiss..


      • Leonardo Alves 04/03/2015 Link para o comentário

        Cara, esse Lumix CM1 é lindo. Claro, tem seus contras, como peso, e espessura.
        Mas é um dos aparelhos mais lindos que já vi.
        E só aumentou minhas expectativas pro sucessor do Lumia 1020.
        (Detalhe: Carl Zeiss não é da Panasonic).


      •   29
        Conta desativada 04/03/2015 Link para o comentário

        Eu entendi que o Henrique disse que a Panasonic utilizava as lentes Carl Zeiss Leonardo, e não que a Panasonic é dona.


      • Leonardo Alves 05/03/2015 Link para o comentário

        Mas a Panasonic usa suas próprias lentes em grande maioria, amigo.. As Carl Zeiss são vendidas à parte, não em kit, para todas as fabricantes.
        Por isso não dá a entender isso.


      •   29
        Conta desativada 08/03/2015 Link para o comentário

        É se você entendeu isso, e se ele quis dizer isso, sei lá kkkkkkkkkkkkkk


      • Samuel Novais 14/03/2015 Link para o comentário

        Panasonic usa lentes Leica, que estão de pé de igualdade com a Carl Zeiss.....


      • Samuel Novais 14/03/2015 Link para o comentário

        Panasonic usa lentes Leica, que estão de pé de igualdade com a Carl Zeiss.....


      • Leonardo Alves 16/03/2015 Link para o comentário

        Ninguém questionou a qualidade das Zeiss ou das Leica, Samuel.

        O amigo apenas deu a entender que as câmeras da Panasonic usam lentes Zeiss, quando, na verdade, usam as Leica; enquanto as Zeiss estão disponíveis para os mais variados modelos das mais variadas marcas.


  • Wallace Marques 02/03/2015 Link para o comentário

    É uma nova tendência, a maioria das pessoas não precisa do high-end com as especificações mais atuais, então as fabricantes fazem mids com especificações melhores e atrativos como câmera q é oq interessa no fim das contas.


    • Henrique Guimarães 03/03/2015 Link para o comentário

      A maioria da população sabe que não consegue comprar um telefone de alta performance, então quem for inteligente (empresas), vai investir nos de média performance, dando "algo mais" por um preço acessível..
      Uma vez que essa mesma maioria não fuça o tempo todo no telefone para customizá-lo, encher ele de firulas, apenas usa para face, whatsapp, e-mails, jogos médios!
      Espero que essa tendência aumente e continue!


  • Paulo Wanderley da S. 02/03/2015 Link para o comentário

    Tenho que tirar o chapéu para Sony! Excelente aparelho!


  • João Limah 02/03/2015 Link para o comentário

    Fiquei apaixonado 😍 😍
    Tchau 👋 Moto x 2013
    E olá M4 Aqua 😍😍😍


    • Deco S. 15/03/2015 Link para o comentário

      Ta louco mano? trocar um top por um intermediário? é como dar 10 e receber 5....


      •   29
        Conta desativada 15/03/2015 Link para o comentário

        Deco o Moto X 2013 foi top para o ano 2013~2014(1º semestre)!
        Se formos comparar o Moto X 2013 e o Xperia M4, o Xperia M4 ganha facilmente.


  • Robert Medeiros 02/03/2015 Link para o comentário

    Nossa, estava quase comprando o m2 aqua, mais agora vou esperar pra comprar este smart, que por sinal aparenta ser muito bom


  • Rafael Leão 02/03/2015 Link para o comentário

    Gostei, pode ser que troque meu Moto G2 por ele, unico ponto negativo é os 8GB internos que poderiam ser 16 GB...


    • Rafael L. 03/03/2015 Link para o comentário

      Eu nunca trocaria dois alto-falantes frontais pelo Xperia M4! E olha que sou fã do design da Sony...


    • Henrique Guimarães 03/03/2015 Link para o comentário

      No site da Sony diz que tem o de 16 também!


  • Leonardo Alves 02/03/2015 Link para o comentário

    Em algumas imagens há um "detalhe" circulando a câmera ou flash.
    Isso é falso? Pois não vi isso nas imagens da matéria.

    Sony começando bem o ano. Vamos ver se começa bem com os preços.


  • Joanderson Pires 02/03/2015 Link para o comentário

    Sony ❤!


  • renan souza 02/03/2015 Link para o comentário

    Gostei... em geral n gosto muito da sony devido aos aproveitamentos de tela de seus aparelhos, mas, comparando ao mids das concorrentes, esse esta muito bom. parabéns sony.


    • Carlos Alberto Sant'anna 02/03/2015 Link para o comentário

      A Sony está trabalhando muito para agradar aos usuários, até os mais exigentes.
      Em 2015 veremos uma nova Sony, mais dinâmica e robusta.
      www.sonymobile sonymobile.com.br


  • Matheus Floriano 02/03/2015 Link para o comentário

    só um detalhe que muitos estão comentando, a Sony mostrou que há tbm versões de 16 GB do aparelho, não apenas de 8 GB


  • Tablet 02/03/2015 Link para o comentário

    Se tivesse pelomenos 16 GB eu trocaria meu moto x 2013 por ele


  • Robson N. 02/03/2015 Link para o comentário

    Lindo demais! Se vier por menos de mil reais será ótimo... Muito bom mesmo.


  • Heitor Glauber 02/03/2015 Link para o comentário

    Oh Sony, que coisa linda, isso sim é um intermediário com cara de top de linha!


  • Danilo Cesar 02/03/2015 Link para o comentário

    :D esperando o veredito do custo x beneficio ( autonomia da bateria ) pra ver como vai ser ;) ahahahaahhahaa


  •   99
    Conta desativada 02/03/2015 Link para o comentário

    Tenho um Moto G2 mas sempre gostei da Sony bons smartphones e bonitos e com este a Sony tá de parabéns!


  • davviy 02/03/2015 Link para o comentário

    Caralho, a primeira vez que me deu vontade de comprar um aparelho sony, se vier por até 1100 será meu próximo smart, já q eu não preciso de top de linha nenhum!


    •   9
      Conta desativada 15/03/2015 Link para o comentário

      poser né primeira vez tbm q me dá vontade de comprar da Sony :'(


  • Felipe 02/03/2015 Link para o comentário

    se for dual chip e for menos de 1k digo adeus a motorola!!!


  • jgasxcv 02/03/2015 Link para o comentário

    Muito feio.. não gosto! Amo Samsung e iPhone❤


    •   9
      Conta desativada 15/03/2015 Link para o comentário

      kkk feio? pirou né?!


  • Luis Boccardi 02/03/2015 Link para o comentário

    Muito bom! Dentro da categoria que se encaixa, não vi nada de negativo. O aparelho elevou o nível dos intermediários por aqui! (assim como o Moto E 2015 fez com os de entrada).


  • Wrecked Machines 02/03/2015 Link para o comentário

    orra curti hem , acho que vou voltar para sony , gostei muito do desgin do celular , curto muito a motorola mais ultimamente o desing esta deixando muito a desejar , vamos ver qnto vai sair essa beleza aq no br


  • Rômulo 02/03/2015 Link para o comentário

    Sinceramente não entendo esses preços acessíveis que as outras fabricantes insistem em por acima de mil reais. na minha opinião isso não é acessível muito menos para um intermediário


  • Rodrigo Shimokawa 02/03/2015 Link para o comentário

    Se vier por menos de mil reais já comprei


  • elias pedro 02/03/2015 Link para o comentário

    chupa bocofanaticos do moto g kkkkkk


    •   99
      Conta desativada 02/03/2015 Link para o comentário

      Cara muitos usuários da Motorola gostam dos Motos pelos preços acessíveis...
      (Melhor custo benefício)


      • Wagner Sanches 09/03/2015 Link para o comentário

        Moto G ta na versão 2014.
        Este da Sony ta na versão 2015.
        Vc não pode comparar....
        Espera sair a versão 2015 da motorola. Ai sim vc pode falar....
        Não achei bonito esse aparelho. Mas gostei de todo o resto.
        Mas dúvido que chegue por menos de mil. Como os noto G chegam.

        Conta desativada


      • Fahu 28/06/2015 Link para o comentário

        seguindo a linha de preço dos motos, acho que não passa de 1000


  •   12
    Conta desativada 02/03/2015 Link para o comentário

    Belo aparelho.


  • Pedro Paulo 02/03/2015 Link para o comentário

    Sony n abandone a linha de smartphone pq VC sim sabe fazer lindos aparelhos.


    • Lucas Vinícius 02/03/2015 Link para o comentário

      Aonde que ela disse que ia abandonar? Ela não vai abandonar não. Tão tudo malucos querendo que ela abandone.


  • João Vitor 02/03/2015 Link para o comentário

    Se vier até mil dilmas tá valendo apena. Esse sim é um intermediário de respeito. A concorrência só fica no snapdragon séries 400. Esse é um belo up!


  •   5
    Conta desativada 02/03/2015 Link para o comentário

    Fantástico!


  • luan 02/03/2015 Link para o comentário

    pow muito bom


  • airton 02/03/2015 Link para o comentário

    É tá na hora da Sony se apresentar aqui no Brasil. Quer dizer, aquela apresentação. Vamos esperar. Tem muita gente que gosta da marca, né Camila


  • Daniel Moura 02/03/2015 Link para o comentário

    bom, bonito e espero que por menos de 1k


    • Mário Júnior 02/03/2015 Link para o comentário

      Provavelmente, não.


    • Wallace Marques 02/03/2015 Link para o comentário

      Ao redor de 1,3K


      • Leonardo Alves 03/03/2015 Link para o comentário

        Pela lógica, acredito que seria caro, mesmo.
        Mas também, pela lógica de todas as fabricantes, deve seguir a faixa de preço da linha.
        Não vejo sentido em lançar o sucessor do M2/M2 Aqua pelo preço da linha Tx.

        A Sony tem as cartas.
        Basta saber se ela sabe como jogá-las...