NextPit

Teste confirma o óbvio: Google Assistente é melhor que Siri, Alexa e Cortana juntas

AndroidPIT Google assistant 9262
© NextPit

O Google tem otimizado, e muito, o Assistente ao longo dos últimos anos. Hoje, o assistente da gigante das buscas pode ser usado por todos de forma bastante simples e útil. Ao que parece, o Google Assistente evoluiu tanto ao ponto de uma pesquisa confirmar aquilo que nós sabemos há um certo tempo: sim, ele continua sendo o melhor assistente virtual do momento.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

A empresa Loup Ventures realizou uma bateria de testes envolvendo os principais assistentes virtuais do mercado, que são: Alexa, Google Assistente, Siri e Cortana. Foram feitas 800 perguntas para cada assistente divididas em quatro tipos de categorias, são elas: Local (ex: leve-me para algum lugar), Comércio (ex: que horas fecha determinado estabelecimento), Informação (ex: quem é o ator de tal filme) e Comando (ex: ativar ou desativar funções do dispositivo). 

Todos os testes foram feitos em celulares com versões stock do Android e no iOS mais recente sem uso de nenhum alto-falante inteligente, como o Google Home, o Amazon Echo ou o Home Pod. Somente o Google Assistente teve êxito em todos os resultados e, além de retornar com a resposta mais correta, o assistente foi o mais ágil em todas as categorias. Em apenas uma, no entanto, o Assistente ficou atrás da Siri, que foi na execução de comandos do aparelho, como ligar Bluetooth, por exemplo. Neste quesito, a Siri levou a melhor.

batalha assistentes siri google
Evolução dos assistentes entre abril de 2017 e julho de 2018 / © Loup Ventures

Essa diferença no controle de comandos do dispositivo, no caso um Pixel 2XL, foi bastante estranha se levarmos em consideração que ambos os assistentes estão pré-embarcados de fábrica exatamente para dar conta deste tipo de atividade primordialmente. Comandos como "diminuir volume" ou "reproduzir música" foram executados pela Siri mais rapidamente, cerca de 20% mais rápido.

Contudo, essa foi a única vez em que o Google Assistente não derrotou seus rivais em exatamente todos os quesitos, visto que o assistente sempre costuma levar a melhor neste tipo de bateria de testes. A Loup Ventures divulgou também um gráfico (acima) mostrando ainda que o Assistente é o único entre os demais assistentes virtuais que realmente evoluiu em comparação com o teste similar feito em abril de 2017.

Você usa o Google Assistente? Acredita que ele é o melhor assistente virtual do momento?

Fonte: Loup Ventures

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

26 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  •   16
    Conta desativada 14/12/2018 Link para o comentário

    Eu acho a cortana Boa. Mas o assistente eh muito melhor....


  • Thalles Henrique 31/07/2018 Link para o comentário

    A Cortana é burra feito uma porta: às vezes eu estava na cama e eu perguntava a ela a hora. Ela abria o Edge pra pesquisar sobre serviços de sincronização do relógio do Windows (no Hub de Feedback do Windows sugeri a tempos para mudarem isso, mas continua em todas as compilações). Já a Siri tem uma coisa que eu não consigo fazer de jeito nenhum com o Assistant: quando eu pergunto no Mac se eu tenho algum e-mail não lido, ela me diz quantos são e me abre uma lista de quais são eles ( a integração com o sistema é excelente). Apesar de a parte de assistente pessoal ser muito boa atualmente, preferia o Google nos tempos do Now/Now on Tap, com as informações contextuais, seleção/pesquisa/tradução de texto da tela e informações de compromissos e locais.


  • NILLFRANK SILVA 31/07/2018 Link para o comentário

    nada a ver eu tenho um Samsung a52017 é TESTEI esse comando é deu certo.liguei é desliguei o brueth.


  • Luis Eduardo 30/07/2018 Link para o comentário

    dizer que ele é o único a evoluir em relação aos outros é uma mentira bem grande, três evoluíram, e a siri é a que foi mais evoluída do que as demais, vendo o gráfico se pode ver que a Cortana ganhou apenas 3% , a Google ficou com 5% passando de 75 para 80, enquanto a siri evoluiu 10% passando de 60 para 70 por cento, apenas uns 10 atrás do da Google, e essa diferença de 10, não acho bem grande, para ver qual a diferença na hora de usar os dois, e por ela ficar com 70, ela passa de 3 lugar para 2 lugar, Cortana continua no último, e a Alexa em terceiro.


  • Magno Sousa 27/07/2018 Link para o comentário

    Ja previa isso,kkkk,Google Assistente,na primeira colocaçao!


  • Carlos Barbosa 27/07/2018 Link para o comentário

    Nenhuma novidade.. Google >> resto


  • José Luís Silva Martiniano 27/07/2018 Link para o comentário

    Ah, eu já sabia.


  • Vinicius Guerra 26/07/2018 Link para o comentário

    Bom, a Cortana nem entende direito o que a pessoa fala, se enrola muito. A Siri acho uma piada de mal gosto, muito limitada e lenta, já o Google Assistant, tudo que você perguntar ela responde, pois tem um banco de dados enorme, gigantesco, sendo prática, rápida e eficiente, precisa realmente usar outra?


    • Mauricio C. 27/07/2018 Link para o comentário

      O que é divertido com a Cortana é que ela canta os hinos dos 5 times grandes de são Paulo.


  • Ilan E. 26/07/2018 Link para o comentário

    A Google Assistant é a melhor.


  • Ricardo 26/07/2018 Link para o comentário

    Acho que vai muito de gosto, pois usei algum tempo a Cortana e gostei, hoje uso o Google Assistente e não vejo tanta diferença assim, aliás me parece que há coisas que fazia com a Cortana que no Google fica mais difícil, porém imagino que seja adaptação, já a Siri, não sei responder, não tive oportunidade de utilizar ainda.
    O que sei é que todos precisam evoluir e muito!


  • Luiz Gustavo lgubarbosa 26/07/2018 Link para o comentário

    De longe assistente da big G é melhor,muito mais interatividade.


  • Renato 26/07/2018 Link para o comentário

    Não me dei bem com nenhuma, então, paciência. kkkkkkkkkkk


  • Jonscravit 26/07/2018 Link para o comentário

    ih.. a UE vai multar pq google assistente não da espaço para concorrentes...


  • Soterio Salles 26/07/2018 Link para o comentário

    O que faz o Google Assistant melhor que a concorrência é a base de dados coletados durante anos.
    A Samsung poderia ter um pouco mais com a Bixby se tivesse aproveitado o pouco que criaram com o antigo S Voice ao invés de começar do zero.
    A Siri parece que não tem aquela "esperteza" da Assistente do Google mas ainda mostra que pode evoluir.
    Alexa nunca usei...
    A Cortana até faz umas coisas legais no PC mas ela é meio burrinha e as vezes não entende o que eu digo mesmo que falando pausadamente e próximo do microfone.


  • Vinicius 26/07/2018 Link para o comentário

    O dia que fizer as coisas mais rápidas que eu vou usar... Hoje esses assistentes acabam tomando mais tempo que economizam


  • Juliano Olivetti 26/07/2018 Link para o comentário

    Deveriam ter colocado a Bixby no teste, mas acho que a lanterna já estaria garantida...Eu ainda me pergunto o porque alguns OEMs de Android ainda insistem em soluções proprietárias em detrimento do Google assistente...


  • Emerson Morais 26/07/2018 Link para o comentário

    nunca usei Alexa e Siri pra comparar na pratica, mas realmente Google assistente é melhor que a Cortana, uso todos os dias G Assistente, indispensável pra mim

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.