Mais um? Nova política de dados do Tinder assusta usuários

AndroidPIT tinder love
© nextpit

Usuários do Tinder no Brasil podem ter se deparado, nos últimos dias, com uma mudança nos termos de privacidade do Tinder, que incluem o envio de dados para filiadas internacionais do aplicativo. 

O aviso que aparece na tela é bem claro: "Antes de usar o Tinder novamente, precisamos rever nossos Termos e Condições. É obrigatório revê-los para que você possa continuar a deslizar." 

A partir de agora, quem quiser continuar usando o aplicativo deve, além de concordar com todos os Termos e Condições, autorizar a transferência de suas informações pessoais a terceiros - e também internacionalmente. 

A mudança pode ter causado confusão em algumas pessoas: afinal, quais dados são compartilhados? Se você tem essa mesma dúvida, continue lendo. 

Tinder: dados de usuários são compartilhados com terceiros

O grupo responsável pelos dados de usuários do Tinder que não vivem na União Europeia nem no Japão é o Match Group, composto pelos aplicativos Tinder, OkCupid, Plenty of Fish, Match, Meetic, Hinge e Pairs.

É essencial que saibamos disso, uma vez que as informações no aplicativo são compartilhadas com todas essas empresas - também de apps de relacionamento -, para atividades que incluem "operações de processamento técnico, atendimento ao cliente, marketing e publicidade direcionada, apoio financeiro e de contabilidade". 

Assim, a partir do momento que o usuário acerta os Termos de Uso do Tinder, o aplicativo tem total autorização para transitar esses dados entre empresas - e entre suas parceiras, inclusive para direcionar anúncios com base em seu perfil. Quanto a isso, a Política de Privacidade é bem clara:

"Podemos também compartilhar essas informações com outras empresas do Match Group e terceiros (especialmente anunciantes) para desenvolver e fornecer publicidade orientada sobre os nossos serviços e sites e sobre aplicativos de terceiros, e para analisar e criar relatórios em relação à publicidade que você vê. Podemos combinar essas informações com informações não pessoais adicionais ou com informações pessoais em formato não lido por seres humanos sob a forma de hashes, coletadas a partir de outras fontes."

Quando minhas informações são enviadas para outros países?

O Tinder também prevê que algumas de suas informações sejam enviadas para outros países, mas somente em casos específicos. São eles:

  • Resposta a spam;
  • Abuso;
  • Fraude;
  • Condutas impróprias.

Os dados compartilhados são: endereço de IP e e-mail, número de telefone, nome, sobrenome, país de residência, idade e outros.

Como impedir que o Tinder colete meus dados

Uma vez que os Termos de Uso tenham sido aceitos, seus dados são compartilhados com a empresa. No entanto, é sempre possível deletar a sua conta e enviar uma solicitação ao Tinder para que a plataforma elimine suas informações do banco de dados.

Caso nenhuma solicitação de exclusão seja feita, seus dados serão mantidos no app por até 3 meses.

Agora que você já sabe como suas informações são usadas no Tinder, já pode optar por aceitar os Termos de Uso e continuar com os matches, ou excluir a sua conta. O que você acha do app? Não deixe de contar pra gente nos comentários.

Artigo seguinte
1 comentário
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 73
    Jairo rios 05/02/2021 Link para o comentário

    Não uso , mas é uma sacanagem para com os usuários