NextPit

A querida tela 18:9: conheça as vantagens e desvantagens

AndroidPIT Samsung Galaxy S9 0684
© NextPit by Irina Efremova

Entre outras modas, como no caso do notch, as telas 18:9 inundaram o mercado, e hoje é quase obrigatório topos de linha virem com tal aspecto de tela, com boa parte dos intermediários já apostando nessa característica também. As telas 18:9 parecem ter sido bem recebidas pelo público, mas quais são suas maiores vantagens e desvantagens? Vamos conferir.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Elas são mais bonitas, deixam o aparelho comprido e elegante, mas o que elas apresentam de bom, de verdade? 

AndroidPIT LG G6 MWC 2017 hands on
LG G6 é um dos precursores das telas 18:9 / © ANDROIDPIT

Vantagens

Mais usos ao mesmo tempo

O recurso de tela dupla chegou a diversas marcas e seus aparelhos antes de ser bem incorporado ao Android puro. E essa função combina bastante com uma tela 18:9, seja na vertical como na horizontal. Com o display mais comprido dois apps funcionam muito melhor no aparelho e, consequentemente, sua produtividade aumenta.

Mais espaço para os aplicativos

Alguns apps se beneficiam facilmente de uma tela 18:9. Navegadores e apps de eBooks, por exemplo, ganham mais área para apresentar texto e imagens, uma facilidade para os que já estavam acostumados a uma grande tela de computador. Apps que conseguem se ajeitar sem problemas, como alguns jogos, também vão aproveitar mais tela e mais área de uso.

samsung galaxy s8
Galaxy S8 foi o primeiro destaque da Samsung em telas 18:9 / © NextPit

Mais fácil de segurar

Com esse novo aspecto de tela, foi possível aumentar o tamanho das telas prejudicando menos a usabilidade. Assim, aparelhos com telas de 6 polegadas têm uma pegada bem mais segura do que a de um aparelho de 5,5 de um ano atrás e tela no formato anterior. Do mesmo jeito, o 18:9 ajudou a tela infinita e vice-versa, sendo que é mais fácil implementar essa outra atual moda sem atrapalhar demais o uso.

Desvantagens

Vídeos ainda não preparados

Com o número de aparelhos (incluindo aí monitores e TVs) com display 18:9 aumentando, a produção de conteúdo para esse formato de tela vai aumentar também. Mas, até lá, você terá que tomar decisões complicadas ao assistir algum vídeo, pois ou vai cortar a parte das legendas, ou vai perder conteúdo dos lados. Algumas empresas já produzem conteúdo nesse formato, mas ainda é a minoria, e até lá teremos que lidar com esse incômodo.

Apps ainda não preparados

E não é só com vídeos que os problemas aparecem. No caso de apps, muitos deles também não estão atualizados para lidarem com as telas compridas. Assim, você acaba ficando com duas barras pretas em cima e embaixo, ou dos lados. Nesse caso nem é um problema tão grave, mas se você pagou para ter uma tela 18:9, seria útil aproveitar toda sua extensão, não é mesmo?

lg q6 front
LG Q6, mostrando que as 18:9 também chegam nos intermediários / © NextPit

Mais difícil de alcançar

Essa seria uma desvantagem mesmo se a tela continuasse na proporção atual, de 16:4, mas com uma tela mais comprida, fica mais difícil alcançar o conteúdo disponível. Para o caso de arrastos que pegam a tela inteira, como em navegadores, não faz tanta diferença, mas no caso de um jogo, onde seu dedão precisa ter 25 centímetros para alcançar rapidamente um comando, já passa a ser mais complicado.

E você? Vê mais vantagens ou desvantagens em um display 18:9?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Sidney 05/04/2018

    Eu não sou fã desse formato, mas já me acostumei. É bem diferente do notch que é impossível de acostumar ou achar que há alguma vantagem. Seria interessante ver uma matéria sobre as vantagens e desvantagens do notch. Na parte de vantagens teria que colocar: nenhuma!

  • Phelipe B. 05/04/2018

    Eu gosto desse novo aspect ratio, só acho que já passou da hora das desenvolvedoras começarem a adaptar aos apps.

    As consumidores também precisam entender que vídeos se fazem com o celular na horizontal.

  • Léo Walk 05/04/2018

    Estou no aguardo do aproveitamento 100% da tela, as chamadas zero bordas com tudo embutido na tela (sensor biométrico, câmera frontal, etc.)

  • AC&MM 05/04/2018

    A vantagem é que a fabricante ganha dinheiro tirando onda com a cara do usuário.

  • Sidney 05/04/2018

    kkkkkkkkkkk

67 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • José Martins 10/10/2018 Link para o comentário

    Eu acho muito lindo os celulares 18:9, tudo muda com o tempo, teve uma época que o padrão era touch, e o povo fala que era horrível de escrever, tinha poste sobre oq era melhor, mas hj quem lembra que existe teclado físico? Então tudo é questão de tempo pra se adaptar, eu curto pacas achou lindo o visual da tela infinitas e fina.


  • Ricardo 15/04/2018 Link para o comentário

    Acho feinho e prefiro telas mais quadradas (área máxima). Principalmente em tablets.

    CAV


    • CAV 24/04/2018 Link para o comentário

      Tipo Samsung Galaxy Tab A 8.0 (2015) e BlackBerry KeyONE?


  • Fabiano Novaes Ferreira 09/04/2018 Link para o comentário

    adoraria que o padrão fosse modificado para o 18:9.

    mas essa mudança só pioraria os vídeos que as pessoas gravam na vertical kkkkk


  • Allan Bonfim 06/04/2018 Link para o comentário

    não consigo gostar de telas esticadas, apesar de achar que, nos Smartphones, elas vão dominar o mercado, mas não me descem,assim como não consigo usar monitores ultrawide.


  • Maurício Rodrigues 06/04/2018 Link para o comentário

    Quando o app ou vídeo já está adaptado pra esse formato é lindo de se ver, a pegada dos aparelhos nesse formato também fica ótimo, mas apps que tem que estiver o conteúdo ainda é muito comum.


  • J H Gouveia 05/04/2018 Link para o comentário

    eu gosto


  • Edinho K. 05/04/2018 Link para o comentário

    A proporção atual é 16:9, não 16:4, como consta no fim do texto.


  • Jonscravit 05/04/2018 Link para o comentário

    Vazou protótipo do DOOGEE MIX 4 com tela 100%, concorrencia fazendo o negocio evoluir...


  • Agnaldo 05/04/2018 Link para o comentário

    Que venham as telas 18:9 3 em breve os contras desaparecerão visto que os apps e vídeos virao com suporte.


  • Miquéias 05/04/2018 Link para o comentário

    Isso é uma tendência clara, não tem esse papo de desvantagens, existe adaptação de todos... Devemos ver somente como vantagem! Chega dessas bordas absurdas. rsrs


  • Bruno Monin 05/04/2018 Link para o comentário

    Acho que o problema de cortar legenda não ocorre na Netflix por exemplo. A legenda não acompanha o vídeo no caso de tela cheia, ocorre só a perda nas laterais, acima e abaixo. Meu monitor também é nesse formato e é mais frustrante que no celular pra visualizar vídeos, mas o que já que á estão nesse formato é bem bonito de assistir.


  • Ralf Alencar 05/04/2018 Link para o comentário

    Já estou acostumado com esse novo formato de tela 18:9 ao usar um aparelho "normal" a diferença é gritante.


  • Soterio Salles 05/04/2018 Link para o comentário

    Em tese somos "early adopters" dessa nova proporção de tela dos smartphones, com o tempo esse vai ser o padrão... É igual ao 4K alguns anos atrás, você pagava uma fortuna na TV e mal tinha conteúdos pra assistir.


    • Marcelo Neri 05/04/2018 Link para o comentário

      Soterio, pra mim a tv 4k ainda é um elefante branco, continuam caras, o conteúdo é muito pequeno e principalmente para o olho humano ver alguma diferença de Full HD para 4k, é preciso assistir a tv de muito perto, o que fica inviável.
      Acho interessante esse novo formato de tela, especialmente pra quem gosta de smartphones gigantes.


      • Bruno Monin 05/04/2018 Link para o comentário

        As TVs 4K estão ficando cada vez mais baratas. Recebo ofertas de TVs de 40" por 2.500 e às vezes menos. Ainda esbarramos na falta de conteúdo e aqui sim, no preço.


      • Marcelo Neri 05/04/2018 Link para o comentário

        1000 reais de diferença para uma Full HD, valor pra mim considerável.


      •   62
        Conta desativada 05/04/2018 Link para o comentário

        Eu também penso assim Marcelo, TVs 4K para mim, não quer dizer muita coisa, a minha é Full HD e não vejo tanta diferença, até HD é boa. Minha TV é nova e nem liguei para 4K.

        4K daqui a uns 10 anos quem sabe eu possa querer uma, a mídia adora também forçar as pessoas a querer comprar tudo que é lançado. Nós consumidores, precisamos é saber discernir o que importante ou o que é fútil.

        Eu lembro que o Ciro Bottini quando fazia propaganda das TVs de 4K, falava, '' essa TV é maravilhosa, linda e etc ''. Depois ele vendia uma outra sendo Full HD e dizia quase a mesma coisa, que era também maravilhosa e etc. Sei que 4K pode ser melhor que Full HD, mas não caio na lábia desses vendedores não, pois Full HD tem longa vida ainda.

        4K, consome muita memória, acho desnecessário, embora eu adore tecnologia, nem tudo que é lançado, é bom para o consumidor, deixa popularizar mais, vai demorar e muito ainda.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.