NextPit

Infográfico: A evolução da resolução das telas dos smartphones

teaser smartphones
© NextPit

O pilar que ainda sustentava o mercado de smartphones de 4 polegadas foi ao chão ontem, durante a apresentação do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus. Contrariando a filosofia de Steve Jobs ou finalmente se adequando ao mercado de dispositivos móveis mundial, a Apple anunciou o primeiro smartphone de 4,7 polegadas e, para espanto dos fãs da tela pequena, nos ofereceu um phablet de 5,5 polegadas. Com o objetivo de mostrar a evolução do tamanho e da resolução das telas dos smartphones, criamos um infográfico com dados de 2012 até os dias atuais. Será que a tela do seu celular está dentro da realidade atual?

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV
teaser smartphones
A tela do seu celular está dentro da realidade atual? / © NextPit

Olhando para os dados reunidos neste infográfico, percebemos que nos últimos anos as telas dos smartphones ficaram maiores, que uma maior resolução de display também foi sendo imposta pelas grandes jogadoras do mercado mobile e, como consequência disso, tivemos um aumento da densidade de pixels por polegada. Este fenômeno é tão óbvio que temos dispositivos como o LG G3 e o Galaxy Note 4 sendo comercializados com uma tela QHD. A próxima geração de carros-chefe deverá chegar com resoluções ainda maiores, com visores Ultra HD.

A importância dos dispositivos conhecidos como phablets, hoje é tão grande que, para se ter uma ideia, o novo Nexus é esperado com uma tela de 5,9 polegas. Por que a Google investiria em um celular com este tamanho? Pelo mesmo motivo que a Apple o fez. Analisando os dados levantados abaixo, e colocando de lado preferências pessoais, os dispositivos rodando com Android entre 5 e 5,7 polegadas estão ficando cada vez mais populares, e o Big G precisa ajustar o seu sistema operacional para telas e resoluções compatíveis.

infografico tamanho tela
Infográfico: Confira como as fabricantes vem se comportando com relação ao tamanho e à resolução das telas dos dispositivos lançados no mercado entre 2012 e 2014. / © ANDROIDPIT

A conclusão aqui parece ser bastante simples: a partir da metade de 2013, as fabricantes começaram a sentir a pressão do mercado coreano e começaram a ditar a tendência das telas acima de 5 polegadas para o restante do mundo. A Coreia do Sul foi apelidada de "a casa dos phablets", pois os usuários compram os smartphones com a maior média de tamanho de tela no mundo, incluindo aí a compra de milhões de aparelhos da linha Galaxy Note. A prova desta pressão é que companhias como a Google e a Apple vem adotando uma nova postura com relação ao tamanho dos celulares que você carrega no bolso.

Na sua opinião, dando uma olhada na evolução do tamanho da tela dos smartphones e, consequentemente, no aumento da resolução da mesma, o display do seu celular está dentro da realidade atual? Qual é o tamanho ideal de uma tela para você? Deixe-nos saber o que você pensa nos comantários abaixo.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

36 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  •   28
    Conta desativada 14/09/2014 Link para o comentário

    A a linha Note ditou regra, o primeiro foi lançado com 5,3" acho que smarts devem ser menores que isso. A tela ideal é a de 5,0" desde que saibam aproveitar o tamanho e reduzir as bordas, que nem aconteceu do S3 pro S4, manteve o tamanho e aumentou a tela. Não consigo me ver usando uma tela de 5,5 ou 5,7 mas tô com fixação no Note 3, espero que eu consiga compra-lo no fim de ano.


  • Dyego Gomes 14/09/2014 Link para o comentário

    Desde de o lançamento do Galaxy Note que desejei uma tela enorme na mão. Pouco tempo depois adquiri o Note. Meu próximo aparelho foi o Note 2. Hoje uso o LG G3. Antes de comprar fiquei na dúvida entre ele e o S5. O tamanho da tela foi uma das coisas que mais pesou nessa decisão. Qualquer aparelho que eu venha a comprar terá de ter pelo menos 5,2".


  • Eric Andrade 13/09/2014 Link para o comentário

    lembrando que quem lançou o primeiro celular com tela HD e câmera frontal foi a samsung com o galaxy s. Ele foi lançado no início de 2010, ja o iPhone foi no final


    • Victor Macedo 13/09/2014 Link para o comentário

      A tela do Galaxy S era 800x480, não?

      Conta desativada


      •   28
        Conta desativada 14/09/2014 Link para o comentário

        Pois é. Nem o S2 era HD que dirá o S


  • Victor Macedo 13/09/2014 Link para o comentário

    Meu primeiro smart foi um Galaxy Y, tela de 3" (320x240). Depois de um ano de uso, fui assaltado e comprei um moto g para mim no lançamento ano passado. A tela HD de 4,5" era ótima, até que mês passado fui assaltado de novo (rsrs') e comprei um Lumia 520 pq não sabia que a 2ª geração do moto g chegaria ao mesmo preço e estava sem grana no momento. Vou vender o lumia e comprar o novo moto g, apesar de amar a Cortana e o sistema em si não ser ruim, o que eu uso parece ser mal desenvolvido para a plataforma (vide Facebook Messenger). O fator mudança é sem dúvida a tela. Sair de um 4,5" para uma de 4" é o fim. Não acostumo mais. Já achava pequena a do moto g, agora que tá com 5" será meu novo smart. 5.2" para mim é o limite.


  • Hélio Márcio Filho 11/09/2014 Link para o comentário

    E eu já fui feliz com meu Galaxy 5 320x240... Hoje pra mim tem que no mínimo ser HD.


  • Jessé N. 11/09/2014 Link para o comentário

    5.1 pra mim é perfeita!


  • Ezaú Moura 11/09/2014 Link para o comentário

    O ideal é de 4,7 e no máximo de 5 polegadas tamanhos perfeitos para smartphones.


  • Eduardo Gomes 11/09/2014 Link para o comentário

    Tenho um Moto G, a tela dele de 4.5, mas sei lá ás vezes acho ele tão pequeno. Gosto de smartphones com tela grande, mas se passar de 5.7 já é exagero.


  • Alexsandro Pessoa 11/09/2014 Link para o comentário

    Bem pra min o ideal e 5 mas acho q agr para tipo um cel de 6 ou 7 já nem pode ser considerado e muito exagero o ideal e poder usar só com uma mão


  • Luiz Enrique 10/09/2014 Link para o comentário

    Eu estou muito satisfeito com meu G3. Pra mim até 5.7" ta bom em um smartphone!


  • Ruben Coelho 10/09/2014 Link para o comentário

    o problema não tem sido a tela ou sua resolução... são os bolsos das minhas calças que estão cada vez menores! RSS.. concordo com o pessoal.. 5,2` full, ideal... mas 5,5 quad HD faz mal também não!


  • Thiago Alves 10/09/2014 Link para o comentário

    Quem usou um smart de tela pequena e migra pra algo maior se sente um pouco perdido no começo, depois é impossível regredir.

    Sai de um Ace, fui pro S3 mini que tem uma tela pouco maior e agora o S5 que pra mim é o tamanho ideal 5.1 da pra fazer tudo de boa. não me vejo usando algo além disto

    Note 3, note 4, LG G3 muito grandes, devem ser incomodo usá-los com uma mão.


    • Edinardo Araujo 10/09/2014 Link para o comentário

      Realmente não é fácil, sai de um s2 pra um note 1, depois pra o note 2, e ai pra um nexus 5, apesar de amar a portabilidade e tal, sinto falta da tela gigante do note.


  • Cristiano A. 10/09/2014 Link para o comentário

    Tenho um RAZR i com tela 4.3" mas já comprei o Moto X 2014 com o tamanho que eu acredito ser o ideal... Só terei de aguardar uma eternidade pra chegar! rs


  • Renan C. 10/09/2014 Link para o comentário

    Resumindo: 5,2" FULL HD Moto X 2014 is perfect! \o/


  • Aluir Frizzira 10/09/2014 Link para o comentário

    Concordo com o amigo ai em cima. Tela 5,2" Full HD seria o ideal.

    Apesar de ter um Nexus 4 e a 4,7" me atender de boa.


  • Ciro F. 10/09/2014 Link para o comentário

    Tem dois smart igual

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.