NextPit

Vencedores e perdedores da semana: Apple sobe, Xiaomi desce

Vencedores e perdedores da semana: Apple sobe, Xiaomi desce

Chegou a hora de saber sobre os vencedores e os perdedores da semana. Hoje tenho a honra de seguir os passos do meu colega Rahul, que é o responsável por esta coluna. Quem levou a melhor essa semana foi a Apple, enquanto a "sua versão chinesa", a Xiaomi, vai ter que se conformar com o título de perdedora.

A busca por um vencedor foi muito curta desta vez, pois o desempenho dos californianos no evento Spring Loaded foi muito convincente. Mas falaremos sobre isso e sobre nosso perdedor mais tarde, agora vamos nos ater aos principais eventos dos últimos sete dias em uma retrospectiva tecnológica.

O que dizer sobre o Galaxy A52 5G?

O ano de 2021 começou com o lançamento de muitos smartphones logo no primeiro trimestre. Grande parte destes dispositivos faz parte da gama média de smartphones e, é claro que a Samsung é a dona do pedaço.

Por conta disso, gostaria de indicar aqui o review do Samsung Galaxy A52 5G, escrito pelo meu colega Benjamin. Como bem relatado por ele, o "Awesome" da Samsung não é tão "Awesome" assim. Na próxima semana, teremos a análise do Galaxy A72, e talvez este se saia melhor.

samsung galaxy a52 hero 2ct
Smartphone decente, mas pouco espetacular / © Samsung

Software e Segurança

Falamos tanto sobre os aspectos de hardware de nossos smartphones, mas é claro que não podemos ignorar os aspectos de software destes aparelhos. Por isso, na semana que passou, por exemplo, relatamos o andamento das atualizações do iOS 14.5, que será lançado em breve, bem como, adicionamos novos modelos à lista de update do Android 11.

Outra questão que anda lado a lado com software é a segurança. Nos últimos dias, nossa equipe se debruçou sobre o tema e desenvolveu um tutorial sobre como descobrir se você já foi vítima de um vazamento de dados e explicamos o termo "smishing" e como se proteger deste esquema que explora o recurso de SMS para phishing.

Vencedor da semana: Apple

Bom, é claro que estávamos entusiasmados com o evento Spring Loaded, embora já se soubesse que provavelmente veríamos novos iPads. O anúncio que mais empolgou foi o novo iPad Pro 2021 com suporte para o chip Apple Silicon M1 e rede 5G. Outro destaque foi o anúncio das AirTags, dispositivos esperados há cerca de dois anos. Por fim, ainda tivemos o lançamento dos novos e coloridos iMacs.

Por tudo isso,  a Apple é a vencedora desta semana!

Screenshot 2021 04 20 at 19.26.12
Nem tudo no evento Spring Loaded foi sobre o novo iPad e AirTags! / © Apple; Screenshot: NextPit

Perdedor da semana: Xiaomi

Essa semana, nosso perdedor é a Xiaomi. Frequentemente temos elogios à empresa chinesa, mas desta vez questões envolvendo o lançamento do Mi 11 Ultra na Índia nos levaram a optar pela Xiaomi.

Caso você esteja vivendo em uma caverna, talvez não saiba que a Índia é o atual epicentro da pandemia do Coronavírus. Em um único dia, foram registrados 300 mil novos casos de infecção pelo vírus, mostrando que as chances de controle do vírus são ainda pequenas no país.

No entanto, a Xiaomi não parece ter levado este cenário em consideração e anunciou o seu novo carro-chefe na Índia mesmo assim. A empresa foi amplamente criticada nas redes sociais por não ter tido sensibilidade e timing para este evento de lançamento. O teor das críticas: quem poderia pensar em comprar um novo smartphone considerando a atual situação do país?

Xiaomi India
As pessoas realmente não ficaram entusiasmadas com o atitude da Xiaomi / © NextPit

Um dia antes do evento, no entanto, a empresa veio a público informar que estava realizando uma doação para a compra de mais de 1.000 concentradores de oxigênio.

Screenshot 2021 04 23 162557
Por outro lado... / © NextPit

Com isso, esperamos que outras empresas possam olhar para este mau exemplo e pensar duas vezes antes de colocar os lucros acima da vida das pessoas.

O que você achou da nossa escolha de perdedor e vencedor da semana? Compartilhe a sua opinião com a nossa comunidade a partir da seção de comentários abaixo.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

6 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Penskemen há 5 meses Link para o comentário

    ...


  • Penskemen há 5 meses Link para o comentário

    Que tal sermos razoáveis e separar o joio do trigo ? O problema do descontrole da Pandemia na Índia foi motivada pelo governo ter relaxado as medidas de contenção da antes da hora, o que resultou no colapso da saúde daquele país. Já em relação ao mercado de eletro/eletrônicos a situação é outra. O iPad Pro 2021 já iniciou a pré venda no site da Apple aqui no Brasil pela bagatela de quase R$ 30 mil na versão de 2tb... Realmente a Apple é a vencedora da semana por oferecer um aparelho destinado para uma fatia do mercado que agrega apenas os ricos e abonados desse país. Agora vamos descer do pedestal e citar o "perdedor da semana" que está sendo considerado o "Rei do Android pela mídia mundial". Diante desse raciocínio fica a indagação, o maior mercado mundial é do iOS ou do Android ? Se a Xiaomi lançou o melhor e mais cobiçado Smartphone de todos os tempos, será que ela realmente é a perdedora...🤔


    • Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      há 5 meses Link para o comentário

      Boas sinalizações, Penskemen, esta é uma coluna que parte da conversa com a equipe internacional e normalmente leva por base o mercado global. Porém, em nenhum momento dizemos que a culpa da pandemia na Índia é responsabilidade da Xiaomi, com certeza está relacionada às medidas tomadas pelas instituições do país. A questão é a realização de um evento de lançamento no país na semana mais crítica da pandemia.

      Em relação à Apple, eu penso ser um absurdo um tablet custar mais que um notebook premium da Dell, por exemplo. Contudo, vou usar o seu argumento aqui, o valor do dólar no Brasil não é responsabilidade da Apple, nem mesmo os altos impostos cobrados para comercializar o produto no país, dado que o iPad é importando para a venda no país. Logo, além do lucro da empresa sobre o produto, ainda incidem sobre o preço as taxas de importação e o alto valor da moeda norte-americana em relação ao real


      • Penskemen há 5 meses Link para o comentário

        Olá Camila satisfação em retomar o contato. Acredito que poderíamos debater com maior abrangência e profundidade esse tema (e com maior participação dos leitores do NextPit), se vocês publicarem uma enquete com a pergunta:
        Qual a melhor plataforma "móvel" na sua opinião ?
        Tenho absoluta certeza que esse assunto iria render viu ? Abraços.


      • Camila Rinaldi
        • Admin
        • Equipe
        há 5 meses Link para o comentário

        Legal essa sugestão. Mas só para entender aqui, você está sugerindo colocar Apple vs. Xiaomi ou iOS vs. Android? Me conta mais porque gostei dessa sua ideia.


      • Penskemen há 5 meses Link para o comentário

        Então Camila, no meu entendimento a abordagem seria sobre a abrangência, usabilidade, e utilidade das 2 principais plataformas de dispositivos móveis.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.