Telegram enfrenta problemas com ataques DDoS e culpa os concorrentes

telegram hero
© Telegram

Se você é usuário do Telegram pode até não ter percebido, mas o serviço de mensagens gratuitas vem passando por instabilidades desde a última sexta-feira devido a um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS - Distributed Denial of Service). Tal ataque ocorre quando inúmeras requisições são realizadas em sequência para congestionar uma rede. Nesta segunda-feira, a equipe veio a público para esclarecer o problema e informar que está trabalhando para que 100% dos usuários possam voltar a usar a plataforma sem problemas.

Apesar do ataque hacker permanecer em lugares definidos do globo, tais como o Sudeste da Ásia, Oceania, Austrália e certas partes da Índia, outros países ainda podem ser afetados, como foi o caso do Brasil da última sexta-feira. Neste final de de semana, em alguns países era quase impossível acessar o serviço ou então o mesmo demonstrava muita lentidão. Tudo isso acontece por que muitos computadores estão tentando acessar o serviço ao mesmo tempo e alguns usuários ficam de fora, o que acarreta erros de acesso. Contudo, isso não pode ser considerado como um crescimento repentino no uso do Telegram, mas um ataque hacker, logo, criminoso.

personalizacaotelegram
A equipe do Telegram não sabe bem ao certo os motivos deste ataque, mas informa que novas funções podem ter irritado a concorrência. / © ANDROIDPIT

Os concorrentes do Telegram podem estar por trás destes ataques

De acordo com o comunicado oficial do Telegram, os ataques estão vindo do leste da Ásia e esta não é, infelizmente, a primeira vez que o serviço enfrenta tais problemas:

"Nós notamos um aumento três vezes maior de inscrições vindas da Coréia do Sul nas últimas duas semanas. A última vez que fomos atingidos por um ataque DDoS foi no final de setembro de 2014, quando ocorreu o escândalo de privacidade dos aplicativos de mensagem na Coreia do Sul, e o cadastro de novos usuários deste país teve um aumento considerável."

Mas a novela não para por aí. Na quinta-feira passada, o aplicativo do Telegram foi removido repentinamente da Google Play Store, mas algumas horas depois retornou à loja. O fundador do Telegram, Pavel Durov, acusou o concorrente LINE de estar por trás disso. Desta forma, a equipe não descarta que concorrentes estejam envolvidos nos recentes ataques, como podemos notar nesta passagem do comunicado:

"Também ouvimos dizer que algumas empresas estão insatisfeitas com a nossa nova plataforma que permite que artistas possam criar adesivos personalizados e gratuitos para os usuários. Duas semanas após o lançamento deste recurso, fomos atingidos por um DDoS com efeitos de menores proporções, também voltados especificamente para os servidores do Pacífico."

A empresa ainda informa que esta é a primeira vez que um ataque como este afeta sua plataforma em grandes proporções, mas afirma que a equipe possui conhecimento e experiência suficiente para lidar com tais circunstâncias. Neste final de semana, 95% dos usuários ao redor do mundo estavam aptos a usar o serviço. Por último, a empresa diz que não pode oferecer ainda muitos detalhes acerca do problema, mas que os usuários podem estar certos de que a equipe do Telegram está trabalhando 24 horas por dia para que o serviço esteja 100% funcional novamente.

Por fim, como o Telegram é um serviço de código aberto que usa criptografia nas conversas e, mesmo enfrentando tais ataques, o conteúdo das suas mensagens está, a princípio, seguro. Também deve-se considerar que um ataque DDoS não se trata de uma invasão do sistema, mas sim da sua invalidação por sobrecarga.

Se você enfrentou algum tipo de problema no uso do Telegram nos últimos quatro dias, deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Fonte: Telegram

Ir para o comentário (45)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

10 anos de experiência testando smartphones e outros gadgets. Mesmo tendo mergulhado de cabeça no ecossistema da Apple recentemente, o Android ainda é uma das minhas paixões. Já fui editora-chefe do AndroidPIT e Canaltech no Brasil, hoje escrevo para o mercado dos EUA. Me chama no Twitter (@apequenarinaldi)!

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
45 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Blind 40
    Blind 23/03/2016 Link para o comentário

    Ah e tbm do link pro grupo onde qualquer usuário clica e já eh adicionado no grupo automaticamente, e os usuários não conseguem ver o número de contato um do outro, somente em privado e SE o usuário compartilhar o número.

    Inclusive tbm da pra pesquisar um usuário pelo @nomedeusuario que foi criado pela pessoa (acabou essa de passar o telefone).


    Tanta coisa ainda ( to aqui ocupado por isso n to lembrando)


  • 1
    Wilker Paz 15/07/2015 Link para o comentário

    Sem dúvida alguma, o Telegram é superior em tudo. Com as Internet móveis no Brasil, chamada de voz e vídeo nunca será o diferencial.
    A final esses recursos já existem a tempos e só conheço pessoas que testam os serviços mas nada de usar no dia a dia.


  • 3
    Udiclei Belchior 14/07/2015 Link para o comentário

    Eita a discussão aqui sobre esses apps de conversa está bom 👍, eu uso tanto o WhatsApp, quanto o telegran e zapzap mais achei o telegran bem melhor pois posso compartilhar apps, vídeos maiores e até documentos coisa que o WhatsApp não faz, sem falar na privacidade e segurança, parabéns para os desenvolvedores do telegran continue assim está show de bola!

    and_opel


  • 3
    Ednard Gomes 14/07/2015 Link para o comentário

    O telegram com certeza tá se mostrando muito melhor do que outros app já existentes a muito tempo, o telegram da muito mais liberdade aos usuários e muito mais funções,que a equipe telegram continuem sempre na frente! Estão de parabéns 👍

    Blindand_opelUdiclei Belchior


  • 20
    Lucas T. 13/07/2015 Link para o comentário

    O Telegram é muito melhor do que todos os outros aplicativos do gênero e o código fonte dele já foi auditado pela EFF e passou em quase todos os quesitos no chat normal e em todos no chat seguro. O problema é que os irmãos Durov não aceitam investimentos externos apesar de o fato de já terem muito dinheiro tornar isso válido, mas também não investem no marketing do aplicativo, talvez, se investissem, tivessem mais usuários e poderiam competir mais fortemente com o WhatsApp (ou seria WhatsFace, WhatsBook, WhatsZucker...?) e dividir ou até roubar o topo dele.

    Blindand_opelUdiclei BelchiorJoseDio


    • 12
      and_opel 14/07/2015 Link para o comentário

      Pavel e Nikolai são os caras! e dinheiro pra eles não é problema! viva ao TELEGRAM!

      Blind


  • Luciano O. 12
    Luciano O. 13/07/2015 Link para o comentário

    Acho que serviu apenas para dar mais mídia para o Telegram... Apesar do Brasil não ter tantos usuários como do WhatsApp (vejo pela minha lista de amigos) o serviço do Telegram é muito melhor!
    Espero que, em resposta a este ataque, os desenvolvedores lancem alguma novidade bacana para o serviço!
    #Telegram

    BlindDio


    • Blind 40
      Blind 23/03/2016 Link para o comentário

      Ainda mais? Hahah
      A cada um ou dois meses saem novidades.


      Estamos.esperando uma reformulação de design e adicionar abas e opção de curtir/+1 nos canais e comentários (c limite de comentários como o Twitter) e tbm um Push to Talk (estilo Voxer/zello)


  • Maurício Rodrigues 25
    Maurício Rodrigues 13/07/2015 Link para o comentário

    Pelo menos para mim aqui esta normal, não senti nenhuma lentidão neste final de semana.


  • 73
    Jairo rios 13/07/2015 Link para o comentário

    Por enquanto está normal por aqui


  • 13
    Daniel 13/07/2015 Link para o comentário

    prefiro o whats.
    quanto mais simples, melhor será.


    • 20
      Lucas T. 13/07/2015 Link para o comentário

      O Telegram também é simples de usar para quem quer só o básico, se o problema realmente for esse, ele só te dá opções mais avançadas, para quem quiser, é claro, do que o WhatsApp oferece, além da criptografia forte que ele possui, o que acho mais importante.

      João Marcos


  • Felipe Guedes 5
    Felipe Guedes 13/07/2015 Link para o comentário

    estava demorando pra isso acontecer

    Blindraphael


  • Carlos Felipe Araújo 41
    Carlos Felipe Araújo 13/07/2015 Link para o comentário

    Uso no Moto X 2014, iPad Mini, Ubuntu e Mac OS X e todos sincronizados a partir do mesmo número.

    BlindDio


  • Pereira Silva 7
    Pereira Silva 13/07/2015 Link para o comentário

    Com certeza deve ser invasão de concorrentes pelo sucesso do telegran ! Já usei Viber,Whatsapp,line e para mim nos requisitos mais básicos o telegran é leve e funcional ! Além de mais nada ele aceita envio de arquivos que esses que eu citei não faz ! Cada um com sua opinião ! Isso que é ótimo ^.^

    BlindDio


    • Thiago19 40
      Thiago19 14/07/2015 Link para o comentário

      a única coisa que falta no telegram são as chamadas tanto de vídeo quanto de voz, porém isso nem de longe desmerece pois já usei viber, hangouts, skype, bbm, whatsapp, line e alguns outros e o melhor é o telegram sem dúvida alguma.

      Blind


  • 5
    Conta desativada 13/07/2015 Link para o comentário

    Notei uma certa instabilidade e algumas imagens não enviaram mais é o melhor mensageiro que já vi

    Blindand_opelDioAlex Amorim


  • Fernando Henrique 65
    Fernando Henrique 13/07/2015 Link para o comentário

    Nunca usei isso!

    Leonardo Alves


  • Beto Carvalho 11
    Beto Carvalho 13/07/2015 Link para o comentário

    Tive alguns problemas mesmo como não enviava imagens e mensagens demora muito.


  • 20
    jgasxcv 13/07/2015 Link para o comentário

    Claro que sim. Eles já estavam a espera de uma oportunidade destas a muito.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.