NextPit

Como mudar radicalmente o visual do seu Android

AndroidPIT best android themes 1
© NextPit

O que encanta no Android, são suas inúmeras possibilidades de fazer o que bem entender em seu smartphone. Nele é possível desde trocar um simples pacote de ícones, como até mesmo alterar o clock de velocidade do processador. As alternativas são muitas, onde até mesmo é possível baixar aplicativos fora da Play Store e instalá-lo sem maiores problemas.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

E falando em aplicativos, hoje, apresento a vocês caros leitores, o aplicativo para você que quer fazer modificações profundas na aparência do seu Android. O app em questão é o Substratum Engine Theme. Aplicativo esse que possibilita a instalação dos mais variados temas, alterando o estilo de fontes do sistema, ou até mesmo mudando a tela de boot do dispositivo.

O Substratum pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store e funciona da seguinte forma; em smartphones com root a partir do Android 7 Nougat. Entretanto, se o dispositivo não estiver roteado é necessário pagar por um plugin que custa atualmente R$ 5,99. Confira a seguir como utilizá-lo.

Como mudar radicalmente o visual do Android

Antes de iniciar o tutorial vale ressaltar que nem eu e nem o Androidpit se responsabiliza por quaisquer danos, portanto faça por sua conta e risco. Todo o processo que você ira conferir logo abaixo, foi feito sem quaisquer problemas em meu Moto G3 com 1GB de RAM.

  1. Baixe o aplicativo e instale-o;
  2. Um emoticon triste vai aparecer na tela com uma mensagem dizendo que nenhum tema foi encontrado, nesse momento então você precisa baixar algum.
  3. Para baixar as centenas de temas toque no ícone de uma “lojinha” no canto superior direito. Um outro menu vai aparecer na tela para você escolher que tipo de tema quer baixar. Ao selecionar, uma nova tela surgirá. Agora basta escolher o seu tema favorito que automaticamente será direcionado para Play Store.
  4. Depois de baixar o tema, volte para a tela inicial do Substratum e o mesmo estará disponível para ser aplicado.
  5. Agora basta tocar em cima do tema e depois tocar em “próximo”. Nessa tela seguinte que apareceu, selecione onde quer aplicar as mudanças, seja apenas no menu de configurações ou até mesmo aplicar mudanças na interface do navegador, as possibilidades são variadas. Daí fica a seu critério caro leitor.
  6. Depois de selecionar o que vai aplicar, basta tocar em um único ícone que aparece na tela e esperar alguns segundos até terminar o processo. Depois de finalizado uma mensagem dizendo que o sistema precisa ser reiniciado surgira.
  7. Agora basta reiniciar seu smartphone e pronto. Seu dispositivo vai estar com uma nova aparência. Se quiser voltar para a aparência de antes, basta apenas abrir o Substratum e desinstalar o tema.
sub
Substratum / © NextPit (captura de tela)

Faça root no seu Android usando estes três aplicativos

Logo abaixo deixarei o link para baixar o aplicativo, juntamente alguns temas bem legais que selecionei. Lembrando que você também pode baixar diretamente o tema da Play Store, sem precisar entrar no Substratum. Nesse caso baixe o tema e depois abara o aplicativo que ele já vai estar lá pronto para ser aplicado.

Alguns temas para o seu Android

tema aplicado
Tema BlueDragon Aplicado / © NextPit (captura de tela)

O Substratum faz um ótimo trabalho em termos de personalização. Com uma interface simples, totalmente em português brasileiro, fica bem fácil modificar seu Android. Espero que tenham gostado das nossas dicas sobre esse bom aplicativo.

E você, já usou o Substratum? Conhece algum tema bacana para ele?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

23 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  •   11
    Conta desativada 22/08/2018 Link para o comentário

    Belo tutorial para noobs, porém fica o questionamento, um noob saberia lidar com um possível loop causado pelo substratum? Porque sim, qualquer incompatibilidade pôde resultar em lipo ou algum problema, no melhor dos casos


  • Diego Alessandro Soares 21/08/2018 Link para o comentário

    Meu amigo, a dica é boa, porém, seria interessante tu fazer uma analise mais aprofundada quanto aos prós e contras, e os riscos de se utilizar o Substratum. Pois o mesmo, apesar de ser simples de utilizar, possui algumas incompatibilidades, fazendo com que o processo de restauração não seja tão simples. Eu mesmo deixei de utilizar ele no meu Xperia Z5, por conta das incompatibilidades de temas e erros de interface.


  • Andarilho 21/08/2018 Link para o comentário

    Veleu pelas dicas!


  • Jairo rios 21/08/2018 Link para o comentário

    Boa dica Deivis, gostei.


  • Alexandre Maia 21/08/2018 Link para o comentário

    Nunca pensei em mudar os temas de fábrica da Samsung, sempre gostei, desde a época da fame-gerada touchwiz, agora agraciada GraceUX.


  • José Luís Silva Martiniano 21/08/2018 Link para o comentário

    Muito bacana essas dicas para mudar a cara do Android.


  • Yago Silva 21/08/2018 Link para o comentário

    Ao abrir o app, apareceu uma mensagem que disse que como eu estou no Android Oreo, precisava baixar um segundo app, que é pago. Pena, queria testar...


    • Deivis Schuman 21/08/2018 Link para o comentário

      Sim brother, se o smartphone não estiver roteado é necessário esse app pago


      • Yago Silva 22/08/2018 Link para o comentário

        Pela primeira me senti limitado por estar numa versão mais recente do Android kkkkkkkkkk, pelo que vi em versões anteriores não precisava baixar o app pago! Kkk


  • Thiago Lee 20/08/2018 Link para o comentário

    O problema do substratum é que ele tem grandes problemas de compatibilidade, as vezes o tema não é atualizado e trava o celular, tenho muitos comprados e posso afirmar que há incompatibilidade de temas, além de temas incompletos, bugados e com problemas de instalação que não é aceito pelo substratum!

    Sempre gostei de customização, mas de uns tempos pra cá há menos customização, tudo parece igual, poucos são os que mudam realmente 100%, quando não tem aqueles que prometem modificar e bugam por falta de atualização :/. Velhos tempos em que o povo corria atrás de customizar realmente! Mas temos que ver que aqueles desenvolvedores antigos hoje em dia já não desenvolvem mais os temas.
    O que vemos hoje em dia é o android "puro" com cores neons e tudo mais, apenas :x


    • Deivis Schuman 21/08/2018 Link para o comentário

      Eu uso faz um tempinho já no Moto G3 roteado com LineageOS e nunca tive problemas brother.


      • Thiago Lee 21/08/2018 Link para o comentário

        Justamente por não ser atualizado, tanto meu Oneplus 5, quanto meu redmi note 3 sofreram com esses mods bugados, como eu disse, nem todos estão funcionando. Só tentar baixar e instalar os arquivos de sistema, que são os que geralmente bugam!


  • Denis 20/08/2018 Link para o comentário

    "E você, já usou o Substratum?" - Sim já usei. Belo post, brother Deivis. Uma pergunta: em dispositivos sem root, a modificação é tão profunda quanto nos dispositivos com root?

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.