Teclado do Google recebe atualização com Bitmojis e mais figurinhas personalizadas

Teclado do Google recebe atualização com Bitmojis e mais figurinhas personalizadas

O Google atualizou seu aplicativo de teclado para a versão 10.3. O update traz uma novidade especial para usuários com o smartphone em português e espanhol, com a inclusão das figurinhas Bitmoji nos dois idiomas.

  • GBoard 10.3 começou a liberar Bitmojis em português;
  • Recurso permite mandar stickers no WhatsApp e outros aplicativos;
  • Próxima versão promete ainda mais figurinhas personalizadas.

A atualização tornou mais fácil enviar figurinhas com o seu estilo acompanhadas de mensagens como “abraços”, “beijos”, “oiê”, “aleluia” e outras mensagens personalizadas com a nossa língua.

Além disso, o aplicativo anunciou a inclusão de novas “receitas” para o recurso de combinação de emojis — conhecido oficialmente como emoji kitchen, cozinha de emojis — para usuários com a versão beta do GBoard.

Pegue um atalho

O que é o GBoard

GBoard é o nome oficial do teclado criado pelo Google para o sistema operacional Android, também disponível para o iOS. Ele é continuação do Teclado Google (Google Keyboard) oferecido anos atrás nos smartphones Nexus, depois expandido para mais aparelhos.

O teclado do Google pode ser instalado até mesmo em smartphones que já têm outros teclados instalados — por exemplo a linha Samsung Galaxy. Entre os principais recursos do GBoard estão digitação por gestos ou voz, busca de emojis e GIFs, além da “cozinha de emojis”, que permite combinar as imagens divertidas em figurinhas personalizadas.

Atualização 10.3 com Bitmojis em português

Lançada em março de 2021, o GBoard 10.3 trouxe como destaque a sugestão de Bitmojis em português (e espanhol). O recurso já estava disponível em outros idiomas, sugerindo figurinhas em inglês para a maioria dos usuários.

2021 03 25 bitmoji
Grupos no WhatsApp não serão mais os mesmos / © NextPit

O recurso ainda não está liberado para todos os usuários, mas é possível receber antes os novos Bitmojis com a instalação da versão beta do GBoard. E claro, para usar os stickers é preciso ter o aplicativo Bitmoji instalado no celular.

Mais combinações de emojis para personalização

Para a atualização 10.4 — disponível no momento apenas para testadores —, o teclado do Google incluiu novas receitas para o seu recurso de cozinha de emojis. A ferramenta permite misturar diferentes emojis, ou até mesmo combinar um só, resultando em criações divertidas.

2021 03 25 Emoji Kitchen
Combinações de emojis dão origem a figurinhas divertidas / © Jennifer Daniels/Twitter

A responsável pelo recurso, Jennifer Daniels — autointitulada Chef da cozinha de emojis — publicou alguns exemplos das novas figurinhas que podem ser criadas com o recurso, e usadas no WhatsApp, Telegram, Messenger e outros aplicativos de mensagens.

Como baixar ou atualizar o teclado do Google

Caso o seu smartphone utilize outro teclado, ou mesmo para atualizar o GBoard, basta seguir estes passos simples para instalar o aplicativo e aproveitar os novos recursos:

  1. Abra o aplicativo "Play Store" no seu celular;
  2. Toque na área de busca de apps;
  3. Busque pelo termo: Gboard;
  4. Na tela de resultados da busca, toque no botão “Instalar” ou “Atualizar”.
2021 03 25 Android GBoard2
Diversos smartphones Android saem de fábrica com o GBoard instalado / © NextPit

Donos de iPhones podem instalar o GBoard na página do aplicativo na App Store — os recursos do teclado no iOS podem demorar um pouco mais para serem disponibilizados. Outra opção no Android é acessar diretamente a tela de instalação clicando no atalho abaixo no celular:

Como receber em primeira mão os recursos do GBoard

Para testar as novidades do teclado do Google antes dos recursos chegarem a todos os usuários, basta se inscrever no programa de testes do GBoard. É importante destacar que as versões beta do app podem apresentar instabilidades e que alguns recursos testados são abandonados ainda na fase de testes.

Para se inscrever no beta teste do teclado do Google, basta acessar este link pelo celular, entrar com sua conta do Google, seguir as orientações na página e depois atualizar o aplicativo na Play Store.

Qual o seu teclado padrão no smartphone?

Gostou das novidades? Tem algum recurso do teclado que você quer ver explicado melhor aqui no NextPit? Deixe sua sugestão nos comentários!

ÚLTIMOS ARTIGOS

4 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Emerson Morais há 2 meses Link para o comentário

    Gboard é disparado melhor teclado para android, não tenho mais críticas quanto a melhorias e funções, mas tem um concorrente que muda para a cor predominante do aplicativo aberto com o teclado, acho que o nome é Chroma (não tenho certeza, me corrijam se estiver errado por favor), enfim, no momento é a única coisa que acrescentaria no Gboard seria uma função como essa


  • Sofie Fernández há 4 meses Link para o comentário

    Todas essas novidades são ótimas, fico feliz em ver que os novos bitmojis estão incluídos em português... mas... quando os adesivos estarão disponíveis? Eu não posso mais viver sem adesivos e isso no aplicativo WhatsApp é perfeito, porque o aplicativo o tem incluído, mas seria bom ter os adesivos por padrão no teclado do dispositivo, para que possamos usá-los quando e onde quisermos. Não seria ótimo?


    • Rubens Eishima
      • Equipe
      há 4 meses Link para o comentário

      O uso dos adesivos no teclado do Google é meio confuso, especialmente porque o WhatsApp tem o atalho direto na área de digitação.

      Com o GBoard aberto na tela, é preciso tocar no botão de sticker (do lado do botão GIF), e depois escolher uma coleção. (há até o pacote Mini dependendo do smartphone, que permite criar figurinhas com o seu rosto, no estilo do Bitmoji).

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.