NextPit

Testamos o novo Telegram X, app reformulado da empresa! Descubra aqui se vale a pena trocar

androidpit telegram panic
© NextPit

Como muitos já sabem, o Telegram é o app da resistência, daqueles que se recusam a gostar do WhatsApp verdinho de Zuckerberg. Telegram é um app de código aberto que garante a segurança das informações lá trocadas e, de acordo com quem gosta do app, traz recursos muito melhores que o WhatsApp. Na palavras deles:

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Nossa missão é fazer um Telegram mais rápido, mais liso e mais fácil de usar a cada mês que passa. A competição é a alma do progresso, então, em primeiro lugar, obtivemos muita inspiração de outros mensageiros que nos estimularam. Mas, com o passar dos anos, vimos cada vez menos inovação dos competidores, que agora parecem se contentar apenas em adaptar os recursos do Telegram às suas plataformas com um atraso médio de dois anos.

telegram x 2
App continua seguro e rápido / © NextPit (captura de tela)

Alguns dias atrás, o app do russo Pavel Durov foi lançado com uma nova roupagem. Passou por uma reformulação, ficou mais leve e suave nas transições, e ganhou o nome de Telegram X. Ele surgiu através de uma competição interna e levou dois anos para ser desenvolvido.

 Usei o app por algum tempo e compartilho com vocês os insights.

telegram x 3
Nova home com mensagens destacadas separadas e tema escuro e claro / © NextPit (captura de tela)

Mais leve e rápido

Eu nunca tive problemas com o Telegram, ele nunca travou ou ficou lerdo. Mas a equipe do app afirma que ele está mais rápido e mais leve, uma vez que foi desenvolvido do zero para se livrar de restos acumulados de exigências antigas e sobras de outras versões e recursos do app. E ele realmente está suave.

Mas, aparentemente, nada a respeito da segurança foi mexido. 

telegram x 4
Bubble mode ligado e desligado e novo sistema de mídia em grupos / © NextPit (captura de tela)

Novo visual e funções

A cara do app passou por modificações, e é possível dizer que amadureceu. O menu lateral possui menos funções, está mais organizado, mas duas coisas chamam a atenção. No final da lista, podemos ver "Night mode" e "Bubbles mode", duas das maiores mudanças no design. Ativando o primeiro você acessa um tema escuro, que é o pedido de muitos usuários em diversos apps, ajudando a usar melhor o app em locais com menos luz, podendo inclusive escolher um horário para que ele se ative sozinho.

Já o Bubbles  Mode muda o modo como vemos a conversa. Ativado, você consegue as conversas todas separadas por balões, como já vemos no Telegram tradicional. Desligando, a conversa fica um pouco mais confusa, mas também mais limpa, e pode ser uma boa opção. Fica bem parecido com o que já vemos na versão Web do app.

telegram x 5
Novas funções de arrasto e novo menu para chats e grupos / © NextPit (captura de tela)

Grupos estão mais organizados também. Ao clicar no nome de um deles você agora consegue ver abas que dividem o tipo de conteúdo compaertilhado, como mídia, documentos, links e áudios. Ótimo para buscas. E dentro das próprias conversas, mais novidade. Se há pouco mais de um mês chegou a função de arrastar para a esquerda para responder uma conversa, ela continua aqui no Telegram X, adicionada de outra função.

Agora, ao arrastar uma mensagem para a direita, você pode compartilhar seu conteúdo. Eu ainda não me acostumei nem à primeira função, então ainda acho que levarão umas semanas para usar isso, se eu realmente for usar. E você pode instalar tanto o Telegram quanto o Telegram X em seu smartphone, eles funcionarão juntos sem problemas.

 

telegram x 6
Mais recursos de restrição de dados e visualização rápida / © NextPit (captura de tela)

Na home, onde ficam todas as suas conversas, grupos e canais, há agora um botão com um lápis no canto direito inferior. Ele leva a funções que antes ficavam bno menu lateral, como "Novo chat", "Novo grupo", "Novo canal" e "Novo chat secreto". Nas configurações, é possível escolher que tipo de mídia baixar automaticamente de acordo com o tipo de grupo ou chat. Há muitos ajustes de economia de dados e tamanho de mídia aceita.

Uma outra coisa legal é que ao manter o dedo em cima de uma conversa ou grupo, abre-se em uma tela menor um preview do que está acontecendo sem precisar entrar no grupo ou conversa. Você vê o último conteúdo e ele não fica marcado como lido, mantém-se não lido.

O que ainda pode melhorar

Uma coisa que me irrita muito no Telegram e que tenho certeza de que irrita outras pessoas que gostam de apps organizados é a falta da possibilidade de arquivar chats e grupos, como encontrado no WhatsApp. Para mim, essa é a principal falta desse app que utilizo bastante no meu dia-a-dia.

Além disso, acho que poderia existir um gerenciador de temas mais robusto, que vá além do modo norturno, bolhas e tamanho de fonte. Uma vez que muitas pessoas desenvolvem e utilizam temas no Telegram, seria legal incluir isso na versão X.Por último, vocês viram que essas capturas de tela estão em inglês. Apesar de o meu smartphone estar em português, aparentemente ainda não há tradução para o nosso idioma. Mas acredito que emp breve a comunidade do app cuide disso.

Você realmente usa o Telegram? O que achou dessa nova versão X?

Fonte: Telegram

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Marcelo Reis 02/02/2018

    Gostaria de parabenizar a redatora pela excelente matéria, escreveu com conhecimento de causa, de quem realmente usa o aplicativo,e isso traz credibilidade ao site.
    Li sobre o mesmo assunto em vários outros sites BRs, todos com muitos erros de informação, no estilo ctrl+c e ctrl+v !

  •   42
    Conta desativada 02/02/2018

    "Mas, com o passar dos anos, vimos cada vez menos inovação dos competidores, que agora parecem se contentar apenas em adaptar os recursos do Telegram às suas plataformas com um atraso médio de dois anos."
    Adorei essa ousadia hahaha!

  • AC&MM 02/02/2018

    Isso é que é aplicativo bom. Chupa mal-necessário!!!
    Deixando a zoação de lado, pra mim, se o aplicativo ficar todo preto, não me incomoda nenhum pouco o fato de ter ou não, temas pra ele ou a função de arquivamento de chats e grupos. Respeito, com toda certeza, quem se incomoda, mas prefiro mil vezes o Telegram do que o mal-necessário.

    #TELEGRAM_EH_VIDA

  • Milton Rodrigues 02/02/2018

    Testei o Telegram X e achei muito bom. Ainda faltam alguns recursos como o de "Levantar para Falar" e a "localização em tempo real". Mas é bem promissor, viu!

  • Sidney 02/02/2018

    A eterna briga entre Telegrammaníacos e Whatsappmaníacos. É interessante ver os comentários quando envolve os dois apps. É como ver comentários quando se fala de android e ios na mesma matéria.
    A verdade é a seguinte:
    Telegram: é melhor e poucos usam
    Whatsapp: é pior mas você encontra todo mundo lá.
    É uma questão de escolha e não adianta brigar por causa disso.

94 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Adrian Lapin 09/04/2018 Link para o comentário

    Para os que desejam o Telegram bem organizado existe o Plus Messenger.
    Plus Messenger é um aplicativo de mensagens NÃO OFICIAL que usa API do Telegram. Plus Messenger adiciona alguns recursos extras ao aplicativo oficial do Telegram:

    PERSONALIZAÇÃO:

    MODIFIQUE
    Altere cores e tamanhos de muitos objetos, como textos, ícones, avatares, cabeçalhos...

    CRIE
    Crie seu próprio tema personalizado. Salve-o e compartilhe facilmente com seus amigos. Aplique temas compartilhados por outros usuários.

    PRIVACIDADE
    Seu número de telefone pode ser ocultado facilmente do Menu de Navegação e Configurações.

    E MAIS
    Opção para mostrar emojis nativos do dispositivo
    Opção para salvar arquivos usando nome de arquivo original
    Opção para definir compressão personalizada quando está compartilhando vídeos
    Opção para usar fonte do dispositivo
    Opção para mostrar sua foto ou foto do usuário nas bolhas do chat
    Exibição do administrador do grupo em perfil do grupo
    Opção para desativar sensor de proximidade quando ouvir notas de áudio
    Opção para mostrar fotos de perfil quando clica na foto na tela principal
    Opção para mostrar perfil do usuário quando clica na foto pela tela principal
    Alterar papel de parede diretamente pela tela de chat
    Opção para alterar tamanho de visualização de emojis no chat
    Opção para silenciar usuários ou grupos diretamente pela tela principal
    Opção para adicionar membro diretamente pela tela de chat

    Busque por plusmessenger.org


  • ditom 04/02/2018 Link para o comentário

    Qual deles consome menos memória?


  • Joseilton Malafaia 03/02/2018 Link para o comentário

    Porque a desenvolvedora do Telegram é 'Telegram Messenger LLP' e a do Telegram X é 'Telegram LLC'?


  • João Marcelo 03/02/2018 Link para o comentário

    Estou usando e até o momento o que está bugado são as notificações pelo que percebi de resto tudo ok.


  • Léo Walk 02/02/2018 Link para o comentário

    Vou continuar no app antigo mesmo. O importante é funcionar bem!!!


  • flavio dos santos 02/02/2018 Link para o comentário

    não sei toda vez que instalo o Telegram acabo desinstalando pouco tempo depois, quero um mensageiro pra falar com as pessoas que estão na minha lista de contatos do celular, mas nunca tem ninguém ai sempre desinstalo já que o app acaba sendo inútil no meu aparelho...


  • Lucas N. 02/02/2018 Link para o comentário

    materia bem feita!!!!


  • Robert Dos Santos 02/02/2018 Link para o comentário

    Gosto muito do Telegram, mas uso o ZapZap (App alternativo para usar o Telegram), pq é mais organizado e tem opções mais convencionais, também tem o Telegram Plus pra quem acha o ZapZap pesado!


  • Daniel 02/02/2018 Link para o comentário

    Show de bola esse Telegram X! Que venham mais novidades.


  • Giordano Santiago 02/02/2018 Link para o comentário

    eu tenho instalado mesmo que pouca gente use. sempre que vou procurar alguém, primeiro vejo se tem telegram. se tiver, a conversa é por la.
    se não, vai o mal necessário.


  • Alax Ricard de Souza S. 02/02/2018 Link para o comentário

    Ainda precisa melhorar muito, adicionas novo idiomas e é ótimos para aparelhos com pouco armazenamentos.


  • Ubaldino Silva 02/02/2018 Link para o comentário

    Acho ótimo o telegram. Fiquei com uma dúvida. Onde fica salvo as médias? Procurei e não localizei. Ótima matéria. Abraços


    • Giordano Santiago 02/02/2018 Link para o comentário

      o telegram desde sempre, vem por padrão nao salvando médias. precisa ir nas configurações dele e marcar se voce quer ou não que salve. eu acho otimo, pois nao entope o aparelho de imundicie. pois, quando eu quero algo salvo, eu salvo direto pela conversa.


  • Denis 02/02/2018 Link para o comentário

    "Você realmente usa o Telegram?" - Tento usar, mas meus contatos não usam. Um saco isso! "O que achou dessa nova versão X?" - Ainda não vi nada dessa nova versão. Vou testar agora. Mas excelente matéria, Stella.

    SidneyConta desativada


  •   42
    Conta desativada 02/02/2018 Link para o comentário

    "Mas, com o passar dos anos, vimos cada vez menos inovação dos competidores, que agora parecem se contentar apenas em adaptar os recursos do Telegram às suas plataformas com um atraso médio de dois anos."
    Adorei essa ousadia hahaha!


  • Phelipe B. 02/02/2018 Link para o comentário

    Telegram sempre dois passos a frente do Whatsapp!

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.