Novidade do Android 16 Protege o Celular de Hackers: Veja Como


O Google lançou o Android 16 QPR1 Beta, que traz a linguagem de design Material 3 Expressive. Além dos novos ajustes na interface do usuário, ele também habilita um novo recurso de Proteção Avançada, um conjunto de proteções criadas para proteger os usuários do Android. Veja a seguir como (e por que) ativá-lo.
O recurso Proteção Avançada foi enviado com a atualização QPR1 do Android 16 para dispositivos Pixel, mas espera-se que esteja disponível em mais dispositivos no futuro por meio da atualização estável definitiva.
O que é a Proteção Avançada?
Como o nome sugere, a Proteção Avançada é um novo modo que traz segurança geral aprimorada ao seu dispositivo Android e à conta Google associada. Ele pode ser ativado quando você perceber a presença de ameaças ou violações de segurança.
Embora pareça um recurso de segurança completamente novo, na verdade ele consolida e ativa um conjunto de ferramentas existentes e futuras do Android. Em outras palavras, é um recurso que agrupa várias proteções em um só lugar e as ativa simultaneamente quando necessário. Isso é particularmente útil quando você não consegue identificar com precisão uma ameaça ou ataque, mas simplesmente deseja garantir que seu dispositivo e sua conta estejam o mais seguros possível.
Diferentes ferramentas de segurança para manter seu telefone Android seguro
O modo de proteção avançada do Pixel apresenta um conjunto de ferramentas que inclui proteções contra roubo de dispositivos, aplicativos, rede, Web e telefone.
A proteção contra roubo de dispositivo, uma medida antirroubo para telefones roubados já amplamente disponível na maioria dos dispositivos Android modernos, bloqueará automaticamente o dispositivo e forçará uma reinicialização se ele permanecer no mesmo estado bloqueado por três dias, impedindo ainda mais o acesso aos dados armazenados. Ele também bloqueará o acesso não autorizado ao USB.
Enquanto isso, a proteção de aplicativos verifica se há aplicativos inseguros e malware, verifica se há erros de memória nos aplicativos e bloqueia instalações de fontes e desenvolvedores não verificados. Ao mesmo tempo, a ferramenta de redes força o dispositivo a usar redes 3G e mais recentes e evita o 2G, que é baseado em um protocolo menos seguro.
Essas proteções também se estendem à navegação e à participação em chamadas e mensagens. Para a Web, ela bloqueia sites não HTTPS e sites nocivos, enquanto os aplicativos Telefone e Mensagens do Google verificam os números durante as chamadas e nos bate-papos, identificando se são empresas legítimas ou spam por meio da detecção de fraudes do Google.
Como ativar a proteção avançada
Depois de ter o recurso no seu Google Pixel ou smartphone Android compatível, ele pode ser encontrado na seção Segurança e privacidade nas configurações. Veja a seguir como ativá-lo:
- Vá para Configurações;
- Escolha Segurança e privacidade.
- Role para baixo e procure por Outras configurações de segurança.
- Toque em Proteção avançada.
- Ative a Proteção do dispositivo.
- Confirme a etapa.
- Reinicie seu dispositivo.
Uma vez ativada, ela exige autenticação por meio de biometria ou de sua senha/PIN para desativá-la novamente.

Dependendo da marca do seu celular, o processo de ativação do recurso pode ser diferente, assim como o tipo exato de ferramentas de segurança incluídas. Da mesma forma, mesmo que vocês não tenham o modo de Proteção Avançada completo, algumas das ferramentas individuais, como medidas antirroubo e navegação segura, já estão disponíveis nos modelos Android compatíveis, embora o acesso a elas possa ser feito de forma diferente.
O que você acha do recurso Proteção Avançada no Android? Você têm outras medidas de segurança e privacidade para compartilhar?