Com entrada ou sem entrada: tudo sobre o áudio dos smartphones

AndroidPIT Smartphone Audio jack 5561
© nextpit

Faz algum tempo que a tecnologia de áudio sem fio está sendo empurrada para os consumidores, mas a maior parte das fabricantes está, na verdade, e já há algum tempo, debruçada nos conectores para fones de ouvidos. Com fio ou sem fio, as coisas se tornaram um pouco mais complicadas, então aqui está o que você precisa saber sobre escutar música no seu smartphone neste final de 2017.

Desde que a Apple polemicamente removeu a entrada do fone de ouvido, a HTC, a Google e a Huawei seguiram os mesmos passos. Seja você é audiófilo ou alguém que está feliz com seu par de Beats funcionando com o celular que veio na caixa, você não está sozinho quando pensa sobre qual a melhor maneira de escutar suas músicas favoritas em seu celular, considerando todas as opções disponíveis por aí.

Os smartphones oferecem agora uma variedade de maneiras para escutar músicas, mas tudo se resume a dois casos: com fio, usando um fone de ouvido de 3,5mm, ou sem fio, via Bluetooth e, em alguns casos, Wi-Fi. Sim, existem os fones com conectores Lightning e USB-C mas, para simplificar, não adicionarei esses ao mix, uma vez que não são tão utilizados e ainda são encarados como soluções provisórias. Antes mesmo de decidir qual aparelho usar, saiba que há uma grande variedade e que você precisa considerar todas as opções para ter a melhor experiência auditiva.

Com perda Vs sem perda

Antes de decidir qual tipo de fone de ouvido funciona melhor para você, pense em seus hábitos e como eles podem afetar a qualidade em geral. Os áudios digitais dependem da qualidade da fonte, portanto, se você escuta uma música no formato .mp3 ou por meio de serviços de streaming, como o Spotify e Apple Music, lembre-se de que a fonte já tem uma perda e que os áudios já são “comprimidos”. Isso significa que o tamanho do arquivo de áudio é menor e otimizado para uma transferência de dados mais rápida.

Os áudios comprimidos tendem a diminuir muito a dinâmica da música e seu "corpo", ao contrário dos formatos de áudio considerados “sem perdas”, como .wav, .flac e .alac, mas os comprimidos são mais "plug and play" para aqueles que escutam casualmente – os formatos são ubíquos e capazes de reproduzir um bom som para escutar diariamente.

Conheça seus DACs e transmissores

Para que você consiga escutar qualquer música, o seu áudio precisa cair nas mãos de um importante DAC ou “conversor digital-analógico”. Fato interessante: os DACs estão em todos os lugares e estão entre nós desde que o primeiro CD player fora lançado. Eles são um componente que processa a informação de uma fonte de áudio digital para um sinal de áudio analógico que os alto-falantes ou fones de ouvido podem reproduzir.

Todo smartphone tem um DAC embutido. Mas, agora, alguns transmissores também são integrados. Se você tem um iPhone 7, por exemplo, você provavelmente ainda usa a “cortesia” de um adaptador Lightning que vem com o celular para você conectar os fones de ouvido sem fio. O adaptador traduz o sinal do áudio porque há um DAC especial nele.

AndroidPIT headphone jack vs wireless audio 3859
O DAC do telefone torna a conexão possível/ © NextPit

Mesmo o mais básico dos DACS funciona bem na reprodução de músicas comprimidas ou com perdas se você não é exatamente um maluco por áudios. Assim, não há razões para complicar as coisas olhando para a especificação quando se está comprando um telefone e pode muito bem usar o fone de ouvido sem fio Lightning que vem com o iPhone 7 ao invés do transmissor. Mas se você simplesmente prefere um som com uma qualidade mediana, smartphones como o LG V30 e o HTC U11 são bons exemplos de como as fabricantes estão avançando para agradar os fãs de músicas com uma melhor integração de DACs e características de softwares em seus principais modelos.

AndroidPIT headphone jack vs wireless audio 3793
Smartphones como o HTC 11 incluem fones de ouvido com USB-C/ © NextPit

O V30 em particular orgulha-se em ter a tecnologia da ESS, a ES9218P Quad DAC com um filtro de interpolação 32-bit para áudios que são escutados por meio dos plugs de fone de ouvido. Tanto o LG V30 quanto o HTC U11 apresentam um software avançado, com funções para customização e melhor experiência na hora de escutar algo.

AndroidPIT headphone jack vs wireless audio 3844
O Quad-DAC do LG 30 oferece possibilidade de equalização./ © NextPit

Então se você não gosta de ideia de carregar adaptadores por aí, você deve escolher um fone de ouvido wireless? Se você perguntar para a Apple ou para a Google, a resposta é definitivamente sim. Mas você já sabia que essa seria a resposta deles. Claro, o áudio Bluetooth está melhorando com codecs de alta qualidade, como o aptX HD, da Qualcomm, e o LDAC, da Sony, que estão tomando seus caminhos nos aparelhos. Mas ainda têm maneiras de combinar a diversidade (e a conveniência) das possibilidades disponíveis com configurações padrão com fio.

AndroidPIT headphone jack vs wireless audio 3886
Fones de ouvido Bluetooth estão cada vez melhores / © NextPit

Os dispositivos habilitados para Bluetooth funcionam através da emissão de ondas de rádio de curto alcance que recebem ou transmitem dados digitais – como um sinal de áudio. O que você não deve saber é que não importa o nível de qualidade do áudio que a entrada está, qualquer codec de áudio Bluetooth sempre produzirá uma perda de áudio – até mesmo aptX HD, que, por mais complicado que seja de entender, é tecnicamente "quase sem perda".

Essas limitações que temos atualmente com o Bluetooth são provavelmente porque essa tecnologia nunca foi projetada especificamente para músicas. Tem suas raízes na comunicação de voz militar, mas, como sabemos, cresceu além de um caso de uso único e agora é utilizado para transferir todo tipo de dados sem fio.

Isso não significa que os fones de ouvido sem fio já disponíveis não são bons o suficiente. A maior parte das marcas de fones, como a Sennheiser, Bose, Sony, Bowers & Wilkins, e outros, já começaram a lançar seus modelos premium e níveis médios. Então, se você não é um fã particularmente de um plug de fone de ouvido e quer algo padrão ou acima do padrão de sons com perdas de seu smartphone, você já tem algumas opções muito boas, como o Sony MDR-1000XM2, e os Bowers & Wilkins PX.

Fones de ouvido bluetooth: sem comprometimentos?

Mas assim como qualquer momento de transição tecnológica, há um período de ajustes. E quando se trata de áudio sem fio, há já alguns pontos que você precisa ter em mente. Em um nível de conveniência, os fones de ouvido sem fio podem parecer um sonho. É só ligá-los, colocá-los e escutar, certo? A realidade, entretanto, é o que você terá de enfrentar, com muitas outras variáveis na configuração.

Por um lado, agora você terá duas baterias para ficar de olho ao vez de uma só – manter a bateria dos fones de ouvido carregada será essencial, a menos que o fone (e seu smartphone) tenha opções de conectividade com fio de backup.

E, dependendo de uma série de fatores diferentes que podem causar uma interferência, você pode se encontrar ocasionalmente à mercê de uma transmissão interminável ou de uma conectividade inconstante, como qualquer conexão sem fio. Para não mencionar que, mesmo que o seu telefone já esteja emparelhado com alguns fones de ouvido sem fio, há sempre a possibilidade de interferência, que poderia causar algum atraso ao fazer a conexão.

Se você está animado por poder ouvir com um novo codec Bluetooth de alta qualidade, saiba que, só porque seu smartphone suporta o formato desejado, não significa que todos os fones de ouvido sem fio também o façam. O codec LDAC da Sony é incrivelmente executável, podendo disparar até 990 kbps de transferência de dados. Mas, até o Android Oreo ter sido lançado, só estava disponível em outros dispositivos da Sony, e a tecnologia central ainda estava silenciosa e sob o controle da Sony. O LDAC em particular também possui três modos de conexão que determinam o nível de qualidade de transmissão, adicionando outro nível de complexidade. Você vê onde isso está indo?

O futuro é wireless – goste ou não

Nós, meros mortais, podemos não fazer parte da erradicação de plugs para fones de ouvidos, então é provável que não haja motivos para brigar a não ser que marcas como a LG continue cultivando um nicho, incluindo um plug de 3.5mm como algo premium para seus modelos principais.

AndroidPIT headphone jack vs wireless audio 3847
LG se orgulha das soluções de áudio do V30 / © NextPit

E vamos ser honestos: pela primeira vez em anos as empresas de tecnologia estão verdadeiramente interessadas em desenvolver o áudio para todos os tipos de usuários, então há uma perspectiva de vendas melhor no futuro dos fones de ouvido sem fio.

Mas é claro que as coisas já estão caminhando. Até agora, o pequeno plug estéreo de 3,5 mm era o emblema de um universo de áudio verdadeiramente democrático. Qualquer dispositivo de áudio com entrada ou saída analógica poderia ser interconectável. Isso significava que qualquer produto em indústrias de áudio consumidor, hi-fi ou profissional, seria intercambiável de uma maneira verdadeiramente universal.

Dada a complexidade da transmissão de áudio e sua dependência do controle ativo do sistema operacional de um smartphone, os fones de ouvido sem fio podem ser mais atraentes se você já é um usuário experiente em tecnologia e que não se importa em mexer nas configurações e seguir um "processo", não importa o quão mínimo seja.

No entanto, você ainda teria dificuldade em encontrar algo mais simples e instantâneo, como conectar um fio, colocar seus fones de ouvido e simplesmente dar o play.

Qual é a sua preferência? Você se vendeu totalmente para os sem fio ou ainda se mantém com as soluções de transmissores por enquanto?


*Artigo feito em parceria com o editor Gerald Ortiz, do AndroidPIT.COM

Artigo seguinte
62 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 7
    Manoel Paulo 20/11/2017 Link para o comentário

    Ainda prefiro o P2.

    Conta desativada


  • Chris 23
    Chris 20/11/2017 Link para o comentário

    A solução mais simples é a melhor: usar o P2 e pronto

    Conta desativadaManoel Paulo


  • 85
    Conta desativada 20/11/2017 Link para o comentário

    Quando corro, uso um headphone Bluetooth, Pq fios geralmente atrapalham na hora. Mas em outros momentos uso fones convencionais (um dos meus favoritos é o intra auricular da Samsung, que veio até o Galaxy S5 e vem na linha A até hoje). Sempre que dá, gosto de comprar novos modelos de fones e testar. Mas ainda não vi integração melhor e mais perfeita em qualidade de áudio, do que em um iPod e um beats solo 3 wireless....

    Daniel


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 20/11/2017 Link para o comentário

    Não, fones da Beats não são referência no que diz respeito à qualidade de audio.

    Rafael


    • 85
      Conta desativada 20/11/2017 Link para o comentário

      Não são os melhores, mas alguns modelos são muito bons....

      DanielConta desativada


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 20/11/2017 Link para o comentário

    Não, o futuro próximo não é wireless, no entanto não sou contrário aos passos necessários para o amadurecimento da tecnologia.


  • Léia M. 29
    Léia M. 19/11/2017 Link para o comentário

    Eu uso os dois e não vejo dificuldade alguma em nenhum deles... Depois de parear o fone bluetooth com o aparelho é só ligar e pronto já conecta automaticamente e rápido.
    Quero ver se vão continuar reclamando quando a maioria das empresas começarem a vender os aparelhos já com o fone bluetooth incluso.
    Sobre a bateria o meu tem autonomia de 11hrs segundo o fabricante... uso por dias sem a necessidade de recarregar e ele emite um sinal sonoro antes da bateria chegar ao fim.
    Quanto a perda de qualidade quem preza por áudio a um nível mais profissional não vai ficar usando o smartphone para isso.


  • Giordano Santiago 38
    Giordano Santiago 19/11/2017 Link para o comentário

    Se não tiver entrada p2 eu não compro, e enquanto houver uma fabricante mantendo o, essa terá meu dinheiro e da maioria das pessoas que tb preferem o p2. Eu não entendo essas inovações que ninguém solicitou e a maioria não quer. E se caso não houver mais smartphones com o p2, eu simplesmente volto a usar celulares básicos e vou atrás de players de música separados com a entrada. Meu boicote/não adesão a essa "modernização" as empresas já tem.

    Ernesto Koji Nakazawa


    • Léia M. 29
      Léia M. 19/11/2017 Link para o comentário

      😂😂😂😂😂😂 revoltou


    • 85
      Conta desativada 20/11/2017 Link para o comentário

      Kkkkkkkkkkkk se prepare então para daqui há uns anos só usar smartphones antigos e defasados 😂

      Conta desativadaConta desativada


  • Henrique P. 74
    Henrique P. 19/11/2017 Link para o comentário

    A P2 ainda de certa forma é a melhor alternativa. Não necessita de bateria para funcionar (os fones) além de o consumo de bateria do celular ser proporcionalmente menor. Mas a vantagem do bluetooth é a liberdade, além de que o risco de quebrar o "pino" é menor, vide meu outros 5 fones que quebraram por conta disso. Eu sou mais os fones bluetooth, mas não dá pra dizer que os fones P2 não são muito úteis ainda. Quanto a qualidade, cara pra mim o som de ambos hoje em dia está em um bom nível.

    Conta desativadaDanielLéia M.Conta desativadaConta desativada


  • 62
    Conta desativada 19/11/2017 Link para o comentário

    A questão não é deixar o aparelho mais fino, e sim cobrar pelo acessório, infelizmente é assim que funciona, o negócio é faturar.

    Ernesto Koji NakazawaConta desativada


  • 26
    KARALBPIN 19/11/2017 Link para o comentário

    Uma bobagem tirar a entrada do fone pra tornar o aparelho mais fino. Os celulares já estão bastante finos mesmo com a entrada dos fones.


  • flavio dos santos 23
    flavio dos santos 19/11/2017 Link para o comentário

    Acho que oque deveriam fazer é uma melhoria no P2 deixá-lo menor... Se bem que dá maneira que está por mim tá tudo bem... Os aparelhos de hoje em dia já são finos o suficiente.


  • André Pereira 25
    André Pereira 19/11/2017 Link para o comentário

    Eu tenho fone bluetooth (JBL), mas nao desmereço a velha entrada P2, eu até discordo das fabricantes (que eu saiba só a maçã fez isso) abolirem a entrada obrigando a pessoa a investir num fone bluetooth, que nao é barato. Tem que atender as duas partes!


    • Léia M. 29
      Léia M. 19/11/2017 Link para o comentário

      Apple, Motorola e Google, se não me engano tem mais só não me recordo quais no momento.


      • 85
        Conta desativada 20/11/2017 Link para o comentário

        Xiaomi também já começou a retirar com Mi6, Mi Mix 2 e Mi Note 3.

        Conta desativada


  • betinho b. 21
    betinho b. 19/11/2017 Link para o comentário

    meu fone bluetooth moto pulse é ótimo. a bateria dura bastante

    Léia M.


  • Julio Ander Port 2
    Julio Ander Port 19/11/2017 Link para o comentário

    Prefiro a velha e boa P2, não sou fã de fones BT, ainda mais pra usar no dia a dia. Acho os de p2 mais discretos e confortáveis pra conversar numa ligação e ouvir música.

    Conta desativadaDaniel


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 19/11/2017 Link para o comentário

    eu não ligo muito pra fone de ouvido mas sinto falta de uma.entrada exclusiva dele no moto Z aqui


  • 73
    Jairo rios 19/11/2017 Link para o comentário

    Sou adepto da entrada P2 , a baixa autonomia dos fones BT me afasta deles .

    Conta desativadaDanielConta desativada


    • 93
      Conta desativada 19/11/2017 Link para o comentário

      Concordo Jairo.

      Daniel


    • Léia M. 29
      Léia M. 19/11/2017 Link para o comentário

      Aí depende do seu fone... eu uso o meu por dias sem ter que recarregar.
      A não ser que você passe três quatro horas diretas com o fone, o que não seria muito favorável para a sua saúde auditiva, a autonomia de um bom fone bluetooth vai dar conta do recado.


    • 85
      Conta desativada 20/11/2017 Link para o comentário

      Concordo com a Léia, depende do seu fone. Tenho um Bluedio H+ que comprei na Gearbest por menos de R$70, estou com esse fone desde maio, e até hoje só carreguei a bateria dele 3 vezes, uso quase todos os dias por em média 1h quando estou me exercitando. Nas informações diziam que a bateria durava em média 40h de reprodução, acho que faz até mais que isso, me surpreendi por ser um fone de baixo custo. Além disso tem uma boa qualidade de áudio com excelentes graves, conexão P2, micro SD e rádio FM....

      Conta desativada


  • 99
    Conta desativada 19/11/2017 Link para o comentário

    Excelente artigo!
    Prefiro o P2 com um fone de boa qualidade, mas uso um fone bluetooth também.

    DanielConta desativada


  • AC&MM 72
    AC&MM 19/11/2017 Link para o comentário

    Eu tenho um fone de ouvido wireless mas, apesar de todo esse avanço tecnológico, eu ainda prefiro ser um tanto quanto antiquado a ter que me ver escravo de tomadas para recarregar, também, o fone de ouvido bluetooth. Já chega essa preocupação em ter que recarregar só o aparelho.

    DanielConta desativadaConta desativadaRicardo L.marcelo m.


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 19/11/2017 Link para o comentário

    Prefiro o bom e velho P2 de guerra! ^^

    Conta desativadaChrisConta desativadaLígia B.Conta desativadaDanielConta desativadaDenys M.AC&MMConta desativada


    • AC&MM 72
      AC&MM 19/11/2017 Link para o comentário

      Eu nunca morri por não poder escutar uma música em toda sua pureza e não vai ser agora que vou morrer por não ter um fone de ouvido via bluetooth ou wi-fi. Eu toco teclado e faço barulho em violão, guitarra e contrabaixo e nem por isso eu deixei de aprender a tocar certas músicas por causa dos fones P2 nos meus aparelhos. Às vezes atrapalham, mas eu ainda prefiro também os bons e velhos P2 de guerra.

      OBS.: NADA CONTRA QUEM GOSTA DE FONES WIRELESS.

      Conta desativadaChrisConta desativadaLígia B.Deivis SchumanDanielConta desativadaConta desativada


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 19/11/2017 Link para o comentário

        Boa brother AC musico!

        Conta desativadaConta desativadaAC&MM


      • AC&MM 72
        AC&MM 19/11/2017 Link para o comentário

        Não diria músico mas, um fazedor de barulho tolerável e, às vezes, interessante.

        Conta desativadaConta desativadaConta desativadaDeivis Schuman


      • 85
        Conta desativada 20/11/2017 Link para o comentário

        Verdade, tem muito fone P2 que é imbatível. Um que tô com vontade de comprar é o hybrid Pro da Xiaomi que tem o driver de grafeno. Todos que tem dizem que a qualidade de áudio é excelente...

        AC&MMConta desativadaConta desativada


  • Roberto Oliveira 32
    Roberto Oliveira 19/11/2017 Link para o comentário

    A transição do fone cabeado pro bluetooth pode ser dolorosa mas no final e LIBERTADORA! Abrace o futuro wireless!

    E uma sensação nova pra quem escuta musica desde os primeiros Mp3 Players.

    Detalhe que, sendo musico, sou MUITO enjoado com a qualidade, mas atualmente até mesmo "caçar com gato" nao tem sido exatamente ruim.

    Léia M.


  • Alberto Abi Antoun 3
    Alberto Abi Antoun 19/11/2017 Link para o comentário

    Sou fã dos wireless ou bluetooth (tanto faz), mas só pecam na hora da bateria e da certificação de prova de água e poeira !!

    Conta desativadaDaniel


  • Léo Walk 58
    Léo Walk 19/11/2017 Link para o comentário

    Pra mim o único problema dos fones bluetooth é a bateria. Uso eles há uns 4 anos e não sei mais viver sem eles!!! Os que eu tenho aqui duram 3hs se ligados direto.

    Conta desativadaConta desativadaConta desativadaDaniel


    • 85
      Conta desativada 20/11/2017 Link para o comentário

      Compre um headphone da bluedio, excelente qualidade de áudio e bateria que dura muito!!!!!

      Conta desativadaConta desativada


  • Ricardo L. 18
    Ricardo L. 18/11/2017 Link para o comentário

    Sinceramente, não entendo o porquê dessa polêmica toda. Sejamos objetivos, a conexão P2 analógica é a bola da vez, sua extinção é um fato inexorável. E essa conversa de "o futuro será a conexão wireless para áudio" não convence quem é audiófilo por motivos mais que óbvios. Então, prefiro ficar no presente, veículos de comunicação sobre tecnologia, precisamos falar sobre fones de ouvido USB C, concordam? Já falei para o "Papai Noel" não se constranger em me presentear com Mi Noise Cancelling Earphones USB C. Quem desejar conhecer faça a pesquisa no Google, provavelmente não convém colocar link de fabricante ou de loja online por aqui. Abraço a todos!

    Conta desativadaLéo Walk


  • 31
    Vinicius Da Silveira 18/11/2017 Link para o comentário

    Essa coisa de querer por tudo em uma entrada só faz parte da obsolescência programada. Será que ninguém percebeu que a vida útil da entrada usb vai cair drasticamente com essa futilidade? Os fones BT, alem do delay em jogos, tem uma perda notória na qualidade. Deixa a entrada P2 que ta bom demais. Ou então que faça uma evolução da mesma, deixando-a menor (se a desculpa é que ocupa espaço) e que se use um padrão mais fino de jack. Simples assim. Ao invez de querer por tudo num buraco só. Deixando a entrada usb mais complexa, ou seja mais fácil de estragar. Quebrou a entrada usb Type-C? Se fodeu. Compra outro cell e chora.

    flavio dos santos


    • Léia M. 29
      Léia M. 19/11/2017 Link para o comentário

      Acho que você anda usando fones de má qualidade porque não noto problemas no áudio do jogo usando fones Bluetooth.
      Quanto a isso de problemas na entrada usb c não vale de justificativa isso não estraga assim com essa facilidade,quando acontece geralmente é provocado por damos externos causado por mau uso e a troca dessa entrada não custa tão caro assim.
      Sobre perda de qualidade de audio só é notável se você for realmente um técnico em áudio com ouvido absoluto ou um "louco dos áudios" não é algo para incomodar.
      Quem precisa de qualidade profissional de som não vai ficar escutando música e afins no smartphone.


      • 31
        Vinicius Da Silveira 22/11/2017 Link para o comentário

        Quem usa audio comum não precisa escutar musica pela entrada USB tipo C então, afinal, o único argumento valido para essa entrada é a qualidade superior, com relação a essa ideia de comerciante de querer por tudo numa única entrada. E pra quem joga jogos de FPS, o delay dos fones BT incomodam bastante. Não é a toa que os gamers usam fones de cabo até hoje. Estamos falando da entrada usb que tem varias trilhas. Eu sei muito bem que num conserto desses de uma entrada usb, você pode perder funcionalidades, como a opção de dados, ou de carregamento turbo, por exemplo, Varios casos, com entradas usb simples, que tem somente a via de energia e dados, aquele conserto de 50 merreis acaba deixando o seu celular irreconhecível em qualquer máquina pelo cabo USB, porque o mesmo só carrega e nada mais, claro não são todos, mas acontece e muito. Mas você como entusiasta só pensa na inovação. E não pensam na durabilidade do aparelho no geral. Por isso que os aparelhos estão inutilmente mais finos, maiores e com cada vez menos versatilidade, durabilidade e resistência. Eu só aceitaria essa a remoção do P2, se colocarem uma outra entrada, no lugar, pra justamente não tirar a vida útil da entrada usb. Não ligo, se o celular tiver duas Tipo C, desde que não se torne algo feito pra sobrecarregar uma única entrada.


    • 85
      Conta desativada 20/11/2017 Link para o comentário

      Quebrar a entrada USB tipo C? Kkkkkkkkkkkk, pessoas assim precisam mesmo de fones Bluetooth....

      Conta desativada


      • 31
        Vinicius Da Silveira 22/11/2017 Link para o comentário

        Pra quem meche com celular, como eu. Sei muito bem do que eu estou falando. Mas você só esta vendo as coisas de dentro da sua bolha. Tente pensar um pouco maior que isto.


  • Ralf Alencar 34
    Ralf Alencar 18/11/2017 Link para o comentário

    Prefiro mil vezes a velha P2 por ser padrão, não sou contra a remoção da entrada, mas sim do padrão criado. Se as fabricantes tirassem de celular, vídeo games, caixas de som, notebooks e afins ou seja tudo que tem o conector hoje, e mudassem para o USB C, eu iria numa boa, mas uns tem a entrada e outros não. Então serei contra até que seja definido o padrão.


  • 4
    Lucas Barbosa 18/11/2017 Link para o comentário

    com entrada s3m sombra de duvidas, as empresas gostam de adaptadores?
    usem entre eles msm nao venham querer empurrar pra gente


  • Daniel 70
    Daniel 18/11/2017 Link para o comentário

    Essas fabricantes não entendem nada de feedback e se entendem fazem questão de ignorar a opinião vinda dos usuários/consumidores, é um absurdo sacrificar entrada P2/bateria pra entregar um aparelho mais fino, não existem mais padrões de usabilidade, as fabricantes se tornaram "Maria vai com as outras", se uma muda algo! todas as demais correm fazer o mesmo, o mercado carece de originalidade no produto, tudo é movido a tendências e plágios descarados em nome do lucro fácil.

    Gustavo HanemannConta desativadaLígia B.Jairo riosConta desativadaConta desativadaVinicius R.Alberto Abi AntounVinicius Da Silveira


    • Ilan E. 40
      Ilan E. 18/11/2017 Link para o comentário

      Ainda bem que a Samsung não tirou o P2 do S8 e do Note 8.

      Conta desativadaErnesto Koji NakazawaConta desativadaConta desativadaDaniel


  • Ilan E. 40
    Ilan E. 18/11/2017 Link para o comentário

    Prefiro a velha entrada P2, me salvou de quebrar o celular com o fone.

    Conta desativadaConta desativadaConta desativadaAlberto Abi AntounDaniel


    • Daniel 70
      Daniel 18/11/2017 Link para o comentário

      Somos 2

      Conta desativadaConta desativadaIlan E.Alberto Abi Antoun


    • 85
      Conta desativada 20/11/2017 Link para o comentário

      O velho susto do Smartphone salvo pelo fone kkkkkkkkkkkk

      DanielConta desativada


  • 54
    Conta desativada 18/11/2017 Link para o comentário

    Sinceramente eu não uso fones de ouvidos desde muito tempo, tenho um problema sério, minhas orelhas começam a doer com pouco tempo de uso, seja os pequenos, seja os grandes que tapam todo o ouvido. Então, para mim é indiferente.

    Conta desativada


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 18/11/2017 Link para o comentário

    Eu sou das antigas e ainda prefiro a boa e velha entrada P2.

    Conta desativadaDaniel


    • Daniel 70
      Daniel 18/11/2017 Link para o comentário

      Somos dois, ainda prefiro entrada P2 e meu fone Sony que dá conta do recado, e aparelho grosso mais com 5000mAh de bateria.

      Conta desativadaConta desativada


    • 99
      Conta desativada 19/11/2017 Link para o comentário

      Somos 3

      Daniel


  • Paulo José 20
    Paulo José 18/11/2017 Link para o comentário

    A Apple arrancou para empresas de terceiros não usarem a entrada com seus periféricos.
    Pois ela só quer você o Apple Pay..
    E não outras formas de pagamentos de terceiros!!
    Aí as outras fabricantes vão seguindo a Apple!!


  • 2
    Jean Lucas Fst 18/11/2017 Link para o comentário

    Eu acho que as fabricantes estão corretas em remover o plug P2, afinal, é uma entrada analógica e sempre tem algum tipo de mal contato, SEMPRE... Um fone USB-C não teria esse tipo de problema, além de que a transmissão é digital..
    Você que defende o plug P2, porque você acha que nessas baladinha que você vai o cabo é fibra ótica, em vez de P2, ou p10? Porque obviamente a fibra é bem melhor... Se o P2 ou p10 fosse tão bom assim, até mesmo os profissionais usariam essa entrada, e não acontece isso.. Concordo que se tire esse plug arcaico e jurássico P2 e dê espaço ao USB-C como plug de fone de ouvido SIM!
    VALEU, FALOU.... KKKK'


  • 84
    Conta desativada 18/11/2017 Link para o comentário

    Tirar o p2 é uma das coisas mais absurdas dos últimos anos, n importa se vc usa ele ou sem fio vc n fala por 100% da população muita gente usa p2 pra diversas coisas não só fone de ouvido ... Eu mesmo so uso sem fio mas quando tem jogo do lixo do meu flu como vo escutar sem p2 pois serve como antena? E se meu fone descarregar e eu quiser por o cabo q vem como opcional nele ? Se tiver carregando e quiser ouvir meu jogo ou usar tv ? Mano p2 é muito importante se quer tira ? Beleza mas n pode deixar apenas uma entrada pra tudo isso é ridículo ser obrigado a usar adaptador isso é retrocesso me sinto usando meu antigo sony walkman w200

    Conta desativadaConta desativadaConta desativadaDaniel


    • Daniel 70
      Daniel 18/11/2017 Link para o comentário

      Exatamente! A grande massa ainda usa P2 e as fabricantes poderiam dar um jeito de democratizar o uso desse entrada.

      Conta desativadaConta desativada


      • 84
        Conta desativada 18/11/2017 Link para o comentário

        Se querem por um audio HD criem outra entrada , agora deixa o aparelho com apenas 1 usb C pra tudo é ridiculo cara isso q nao da pra aceitar

        Conta desativadaDaniel


    • 99
      Conta desativada 19/11/2017 Link para o comentário

      Também acho brother Franco...

      DanielConta desativada


  • Fabiano Novaes Ferreira 22
    Fabiano Novaes Ferreira 18/11/2017 Link para o comentário

    eu gosto de fones bluetooth mas não abro mão de celular com entrada de fone de ouvido. são diversas situações no dia a dia que pedem soluções diferentes

    Conta desativadaConta desativadaDanielLeandro Da Silva Alves


    • Daniel 70
      Daniel 18/11/2017 Link para o comentário

      Concordo!

      Fabiano Novaes FerreiraConta desativadaConta desativada


  • Wesley Gomes 4
    Wesley Gomes 18/11/2017 Link para o comentário

    Eu acho que as fabricantes desses smartphones deveriam ouvir mais os usuários, e é desnecessário o celular ficar fino não sei pq insistem tanto nisso, além de fica mais frágil por ter menos peso, o smartphone vem com pouca bateria e não só eu mas várias usurários querem smartphones com mais bateria, não mais fino que não irá influenciar em nada. E sobre o ter q tirar o conector do fone de ouvir para deixar o smartphone mais fino é falta do q fazer, pq n vejo nenhum progresso e sim retrocesso.

    Conta desativadaDanielEmily Canto Nunes


  • José Joadson 14
    José Joadson 18/11/2017 Link para o comentário

    Não vejo necessidade das fabricantes de smartphones arrancarem o conector de fone de ouvido só para deixarem o celular mais fino e blá blá blá... Muito ridículo isso. Nem todo mundo gosta de "carregar" ítens adicionais para pode plugar o fone de ouvido... E muitos não gostam de fones Bluetooth e coisas do tipo.

    DanielLeandro Da Silva AlvesEmily Canto NunesAntonio Gabriel

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.